Vem saber tudo sobre ternos, vem?


20/05/07
Na(s) categoria(s): Q&As | Postado por Diandra Fernandes às 17:49

Quando o assunto é abotoamente simples (uma fileira única de botões), não importa quantos são (desde que tenha mais de um, é claro), o último botão contando de cima pra baixo nunca é abotoado. Nunca mesmo.  

3 button plaid BB suit        Pinstriped 3 Button Suit

Se for um paletó ou blazer de 3 botões dá para usar a regrinha do “às vezes, sempre e nunca”, again sempre começando a contar pelo botão de cima. Ou seja, o botão de cima de um terno ou blazer de 3 botões pode ou não ser abotoado dependo da sua estatura (se for baixinho sugiro que não abotoe) e do tipo de lapela da peça (se ela, a lapela ficar ligeiramente dobrada sobre a casa do botão, então não o abotoe pois ficará repuxado). Já o do meio será sempre abotoado e o debaixo nunca será abotoado.

Two button cotton suit  Um botão só? Abotoa-se, ora!

No caso de 2 botões, o de cima é sempre abotoado e o debaixo nunca é. Um blazer ou paletó com um único botão (foto abaixo) sempre deve ser abotoado, pois se não abotoar fica casual demais.

Paletós ou blazers com mais de 3 botões, como é o caso de 4 ou 5 botões têm um status mais pro lado fashion do que para um clássico do guarda-roupa masculino, dependendo de modismos para se usar. Aliás, o de um botão também segue esta linha, viu? Jamais compre e use um destes como o seu terno ou blazer diário, se não forem o terno da estação, pois se não forem, serão considerados datados. 

Paletó de um botão

 

Four Button DG

Newsflash: os de 4 botões (foto acima) andaram figurando timidamente em alguns desfiles da próxima temporada de inverno no hemisfério norte. Talvez voltem a ser “in“, who knows? Portanto, só pra saber, no de 4 botões o último nunca se abotoa, o de cima pode ou não ser abotoado. Mas melhor deixá-lo fechadinho. 

Blazer Jaquetão Azul Marinho

Quando o assunto é jaquetão (aquele com abotoamento duplo onde há uma fileira dupla de botões… é, o mostrado acima), há controvérsias… por exemplo, para alguns o de dentro deve sempre ser abotoado e os da fileira debaixo, nunca, isto quando houver é claro a possibilidade de fechar mais de um botão. Se só houver um, abotoe o próprio. Se houver uma fileira no meio, pode abotoar ou não. Para outros, se no seu jaquetão tiver 2 botões que podem ser fechados, você pode ou abotoar o de cima, ou ambos fazendo a linha conservadora, ou ainda seguir a linha do Duke of Kent e fechar somente o de baixo, é claro se o modelo escolhido permitir. Deu pra entender?

Ainda sobre o DB ou jaquetão: Esse tipo de paletó/blazer é imponente demais e não é a melhor escolha a se fazer não. Como uma opção eventual, até pode, mas como o seu blazer ou paletó de todo dia eu não recomendo. Muito “quatrocentão”. E não muito democrático, silhueta-wise.

Blazer usado de forma casual, aberto fica!    Blazer de dois botões e abotoado    Linen Cotton Blazer buttoned

Mas voltando ao nosso assunto que é o abotoamento… em trânsito, o seu paletó ou blazer vestido de forma NÃO casual ou seja formalmente, ou então, com gravata, deve estar sempre com os botões devidos abotoados. Só é permitido desabotoar para sentar ou passear sem compromisso por aí. E ao levantar, abotoe todos os que devem ser abotoados. Já um jaquetão sempre fica com os botões escolhidos para serem abotoados, abotoados quer esteja sentado, deitado, em pé ou whatever

Já um blazer ou mesmo um paletó usado em ocasiões que não peçam certa formalidade ou o uso de gravatas (ou de repente até com elas, mas usadas por dentro de um suéter de lã sem botões e com um pé no casual), podem ser usados em trânsito desabotoados também. Mas somente nestas condições onde você possa “despojar”, casualizar o look, ok? Se pedir algo mais composto, abotoe!

É, você entendeu certinho: usá-los abotoados ou desabotoados vai depender da sua intenção e da ocasião.





173 dudes comentaram nesse post:

  1. Guh disse:
    20 de May de 2007 às 19:29

    Q isso! Postando em pleno domingo!!
    Parabens pela dedicação!

    Reply

  2. Diandra disse:
    20 de May de 2007 às 19:31

    Yep Guh! Estou.

    XO

    Reply

  3. Hugo disse:
    5 de June de 2007 às 00:18

    Diandra,

    Primeiramente, parabéns pelo seu site. Ele é incrível e, felizmente, MUITO atualizado.

    Gostaria de saber onde posso comprar aqueles lenços para colocar no bolso do paletó (pocket squares), de preferência de cores bem vibrantes, v.g., lilás, verde-musgo, pink, etc.

    Como sou advogado, eu “vivo” dentro de ternos e gostaria de colocar um pouco de cor no meu visual. Acho que isso daria uma “quebrada” na monotonia dos ternos sem perder muito a linha rs.

    Abs,

    Hugo

    PS. Faça uma matéria sobre óculos de sol.

    Reply

  4. Diandra disse:
    5 de June de 2007 às 17:41

    Olá Hugo,

    Antes de mais nada deixa eu te dizer umas coisinhas sobre os lencinhos de bolso: não combine eles com a gravata do tipo usando os dois na mesma cor. Faça uma coordenação entre os dois tipo usar um tom próximo a alguma das cores da sua gravata por exemplo. Ou se não estiver usando uma gravata, coordene com o paletó ou a camisa, mas sem combinações gêmeas.

    Outra, não precisa exagerar na dose da cor não. Um bom e bem escolhido lencinho dá um up no ato para o terno(aliás, já já estarei postando algo sobre eles).

    Não sei qual é a sua cidade mas em lojas que vendem ternos, às vezes tem. Sei que por exemplo a Jopar aqui no Rio vende já a Brooksfield não. Ou então em lojas que vendem gravatas ou de designers estrangeiros que tenham ternos e gravatas para vender.

    XO

    E logo, logo postarei algo sobre óculos e todos os outros requests que já me foram pedidos e eu ainda necas. Não esqueci ninguém não!

    Reply

  5. Hugo disse:
    6 de June de 2007 às 15:21

    Diandra,

    Muito obrigado pela resposta. Seria ótimo um post sobre lenços. Acho que todo mundo tem dúvidas de como dobrados, como combinar as cores, etc.

    Eu moro em SP e mesmo sendo uma cidade grande é muito difícil achar os lenços. Idem pra comprar cachecóis.

