Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


30/05/07
Na(s) categoria(s): Guia de Compras | Postado por Diandra Fernandes às 23:47

Terno cinza médio: o seu curinga de sempre

Se eu tivesse que indicar um terno ou o primeiro terno que um homem devesse comprar na vida seria um belo terno cinza médio pro escuro como o da foto acima. Ele é o mais versátil de todos pois dá com absolutamente todas as cores de camisas (salvo uma ou outra e mesmo assim acompanhado de um sonoro talvez dê sim) e pode tanto ser usado no verão como no inverno, de dia como de noite e em ocasiões formais mil que peçam um belo terno, como aquela reunião importante, entrevistas de emprego, um casamento como convidado ou até mesmo como padrinho (desde que seja “o” terno, mas cá pra nós, todo o terno no seu armário deveria ter o status de “o terno” senão, pra quê um?) e por aí vai. Com ele você vai aonde quiser (com exceção dos formalíssimos black and white tie soirées) e sempre bem vestido.

O mesmo pode se dizer do segundo terno campeão: o azul marinho. Ele também é tão versátil quanto o cinza e trafega tão bem quanto ele pelas mesmas ocasiões. Talvez as combinações de camisas sejam menos numerosas, mas continuam bem substanciais.

Na hora que tiver que escolher o seu primeiro terno ou ainda o filho único do seu guarda-roupa, seja por razões monetárias ou simplesmente porque não necessita de um com certa frequência, a sua escolha deve recair entre um destes dois, pois eles te darão uma gama maior de possibilidades de uso. E nunca vão te deixar na mão nas mais diversas ocasiões tanto diurnas quanto noturnas.

O terceiro para muitos seria o preto, mas como estamos no Brasil, eu vou eleger o bege ou cáqui. A verdade é que um país tropical pede um terno que ao menos pareça fresquinho, e um bege ou um cáqui de algodão, panamá ou mesmo tropical… é um must nestas horas. Além de vestir bem durante o dia tanto para o trabalho como para o lazer, ele pode até ser usado para um casamento diurno no campo ou na praia ou no cartório ou mesmo o festivo, vai saber? Ele também permite inúmeras combinações que fazem dele outro campeão no quesito versatilidade. E não, não fica casual demais para nenhuma das ocasiões citadas. Só evite usá-lo em dias muito frios ou chuvosos. Por razões óbvias.

O quarto seria o preto. Apesar de já ter falado todas a respeito do terno preto, falarei mais um pouquinho, porque como vocês devem ter notado, adorado falar, escrever, “testamentar”. Não está errado usar o terno preto para o dia-a-dia, ainda mais hoje em dia onde ele parece já ter sido incorporado e aceito como um dos curingas do workwear masculino. Agora que mesmo assim ele continua tendo sim um quê de funébre e uma austeridade que simplesmente destoa dos afazares diurnos, ah isso tem. Ou por algum acaso você acha que o Roberto Justus quando vestido num dos seus ternos pretos e impecáveis fica parecendo que vai dar duro no seu escritório de publicidade? Dá mais na pinta que ele está a caminho de um funeral ou de um casamento formalíssimo, é ou não é? Ralar que é bom, nada!

E no calorão que vivemos então… dá dó de ver alguém dentro deles. Imagina estar dentro de um… mesmo que ele seja aclimatado (e eu espero que os seus sejam sim) e tal… Realmente, não dá para entender. Mesmo porque, pra que vocês vão gastar gratuitamente um trunfo que é o terno preto (fica elegantérrimo, alinhadíssimo e “gatifica” os homens que é uma beleza!) no seu dia-a-dia sem razão especial nenhuma de ser? Diga-me pois eu quero saber. Por essa e outras é que eu continuo não recomendando o terno preto para o dia, nem se a temperatura bater no zero garus. Reserve ele para fazer a temperatura das mulheres subir na hora e ocasiões certas.

Mas enfim, rifado do dia, ele é maravilhoso para a noite e para ocasiões formais, pois ele é elegantérrimo (a não ser que seja um daqueles em que o preto não é tão preto assim…. aí não é não viu?) e fica divino, imbatível quando usado com uma camisa branca. Ele não é tão versátil como se acredita, afinal preto não dá com tudo não. Mas se você é adepto de uma balada formal ou socializadas… ou mesmo que não seja, mas queira ter a sure thing para ocasiões noturnas que peçam certa formalidade… é bom ter um.

O quinto seria um de risca de giz com as riscas bem discretas e finas, preferencialmente azul marinho. Mas se você quiser, pode até ser um preto ou cinza. Agora sempre tenha em mente as limitações do preto e de quão mais versátil o azul marinho e até o cinza poderão ser. Um risca de giz, além de alongar a silhueta, é uma ótima opção para dar uma diferenciada e do tipo imponente.

E no espírito de país tropical… um cinza claro arremataria o leque de opções do seu look ternal. Ele fica bem restrito às atividades diurnas que não peçam mais do que um bom terno, tipo um dia normal no escritório, mas pode ser uma boa pedida para um casamento durante o dia, um almoço de negócios e até um jantar mais sofisticado em pleno verão. Já à noite em ocasiões que demandem certa formalidade ele não trafegaria tão bem assim.

 

Ainda indico como opções possíveis para aqueles que precisam de ternos para viver, um marrom para usar no dia-a-dia e em ocasiões diurnas sociais e ainda, um verde oliva só para ter um quê de cor no seu repertório ternal.

E pra você saber: os ternos de abotoamento simples de dois botões são os ternos do momento. E mesmo que não fossem, é o terno a se escolher pois eles vestem bem quase todos os tipos físicos, senão todos. Por exemplo, baixinhos devem adotá-lo pois é o terno que melhor lhes favorece. E mesmo quem é mais grandão e costuma ficar melhor com um de três botões, não vai fazer feio não com os de dois. Além do que ele é atemporal, um clássico mesmo.

Veja também:

As medidas do seu terno
Tudo o que você precisa saber sobre ternos

E se estiver procurando por ternos pra comprar online, dá uma olhada aqui.





567 dudes comentaram nesse post:

  1. Pingback: Os sapatos certos para usar com o seu terno sem pisar na bola « Homens Modernos

  2. bruno disse:
    1 de June de 2007 às 00:01

    sabe, vou começar a trabalhar em algum tempo e fui com meu pai comprar ternos no final de semana passado. um preto e o outro preto com riscas ou algo assim. e aí descubro este site hoje.
    é, é.

    Reply

  3. Diandra disse:
    1 de June de 2007 às 00:44

    Olá Bruno,

    Mas vc não está sozinho com essa mania de terno preto. Parece que virou epidemia… Daqui a pouco eu é que vou ter que mudar de idéia…rs

    XO

    Reply

  4. bruno disse:
    1 de June de 2007 às 23:15

    Mas sabe que eu discutia a questão com um amigo, num dia bem chuvoso. Rio de Janeiro pode ser uma coisa, mas São Paulo é outra; no habitual céu cinza, coisa cáqui não cai tão bem. Talvez pra cá seja até adequado usar o terno preto durante o dia, não sei..

    Reply

  5. Diandra disse:
    2 de June de 2007 às 15:23

    Olá Bruno,
    Olha, minhas dicas não são regionalizadas não, elas são globalizadas. Mas quando dá para enfatizar uma regrinha ou idéia usando algo típico do local, eu uso. Mas não precisa se preocupar, pois um blog como este não tem como ser regionalizado sem atravessar o samba, por isso mesmo é que eu nunca dou uma cariocada em dica minha nenhuma. Às vezes eu levo em consideração um pouco o ambiente do nosso país, mas como um todo e foi por isso que eu inclusive rankeei o bege antes do preto, pois acho que como curinga do dia a dia no Brasil, o bege/cáqui dá muito mais caldo. Mas estas fugidinhas minhas são bem raras, viu?
    O que acontece é que o bege ou cáqui sofre demais com o preconceito pois eles têm uma aura de informal casual que não condiz com o ambiente de trabalho ternal. Mas ele pode ser sim bem dressy no quesito terno e como uma opção para um dia normal no escritório, ele é ótimo. É claro que se de repente vc tiver uma P reunião ou algo que demande uma certa imponência, um terno mais escuro dará melhor o tom, mas fora isso, ele é uma ótima pedida. E como no Brasil o verão ou dias quentes prevalecem, ele pode muito bem ser aproveitado sempre que a temperatura pedi-lo independente da estação. E ninguém vai fazer feio não. E isso vale até pra quem mora em cidades mais cosmopolitas do que Sampa como Londres e Nova York. Fez calor, um terno bege é curinga para o dia a dia sem o menor problema.
    E quem foi que disse que cinza e bege/khaki não dá pé? Feito direito, dá a maior bossa. Agora, num dia chuvoso, de fato um terno mais escuro cai melhor, pois não dará na vista as eventuais sujeirinhas que a chuva traz. Mesmo assim, um terno preto ainda é demais, pois ele num dia triste como são os chuvosos, fica ainda mais fúnbre e severo para o dia. Para isso que existem os ternos cinza, azul marinho e até o marrom.
    E tem tb mais um detalhe importantíssimo que eu esqueci de mencionar no meu post sobre ternos e o terno preto: um terno preto bem cortado e ajustado do tipo impecável é imbatível e deixa a grande maioria dos homens “totally McDreamy” e aí eu pergunto: pra quê quiemar um trunfo poderoso destes, a sure thing mesmo, que vai te fazer brilhar, arrasar em ocasiões especiais noturnas ou nas formalíssimas, usando o seu terno preto e maravilhoso como o seu curinga diário e por isso transformando-o em algo simplesmente ordinário pois a rotina o condenará? Totally pointless, não? Ele deveria ser encarado como algo “extra-ordinário” isso sim! Just think about it!
    XO

    Reply

  6. Michel disse:
    26 de June de 2007 às 17:30

    Olá boa tarde,
    Eu ontem comprei um terno preto risca de giz. Pretendo ir a um casamento. Coloquei ele com uma blusa branca e com outra azul, acho que ficou um pouco apagadinho.
    Perguntas:
    1 – O cor de camisa e gravata você sugere ???
    2 – Tenho um sapado preto de couro de amarar e na frente ele é redondo. Sei que sapatos com a ponta quadrada ou reta está na moda, mas ficaria ruim com a frente redonda ??? Se não, qual é o mais indicado ???

