Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


06/05/07
Na(s) categoria(s): Anote Essa!, Q&As | Postado por Diandra Fernandes às 19:17

Dá. Assim como padronagem com padronagem também dá. Mas tem que saber fazer. Se não souber, ou pintar aquela dúvida na hora do teste do espelho, então é melhor usar uma peça estampada por look. Aí, fica mais difícil cometer erros.

Em todo caso, quando quiser arriscar ou variar, tenha sempre em mente que, quando usar mais de uma estampa ao mesmo tempo, uma será a peça com a estampa dominante enquanto a outra ou as outras (é, dá até para fazer uma aliança tríplice de estampas sim) serão meras coadjuvantes.

O que eu quero dizer com isso? Uma estampa deve se destacar, se impôr, já as outras usadas serão infinitamente mais discretas quase “lisas”, sem chamar atenção pra si ou entrar em conflito com a estampa diva-mor. E claro, tem que haver coordenação entre elas (como uma cor em comum ou afim) e suas escalas. Encarando desta maneira, fica mais fácil lidar com elas sem pisar na bola.

Paletó Risca de giz discretoCamisa xadrezGravata com listras largas e diagonaisCalça risca de giz

Vejamos: no caso de um terno risca de giz com uma camisa xadrez… se o xadrez da camisa for mais evidente e chamativo, então o terno risca de giz tem que ser aquele com riscas bem finas e quase imperceptíveis para não ficar over. Já se as riscas de giz do terno forem mais grossas, vivas e imponentes, escolha uma camisa xadrez mais suave. Se bem que as escalas de ambas em ambos os casos devem ser compatíveis. Se quiser, pode até arriscar uma gravata de listras diagonais ou com uma outra estampa… mas neste caso, deixe a gravata “escalonar” com a estampa mais sobressalente. Mas nunca a ponto de brigar uma com a outra.

De uma forma geral, sempre considere que uma estampa é a dominante e as outras opções de estampas devem ser mais discretas. Se for a camisa a dona do pedaço, então as outras vão ter que se contentar em fazer figuração e por aí vai. Uma espécie de degradê no quesito forças, mas bem sutil, viu? Senão vira samba do crioulo doido.

Num look mais esportivo, como é o caso de uma bermuda xadrez, escolha uma camiseta com estampa de banda de rock, mas nada over the top. Pode até usar por cima da camiseta uma camisa desabotoada de manga curta ou comprida (esta com a manga enrolada até o cotovelo ou au naturel com o punho aberto e levemente dobrado) listrada desde que a “listragem” seja bem suave, com linhas quase imperceptíveis. E um tênis liso para arrematar o visu, é claro.

Entendeu como funciona?

Bermuda xadrezGap Tee EstampadaKhaki listrada

Resumindo: Pra não errar na padronagem/estamparia… use uma ou duas peças estampadas no máximo no mesmo look. E no caso de duas estampas uma sempre será a dominante, a que chamará atenção pra si enquanto a outra será uma mera figurante. Assim não haverá brigas visuais. E outra: quando duas estampas forem do mesmo tema, como xadrez, por exemplo, prefira escalas diferentes entre elas. Um xadrezão e outro nem tanto. Se forem duas estampas/padronagens diferentes, listras e xadrez,  ou listras e bolinhas, que a escala entre elas se equivalham, tá? Assim equilibra.

Outra coisa: se não souber fazer, evite usar listras com listras ou xadrez com xadrez (e aqui não falo de terno de e sim de misturar terno de listras com camisa e gravata de listras, por exemplo)… é sempre mais interessante e moderno usar listras com xadrez, por exemplo, pois assim não se corre o risco de uma OD visual de listras ou xadrez. E isso vale para outras estampas também. Look bolinhas dos pés a cabeça não rola, né?

Agora, é claro que dá pra usar com um terno de risca de giz uma camisa listrada desde que se use a mesma regrinha: enquanto uma é discreta, a outra se destaca. E neste caso, a escala de uma deve ser maior ou mais in your face do que a outra. Por exemplo: se uma for de listras espaçadas, a outra deve ser com listras mais compactas e evidentes. E neste caso, não use gravata com listras. Poder, até poderia, mas o risco fica maior de uma OD de listras, então… Use ou uma lisa ou uma com outra estampa como poás ou cashmere, sempre discretas, dosando a escala com uma das peças e sempre coordenada com a cor ou do terno ou da camisa. Por razões óbvias.

Mas honestamente? Deixe para tentar uma aliança tríplice de estampas/padronagnes quando você estiver escolado e graduado na coordenação da dupla aliança. Antes disto, será desastre na certa!

Trust me.





22 dudes comentaram nesse post:

  1. Pingback: Look du Jour: Hankie com Jeans « Homens Modernos

  2. luth disse:
    4 de October de 2007 às 16:46

    otimas dicas!
    just perfect baby!!!

    Reply

  3. Diandra disse:
    4 de October de 2007 às 18:44

    Obrigada Luth!

    XO

    Reply

  4. Pingback: Look du Jour: Camisa com estampa, com que gravata eu vou? « Homens Modernos

  5. Pingback: Algumas tips de estilo do The Sartorialist « Homens Modernos

  6. Marcos disse:
    29 de February de 2008 às 13:33

    Usando terno risca de giz discreto, e camisa branca listrada, qual seria a gravata ideal??

    Reply

  7. Diandra disse:
    29 de February de 2008 às 13:42

    Olá Marcos,

    Uma lisa. E que as duas riscas não sejam na mesma escala, senão atravessa.

    XO

    Reply

  8. Pingback: Look du Jour: Jay Z e o seu xadrez no xadrez « Homens Modernos

  9. Pingback: Look du Jour: Na prática padronagem com padronagem « Homens Modernos

  10. Pingback: Tudo o que você precisa saber sobre… ternos « Homens Modernos

  11. Pingback: Trend Watch: Gravata com design paisley « Homens Modernos

  12. Pingback: Look du Jour: Camisa xadrez com terno risca-de-giz « Homens Modernos

  13. Pingback: FlashBack de Hoje Vai para Estampas e Padronagens « Homens Modernos

  14. Douglas disse:
    14 de October de 2010 às 09:36

    Estava dando uma olhada em todos os flashbacks e espero que não seja tarde demais para perguntar sobre esse em particular. Tenho uma dúvida sobre o uso de listras com listras; eu posso usar, por exemplo, uma camiseta com listras grandes horizontais e uma camisa de manga curta por cima com listas pequenas verticais? A minha dúvida basicamente é se pode misturar listras que estejam em sentidos diferentes (horizonal vs vertical).
    Um beijão.

    Reply

  15. Pingback: Começando a Sua Vida Profissional e “Enternada”? « Homens Modernos

  16. Pingback: Pra Quem É Um Perfeito Color Dummie No Quesito Camisa E Gravata… A Major Help « Homens Modernos

  17. Rick S. disse:
    21 de June de 2011 às 15:56

    O risco é ficar parecendo o Agostinho, da “Grande Família”…!

    Reply

  18. Pingback: Look du Jour: Um Blazer Up Grown-Up Descolado-ish « Dudes Modernos

  19. Pingback: Peças Essenciais: As Gravatas « Dudes Modernos

  20. Pingback: Resultado do Teste 6 « Dudes Modernos

  21. Pingback: O Que Vestir Para Uma Entrevista de Emprego, Look Formal - Dudes Modernos


Deixe seu comentário