    Abs e continue esse trabalho ótimo que vc faz,

    Hugo

    Reply

  6. Diandra disse:
    6 de June de 2007 às 15:37

    Hugo,

    Se vc acha que São Paulo é dureza para achar estas coisas… imagina o Rio. Aqui é um verdadeiro inferno muitas vezes para achar isso ou aquilo. Às vezes é até vendido, mas em pouca quantidade e acaba rápido, mas às vezes…nem isso viu?

    E na moda masculina, a grande maioria aposta nos clássicos e no certo. As modites do momento ou algo diferente que não é usado frequentemente é bem ignorado e acaba sendo uma dádiva se achar.

    E está nos meus planos dar dicas sobre os lencinhos sim. Pacote completo!

    XO

    Reply

  7. lucinea disse:
    9 de June de 2007 às 22:54

    Excelente, este site..tira muitas dúvidas.

    Minha filha vai casar e o noivo vai de SIK, não sei se é assim que escreve

    É tipo um meio fraque só que a casaca é mais comprida e com botões tipo jaquetão…como deve abotoar???

    Reply

  8. Diandra disse:
    10 de June de 2007 às 13:58

    Olá Lucinea,

    Vc descreveu o modelo usando palavras que descrevem modelos diferentes tipo jaquetão, meio fraque e casaca(todos são modelos distintos).
    E ainda mencionou um SIK que talvez seja smoking, é isso? Bom, todos são modelos distintos. Afinal qual é o modelo que vai ser usado?

    Outra coisa: aonde o seu futuro genro vai comprar, fazer ou alugar a roupa para o casamento deveria ter as guidelines de como usar, o que abotoar e tal. É só se informar.

    XO

    Reply

  9. z.auGusto disse:
    12 de June de 2007 às 13:48

    Olá…muito bom este site….mas gostaria de saber, como diferenciar paletó e blazer, uma vez que as lojas os vendem juntos….pode-se usar uma paletó preto ou icnza de microfibra com calça jeans e camisa social?? Até agora não consegui ter certeza nestas diferenças, inclusive não se acham fotos…

    Reply

  10. Diandra disse:
    12 de June de 2007 às 20:47

    Olá Z.augusto,

    Paletó é parte do terno ou tem um quê de alfaiataria, já o blazer é uma peça separada que não vem em combo e tem o corte e um feeling mais casual do que o paletó. E tem o paletó esportivo que se enquadra entre os dois mais que é bem menos formal do que o paletó. Aliás, figura ao lado do blazer na escala de trajes. Logo, logo posto algo a respeito.

    E sim vc pode usar o seu blazer ou paletó com camisa social e jeans. Mas tenha sempre em mente que usous jeans então está casual esportivo, super informal. Ok?

    XO

    Reply

  11. José Arli da Conceição disse:
    17 de June de 2007 às 18:11

    gostei muito do site,mas ainda fiquei na dúvida sobre onde encontrar os pocket squares.Moro em Porto Alegre,e costumo usar estes lenços,pois acho que combinam com minha personalidade,portanto gostaria de mais variações.

    Reply

  12. Diandra disse:
    17 de June de 2007 às 21:16

    Olá José,

    Não tem como eu saber assim por telepatia onde vc pode encontrar os lencinhos aí na sua cidade. Mas vc pode tentar achar em lojas que vendam ternos, artigos para noivos, acessórios masculinos e coisas do tipo. E se vc não quiser bater perna à toa, faça uma lista de algumas lojas daí que possa ter, ligue antes e pergunte se eles vendem. Senão venderem, pergunte aonde vc pode encontrar. Alguém vai saber e te indicar!

    XO

    Reply

  13. Araujo disse:
    30 de June de 2007 às 01:04

    muito bom
    gostaria de saber se ha combinaçao de gravata com palito

    Reply

  14. Diandra disse:
    30 de June de 2007 às 01:30

    Olá Araújo,

    Como assim? Gravata com palito? Vc quis dizer paletó? Na verdade deve se coordenar e harmonizar ambos. Não precisam ser na mesma cor ou tom, mas têm que bater um papo entre eles, conversar e não brigar.

    E as combinações são inúmeras…

    XO

    Reply

  15. Mauro Cardoso disse:
    4 de July de 2007 às 21:53

    Sou o pai de um casal de gemeos que estarão comemorando seus 15 anos este mês.
    O que devo usar na festa, TERNO ?

    Reply

  16. Marcos Marques disse:
    6 de July de 2007 às 00:24

    Olá,gstaria de saber se blazer dois botões ainda se usa prq só vejo de três ou eu estou errado?

    Reply

  17. Diandra disse:
    6 de July de 2007 às 00:38

    Olá Marcos,

    Claro que se usa. É que nos últimos aninhos o de 3 botões eram a moda do momento. Mas hj os de 2 são mais atuais. De qualquer forma de 2 ou 3 são as melhores pedidas. Sempre.

    XO

    Reply

  18. wallas disse:
    9 de July de 2007 às 20:40

    oi eu vou em um casamento e meu terno é preto e a camisa é vermelha e a gravata é um vermelho + escuro que a camisa, qual a cor do sapato que eu devo usar?E o vestido da minha namorada é preto tambem fica feio ou nao e o botao do paletó sao três e eu sou um pouco baixo e ele fica quase no joelho nao fica ruim nao?

    Reply

  19. Diandra disse:
    9 de July de 2007 às 21:22

    Olá Wallas,

    Eu não entendi. O seu paletó do terno fica quase no joelho? Meu, vc precisa ou mandar encurtá-lo e fazê-lo propício como um todo para sua silhueta ou comprar outro pois esta altura não é pra vc, pois está na tribo dos baixinhos.

    Mas mesmo que fosse da tribo dos altinhos seria longo demais. O seu paletó deve somente ser longo o suficiente para cobrir o seu traseiro por completo e parar logo abaixo da curva do bumbum com a perna. Mais do que isso vai te engolir, dude!

    O melhor pra vc seria um paletó de 2 botões, mas se for de 3 que ele seja pelo menos do tipo que não precise abotoar o de cima .

    O sapato deve ser preto.

    XO

    Reply

  20. Celso disse:
    11 de July de 2007 às 17:15

    Gostaria de usar gravata borboleta com terno em um evento. É possível ou horrivel? Ainda se usa gravata neste formato?

    Reply

  21. Diandra disse:
    11 de July de 2007 às 18:25

    Olá Celso,

    As borboletas apareceram nas passarelas tanto aqui como upstairs sendo usadas, timidamente mas usadas em looks que não eram de smoking. O Jô por exemplo costumava usar as dele e era lá uma marca registrada.