    P.S.: Nossa suas dicas e comentários são de muita valiosidade, me ajudou em muitas dúvidas. Parabéns pela iniciativa e muito obrigado.

    Atenciosamente,
    Michel

    Reply

  7. Diandra disse:
    26 de June de 2007 às 20:12

    Olá Michel,

    O seu sapato é clássico e claro que pode ser usado. Só capriche no “polimento” para a ocasião.

    Quanto à cor da camisa e da gravata, a camisa branca é imbatível com um terno preto, risca de giz ou não. A azul ou outra fica muito business-like na minha opinião. E já uma escura… eu particularmente não gosto do visu para casamentos não.

    Mas voltando à camisa branca vc pode usar com ela a cor da gravata que quiser. Só sugiro que seja lisa, pois é a mais formal e indicada para a ocasião. E se vc escolher uma na cor bordô ou outra num tom forte e vibrante vai “acender” o seu combo imediatamente. Vc pode tb optar por algo mais discreto como uma gravata prata ou cinza ou rosa claro do tipo acetinada.

    Mas enfim, a cor que escolher muito provavelmente ficará bem. E lembre-se: se quiser algo que acenda o look use uma de cor viva e vibrante na gravata, se quiser algo mais na linha do discreto, vá com uma clara e discreta.

    XO

    Reply

  8. Pingback: Look du Jour: Colarinho Alto e Durão « Homens Modernos

  9. Pingback: As Medidas do seu Terno « Homens Modernos

  10. João disse:
    18 de July de 2007 às 22:08

    Olá, entendo quase nada de terno e gostei muito dessa página. Mas ainda tenho uma dúvida, preciso comprar um terno (já que não tenho nenhum) para usar em ocasiões especiasis como formaturas e casamentos. Decidi comprar um preto, mas não sei que tipo de tecido (poiliester, super 100, 120 150…) Como tenho 23 anos não gostaria de parecer um velho, mas também quero algo de qualidade. Você pode me ajudar? E se também puder me dar umas dicas de cor de camisa e sua respectiva gravata…
    Obrigado.

    Reply

  11. Diandra disse:
    19 de July de 2007 às 21:59

    Olá João,

    Poliéster não. Para estas ocasiões um numerozinho cai bem, então escolha o 100 que melhor lhe convier em termos de preço e leveza do tecido.

    Agora, quanto ao modelo, como é para noite escolha um de dois botões de abotoamento simples e se quiser pode até ser o de um botão somente mas tem gente que acha avant-garde demais, então se for o seu caso, fique com o de dois. E escolha um modelo italiano que é mais up-to-date e que seja ajustado pra sua silhueta e tenha o caimento perfeito. Semana que vem eu vou colocar uns parâmetros para o perfeito caimento de um terno. Não sei se vai dar pra vc esperar até lá, mas senão der, um bom alfaiate dá os retoques certo para o caimento perfeito. Mas nunca escolha um terno que não tenha o ombro mais do que perfeito no seu corpo. Em ombro não dá pra mexer. E que só um punho seja a distância do seu paletó fechado para o seu peito. Vá com camisa e sapato social que pretende usar com ele pra fazer as medições tá? Caso contrário dá diferença.

    Vc pode comprar um colete do mesmo tecido e cor do terno para variar, usando às vezes com, às vezes sem.

    Quanto às camisas e gravatas… bom pra noite como é o seu caso pretendido lisas e acetinadas são sempre ótimas pedidas. Prata, branca, cinza, bordô, preta, azul, amarela, rosa claro, lilás, roxo e por aí vai são ótimas opções para usar com camisas brancas ou então com camisas na cor da gravata mas em tons bem clarinhos tipo camisa cinza claro ou gelo com a gravata prata ou cinza em tons mais escuros ou mais vistosos. No caso da vermelha uma camisa vermelha pode ser usada. No caso da gravata preta só use com a camisa branca. E a camisa preta, use com uma branca ou prata.

    Vc pode ainda usar uma gravata em dois tons tipo prata com preto, branca com preto listrado ou com bolinhas e sempre do tipo acetinadas(de seda). Estas de dois tons ficam melhores com a camisa branca. Mas se quiser pode usar com as outras tendo sempre um tom da camisa nela.

    E pode usar um belo hankie, lencinho de bolso com o seu terno pra variara e arrasar old school mas super modern. Se quiser saber sobre eles, é só colocar hankies no device de busca e ver o que eu já postei a respeito. Tem até maneiras de dobrá-lo no bolso. Difícil é achá-los por aí, mas um branco sempre dá pé. Pé pra se encontrar.

    XO

    Reply

  12. Walter disse:
    11 de August de 2007 às 23:54

    Boa noite,
    tenho um sapato social, modelo italiano, bico quadrado(estes com o bico mais alongado) cor marrom, mas é um tom mais claro. Tenho um baile de formatura(noturno), irei comprar um terno, para isso, gostaria de saber se posso usar este sapato com o cinza básico indicado por você ou se devo comprar um terno de outra cor ou anida comprar um terno e um sapato?
    Obrigado.

    Reply

  13. Diandra disse:
    12 de August de 2007 às 00:26

    Olá Walter,

    Para ocasiões formais o marrom tem que ser bem escuro, se não só preto. E o terno deve ser escuro, ou cinza escuro, azul marinho ou preto.

    XO

    Reply

  14. Angelo disse:
    12 de August de 2007 às 15:00

    Bom dia,
    Gostaria de saber se combina uma camisa rosa claro com terno preto.

    Obrigado

    Reply

  15. Diandra disse:
    12 de August de 2007 às 15:06

    Olá Angelo,

    Dá para usar sim.

    XO

    Reply

  16. Carlos disse:
    17 de August de 2007 às 14:46

    Olá, gostaria de sua opinião..Serei padrinho de casamento e comprei um terno cinza escuro risca de giz…gostaria de saber qual a melhor combinação em relação a camisa e gravata….estava pensando em liás ou roxo, ñ sei..oq vc axa???

    abraço!!!

    Reply

  17. Diandra disse:
    17 de August de 2007 às 16:49

    Olá Carlos,

    Vc poderia usar uma gravata lilás lisa e acetinada sim com uma camisa branca. Daria também para usar uma camisa gelo ou lilás mais clara do que a gravata tb, mas penso que para padrinho, uma camisa branca sempre fica mais imponente, elegante e discreta sem perder a graça. Dá melhor o tom no altar.

    Agora, seria bom vc checar com os noivos para saber se eles não querem padronizar os padrinhos etc e tal.

    XO

    Reply

  18. Patrícia disse:
    26 de August de 2007 às 21:36

    Boa Noite,
    Primeiramente quero parabenizar este maravilhoso site. É perfeito, completo, inteligente, eficiente e tudo mais….
    Srs., por gentileza, poderiam me ajudar a esclarecer como combinar ternos, gravatas, meias e sapatos. Os Srs., teriam alguma lista a qual pudessem me fornecer, com combinações de cores adequadas ao dia-a-dia.
    Grata.
    Patrícia Silva.

    Reply

  19. Diandra disse:
    27 de August de 2007 às 17:46

    Olá Patrícia,

    É só vc dar uma olhada no meu post Tudo sobre ternos (link acima) e dar uma olhada em todos os links que disponibilizei no post, pois grande parte das suas dúvidas estarão esclarecidas.

    Enfim, combinações de gravatas são infinitas, mas um bom começo é pegar a cor da camisa e usar na gravata um tom dela, no caso de camisas de cor. Se for branca, é só harmonizar a gravata com o terno e estará de bom tamanho. Sapato, use o preto sempre ou marrom escuro e não terá problemas.

    XO

    Reply

  20. Fabio disse:
    3 de September de 2007 às 01:27

    Diandra, tudo bem? Este seu site é demais!!!!!!!!!!!!! meus parabéns!!

    Bom, sou estudante e com frequencia vou a entrevistas de estágio e emprego. E uso apenas uma camisa, calça e sapato. Comprei umas camisas claras (branca e amarela), mas elas são meio transparentes, que tipo de camiseta uso por baixo? ou melhor as escuras mesmo?

    E mais uma perguntinha, gosto muito de camisas na cor cáqui. Ela combina com costumes de qual cor? e quanto à gravata?

    Muito Obrigado, beijos!!!

    Reply

  21. Fabio disse:
    3 de September de 2007 às 01:30

    Diandra, tudo bem? Este seu site é demais!!!!!!!!!!!!! meus parabéns!!

    Bom, sou estudante e com frequencia vou a entrevistas de estágio e emprego. E uso apenas uma camisa, calça e sapato. Comprei umas camisas claras (branca e amarela), mas elas são meio transparentes, que tipo de camiseta uso por baixo? ou melhor as escuras mesmo?

    E mais uma perguntinha, gosto muito de camisas na cor cáqui. Ela combina com costumes de qual cor? e quanto à gravata?

    Muito Obrigado, beijos!!!

    Reply

  22. Thiago disse:
    3 de September de 2007 às 19:04

    Boa tarde, Diandra.
    antes de qualquer coisa, parabéns pelo site, ele clareia bastante a cabeça de nós, homens!
    Tenho 22 anos, e vou muito a formaturas. Tenho uma nesta quinta-feira próxima, e gostaria de mudar um pouco o estilo.
    comprei recentemente um terno risca de giz, preto, que te um corte duplo na parte de trás, com um palmo de aproximadamente 1 palmo e meio de distância entre eles, dando um bom caimento ao sentar.
    Gostaria de saber, se é relmente proibido, em qualquer hipótese, usar uma camisa listrada com o terno.
    recentemente, viajei para Nova York, e vi algumas fotos com combinações desse tipo de terno com camisas e gravatas também listradas, e achei interessante.
    Tenho uma gravata listrada no tom azul marinho com verde claro, acetinada, e algumas camisas listradas com tons bem leves de verdes-claro, e algumas outras de outros tons. Tenho também uma listrada, no preto (listra mais grossa), com cinza e verde escuro ( listras mais finas).
    como posso melhor fazer essas combinações?
    Desde já, agradeço.

    Reply

  23. Diandra disse:
    4 de September de 2007 às 18:47

    Olá Thiago,

    Primeiro há outras maneiras de ir diferente, como por exemplo usando um lencinho de bolso, uma camisa de cor diferente da que usa e mesmo uma gravata diferente por vez – tudo isso por si só dará uma refrescada no look.

    Mas indo à sua questão, poder até poderia, mas coordenar e bem 3 estampas sendo elas do mesmo tipo só para quem sabe fazê-lo. Não recomendo fazer assim , só para variar pois dificilmente dá certo.

    Agora se quiser tentar, vc poderia experimentar a gravata verde e azul com uma camisa listrada que contenha verde. Não sei como é a risca de giz do seu terno, mas enfim, para funcionar o melhor é que risca venha em escala. Por exemplo, comece com uma delicada para o terno, aumente um pouco para a camisa e que a diva mor seja a da gravata. Diva mor quer dizer a que chame mais atenção pra si. E que elas não podem estar todas muito próximas nas suas escalas, senão vira uma od de listras no ato. Elas têm que ser diferenciadas de alguma maneira entre si. E que a gravata seja sempre a que mais chame a atenção pois fica mais “fácil”.

    Pra começar, sugiro que vc use o terno com a gravata listrada e camisa lisa. Ou então com gravata lisa e camisa listrada e só então use a outra. Mas mesmo assim, o sucesso desta montada tem a ver com experiência e bom olho pra coisa senão não rola. A dica sozinha não adianta.

    Olhe o meu post na seção Look du Jour com o Jeff Goldblum e uma sobre estampa com estampa que pode ou não te ajudar.

    XO

    Reply

  24. Diandra disse:
    4 de September de 2007 às 19:10

    Olá Fabio,

    Se vc não usa blazer (o que deveria usar pelo menos) e usa a camisa aberta no colarinho (o que deveria pois fechada sem gravata não fica lá muito atraente), então o melhor é não comprar camisas transparentes. Há camisas claras que não o são. Ou então, invista nas mais escuras.

    Uma camiseta até poderia ser usada para ser feita uma sobreposição a la House com o tipo de combo que vc usa. Nessa, que a camiseta seja branca (se a camisa não for branca)de algodão com gola redonda e que não dê na vista por baixo que vc a está usando. E use a mesma quando for usar ternos com as camisas transparentes. Nada de gola V ou regatas com elas.

    A camisa é cáqui, bege ou areia? De cor viva, escura, clara?

    XO

    Reply

  25. Fabio disse:
    5 de September de 2007 às 02:33

    Diandra, obrigado pelos toques!! obrigado mesmo!

    bom, quanto à camisa cáqui, eh essa… e umas um pouco mais escuras…

    http://www3.ciashop.com.br/colombo/Assets/product_images/zoom/1.05.54.0901.20.jpg

    Brigadão novamente!

    Reply

  26. Carlos disse:
    5 de September de 2007 às 02:43

    Olá Diandra,

    Li seu post maravilhoso e gostaria que você listasse as camisas que não combinam ou são mais difíceis de combinar com o terno cinza, citado como o número 1 do homem!

    Obrigado e Meus Parabéns pelo site!

    Reply

  27. Oswaldo disse:
    5 de September de 2007 às 16:04

    Diandra! Tudo bem?

    Hoje comprei meu primeiro terno! usei todas as dicas daqui, do video gringo que vc indicou… me senti super seguro na loja!

    Muito obrigado!

    Reply

  28. Diandra disse:
    5 de September de 2007 às 22:22

    Olá Fabio,

    No meu browser ela aparece quase rosinha claro. Mesmo. Mas enfim, então é areia não?

    Neste tom, vc pode usar dentro de um terno marinho com gravata bronze por exemplo. Pode até tentar a mesma com terno preto. Com o marinho, pode ainda usar uma gravata com tons de azul…

    Já um terno cinza até daria pra usar, desde que vc encontre uma gravata com um tom na família do bege e uma outra para usar na gravata. Bege e rosa, ou bege e azul pode funcionar.

    Com ternos bege, marrom e oliva tb daria, é só encontrar uma gravata que tenha ou o tom da camisa ou o do terno e uma cor harmoniosa. Ou um tom mais escura do que a camisa se preferir uma lisa ou na cor do terno tb daria.

    Juro que um dia dou uma geral em algumas combinações visualmente pra vcs, mas é que há tantas opções… E começando por aí, fica melhor fazer a harmonização.

    Mas sempre tenha em mente que estas são combos genéricas e às vezes não vai ficar lá muito bem pra vc ou ainda precisará ajustar a tonalidade da cor, pois há váris rosas, cinzas etc…

    XO

    Reply

  29. Diandra disse:
    5 de September de 2007 às 22:32

    Olá Carlos,

    O cinza é um ótimo curinga em termos de cor pois se dá com quase todas as cores. Só faria um senão para o marrom, mas não por completo. E tem também as graduações do cinza que pode ficar mais restritivo como os tons muito escuros quase pretos com cores muito vivas na linha do turquesa por exemplo podem não funcionar tão bem assim ou não funcionar at all. Já um médio ou simplesmente cinza, difícil algo não funcionar. O mesmo para os tons mais claros.

    Agora, tudo vai depender da situação. As formais, de trabalho ou sociais pedem tons mais discretos portanto use cores mais claras. Já em situações que sobriedade não é mandatório aí pode até investir numa camisa roxa, preta ou bordô com o seu terno cinza.

    E a escolha da cor da camisa deve se basear nas que melhor lhe favorecem. Pra isso é só fazer o tal do teste do espelho.

    XO

    Reply

  30. Diandra disse:
    5 de September de 2007 às 22:33

    Ai que bom Oswaldo.

    Fico muito contente em saber disso! E sucesso com o seu terno.

    XO

    Reply

  31. ciro disse:
    7 de September de 2007 às 22:24

    Tenho um terno risca de giz azul marinho,camisa branca,sapato preto e com que gravata tenho que ir? sera um casamento no periodo da noite.
    Obrigado

    Reply

  32. Sandra disse:
    9 de September de 2007 às 13:38

    Olá Diandra, tudo bem?

    Li os comentários acima e gostaria de saber alguma cores de gravatas pra combinar com um terno cinza escuro com a camisa preta e a roxa.

    Obrigada, beijos!

    Reply

  33. Diandra disse:
    10 de September de 2007 às 11:38

    Olá Ciro,

    Vc pode ir com uma gravata lisa do tipo noite, de qualquer cor que queira ou que melhor fique em vc. Pode ser azul, bordô, prata, cinza, lilás, rosa, amarela e por aí vai.

    XO

    Reply

  34. Diandra disse:
    10 de September de 2007 às 11:43

    Olá Sandra,

    Não há muitas opções não. Na verdade é até melhor usar este combo sem a gravata, pois fica mais elegante. Se a ocasião pedir gravata, use camisas mais claras pois aí as variedades serão maiores.

    Com ambas uma cinza daria. Uma cinza ou prata com roxo, daria para usar com a roxa e uma prata e preta daria para usar com a camisa preta. Preta coma preta, e roxa num tom mais escuro se possível ou mais claro com a camisa roxa tb daria. Ou uma prata com as duas. Mais do que isso eu não arriscaria.

    XO

    Reply

  35. Valter disse:
    10 de September de 2007 às 20:10

    Bom dia Diandra,

    Parabéns pelos esclarecimentos e dicas. Gostaria muito da sua ajuda. Vou me casar e tenho algumas dúvidas:
    1 – O clássico é Terno preto, gravata prata e camisa branca?
    2 – Estou pensando em um Super 120. O que você acha para a ocasião?
    3 – Também não gostaria de gastar muito dinheiro, que marcas você sugere? Lembrando que tem que ter boa qualidade.

    Muito obrigaddo!
    Valter

    Reply

  36. Diandra disse:
    10 de September de 2007 às 22:09

    Olá Valter,

    Na verdade casamento tem vários clássicos… tem o fraque, o meio fraque, ternos, algumas variações destes temas, mas enfim, um terno é sempre uma boa e útil escolha. Vc pode inclusive usar um colete com ele se quiser. Ou não.

    Tem este link aqui pra vc dar uma conferida nas opções:

    http://www.guiadenoivos.com.br/servicos/trajes_noivos_padrinhos.htm

    Quanto à gravata, pode ser prata, mas pode ser em outras cores tb, se assim preferir como algo na cor do buquê da noiva. Mas isso fica a critério de vcs escolher. Como queres casar? E assim será!rs

    Um super 120 é uma boa escolha, mas qualquer numerozinho estará de bom tamanho. Se concentre em gostar do tecido e como ele cai em vc que é mais importante do pegar uma graduação dos super como a tal.

    Quanto à loja, tem a Brooksfield que não é lá muito barata mas tem muitas opções. E tem a Vila Romana que é mais em conta e de boa qualidade.

    XO

    Reply

  37. Kleber disse:
    13 de September de 2007 às 02:20

    Oi Diandra. O que vc acha dos ternos na cor chumbo? considera-se como se fosse preto??

    obrigado!

    Reply

  38. Diandra disse:
    13 de September de 2007 às 20:56

    Olá Kleber,

    Quanto mais escuros, e mais parecidos com a cor preta, mais “preto” eles serão considerados e assim tratados. Mas o único senão em relação a eles e à proximidade do preto assim de chofre é de não usá-lo de repente para trabalhar de dia e no clima nosso de verão constante.

    XO

    Reply

  39. Marcos disse:
    16 de September de 2007 às 01:23

    Ola Diandra

    Andei pesquisando na internet sobre gravatas, e num site apareceu Poliéster Jacquard e Seda Jacquard… pensei que o Jacquard fosse o poliéster… vc tem conhecimento sobre esses tecidos?