    Eu diria que elas não estão bombando no momento, mas soon, podem vir a. Se o evento não for lá muito rígido no seu dress code vc pode fazer esta “gracinha”, se assim desejar. Mas fuja do terno preto e gravatas pretas ou brancas pois pode denotar traje black ou white tie e se não for o caso… não cai muito bem não. Fora isso, fica a seu critério e gosto, encarar o desafio ou não.

    XO

    Reply

  22. Pingback: Quantos botões o paletó do meu terno deve ter? « Homens Modernos

  23. Mário Manuel SerHumano disse:
    14 de August de 2007 às 13:09

    Boa Tarde,

    Teimo com um colega meu que os fatos de 2 botões devem ser ambos abotoados… isso não está correcto?!
    Não me diga que andei enganado toda a minha vida.
    Eu vi logo que era um infeliz… ninguem me compreende!!

    Já agora.. eu sou do grupo dos baixinhos que padecem da doença de, digamos, GORDURA EM EXCESSO! Ok.. sou GORDO! Gostava de saber que partes do corpo deve cobrir o meu blaser e até onde deve ir a gravata.

    cumpts,

    Mário “o” Ser Humano

    Reply

  24. Diandra disse:
    14 de August de 2007 às 22:50

    Olá Mario,

    Acho que eu expliquei isso aí em cima não? Dois botões ou qualquer outro com mais do que um, o debaixo e último sempre fica aberto, se vc estiver falando de abotoamento simples não?

    E vc vai encontrar todas as suas respostas no meu post que está bem na primeira página sobre os ternos.

    XO

    Reply

  25. Leo Santos disse:
    27 de September de 2007 às 12:52

    Muito obrigado, estás salvando a minha vida tirando dúvidas….

    Reply

  26. Diandra disse:
    27 de September de 2007 às 14:41

    No problem Leo!

    XO

    Reply

  27. Jorge wilson disse:
    23 de October de 2007 às 18:32

    Achei super legal, tirou muitas duvidas agora vou ver como fica isso na pratica. Valeu.

    Reply

  28. marion disse:
    24 de October de 2007 às 01:39

    Tenho um evento que pede como traje esporte fino, um evento mais casual não tão formal. Posso usar Paletó 3 botões, tipo microfibra, preto risca de giz bem sutís, com camisa social listrada, jeans escuro justo e tenis tipo all star?Há necessidade de um cinto?que cor?….ou essa minha pretensa combinação está totalmente out ??

    Reply

  29. Diandra disse:
    24 de October de 2007 às 15:16

    Olá Marion,

    Esporte fino pediria uma calça chino do tipo dressy pelo menos. Um jeans seria casual demais. Mas se vc acha que a situação o é, e como eu sei que a maioria das pessoas realmente aposta em jeans para muitos eventos esporte fino… então…

    Só que nem sempre um blazer risca de giz funciona bem com tênis e com uma camisa listrada… pode ficar listra demais. Se ficar, use uma camisa lisa. E nos pés um tênis de couro ou sapatênis talvez arrematem melhor. Um sapato daria um arremate melhor ao risca de giz na verdade.

    Quanto ao cinto, um preto se o tênis ou sapato forem preto pode ser usado. Mas fica a seu critério.

    XO

    Reply

  30. NATALINA disse:
    28 de October de 2007 às 22:32

    Ola!
    E permitido desabotoar o paleto dum smoking quando sentado durante um baile de gala?
    Obrigada

    Reply

  31. Diandra disse:
    29 de October de 2007 às 14:28

    Olá Natalina,

    É sim. O único que não se desabotoa é o jaquetão, que é o paletó de abotoamento duplo.

    XO

    Reply

  32. Pingback: Look du Jour: Um hip approach para o terno noturno « Homens Modernos

  33. Joao disse:
    23 de November de 2007 às 12:50

    Olá, primeiramente, muito bom o site, eu vejo que a cada dia nós homens precisamos de pessoas (mulheres) como você para tirar algumas duvidas cruéis…rsrsrs

    Bom, eu vou para um casamento e meu terno é preto com risca de giz mais clarinho (na verdade é quase uma listra do que risca de Giz) e gostaria de saber se tudo bem ser Risca de Giz…

    Obrigado e parabéns de novo pelo site

    Reply

  34. Diandra disse:
    23 de November de 2007 às 17:05

    Olá João,

    Não estou vendo o terno em si, mas a princípio me parece indicado sim. Pode usá-lo.

    XO

    Reply

  35. Ronei disse:
    13 de December de 2007 às 02:35

    Antes de mais nada parabéns pelo site, estou me formando esta semana e iria usar o paletó abotuando os tres botoões, sorte que resolvi procurar como se usa. Gostarai de saber uma opinião, compreium terno preto com risca de giz branca, iria usar uam camisa cinza um pouco escura e uma gravata cinza com uns detalhes de fio prateado que parecia ser um brilho, porem o pessoal da faculdade optaram pro ir todos de camisa preta com um gravata branca ou rosa e o paleto com as riscas de giz, você acha que ficará muito estranho, pois ouvi falar que “mib” (tudo preto) hj em dia não se usa mais.
    Aguarod uam resposta e parabéns!

    Reply

  36. Diandra disse:
    14 de December de 2007 às 21:11

    Olá Ronei,

    Não, o look tem sido usado sim. O mais in é usar a gravata preta tb. Mas pode fazer uso desta excentricidade tb, só que como é um look bem contrastante e nem sempre fica muito bom em todo mundo.

    E o combo que vc iria usar anteriormente tb estaria de bom tom, mas se todos decidiram usar um outfit determinado, seria legal que todos seguissem a “determinação” se for de fato este o caso.

    XO

    Reply

  37. JUNIOR disse:
    8 de April de 2008 às 18:56

    Olá boa tarde? gostaria de saber que lugar eu compro este modelo de terno?
    http://homensmodernos.files.wordpress.com/2007/05/dgsuit3.jpg

    Grato,

    Júnior

    Reply

  38. Diandra disse:
    8 de April de 2008 às 19:03

    Olá Junior,

    O modelo é do Dolce & Gabbana e de quatro botões vai ser muito difícil achar a não ser por lá, se claro tiver.

    XO

    Reply

  39. claudia regina disse:
    21 de May de 2008 às 15:52

    Muito bom!!

    Cuido do cerimonial de casamentos e normalmente quando estou organizando a entrada dos padrinhos, informo aos mesmos sobre a necessidade do último botão estar aberto, eles me perguntam o motivo, digo que é questão de etiqueta. Tudo bem, é questão de etiqueta, mas por que ele deve permanecer aberto, além desta questão?

    Obrigada!!!!

    Reply

  40. Diandra disse:
    21 de May de 2008 às 15:57

    Olá Claudia,

    É uma questão de usar o paletó da maneira correta, ou seja, do que foi pensado. E é a maneira mais confortável de fazê-lo tb. Honestamente não lembro se há ou não alguma razão além destas pra usá-lo assim. Mas mesmo que aja… não acho que sejam lá muito relevantes (se não me engano tem algo a ver com o uso de espadas tb) além do fato de saber que não abotoar determinado botão é o jeito certo de esportar o paletó. E bem mais elegante e visualmente bonito tb.

    XO

    Reply

  41. Pingback: Look du Jour: Um DB casual quase esportivo « Homens Modernos

  42. Pingback: Look du Jour: Hankie e gravata contrastando « Homens Modernos

  43. Eustaquio disse:
    4 de September de 2008 às 14:45

    Diandra
    Para um casamento de manha (10:00hs) e conveniente usar calça jeans escura, camisa social clara e paleto preto?Grato

    Reply

  44. Diandra disse:
    4 de September de 2008 às 20:11

    Olá Eustaquio,

    Isso vai depender do traje pedido.

    Mas, de uma maneira geral, casamento e jeans não são bons companheiros não.

    XO

    Reply

  45. Pingback: Tudo o que você precisa saber sobre… ternos « Homens Modernos

  46. Rodrigo Nascimento disse:
    18 de September de 2008 às 16:36

    Como leitor do seu blog, gostaria de pedir dicas sobre tenis e blazer, dicas, marcas, etc…

    Abraços

    Reply

  47. Azevedo disse:
    23 de September de 2008 às 18:51

    Pls, duas perguntas:

    1 – Usando colete o paletó (com 3 botões) o último botão tb não deve ser abotoado?

    2 – O colete pode ser usado independente do paletó ser ou não ser “lascado” atrás?

    Tks

    Reply

  48. Diandra disse:
    23 de September de 2008 às 20:09

    Olá Azevedo,

    As regras do abotoar servem para o paletó com ou sem colete por baixo, end of history.

    E um paletó deveria ter vents (1 ou 2) atrás. Ainda mais um moderno. Mas isso não impede de usar o colete ou não.

    XO

    Reply

  49. Vini disse:
    25 de October de 2008 às 19:51

    Achei o teu blog por acaso, no google.

    Sou do Rio, também, e sou usuário de lenços para paletó. Aqui no Rio, já rodei bastante e posso garantir que a Jopar só vende lenços “matchy-matchy”, aqueles que são gêmeos da gravata (modalidade 2 em 1).

    A melhor loja de ternos que eu descobri no Rio é a Alberto Gentleman (tem no Fashion Mall, na Nilo Peçanha – Centro -, Rio Sul e mais um outro shopping que não me recordo). Vende lenços 100% seda italiana, que acabei comprando 4 por R$46,00/cada.

    Tem uma outra loja, no Rio Sul, de ternos que fica perto da escada rolante do primeiro ou segundo andar que vende lenços no mesmo esquema da Jopar, “combinanadinho” com a gravata, o que de fato é muito demodé.

    Beijos.

    Reply

  50. Marcelo disse:
    27 de October de 2008 às 13:29

    Bom Dia.
    Tenho um blazer cinza chumbo com risca de giz bem suave.
    Além de calça preta, posso utilizá-lo com jeans escuro?
    Que cor de camisa usar?

    Obrigado

    Marcelo

    Reply

  51. Diandra disse:
    27 de October de 2008 às 16:59

    Olá Marcelo

    Pode e pode usar a camisa na cor que quiser.

    XO

    Reply

  52. Marcelo disse:
    27 de October de 2008 às 17:02

    Desculpe

    vou incomodar só mais um pouquinho.

    Qual corte de blazer devo utilizar.

    tenho 1.87

    Italiano com 3 botões?

    Marcelo

    Reply

  53. Diandra disse:
    27 de October de 2008 às 17:07

    Pode ser este sim, Marcelo.

    XO

    Reply

  54. aaaaaaas disse:
    28 de October de 2008 às 19:41

    aaaaaaaaaaaaa

    Reply

  55. aaaaaaas disse:
    28 de October de 2008 às 19:41

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Reply

  56. douglas disse:
    28 de October de 2008 às 19:44

    achei massa o blazer das antigas mas não sei como atacar

    Reply

  57. Jussara disse:
    23 de January de 2009 às 16:00

    Diandra, só uma curiosidade: se o último botão NUNCA deve ser abotoado, por que ele existe?
    Sinceramente eu gostaria de saber a razão…
    Grata e parabéns pelo site.

    Reply

    • Diandra disse:
      23 de January de 2009 às 16:25

      Pra fazer charme Jussara e porque é digamos o jeito masculino de usar o paletó por tradição e ainda pra deixar o paletó mais confortável.

      XO

      Reply

  58. Lucas Augusto disse:
    2 de June de 2009 às 23:00

    diandra. uma calça cinza chumbo combina com blazer marinho bem escuro?
    junto com ele o ideal seria sapato preto e meia preta?
    obrigado pela atenção!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de June de 2009 às 15:04

      Lucas,

      Pode e o sapato pode ser preto ou marrom escuro com meia na cor da calça ou do sapato. E dude, eu já falei sobre isso, só respondi porque hj eu estou boazinha.

      XO

      Reply

  59. Victor disse:
    26 de June de 2009 às 00:37

    Olá,
    Preciso de sua ajuda pois tenho q ir a uma formatura e como sempre fujo desses encontros mais formais tô em dúvida.
    Como devo ir vestido? terno? Tenho 1,94m o terno preto fica bem?

    Obg.

    Victor

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de June de 2009 às 16:11

      Victor,

      Vc tem que saber qual é o traje pedido. Se for passeio completo então é terno com gravata, se for black-tie é smoking.

      XO

      Reply

  60. Éder Pinto disse:
    9 de July de 2009 às 16:28

    eueue e

    Reply

  61. Mont Blanc disse:
    12 de July de 2009 às 22:35

    Na boa, a sua tentativa de provar que sabe ler o dicionário inglês-português inserindo palavras no idioma anglo-saxônico foi uma péssima ideia, algo do tipo a socialite falida exuberante em sua decadência.

    Sinto muito mas digo isso como leitor e brasileiro.

    Reply

  62. Pingback: Look du Jour: Um twist no blazer « Homens Modernos

  63. Bruno disse:
    30 de August de 2009 às 00:44

    Ola.

    esta de parabens o site esta otimo!
    mas estou com uma duvida ..
    por eu usar o cabelo raspado
    teria paletó que fosse mais a minha ‘cara’
    por exemplo preto com a camisa branca e gravata vermelha escura
    ou qualquer modelo seria otimo?

    obrigado e Boa Noite

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de August de 2009 às 16:01

      Bruno,

      Quem tem que saber qual paletó é a sua cara é vc, não eu. Pra essas coisas só uma consulta pessoal.