    E li também que vc indica só as gravatas de Seda, as de jacquard são tão ruins assim?

    obrigado!!

    Reply

  40. Diandra disse:
    17 de September de 2007 às 20:24

    Olá Marcos,

    É o seguinte: gravatas de seda são as indicadas sempre pois são as de melhor qualidade já as de poliester são bem duvidosas. O jacquard pode ser d seda ou poliester pois na verdade é mais na linha do padrão do tecido pois o jacquard tem uma padronagem/desenhos em relevo. Deu pra entender? O jacquard é “teado” desta maneira, em relevo em seda ou poliester.

    XO

    Reply

  41. Pedro disse:
    19 de September de 2007 às 02:01

    hello Diandra!

    uma perguntinha sobre a quarta foto, de cima pra baixo, do cara usando o terno preto: o paletó não parece um número abaixo para o cara? tipo, apertado mesmo… parece que se ele fechar um botão, o paletó rasga, hahaha… ou é assim mesmo? não é qualquer um que pode usar assim né?

    kisses!

    Reply

  42. Diandra disse:
    19 de September de 2007 às 20:18

    Olá Pedro,

    Não, não é tão apertado assim. Ele, na verdade é um terno slim bem slim mesmo e nem este tipo de terno deve ser assim tão apertado. Repuxes ou restrição de movimentos nunca é a pedida. Pode dar a impressão, mas é só impressão. E realmente nem todo mundo vai poder usar um assim tão slim…

    XO

    Reply

  43. bruno david disse:
    21 de September de 2007 às 15:59

    oie diandra

    tenho 23 anos, sou estudante de direito e vou começar a fazer estagio, por isso preciso usar terno. Gostaria de comprar pelo menos dois, pela sua indcação, o cinza medio escuro e o azul marinho, gostaria de comprar umas 5 camisas, ate pq nao vou precisar usar terno todos os dias, gostaria de saber a cor das camias que combinariam com essas duas cores dos ternos!!!! e quias as respectivas gravatas!!!
    em relação ao tecido do terno, qual o mais indicado, sendo que nao quero ficar parecendo que estou usando aquelas ternos de “feira” ou um velho rsrsrsrs
    desde já obrigado
    e parabens pelo site, é de grande valia!!!!

    Reply

  44. bruno david disse:
    21 de September de 2007 às 16:08

    a ultima pergunta que eu me passei, qual o tecido das gravatas????

    Reply

  45. Bruno disse:
    21 de September de 2007 às 16:19

    Olá!
    Eu gostaria de saber se, pra uma festa de 15 anos (traje passeio completo), ‘pode’ usar terno preto com camisa preta. Fica legal, ou fica muito ‘pesado’? E se puder, qual é a cor ideal de gravata?
    Obrigado!

    Reply

  46. Diandra disse:
    22 de September de 2007 às 17:44

    Olá Bruno,

    Poder pode e pesado fica, mas aí vai depender de vc querer usá-la ou não e do seu estilo. Uma gravata preta até poderia ser usada para um all-black look, mas eu não sou muito fã deste visual não. Use uma gravata clara como branca, prata ou então uma de cor forte como roxa ou vermelha ou uma de cor suave como o lilás – todas lisas e meio acetinadas pra contrastar com tudo preto. Ou então use uma bicolore preta e prata ou preta e branca.

    XO

    Reply

  47. Diandra disse:
    22 de September de 2007 às 21:06

    Olá Bruno David,

    Quanto ao tecido das gravatas, eu sempre recomendo as de seda pois as de poliester muitas vezes dão na vista que são, well, de poliester. Mas se o orçamento não der, tenha sempre uma curinga e ótima de seda estampada e lisa e outras de poliester e use as de seda quando uma situação importante pintar.

    Sim um terno cinza e um marinho são ótimas pedidas. Se puder, escolha um de lã fria que são aqueles super alguma coisa (100, 120, 150 etc e tal) ou então no mínimo um tropical que tenha lã, pois estes são aclimatados e vc vai poder usar em temperaturas diversas sem saunas ou frigoríficos. Se não der, aí aposte num de microfibra de preferência com poliester importado tá? Pois as nacionais não são boas. Na verdade não recomendo microfibra não, mas se não der, que pelo menos mande ajustar o terno pra sua silhueta sem mangas longas demais, nem bainhas longuinhas e nem paletó quadradão, ok?

    Quanto às camisas, tenha sempre pelo menos uma branca e uma azul claro pois são ambas curingonas, pois dão com tudo ou muito próximo disto. Uma rosa claro é outra curinga e uma listrada ou xadrez se vc quiser ter uma deste tipo. Uma amarela creme clarinha tb poderia ser uma opção para alegrar os ternos ou uma gelo para dar uma “sobriedada” no look. Mas fica a seu critério as escolhas. Só recomendo que tenha uma branca e uma azul claro, pois são as tradicionais e curingonas mesmo.

    Quanto às gravatas, com camisas brancas, daria para uma variedade imensa de cores como vermelhas, rosas, lilás, violetas, amarelas, ouro, azuis, cinza, prata, laranja… e as estampadas que devem ser listradas, com poás, temas geométricos todos na base do discretos, podem ter combinações de cores nas propostas acima sem problema. E até outras já que os ternos e a camisa branca em questão permitirão isso.

    Na azul e de outras cores, tenha na gravata um tom da camisa e um outro afim que se harmonize pois aí não vai ter erro. Por exemplo, uma gravata azul e prata(camisa azul e gelo), cinza e rosa(camisa rosa e gelo), azul e vermelho(camisa azul, gelo), cinza e vermelho(gelo), azul e ouro(camisa azul e amarela), qualquer que seja a cor do terno.

    XO

    Reply

  48. Pingback: Um comentário brevezinho sobre algumas cores bem escuras de ternos « Homens Modernos

  49. Sidney Eduardo disse:
    24 de September de 2007 às 14:38

    Me diga se é uma boa combinação:

    Terno bege bem claro, camisa meio rosada clara, sapatos e cinto pretos e uma gravata meio prateada.

    Me ajude!

    Reply

  50. Diandra disse:
    24 de September de 2007 às 15:22

    Olá Sidney,

    Os sapatos neste caso deveriam ser marrons mesmo os escuros pois ficam melhor com terno bege.

    A camisa rosa pode ser usada, mas quanto a gravata… ficaria melhor uma com tom de rosa, lilás e/ou bege. Uma prata poderia até funcionar mas é somente uma possibilidade, não certeza e pra bater o martelo só vendo.

    XO

    Reply

  51. guilherme disse:
    2 de October de 2007 às 16:19

    Olá. Boa tarde.

    Vi, uma vez, um conhecido usando um terno (de 3 botões, sem ser o jaquetão) em que o paletó, quando abotoado, deixava uma pequena abertura para a gravata. DO contrário dos tradicionais, o encontro das duas partes do paletó dá-se no meio da barriga. Acrescentando, ele usava a camisa com a gola alta. Gostei muito desse estilo, mas ainda não achei esse terno com essa pequena abertura ainda aqui no Rio e nem uma camisa com essa gola alta. Minha pergunta é que se esse terno é clássico e se essa camisa, com gola alta, se usa.

    Consegui expressar-me ao ponto de ser entendido ou ficou um pouco confuso?

    obrigado

    Reply

  52. Diandra disse:
    2 de October de 2007 às 19:46

    Olá Guilherme,

    Este terno a que vc se refere é do tipo que se usa com o botão de cima abotoado, é feito mais alto para tal. E até que tem sido bem pop ultimamente. Alguns até aderiram a ele nos EMMYs deste ano. E alguns apresentadores de telejornal o usam tb.

    E a gola a que vc se refere é a aquela de padre ou Nehru não é? Bom, esta não é tão pop não. Mas se tiver pescoço e quiser ser diferente pode experimentar o look.

    XO

    Reply

  53. guilherme disse:
    3 de October de 2007 às 18:19

    Obrigado, XO.
    Só pra ratificar, esse terno com essa pequena abertura para a gravata é o terno comum, mas com o botão de cima abotoado? Nenhum dos meus ternos tem o botão acima dos convencionais. Teria que “pedir” para colocar?

    Obrigado mais uma vez

    Guilherme

    Reply

  54. Diandra disse:
    3 de October de 2007 às 19:48

    Olá Guilherme,

    Não, este terno é um terno com o corte e modelagem assim. Não dá pra vc transformar o seu num deste tipo. Pelo menos, é o que eu acho. A lapela dele cai pra este abotoamento e ele é feito como um todo pra ser abotoado alto.

    Se vc quiser um deste terá que comprar este modelo específico.

    XO

    Reply

  55. guilherme disse:
    3 de October de 2007 às 19:52

    Obrigado Diandra.
    Sem querer ser chato, você saberia me dizer se ha um nome específico pra esse terno e onde posso encontrar? Digo, alguma página aqui na internet.

    obrigado

    Reply

  56. Diandra disse:
    3 de October de 2007 às 21:46

    Olá Guilherme,

    Não tem um nome não. É só um 3 botões com abotoamento alto ou algo do tipo. E veja se acha na Vila Romana, por exemplo ou qualquer outra loja que venda ternos. Não deve ser difícil achar não.

    XO

    Reply

  57. guilherme disse:
    8 de October de 2007 às 20:42

    Obrigado, Diandra.

    Reply

  58. Pedro Barreto disse:
    10 de October de 2007 às 13:32

    Olá Diana!
    Queria saber sobre os costumes da TNG. São de lã fria? Sei la, pelo fato de ser uma grife famosa e os ditos costumes terem um preço relativamente baixo, eu fiquei na dúvida. E, comprando um costume pronto, é ideal levar a um alfaiate para apertar a silhueta, ou não, se o caimento estiver bom?
    Obrigado!

    Reply

  59. Pedro Barreto disse:
    10 de October de 2007 às 14:01

    Opssss, Diandra!
    Desculpa !!

    Reply

  60. Diandra disse:
    10 de October de 2007 às 14:07

    Olá Pedro,

    Se eu não me engano eles são de microfibra ou do tipo blend que vem a ser natural com sintético. Por isso são mais baratos.