      XO

      Reply

  64. FCO HERIALDO QUEIROZ DA SILVA disse:
    8 de September de 2009 às 23:23

    BOA NOITE. TENHO UM PALETO BRANCO COMO USAR SAPATO CRAVATA

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de September de 2009 às 14:16

      Fco, Herialdo,

      Branco é neutro portanto dá pra usar com o que quiser ou ficar melhor em vc. Experimente com calça chino numa outra cor neutra ou jeans e uma camisa ou seta de cor clara ou mediana. E que a gravata ecoe a cor da camisa escolhida sendo ela(a gravata) lisa ou estampada.

      XO

      Reply

  65. Pingback: Q&A: Afinal, a opção atemporal num paletó é de dois ou três botões? « Homens Modernos

  66. Vitor disse:
    12 de September de 2009 às 14:15

    Cara Diandra,
    Posso usar uma calça cinza escuro risca de giz clarinha com bainha dobrada e um blazer azul marinho? Neste caso, a camisa branca é a mais indicada? E se usar cinto marron, o sapato deve ser marron?
    Abraços

    Reply

  67. Mauro Oliveira disse:
    21 de September de 2009 às 10:52

    Amigo,
    Quando devo usar um paletó(blazer) de cor diferente da cor da calça? Fica bem diante de uma platéia proferindo palestras, ministrando cursos?. E numa entrevista em televisão, qual a melhor forma de apresentar-me?
    Obrigado.
    Mauro – Recife/PE

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de September de 2009 às 11:10

      Mauro,

      Quando a ocasião não for superformal. E em embos os casos poderia ser usado.

      XO

      Reply

  68. PABLO disse:
    24 de November de 2009 às 19:41

    O BOLSO DE UM TERNO (PALETÓ) DEVE FICAR COM A PALA PARA DENTRO OU PARA FORA ?

    Reply

  69. DPinho disse:
    19 de December de 2009 às 00:42

    Vou a um casamento com terno preto. Vou usar camisa lilás clara. Qual a cor da gravata? Posso usar um tom mais escuro?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de December de 2009 às 15:04

      DPinho,

      Pode e deve. Pode ser na cor roxa, berinjela ou mesmo preta ou cinza escura.

      XO

      Reply

  70. DPinho disse:
    19 de December de 2009 às 11:56

    Diandra

    Seu site é muito bom e já me ajudou a tirar várias dúvidas. Não ligue para imbecis que por estarem brigados com o mundo por causas que podem ser de diversas proveniências, inclusive por qualquer incapacidade sexual, abalarem seu trabalho que é interessante. Continue a se expressar da forma que você quiser, chega dessa hipocrisia xenófoba.

    Um abraço

    DPinho

    Reply

  71. Andrea disse:
    3 de February de 2010 às 18:51

    Adorei este site, tem informaçõe super útil. aproveitando deixo uma pergunta também, ainda se usa paletó com um bolso completo e do outro lado só a costura, sem a aba do bolso????

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de February de 2010 às 18:56

      Andrea,

      Não sei de que tipos de bolsos vc está falando…

      XO

      Reply

  72. Mikael disse:
    2 de March de 2010 às 14:43

    Olá Diandra Fernandes, recentemente tornei-me advogado. Fui comprar um paletó, sem embargo de nada entender sobre moda. A vendedora recomendou a mim um terno azul-marinho, dois botões, com gravata da mesma cor. Estava com camisa azul clara na hora. Que você acha da sugestão que me foi dada, correta?

    Mikael

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de March de 2010 às 16:57

      Mikael,

      Sem uma consulta pessoal não tem como eu saber se foi a melhor escolha pra vc, mas genericamente falando, é sim uma opção.

      XO

      Reply

  73. Mikael disse:
    4 de March de 2010 às 05:15

    Tenho outra pergunta a fazer-lhe: li muito a respeito de paletós nos últimos dias. Entendi que se deve fazer limpeza o menos possível neles. Todavia, há de chegar um momento no qual nem mesmo a limpeza a seco logrará mantê-lo limpo. Que devo fazer nessa situação, lavá-los com sabão?? Minha ignorância ainda é imensurável!

    Confesso que jamais pensei que pudesse acessar um blog sobre dicas de moda. Agora preciso reconhecer que me têm servido de muita utilidade suas dicas. Agradeço a você!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de March de 2010 às 10:57

      Mikael,

      Se ele for pra ser lavado somente a seco, é pra lavá-lo somente a seco.

      XO

      Reply

  74. guilherme rodrigues disse:
    9 de March de 2010 às 00:05

    …Gostaria de saber se para um casamento noturno a calça ciza risca de giz combina com um blazer preto , camisa social branca e gravata listrada de branco e preto.
    Grato,
    Guilherme- copacabana- rio de janeiro-rj

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de March de 2010 às 11:56

      Guilherme,

      Se o casamento for formal e pedir terno e gravata, o combo proposto pode ficar abaixo do esperado.

      XO

      Reply

  75. guilherme rodrigues disse:
    10 de March de 2010 às 00:26

    …Prezada Diandra Fernandes.
    Meus parabéns pelo seu sit, é bastante útil e esclarecedor.
    Esqueci de lhe perguntar se posso usar a camisa com abotoaduras ao invés de botões, possuo duas de ouro e gostaria de usa las.
    Desculpe minha ignorância, mas o que significa a palavra “COMBO”?
    Mais uma vez grato por sua atenção
    GUILHERME RODRIGUES
    COPACABANA- RIO DE JANEIRO-RJ

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      10 de March de 2010 às 11:45

      Guilherme,

      Combo são as peças que fazem parte de um look, tipo combo camiseta, tênis e calça.

      Se a camisa for a do tipo que dá pra usar abotoaduras (típica punho duplo ou do tipo punho conversível, pode. Se não, melhor, não. Fica pesado. Neste caso dá pra usar aqueles nozinhos de seda.

      XO

      Reply

  76. celio disse:
    11 de March de 2010 às 01:24

    ola ,tenho uma duvida pois nao tenho intimidade com roupa social ternos
    e assim sendo digo ,eu tenho um terno que e parecido com esse jaquetao ai da foto acima mas ele so tem um botao para ser fechado
    nao sei ao menos nem o nome deste modelo porque adqueri este a muito tempo atras, sera que ainda poderei usalo atualmente, agradeço se puder me ajudar.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de March de 2010 às 12:09

      Celio,

      Se for abotoamento simples de um botão, pode.

      XO

      Reply

  77. guilherme rodrigues disse:
    11 de March de 2010 às 17:21

    …Sapato social pode ser usado sem cadarço?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de March de 2010 às 17:28

      Guilherme,

      Vc diz usar sapato social liso sem cadarço? Se for social, pode.

      XO

      Reply

  78. celio disse:
    13 de March de 2010 às 23:00

    obrigado pela sua resposta ,so pra dar mais detalhes o terno a que me refiro ele tem quatro botoes frontais sendo dois de cada lado um acima do outro a minha duvida e posso usalo em baile de formatura da minha filha ha otima ideia a sua e inovadora muito util

    Reply

  79. Fabrício disse:
    27 de March de 2010 às 17:37

    Olá Diandra, posso usar a gravata slim com paletó(terno) 3 botões ESTE PALETÓ É ACINTURADO. OBRIGADO

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de March de 2010 às 21:08

      Fabrício,

      Se a lapela estiver em proporção com a gravata, sim.

      XO

      Reply

  80. maklary disse:
    28 de March de 2010 às 04:06

    o maninho valeu mesmo otima postagem obrigado por todas as dicas foi de muita valia té mais

    Reply

  81. Diandra Fernandes disse:
    7 de April de 2010 às 04:04

    Já foi feito, Marc.

    XO

    Reply

  82. juarez castro disse:
    25 de April de 2010 às 12:49

    Valeu pelas dicas,muito apropiadas, continuam atuais três anos depois……..

    Reply

  83. Evandro disse:
    9 de May de 2010 às 01:19

    Olá, parabéns pelo seu site, estava lendo suas resposta e vejo que entende muito mesmo sobre roupas, bem, eu resido em concórdia,sc aqui tudo é dificil, frsrssr, vi você falando para um usuario ai em cima que no Rio é dificil, pensa aqui, rsrrs, assim olha, queria te pedir uma grande ajuda, estou procurando camisas sociais microfibra ou normais, pretas com riscas de giz, a um tempo atráz vi uma pessoa usando uma aqui na cidade, e achei linda, só que procuro por tudo, até no mercado livre, fiz pesquisa no google ( inclusive foi o que me levou até seu site ) e não estou achando esse tipo de camisa, você teria algum site para me indicar? ou eu possa encontrar? Muito Obrigado, e novamente, parabéns pelo otimo gosto, e pelo site !

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de May de 2010 às 21:55

      Evandro,

      Na M Officer, Aviator, Zara, Essencial costuma ter. Não sei se vendem online.

      XO

      Reply

  84. Amorim de Freitas disse:
    17 de May de 2010 às 11:02

    Cara Diandra

    Tenho uma dúvida.. Os sapatos devem ser de pala ou de cordões? O nó da gravata fino ou mais largo?

    Saudações portuguesas

    AF

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de May de 2010 às 21:34

      Amorim,

      Depende da montada. O nó vai depender do colarinho e do seu rosto/pescoço.

      XO

      Reply

  85. Amorim de Freitas disse:
    19 de May de 2010 às 07:58

    Cara Diandra

    O que significa Montada?

    Cps

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de May de 2010 às 11:42

      Amorim,

      Look, o combo que a pessoa estiver usando.

      XO

      Reply

  86. Amorim de Freitas disse:
    20 de May de 2010 às 11:33

    O meu fato mais recente é uma Carolina Herrera azul escuro com umas riscas brancas muito suaves.. Comprei uns sapatos com cordões mas algumas pessoas dizem-me que devo usar de pala.. Qual a sua opinião mesmo sem vendo o fato?
    Outra coisa que me disseram é que se deve evitar os nós largos de gravata.
    Relativamente ao cinto, algum conselho?

    Cps,

    Amorim de Freitas

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de May de 2010 às 16:24

      Amorim,

      Pra terno (fato) um sapato social de amarrar é sempre a melhor opção.

      O mais democrático nó é o simples, mas dá pra usar outros nós se eles forem pra vc.

      XO

      Reply

  87. Andrews disse:
    23 de June de 2010 às 01:55

    Olá….
    Comprei um blazer em Paris de linho…. parece ser um cinza claro indo para o marrom, tanto é que os botões na manga são marrons…
    A minha dúvida é… Linho só com o verão ou posso usar no inverno?
    Estava pensando em um casual… calça jeans, gola rolê e o bendito blazer….

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de June de 2010 às 12:18

      Andrews,

      Pense em termos de calor e frio e não em estação porque aqui no Brasil nem sempre se aplica. Portanto, se o tempo contribuir, mesmo no inverno dá pra usar. Só não sei se a rulê vai parear tão redondo assim com ele. A não ser que seja de malha, aí até daria mais certo.

      XO

      Reply

  88. Flavio Roberto disse:
    7 de July de 2010 às 21:07

    virei fan

    Reply

  89. zekk disse:
    11 de August de 2010 às 14:54

  90. zekk disse:
    11 de August de 2010 às 14:54

    Bom dia ,
    N

    Reply

  91. O fino disse:
    23 de August de 2010 às 16:39

    Cara, foram super-úteis essas dicas! Tiraram todas as dúvidas sobre o tema e confirmaram que algumas informações que havia recebido estavam corretas.

    muchas gracias

    Reply

  92. Pingback: FlashBack du Jour: Quais Botões Deve Abotoar – Sabe? « Homens Modernos

  93. Paulo disse:
    9 de September de 2010 às 01:51

    Se nao é pra abotoar, entao pq os paletos tem o ultimo botao? Serve de enfeite?

    Reply

  94. Amélia disse:
    28 de September de 2010 às 04:24

    Olá Diandra.
    Fiquei com uma grande confusão na cabeça sobre o abotoamente em ternos de dois botões. No alto do texto vc diz que: “No caso de 2 botões, o de cima é sempre abotoado e o debaixo nunca é.”

    Mas depois do quando abotoar, você diz: “…em trânsito, o seu paletó ou blazer vestido de forma NÃO casual ou seja formalmente, ou então, com gravata, deve estar sempre com os botões devidos abotoados. Só é permitido desabotoar para sentar ou passear sem compromisso por aí. E ao levantar, abotoe todos os que devem ser abotoados.”

    Minha duvida é:
    um paletó com dois botões em um noivo por exemplo, os dois botões devem estar fechados? O último aberto? Pois considero isso uma situaçao formal, mesmo que apenas de costume e nao terno completo, devido à gravata e situação. Acho que fica muito ruim um noivo com o ultimo botao de um paletó com dois botoes pois a gravata e parte da camisa ficam aparentes.

    Por favor, esclareça minha dúvida.

    Grata!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de September de 2010 às 23:51

      Amélia,

      Não. De dois botões só o de cima fica abotoado. O debaixo fica aberto.

      XO

      Reply

  95. Jonathan disse:
    9 de October de 2010 às 12:23

    Olá! Diandra
    Vou a um casamento à noite e quero ir de Paletó preto risca de giz com calça jean preta, posso usar sapatos marron? e quanto a cor da camisa opto por cor escura? e pra estravagar ainda quero usar um chapeu estilo gangster, ele tem que ser na cor do terno ou da calça?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de October de 2010 às 18:01

      Jonathan,

      Vc tem que ir de acordo com o traje pedido.