    E é bem raro um terno estar perfeito pra vc, viu? Em algumas lojas há o serviço de ajuste que permite que vc faça lá mesmo as modificações. Se não tiver, aí sim, leve a um alfaiate. Mas que as modificações sejam as do tipo possível, já que ajeitar um defeito de construção ou o ombro não vai ser possível, no matter what os vendedores lhe digam que pode sim.

    XO

    Reply

  61. Apolinário disse:
    13 de October de 2007 às 12:18

    Olá, poderia me dar uma dica? Sou padrinho de casamento, usarei terno preto e a gravata é verde musgo (tecido fino), qual a cor que deve ser a camisa?

    Reply

  62. Marcelo disse:
    16 de October de 2007 às 09:32

    Ola Diandra,

    Li quase todos os seus posts ha umas duas semanas e ontem fui preparado comprar um terno novo. (por ser padrinho em um casamento)
    Ia comprar um slim fit preto para nao ter erro, seguindo todas as suas dicas de caimento e estilo. No final acabei esquecendo algumas das dicas e fui com o que ficou melhor em mim, um cinza bem escuro com ´falsa risca de giz´ (riscas na mesma cor do terno). Tambem não me lembrei se o mais indicado seria o de 2 ou 3 botões, e fiquei com o de 3. No fim sai bem satisfeito com minha escolha, pois senti que o cinza escuro tinha um pouco mais de personalidade do que o todo black e com dois botoes apertados o terno ficou mais longilineo e com um ar mais austero.

    Perguntas:1. para quem so vai ter esse terno no armario, foi uma boa escolha? 2. Usa-se vinco nas calças em situaçoes festivas, ou so em ambientes de trabalho?

    Outra coisa, vi que muitos perguntam sobre onde encontrar um terno slim fit, e para os que nâo querem or ´cannot afford´ um Ricardo Almeida ou um E. Armani eu indico dar um pulinho na Vila Romana que tem uma grande variedade de cores, tecidos, padroes e até cortes mais modernos que eles chamam de New Fit, que nao são tão super-slim como um Armani, mas que caem muito bem sem ser muito ultra-fashion. E os preços giram em uma boa média, nem indo para os de 1 mil e nem indo para os de 199. Ah, os vendedores, ao menos o que me atendeu, estava bem antenado com o que você nos ensina aqui no seu site. Ao menos vale uma visita.

    Ultima: Obrigado pelas suas dicas. Gostaria que, se possível, voce escrevesse algumas linhas sobre casual dressing code. Como por exemplo, com jeans e mocassins marron, a meia deve ser estilo casual seguindo a cor do sapato, certo? Deve-se fazer barra em jeans seguindo a mesma medida de uma calça social (pois sao calças que usamos com sapato e com tenis), ou um amontoadinho no tornozelo não faz tão mal assim?

    PS- Desculpe pela falta de acentos ortograficos…diferenças no teclado.

    Obrigado

    Marcelo

    Reply

  63. Diandra disse:
    16 de October de 2007 às 20:48

    Olá Marcelo,

    Com calças sociais/dressy vc pode usar o vinco para o trabalho ou festas. E o terno sim foi uma boa escolha.

    Eu já falei sobre os ternos New Fit ou Contemporâneos aqui. E sobre o casual dress falarei um dia soon. Mas sobre as suas dúvidas eu já falei a respeito sim.

    XO

    Reply

  64. Diandra disse:
    16 de October de 2007 às 21:28

    Olá Apolinário,

    Branca e só.

    XO

    Reply

  65. Marcelo disse:
    17 de October de 2007 às 09:09

    Diandra,

    Obrigado pela resposta. Mas o que gostaria de saber mesmo eh se NAO usar vinco em clacas sociais ‘e OK? Eh uma opcao ou ternos sao usados obrigatoriamente com calcas vincadas? Qual sua opiniao sobre isso?

    OBRIGADO

    M

    Reply

  66. Diandra disse:
    17 de October de 2007 às 16:00

    Olá Marcelo,

    Se ela é social e vincada é pra usar com vinco. Cai melhor. Além do que é por ele como parâmetro que se pendura a calça.

    XO

    Reply

  67. Marcelo disse:
    19 de October de 2007 às 09:33

    Diandra,

    Achei seus posts sobre a calça amiga e sobre meias e sapatos.
    Thanks for the info.

    m

    Reply

  68. Paulo LAmenha disse:
    21 de October de 2007 às 01:59

    Olá Diandra,
    Achei o site muito legal e informativo, meus parabéns!!
    Estou com uma dúvida, comprei um terno azul escuro (mais escuro que o azul marinho) risca-de-giz e tenho um casamento para ir, seria interessante usar uma camisa azul turquesa? ou que outra cor de camisa? e a gravata?? que tipo e cor?
    fico grato pela sua ajuda!!!

    Reply

  69. Diandra disse:
    22 de October de 2007 às 16:24

    Olá Paulo,

    Acho que a turquesa ficaria muito aberta e como o azul do terno é muito escuro beirando o preto vai acabar matando a vida do turquesa. Uma branca, cinza, gelo, creme, laranja, lilás, azul claro, rosa, vermelha…

    Com uma camisa branca vc pode usar uma gravat lisa de qualquer cor basicamente. Aliás, a gravata deve ser lisa ou no máximo em duas cores. E uma gravata azul escura seria indicada para todas as camisas assim como usar uma gravata de duas cores somente no tom da camisa e outra num tom de azul tb o seria.

    Mas vc tem que escolher uma cor que lhe fique bem e aí é com vc decidir.

    XO

    Reply

  70. Fred disse:
    25 de October de 2007 às 05:10

    Oi Diandra, como vai? Espero que bem!

    Excelente site, você é uma profissional e tanto! Escreve muito bem! Parabéns!

    Vamos lá! Não entendo nada de moda, vou sempre pelo gosto pessoal! Mas, em se tratando de costumes ou “ternos”, fica difícil pela grande variação e alto preço! E como você disse, se não for “O terno”, para que um? Ou seja, não é muito bom errar! rs

    Ternos: Usarei terno em algumas ocasiões para trabalho e à noite quando o evento exigir. Olhei ternos de lã fria, super 120, excelente caimento, mas estou numa dúvida absurda quanto as cores. Vou comprar 2, apenas, do tipo clássico e só lisos(do Colella, com duas fendas atrás e um pouco acinturados! Esse é o modelo italiano, não é? Acinturados é moda passageira?), e para usar com camisas de tricoline 100% algodão de cores branca e azul bem clarinha, lisas, que são as que gosto(acetinadas no meu caso vai bem? ou gera limitações?). Então, que cores de terno comprar??? Estive pensando em um azul noite, pois nao gostei da primeira impressão do marinho, e em um cinza médio, médio mesmo, nem claro e nem grafite ou chumbo, ou qualquer tom mais escuro. Olhei o azul noite, pois você me proibiu de comprar preto! rs Mas ficará igual? Ou diferencia nas combinações durante o dia ou à noite! Qual dos dois indica? Estou na dúvida se levo os dois em tons escuros mesmo, pois fico com medo do cinza, que não é escuro, me limitar à noite ou em ocasiões profissionais mais formais, já que serão só 2.(como exemplo, tenho um casamento, serei padrinho, posso usar o cinza médio?)

    Gravatas: Tem que ser de seda mesmo? Olhando não vi diferença, só no toque! Que cores você sugere? Não faço nem idéia! Gosto do estilo clássico discreto, bem sóbrio, mas bonito, claro. Tem um leque de cores básicas para meu caso?

    E por último, não tenho sapato com solado de couro(descobri que tinha que usar aqui, jamais pensei, achei que era coisa da época do meu pai), mas vi um de couro preto de amarrar com solado de borracha imitando o de couro, parece muito, de uma boa marca nacional, o que acha? Continuo proibido? rs Quando cabe sapato com solado de borracha com terno? Pois são bem confortáveis. Os de solado de couro são muito duros?

    É só isso! rs

    Desculpe as tantas perguntas, mesmo depois de ler todo o site! Em lojas tudo fica ótimo para os vendedores, pois precisam vender! Por isso estou nesses dilemas! Pois quero ternos “atemporais”!

    Salve minha vida!

    Um grande beijo.
    Fred

    Reply

  71. Diandra disse:
    26 de October de 2007 às 14:45

    Olá Fred,

    Vou começar do fim.

    Sapato de solado de couro sempre acompanha melhor um terno e quanto mais formal, mais necessário se torna. para um dia normal de trabalho até poderia, mas algo mais importante do que isso, eu não recomendo. Sapato de couro de boa qualidade não é duro não, pelo menos não para usar.

    Tem diferença sim de uma gravata de seda e uma de poliéster. E dá na vista, cedo ou tarde. Agora, se vc quiser intercalá-las com umas de seda, usando sempre as de seda para ocasiões formais ou especiais, tipo uma reunião importante, entrevista de emprego ou ocasiões noturnas e deixando as de poli para algo mais corriqueiro como um dia normal no trabalho, aí pode. Mas as de seda são sempre as mais indicadas. Quanto às cores, que elas sejam discretas e uma gravata com ternos nas cores preto, marinho, azul noite e cinza e uma camisa branca comportam gravatas lisas basicamente de todas as cores e estampas tb. E as camisas azuis idem. No caso delas, que a gravata tenha um tom azul pra linkar, mas há muitas outras opções. Mas pra escolhê-las vc terá que experimentar e ver o que fica melhor em vc.

    Quanto aos ternos, ternos escuros como o azul noite ou o cinza que parece preto é o mesmo que usar um terno preto. Para o dia no Brasil veranesco não combina, dá sauna visual do mesmo jeito. Pra noite eles podem ser usados sem problema. Um terno marinho e cinza médio pro escuro serão sempre mellhores pedidas e que você poderá usar à noite tb. Agora, se preferir compre um cinza e uma azul noite ou preto, porque assim vc poderá desmembrar e usá-los uns com os outros e multiplicar looks. O mesmo se aplica ao marinho e cinza.

    E terno é pra mostrar as formas do corpo, a silhueta de quem veste e não deixá-lo quadrado. Este sim nunca foi o certo. Pode aparecer um modismo que o faça virar o terno da estação, mas nunca foi o terno certo. O certo é terno com cintura, levemente marcada, mas marcada.

    E para acompanhar o terno as camisas devem ser de algodão, não de seda.

    E uma última: se o azul noite não for um quase preto e sim uma espécie de azul marinho mais escuro (que é a melhor pedidad sempre) aí não tem problema, tá? É que há tantas graduações de cor… às vezes o azul marinho é muito claro, outras é escuro, enfim depende do modelo e da loja muitas vezes. O noite típico é um bem escuro quase preto mesmo, só que há variações dele que dá pra ver que é azul, e este é uma boa pedida, tá?

    XO

    Reply

  72. Fred disse:
    26 de October de 2007 às 22:53

    Olá Diana!

    Muito obrigado pela atenção dispensada nas respostas! Bem claras e objetivas! Como todos seus posts!

    Vou comprar sapato com solado de couro mesmo, vi em uma loja e realmente faz muita diferença no visual para usar com terno, mesmo comparado com um de borracha não tão “abrutalhado”. E não são desconfortáveis como pensava, só escorregam um pouco na parte da frente.

    Quanto aos ternos vou de cinza médio mesmo e um escuro! Mas já que o escuro vou usar à noite ou em ocasiões mais formais de dia, seria o preto mais “chique” que o azul-noite? Ou você acha mais carregado?

    Posso ser padrinho, à noite, com um cinza médio? No seu post sobre padrinhos diz cinza escuro. E quando fala em gravatas com no máximo duas cores, as listradas diagonais são mais clássicas, depois das lisas?

    Posso usar as camisas de algodão com colarinho rígido que vou comprar com calça de sarja e sapato(camisa com colarinho desabotoado, lógico)? Ou tem que ser colarinho mole?

    Obrigado novamente.

    Outro grande Beijo.
    Fred

    Reply

  73. Diandra disse:
    27 de October de 2007 às 17:45

    Olá Fred,

    Mas depois de um tempo usando, eles não vão mais escorregar “tanto” não. Melhora.

    E eu acabei esquecendo de responder algumas das suas perguntas não? A fenda dupla é européia sim e mais moderna. E padrinho à noite é melhor que se use um terno que puxe para o escuro. Não sei qual é o tom de médio do cinza em questão, mas ele tem que ser escuro sem no entanto estar perto do preto, deu pra entender? Algo na linha do primeiro terno deste post só que um pouquinho mais escuro.

    Quanto ao terno escuro pra noite… o preto é clássico e imbatível e o azul noite é uma ótima alternativa a ele, menos batida e usada. Fica a seu critério decidir ou escolha o que ficar melhor em vc. Sendo que o azul noite se não for muito próximo do preto dá até pra ser usado com sapato marrom bem escuro pra diversificar se assim vc desejar. Aliás, um preto ou azul noite podem ser a sua opção para ser padrinho tb.

    E sim as listradas ou de poás são as mais clássicas juntas com as lisas. As lisas são mais formais do que todas. E as de duas cores vêm logo abaixo.

    Quanto à camisa, até daria, mas aí vai depender da montada. Se ficar muito estranha ou conflitante é melhor usar uma camisa sem colarinho duro com um calça mais informal. Mas poder, pode. Por exemplo, se vc for usar um blazer e quiser usar a gola da camisa pra fora (eu não gosto e não acho que fique muito bem, mas tem gente que usa e fica decente), aí, mesmo com uma calça de sarja ou jeans é melhor que o colarinho seja duro. O mesmo com um sueter usado com as golas da camisa pra fora. Senão fica muito comum e sem graça. Sem nada disso, pode até funcionar se não ficar conflitante demais. Faça a prova do espelho nessa.

    XO
    Acho que eu agora respondi todas, não?

    Reply

  74. Fred disse:
    28 de October de 2007 às 00:28

    Olá Diandra! (desculpe por errar seu nome no último post que enviei)

    Respondeu sim! Muito obrigado!
    O terno cinza é o da foto mesmo! Decidi comprar um marinho mesmo!
    Mais suave para usar de dia! E vou usá-lo como padrinho!
    Depois compro um preto! Preto mesmo! Pois na loja é quase imperceptível a diferença para o azul noite!

    Até mais!

    Beijo.
    Fred

    Reply

  75. Diandra disse:
    28 de October de 2007 às 21:35

    Olá Fred,

    Sem problema.

    Sucesso.

    XO

    Reply

  76. Filipe disse:
    30 de October de 2007 às 22:40

    Olá Diandra,

    Queria saber se o terno,camisa,calça e gravata preta é indicado para ocasiões formais, como formatura?

    Grato.

    Reply

  77. Diandra disse:
    31 de October de 2007 às 11:01

    Olá Filipe,

    Vc fala tudo preto inclusive a camisa? Um preto total pode ser usado, mas neste caso não vejo lá muita “boniteza” no look pois mata a gravata.

    Uma camisa branca seria mais indicado. E sim, pode ser usado em formalidades, desde que esta não peça black tie onde é usado o smoking. Tem até ocasiões que dá para vc ir de terno preto, camisa branca e gravata lisa preta, mas… Na verdade, quando uma pessoa não quer ir de smoking este combo é o recomendado, mas… um smoking para black tie é sempre mais apropriado.

    Para traje passeio completo o combo de terno que vc mencionou é adequado sim. Enfim, dependerá da natureza da formalidade.

    XO

    Reply

  78. rodrigo disse:
    9 de November de 2007 às 13:26

    oi gostaria de saber se pode usar camisa listrada com gravata listrada..

    Reply

  79. Diandra disse:
    9 de November de 2007 às 13:31

    Olá Rodrigo,

    Poder, pode, mas tem que saber fazer. E a melhor tip é nunca usar camisa e gravata com a mesma escala de listras. Ou seja, que a da camisa seja mais discreta, delicada e fina e com intervalos menores, enquanto a da gravata deve ser mais diva.

    XO

    Reply

  80. NOSREME disse:
    13 de November de 2007 às 01:15

    Diandra,
    gostaria de uma ajuda sua: agora no inico de dezembro serei padrinho de casamento , minha esposa vai com um vestido prata/cinza e eu vou com um terno risca de giz azul marinho ou mesmo preto .
    aqui entra a minha duvida… posso utilizar o terno azul marinho risca de giz com uma camisa e gravata rosa respectivamente ou entao prateada tb respectivamente ??? e se eu usar o terno preto risca de giz ,tb posso utilizar estas cmnbinaçoes de camisa e gravata respectivamente ???
    so mais um detalhe, o lenço no bolso do paleto pode ser usado tb???

    agradeço sua atençao .

    Reply

  81. Diandra disse:
    13 de November de 2007 às 14:21

    Olá Nosreme,

    Como eu já disse, eu nunca recomendo nada além do que camisa branca para padrinhos. Ela dá o tom solene e elegante que a cerimônia pede. e pela minha cartela, nada além dela é adequado. E a gravata pode ser da cor que quiser, rosa ou prateada, por exemplo.

    XO

    Reply

  82. Renan disse:
    25 de November de 2007 às 16:12

    Diandra ola no próximo mês me formo em um curso…e na festa será usado terno mas tenho só 17 anos e queria algo diferente…tipo terno preto ,camisa preta e uma gravata roxa…com all star…uma coisa bem jovem…o q vc acha?
    Teria alguma opiniao?

    Reply

  83. Diandra disse:
    26 de November de 2007 às 16:01

    Olá Renan,

    Se for algo dentro do seu estilo, por que não? Mas que o terno seja mais pro slim fit. Um clássico ou pior, quadrado, dificilmente vai funcionar. E se a gravata for skinny, melhor ainda.

    XO

    Reply

  84. bruno disse:
    28 de November de 2007 às 23:50

    Olá Diandra

    Primeiramente meus parabéns pelo site, é fabuloso, me tirou varias duvidas.
    Tenho uma formatura esse final de ano, na qual sou formando, e estou em duvida sobre que terno usar, não queria aquela coisa muito comum, nem nada muito extravagante, hehe. Estive procurando alguma coisas, achei um terno risca de giz modelo italiano, com riscas um pouco mais claras que o preto (cor do terno) porem ficou apertado. Lí também, que ternos de corte italiano não são recomendados para gordinhos (o meu caso) e os cortes italianos são mais recomendados e isso me desanimou um pouco.
    O que você recomenda para os gordinhos? e talvez para fugir um pouco do padrão mas nada extravagante? ou então para a formatura mesmo.

    Muito Obrigado.

    Reply

  85. Diandra disse:
    29 de November de 2007 às 22:00

    Olá Bruno,

    Tem um post sobre tudo o que vc deveria saber sobre ternos que fala sobre isso. E não há só um modelo de corte italiano, hj em dia há vários. Se o que vc escolheu ficou apertado, escolha outro até achar um que seja pra vc.

    XO

    Reply

  86. FÁBIO disse:
    30 de November de 2007 às 16:45

    Ola ! Vou comprar um terno para participar da formatura de meus alunos onde estaram presentes autoridades tenho 1.78 de altura e 90 k o q você me recomenda.

    obrigado abraço

    Reply

  87. Diandra disse:
    30 de November de 2007 às 17:29

    Olá Fabio,

    Se vc estiver falando de cor, um escuro que pode ser preto, azul noite, amrinho ou cinza ou um risca-de-giz cairiam muito bem, principalmente o risca que iria te alongar e afinar ligeiramente.

    Quanto aos outros parâmetros, já falei a respeito num post onde falo tudo sobre que vc deveria saber sobre ternos. É só procurar.

    XO

    Reply

  88. Mario disse:
    6 de December de 2007 às 17:34

    Ola Diandra!

    Como vai?