      XO

      Reply

  96. Pablo disse:
    8 de November de 2010 às 02:25

    Parabéns pelo site,Diandra.

    Aproveito pra tirar minha dúvida também.
    Vou ser padrinho na formatura de minha noiva e acabei de comprar um terno italiano cinza.
    Ela me sugeriu que acompanhasse no tom do vestido dela que será vermelho.qual seriam os tons ideiais de minha gravata e camisa no combo,pensando sempre na sutileza com modernismo e elegância??

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de November de 2010 às 19:49

      Pablo,

      Se vc quiser pode usar a gravata num tom da cor do vestido dela. Mas isso é opcional e deve partir de vc. Qualquer outra cor seria aceitável.

      XO

      Reply

  97. adriaana disse:
    13 de November de 2010 às 13:19

    valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    Reply

  98. Fabricio disse:
    14 de November de 2010 às 03:36

    Olá Diandra belo site, mas tenho uma duvida tenho um evento dia 10, esporte fino enfim, vou usar uma calça esporte social, uma camisa manga longa, sapatenis, e tenho um blazer cor bege, um corte bem legal devo usar? pois é a noite e é claro ficaria feio?

    Reply

  99. marta disse:
    31 de May de 2011 às 15:28

    Porque não abotoa todos os botoes????Quem invetou isto???
    Li tsd mas não entendi.

    Reply

  100. joao disse:
    23 de June de 2011 às 14:23

    esta correto usar terno ou blazer azul marinho com botoes em fileira dupla , em uma festa de formatura ?poderia me orientar ? sou pai do formando 48 anos .

    Reply

  101. LUIZ CEZAR H. BRUSTOLIN disse:
    3 de July de 2011 às 16:08

    Olá sou TEDD BRUCE, esta etiqueta de o ultimo botão não abotoar, é ridícula.Ora se tenho tres botoes e deixo um só porque não os tres abotoados.Fica mais clássico assim, não sei quem enventou esta moda, mas queria é esgana-lo. Se tem tres, ficam dois, se tem dois, fica um, então abotoar todos, não é o mais correto.Antigamente era assim,e tornava mais elegante os ternos.desabotoar, só na hora de sentar.TÁ FALADO ENTAO…

    Reply

    • Anderson disse:
      24 de September de 2012 às 18:55

      Olá!
      Para toda regra há exceção. Porém, o que distingue um homem é sua discrição e principalmente sua disciplina, quesito que requer cultura e conhecimento.
      Há um efeito psicológico – e as vezes inconsciente, onde, deixar o ultimo botão do paletó aberto indica que voce se mostra aberto a contatos sociais ou até mesmo, sugira um convite à uma conversa.
      Lembre-se: Clássico, no mínimo, é respeitar o que nossos antepassados gostavam de usar e certamente, por motivos que voce desconhece.
      Fica a dica: não saia esganando ninguém ou dizendo que tal idéia é ridícula se voce não quiser ser confundido com alguem sem classe ou que talvez use um costume como uniforme.
      Boa sorte!

      Reply

  102. Jefferson disse:
    15 de July de 2011 às 20:42

    Diandra, terno preto com riscas e camisa branca….qual a cor adequada da gravata? Abração e parabéns pelo trabalho!

    Reply

  103. Angelo Vianna Rodrigues disse:
    5 de September de 2011 às 18:08

    Valeu pela dica da Jopar para comprar lenços para Paletó. Vou seguir as dicas das cores e combinações – ou melhor- não combinações gêmeas. Deu para entender sim… Obrigado.

    Reply

  104. David maciel disse:
    23 de November de 2011 às 11:54

    Diandra,

    Aceita sair para jantar comigo?

    Reply

  105. skr disse:
    27 de May de 2012 às 03:16

    contraria um pouco (ou tudo) o titulo do site, mas..
    gosto de um estilo tradicional, me diz.. terno com chapéu ainda é bem aceito? e em quais ocasiões? ;$

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de May de 2012 às 12:54

      SKR,

      Terno com chapéu é pra ser usado outdoors. E tem que ter a ver com o estilo de quem usa.

      XO

      Reply

  106. Rafael disse:
    27 de June de 2012 às 15:19

    Quanta bichissee…

    Reply

  107. José Otoni disse:
    16 de July de 2012 às 14:05

    Tenho 50 anos, minha noiva tbem vou me casar pela manhã, qual a combinação perfeita?… Pretendo usar um Blazer Bege. Qual a cor da calça e do vestido dela vc sugere.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de July de 2012 às 22:04

      José,

      Vc pode usar um blazer bege. Mas acho que um marinho ou cinza claro, médio ou escuro é melhor. E vale usar um terno, tipo paletó e calça na mesma cor/tom e tecido. Com ou sem gravata. Ela pode usar o vestido na cor que quiser, inclusive branco.

      XO

      Reply

  108. Samuel Nascimento disse:
    20 de July de 2012 às 14:44

    Diandra! Ao sentar-se, o correto é abrir os botões do terno, ou mantê-los fechado?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de July de 2012 às 16:28

      Samuel,

      Num de abotoamento simples pode abrir, já um de abotoamento duplo, pode deixar fechado. A não ser que ele seja slim fit to a tee aí talvez precise ser aberto.

      XO

      Reply

  109. Robson Almeida disse:
    8 de September de 2012 às 13:27

    Diandra, tenho um casamento para ir que é pouco formal. Pensei em usar um blazer risca de giz Azul Marinho, camisa rosa clara por dentro da calça e sapato social preto, ou um sapatênis branco com azul marinho e camisa social rosa clara por fora da calça.
    O que me diz?

    Bjs e obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de September de 2012 às 20:00

      Robson,

      Camisa por dentro da calça e sapato social preto.

      XO

      Reply

  110. Robson Almeida disse:
    8 de September de 2012 às 13:28

    Ah, esqueci de uma coisa, a calça é um um jeans escuro(azul)

    Reply

  111. José Carlos disse:
    12 de October de 2012 às 20:00

    Pretendo me casar em um Mosteiro Zen Budista(Espírito Santo), , o que deve ser mais apropriado para ocasal?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de October de 2012 às 13:49

      José,

      Isso depende do tom que vcs vão dar ao casamento. Qual será o tom?

      XO

      Reply

  112. Ernani Cardoso da Costa disse:
    9 de May de 2013 às 18:36

    Olá pessoal, gostaria de saber se um terno preto camisa branca e gravata vermelha fica bem para um casamento vespertino ( 16:45) fica bem.
    Antecipo agradecimentos.

    Reply

  113. Rodrigo disse:
    21 de June de 2013 às 15:36

    Boa tarde Diandra.
    Parabéns pelo site, muito bom.