    Bom aproveitando sua enorme boa vontade para acabar com as dúvidas de nós leigos da moda, rs, gostaria que vc me desse uma dica, não sei se dará tempo ja que estou viajando amanhã de manhã, bom tenho um casamento para ir e logo após tenho uma festa de 5 anos de formado em viçosa, enfim tenho um terno grafite e sapatos pretos, e estou em dúvida com a camisa, lembrando que tenho uma gravata vermelha… a tenho uma camisa branca com minusculas listas e uma camisa cinza clara…

    Obrigado! ; )

    Reply

  89. Diandra disse:
    7 de December de 2007 às 00:12

    Olá Mario,

    Vc pode usar o seu terno e sapato com ambas as camisas e a gravata vermelha, sem problema. E com a branca dá pra usar uma gravata basicamente na cor que desejar. Aliás, basta mudar a gravata para vc ter um outfit diferente, mesmo que todo o resto seja o mesmo.

    XO

    Reply

  90. Erick Ribeiro disse:
    11 de December de 2007 às 12:38

    Bom dia Diandra…
    Adorei os seus artigos! Parabens!

    Essa semana to na correria pra achar um terno.
    Na verdade, até achei um lindo de dois botoes numa cor chumbo com risca de giz bem leve que, ao meu ver, nao vou precisar ajustar a silhueta e nem punho. Soh a calça mesmo.
    Mas estou numa grande duvida por ter lido seus comentarios sobre microfibra.

    Este terno é de “poliviscose”…
    Voce conhece/recomenda este material? Eu moro no litoral e aqui tende a ser quente o ano todo e este terno seria o meu segunto e somente usaria em ocasioes especiais, nao é pro dia a dia.

    Obrigado!
    Aguardo a resposta ansioso. :)

    Reply

  91. Diandra disse:
    11 de December de 2007 às 23:21

    Olá Erick,

    O tecido deve ser o tropical misto de viscose com poliéster, não é isso? Não é das piores escolhas. Depois da lã fria super alguma coisa, não deixa de ser a escolha a seguir. Agora, sem vê-lo fica difícil atestar para a qualidade. Mas se vc acha que está qualificado… então, não tem problema.

    XO

    Reply

  92. Wagner Rogerio da Silva disse:
    18 de December de 2007 às 17:58

    Recentemente comprei um costume porque minha esposa estará se formando e tive que capricahar na roupa. Tenho um terno jaquetão, de quatro botões, e gostari de pedir a algum alfaiate para transformálo em um costume. Há condições?

    Wagner Rogerio da Silva,
    Maceió/AL

    Reply

  93. Diandra disse:
    18 de December de 2007 às 23:11

    Olá Wagner,

    Vc quer transformar um paletó jaquetão em um com abotoamento simples, é isso? Não dá.

    Agora, terno é calça, paletó e colete. Costume é calça e paletó somente e não importa se é abotoamento simples ou duplo (que é o jaquetão).

    XO

    Reply

  94. Eduardo disse:
    19 de December de 2007 às 01:58

    Olá Diandra.
    Tenho um terno cinza médio e gostaria de saber se uma camisa azul clara com uma gravata cinza clara com detalhes pratas ficaria legal.
    Gostaria de saber também outras combinações de camisas e gravatas para se usar com este terno.
    Há o sapato tem que ser preto também? e qual o modelo indicado.
    Obrigado

    Reply

  95. Aline disse:
    19 de December de 2007 às 12:07

    Olá,
    Em fevereiro é minha formatura e gostaria de saber qual a melhor combinação de terno, camisa e gravata que o meu padrinho dever usar sendo que o traje da formatura é social completo.

    Obrigado.

    Reply

  96. Diandra disse:
    19 de December de 2007 às 22:23

    Olá Aline,

    Se é passeio completo, então um terno escuro que pode ser preto, azul noite ou até cinza bem escuro, ou um risca de giz seriam uma opção. Como camisa, a branca. E gravata, uma lisa e acetinada na cor que ele quiser como rosa claro, prata, cinza, azul, lilás… enfim, que ele escolha a cor que melhor lhe servir.

    XO

    Reply

  97. Diandra disse:
    19 de December de 2007 às 23:42

    Olá Eduardo,

    Sobre sapatos eu já falei por aqui é só procurar. E pelas minhas regras eu nem deveria estar te respondendo…

    E dá pra usar a camisa na cor que quiser com um terno cinza, e que a gravata tenha um tom da gravata ou da camisa nela pra linkar.

    XO

    Reply

  98. Wagner Rogerio da Silva disse:
    20 de December de 2007 às 01:36

    Tenho um terno preto. Além da camisa branca, qual outra cor sugerida?

    Reply

  99. Wagner Rogerio da Silva disse:
    20 de December de 2007 às 01:37

    Tem algum problema usar gravata listrada em formatura?

    Reply

  100. Diandra disse:
    20 de December de 2007 às 18:26

    Olá Wagner,

    Uma escura nas cores preta, berinjela, azul francês (um azul escuro com certa vida), lilás, rosa, amrela clara, bege, areia, gelo, cinza… há várias opções, mas nenhuma tão boa quanto a camisa branca.

    E sim, dá pra usar desde que só tenha duas cores. Mais do que isso fica com cara de business.

    XO

    Reply

  101. Thiago S. disse:
    22 de December de 2007 às 02:35

    Comprei uma camisa com listras verticais fininhas, e vou usar um terno preto, que gravata devo usar para combinar?

    Reply

  102. Diandra disse:
    22 de December de 2007 às 20:15

    Olá Thiago,

    As listras são de que cor? Vc pode usar uma lisa preta, ou de uma das cores da camisa, ou ainda uma estampada que tenha uma das cores da camisa e outra afim, que siga o paramêtro de escalonagem de estampas que eu já falei por aqui.

    Mas sem saber da cor das listras não tem como eu opinar.

    XO

    Reply

  103. Ronne disse:
    27 de January de 2008 às 15:05

    Olá…
    me formo em fevereiro, queria usar um terno mesmo, com o colete, está se usando?
    Queria um terno show mesmo, bem moderno…existe?

    muito grato pela atenção

    Reply

  104. Diandra disse:
    28 de January de 2008 às 15:52

    Olá Ronne,

    Um slim fit e pode usá-lo com colete sim.

    XO

    Reply

  105. joel tavares disse:
    11 de February de 2008 às 16:11

    sou cliente colombo mas ultimamente estamos disistindo, porque vcs estão tralhando com tecido muito fraco, porque não melhora tecidos e cores de ternos com qualidades melhores , com certeza tera um fluxo de venda melhor,
    tambem manequim curto, para pessoas de porte medio com altura ate 1.70. sujestão

    Reply

  106. Rodrigo disse:
    13 de February de 2008 às 22:36

    Diandra,

    Boa Noite!

    Poderia me dizer de que marcas são e onde posso encontrar os ternos desta página?

    Brigadão.

    Reply

  107. Leandro disse:
    14 de February de 2008 às 17:07

    Olá Diandra, parabéns pelo site!
    Me ajude se puder.
    Pretendo ir a um casamento a noite com o seguinte traje:
    - Terno grafite;
    - Camisa com tom verde bem clarinho e listras azuis;
    - Gravata verde com pequenas estampas em preto;
    - Sapato preto.
    Vou pagar mico?

    Reply

  108. Diandra disse:
    14 de February de 2008 às 18:21

    Olá Rodrigo,

    São de vários lugares que peguei por aí e já faz um tempo, pelo menos umas duas coelções atrás, o que quer dizer que já eram. E nenhum deles é daqui do Brasil. Mas basta correr atrás de ternos na Brooksfield, Vila Romana, Ricardo Almeida pra ver se acha algo do tipo.

    XO

    Reply

  109. Diandra disse:
    14 de February de 2008 às 18:25

    Olá Leandro,

    Particularmente eu acho que camisa pra uma ocasião destas fica melhor sendo lisa e não listrada. O mesmo sobre a gravata. Acho que uma camisa branca ou verde clara com a sua gravata ou ainda uma gravata lisa na cor que quiser com camisa branca ou na cor azul ou verde mais escura do que a da camisa citada (se usada com a camisa que vc mencionou) cairia melhor para a ocasião.

    XO

    Reply

  110. David disse:
    22 de February de 2008 às 19:14

    Comprei um terno de três botões risca de giz azul marinho um sapato bico fino quadrado e uma camisa rosa,só que a gravata que comprei é listrada em tons de azul e prata ,seria melhor usar com uma gravata liza ????

    Reply

  111. Diandra disse:
    22 de February de 2008 às 21:04

    Olá David,

    Isso vai depender da escala das listras do terno e a da gravata. Elas têm que ser diferentes pra funcionar, mas pode usar sim neste caso. Agora, se vc não tem certeza em relação à escala, aí sim seria melhor uma lisa.

    Mas se estiver dentro da escala certa, no problema.

    XO

    Reply

  112. Danilão disse:
    27 de February de 2008 às 20:09

    Olá!

    Gostaria de saber onde encontro ternos slim fit com uns preços mais baixos?

    Atenciosamente,
    Danilão

    Reply

  113. Danilão disse:
    27 de February de 2008 às 20:11

    Ah…desculpe não citei a cidade acima…é em São Paulo!

    Reply

  114. Diandra disse:
    27 de February de 2008 às 20:11

    Olá Danilão,

    Os mais baixos com qualidade que eu posso indicar é a Vila Romana que tem ternos que eles chamam de contemporâneos que são os pro lado do slim fit.

    XO

    Reply

  115. daniel disse:
    7 de March de 2008 às 18:39

    OLÁ Diandra.

    Eu era gerente de uma loja de roupas mais esporte fino, mas não vendiamos ternos, e agora estou indo gerenciar uma loja que vende ternos, e o supervisor da loja me disse para dar uma pesquisada básica em relação a ternos, e não quero passar vergonha será q se possivel poderia me dar uma explicção básica a respeito de ternos, e tal, tipo 1, 2, 3 botoes em quais ocasioes usá-los e tal, tipo algo tbm sobre costuras ,, na verdade dei uma lida nos seus post e fiz umas anotações gigantescas, e então se possivel me ajudar ou indicar algum site que eu possa encontrar ajuda , lhe agradeço,

    Reply

  116. Diandra disse:
    7 de March de 2008 às 20:38

    Olá Daniel,

    O grosso do terno eu já cobri em vários posts do meu blog e eu não conheço nenhum site por aí que contenha infos a respeito.