    Terei uma entrevista e treinamento para um programa de trainee, porém estou com dúvida sobre se utilizo a gravata ou não.
    Se o apropriado seria o formal, terno e gravata ou se poderia deixar a gravata de lado a fim de ficar mais informal (Que é o que geralmente vejo nas entrevistas).
    Pode ajudar-me?

    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      24 de June de 2013 às 14:30

      Rodrigo,

      Depende da sua área. Qual é o traje que usam nela?

      XO

      Reply

      • Rodrigo disse:
        24 de June de 2013 às 14:41

        Então, minha área é a Financeira.
        Geralmente pra cargos mais elevados, vejo a utilização do padrão (terno e gravata). Agora para entrevistas é difícil ver os candidatos usando gravata.
        Como o programa de trainee é meio termo, fico na dúvida.

        Grato pela atenção!

        Reply

  114. Mateus disse:
    23 de July de 2013 às 02:01

    Olá, gostaria de saber se posso usar um Blazer de Sarja, Cinturado, claro na cor beje, naturalmente à noite também, em um evento informal por exemplo, ou fico limitado a usá-lo somente de dia?
    Obrigado

    Reply

  115. Suely disse:
    25 de August de 2013 às 18:42

    Diandra, por favor, sua opinião.
    Meu cunhado deverá comparecer a um casamento (domingo/almoço), tem um terno em microfibra (calça com preguinha), e um em linho, ambos azul-marinho e ambos com dupla abotoadura. Não quer adquirir outro porque as chances de uso inexistem. Daria para ele usar?
    Grata

    Reply

  116. Francisco disse:
    22 de September de 2013 às 20:36

    Olá Diandra,
    Tudo bem?
    Comprei um terno super 120 slim fit de 3 botões pra usar em um casamento onde serei padrinho.Tenho 1,69 de altura,já vi que a melhor escolha seria o de 2 botões,mas como o terno foi ajustado não posso trocar-lo.Eu como padrinho posso abotoar somente o botão do meio? Fiquei com essa dúvida,porque o vendedor da loja me falou que eu teria que abotoar os dois botões de cima por ser uma ocasião mais formal.Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de October de 2013 às 09:28

      Francisco,

      Pode sim. O botão de cima pode ficar aberto.

      XO

      Reply

  117. Joseph disse:
    1 de October de 2013 às 13:22

    Posso usar Blazer PReto , camisa lisa Rosa, calça jeans Azul e sapato preto, pra noite ?

    Reply

  118. DJone disse:
    15 de October de 2013 às 21:16

    Boa noite
    Gostaria de saber de vc, serei padrinho de casamento
    comprei um paletó grafite escuro com risca de giz
    E tenho uma gravata vermelha com riscas diagonais
    Qual a cor da camisa e o sapato que você me indica.
    Meus sinceros parabéns pelo site.

    Reply

  119. Janaina disse:
    24 de October de 2013 às 23:56

    Boa noite… Tenho uma dúvida. Quando o homem usar somente a camisa e o blazer, sem a gravata. O blazer neste caso deve ser abotoado? Obrigada!

    Reply

  120. Helio disse:
    25 de December de 2013 às 16:30

    Ola Diandra;

    Eu nasci usando terno desde de criança e gosto muito e quero saber se os blazers pode ser comprido?pois meu manequim e 46 e as vezes acho que o blazer fica muito comprido ;pois vc acha normal blazer+comprido que o paleto?e vc acha que os blazers tem que ser acinturado?pq so encontro quadrado vamos dizer nao acinturado mesmo os de griffes!!
    Desde ja agradeço.

    Abraços

    Helio

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de December de 2013 às 17:24

      Helio,

      Depende do que vc chama de comprido. Se for muito comprido, não é uma boa. Ele tem que bater mais ou menos um pouco depois de onde o bumbum encontra a perna ou por esta área. Blazers não devem ser quadradões, não. Mas eles não precisam ser super acinturados. Um leve acinturado é de bom tamanho. E vc pode mandar dar um acinturada no blazer.

      XO

      Reply

  121. Matheus disse:
    11 de January de 2014 às 12:17

    Bom dia,

    tenho uma formatura de uma amiga para ir. FEsta de gala, tenho 1,70 e estou acima do peso. Gosto muito de blazer de um botão e gravata branca. Tem alguma sugestão pra mim, colete, sem colete.
    Grato desde já. :)

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de January de 2014 às 12:31

      Matheus,

      Não dá pra dar este tipo de sugestão pessoal virtualmente. Tecnicamente dá pra usar. E uma gravata escura seria mais apropriado.

      XO

      Reply

  122. alessandro antonio disse:
    31 de January de 2014 às 21:56

    Parabéns pelo site, e suas convicções nas respostas pós foi através de suas ideias que tento me vestir melhor. onde já tirei duvidas anteriormente
    continue sempre incrementado novas sugestões. abraços e até mais.

    Reply

  123. José Edward Guedes disse:
    1 de April de 2014 às 09:47

    Bom dia!

    Eu vou a um casamento, digamos, chique, e ele acontecerá no dia 3 de maio às 18:30 hs., em Ouro Preto – MG (clima frio)
    Como não me sinto bem usando terno, pensei em comprar um blazer. Não gostaria de fazer feio no casamento, pois trata-se de uma pessoa que gosto muito que vai se casar.

    Gostaria, se possível, de ser orientado nos seguintes pontos.

    1) Que tipo de blazer seria mais adequado, inclusive tecido e cor?
    2) Que tipo de calça ficaria bem, inclusive tecido e cor?
    3) Eu poderia não usar gravata? Caso seja adequado, qual a cor, tipo?
    4) Que sapato, correia e meia combinaria com o modelo que, espero, você me possa me sugerir.

    Ah!, tenho 62 anos, mas tenho um ar de juventude.

    É só. SÓ, hein?

    Muito obrigado pela atenção.

    José Edward Guedes

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de April de 2014 às 14:35

      José,

      Se o casamento é chique e à noite, muito provavelmente um terno com gravata é o traje esperado. E digo provavelmente porque seria o praxe deste horário. No entanto mesmo neste horário, se os noivos decidirem eles podem estipular o traje que desejarem pra festa deles. Mas vc sabe qual é o traje pedido? Porque se for um esporte fino somente aí poderia sim usar um blazer de lã fria ou gabardine escuro marinho, cinza ou preto com calça de alfaiataria de lã fria ou gabardine escuro marinho, preto ou cinza. Aí poderia usar com ou sem gravata. Um camisa branca permite que a gravata seja lisa na cor que vc desejar. Gravata de seda. Sapato de couro de amarrar ou um mocassim. Preto.

      XO

      Reply


Deixe seu comentário