    XO

    Reply

  117. Aurora disse:
    27 de March de 2008 às 14:32

    Tenho um filho de 17 anos que usa muito terno com camiseta por baixo da camisa. isso fica bem? Que cor deve se a camiseta? E a camisa por fora da calça, pode ser usada?
    OBS: Este site e muito interessante, adorei.
    Obrigada
    Aurora

    Reply

  118. Diandra disse:
    28 de March de 2008 às 00:19

    Olá Aurora,

    Pra fora da calça só se for informal. E camiseta por baixo da camisa vai depender de pra onde e qual ocasião ele está indo.

    Não tem como eu responder sem saber qual a camiseta com camisa pra quê etc e tal.

    XO

    Reply

  119. um fraco vendedor disse:
    31 de March de 2008 às 12:04

    Desculpe pela falta de acento. Seu site e um demais, nos temos na nossa lojinha ternos s100 na ponta de estoque a partir de 199,00 da pura la autraliana pena que estamos distantante de Sao paulo, em Uberlandia , nossa lojinha e bem pequena e quase nao da pra ver nao temos publicidades mas nao perdemos em nada em qualidade para grandes marcas famosas, venha nos conhecer na av Floriano Peixoto numero 55 em uberlandia mg.

    Reply

  120. Allan Anibeli disse:
    7 de April de 2008 às 14:48

    Bom Dia!

    Achei muito bomito e interesante aquela foto de um terno quase branco porem parece um branco gelo não sei expecificar a cor… no entando eu já procurei e não encontrei nenhum lugar que tivesse este modelo…se você souber algum, seria de muita gentileza sua me informar.
    Grato ate o momento.

    Reply

  121. Diandra disse:
    7 de April de 2008 às 19:25

    Olá Allan,

    Cinza claro assim é difícil achar. E no inverno, mais ainda.Agora o modelo é de 3 botões e dá pra achar sim.

    XO

    Reply

  122. anderson cunha disse:
    8 de April de 2008 às 15:37

    queria un terno para pessoa magra, que fique junto ao corpo

    Reply

  123. Diandra disse:
    8 de April de 2008 às 19:06

    Olá Anderson,

    Tente o slim.

    XO

    Reply

  124. lívia toledo disse:
    24 de April de 2008 às 14:46

    Oi ! Parabens !!!
    Adoramos seu blog, inlcusive sitaremos no nosso blog. Somos alunos do curso de Publicidade da PUC-SP e estamos montando um blog de como arrumar um emprego…
    Se quizer dê sua opinão !!!

    Obrigada!

    Lívia

    Reply

  125. Johni disse:
    5 de May de 2008 às 16:29

    Olá Diandra???

    Bom, queria uma opinião,
    queria casar com um terno mais convencional
    tipo um cinza medio mas queria usar um sapato marrom medio
    o que vc mi fala sobre????
    outra coisa, eu tenho que usar cinto
    o ñ é necessário ???
    Um abraço e muito obrigado!!!!

    Reply

  126. Diandra disse:
    5 de May de 2008 às 18:38

    Olá Johni,

    Cinto não é necessário, mas usar sapato marrom médio é bem desaconselhável pois vai informalizar demais o look. Um preto é sempre melhor, ou no limite do possível, um marrom bem escuro, tops.

    XO

    Reply

  127. Johni disse:
    6 de May de 2008 às 16:15

    Olá Diandra???

    Primeiramente muito obrigado pela dica!?!?

    No caso, qual terno daria certo com o sapato marrom médio,o vc
    ñ mim aconselhária usar esse tom??

    Um abraço!!!!! e t+++

    Reply

  128. daniel disse:
    6 de May de 2008 às 16:36

    ve ai

    Reply

  129. Diandra disse:
    6 de May de 2008 às 20:44

    Johni,

    Pra casar, nenhum ficaria bom com marrom médio. Pelo menos na minha opinião.

    Agora, na sua vida profissional, um cinza médio ou claro, um marinho, um verde oliva ou bege, todos dariam pra usar com o marrom médio.

    XO

    Reply

  130. Diandra disse:
    6 de May de 2008 às 20:44

    Olá Daniel,

    Vc estava falando comigo, ou o toque foi pra outra pessoa?

    XO

    Reply

  131. joker disse:
    9 de May de 2008 às 00:31

    éeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…….

    Reply

  132. Daniel disse:
    10 de May de 2008 às 00:08

    Boa noite, Diandra adoroo seu blog rssss
    por favor help me, tenho uma festa amanha e tenho um terno cinza risca de giz e gostaria de saber qual camisa posso usar e qual gravata ?

    ps: meu sapato tem bico fino preto

    Reply

  133. adriano disse:
    10 de May de 2008 às 05:31

    Ola !!!
    preciso de sua ajuda
    tenho uma formatura pra ir e nao sei que roupa usar.
    o que vc me sujere?!
    eu pensei em um terno preto, mas estou em duvida, se vc puder me
    ajudar eu ficarei muito grato. obrigado

    Reply

  134. adriano disse:
    10 de May de 2008 às 05:35

    ahh! nao sei se pode ajudar, tenho 1,78 de altura e 75 kg moreno claro

    Reply

  135. Diandra disse:
    10 de May de 2008 às 14:50

    Olá Adriano,

    Eu sugiro que vc veja o traje pedido e use o próprio. se for traje passeio completo, é terno com gravata e pode ser um terno escuro como preto ou cinza, por exemplo.

    XO

    Reply

  136. Diandra disse:
    10 de May de 2008 às 14:55

    Olá Daniel,

    Já que o seu terno é de risca, use camisa e gravata lisas, na cor que quiser, desde branca com gravata na cor que quiser, como rosa, lilás, gelo e gravatas um tom (ou mais de um) mais escuro do que a as camisas.

    XO

    Reply

  137. Leandro disse:
    13 de May de 2008 às 18:13

    Olá.

    Nenhum tipo de look admite traje com riscas e camisa também com riscas (no caso de sport fino, por exemplo), ou ainda, o mesmo traje supracitado, porém, com camisa lisa e gravata mais escura do que a camisa com riscas trasnversais/diagonais ?

    E no caso de traje grafite com riscas leves, além dos tradicionais cinto e par de sapatos pretos, que tonalidade de marrom também formaria um super visual ?

    Última pergunta: camisa preta lisa combina com gravata prata com riscas pretas e brancas, mesmo sendo mais clara que a camisa ?

    Desde já, obrigado.

    Abraço.

    Reply

  138. Diandra disse:
    13 de May de 2008 às 21:31

    Olá Leandro,

    Pode usar sim risca com risca e até gravata com listras desde que seja uma gravata de duas cores somente e pra noite, não pra trabalho.

    Só um sapato marrom bem escuro.

    E pode usar a camisa preta com gravata prata, desde que ele funcione pra vc.

    XO

    Reply

  139. luiz disse:
    15 de May de 2008 às 04:25

    terei um encontro maravilho com a mulher da minha vida, onde essa pessoa é muito sofisticada e exigente, escolhi um terno preto com risca de giz, mas ainda nao comprei e queria sua opiniao se esta correto. quero saber qual camisa e gravata usar. quero arrasar!

    Reply

  140. Diandra disse:
    16 de May de 2008 às 21:26

    Olá Luiz,

    Não dá para opinar do nada. Uma camisa branca pode ser usada com qualquer gravata e escolha a gravata na cor que fique bem(the best) em vc. Esse é o segredo e nisso não tem como eu ajudar ninguém.

    XO

    Reply

  141. Carlos disse:
    21 de May de 2008 às 15:03

    Ola! Não encontrei sua resposta.

    Reply

  142. Diandra disse:
    21 de May de 2008 às 15:31

    Carlos,

    A sua resposta está no post que foi perguntado As Medidas do seu Terno e não neste aqui.

    XO

    Reply

  143. Vanessa Ayres de Melo disse:
    30 de May de 2008 às 14:35

    Gostaria de saber de fica adequado usar uma gravata de listra cinza com rosa com uma camisa de listra azul e rosa, o terno e preto.

    Reply

  144. Diandra disse:
    30 de May de 2008 às 18:35

    Pode funcionar sim Vanessa, mas a escala das listras de uma e outra têm que ser diferentes senão o samba atravessa.

    XO

    Reply

  145. Jônatas disse:
    4 de June de 2008 às 12:19

    Olá Diandra,tudo bom?
    Adorei o seu blog,suas dicas são valiosíssimas,e tem me ajudado muito!!! Só que estou numa sinuca de bico…….vou me casar em novembro às 18:00,e queria me casar com um terno cinza claro,bege ou um tom pastel! Só q ao ler uma revista pra noivos esta semana,esta mesma revista não indicava ternos claros e sim o clássico e pra mim particularmente batido preto.O q você me sugere?Estou num dilema danado,por favor me ajude! Não quero errar logo no meu casamento….e só mais uma coisinha:me dê algumas dicas de combinação de camisas e gravatas q combinam com o terno q você me indicar! Desde já,muito grato,e parabéns mais uma vez pelo blog!

    Reply

  146. Diandra disse:
    4 de June de 2008 às 19:28

    Olá Jônatas,

    Olha, decidir o que vai se vestir para o casamento depende de uma série de coisas, mas principalmente da vontade e do casamento dos sonhos dos noivos. Dito isso, para um casamento às 18 horas um terno escuro é sim a melhor pedida. Mas não precisa ser preto. Eu particularmente acho que um marinho com camisa branca e gravata prata é um dos melhores outfits para um noivo. Agora, se o casamento não for muito formal e a noiva não for se chatear, pode até apostar num cinza médio ou claro. Agora, camisa é sempre melhor a branca e a gravata pode ser lisa na cor que vc bem quiser.

    Outra opção seria usar um colete com o terno.

    XOXO

    Reply

  147. Everton disse:
    4 de June de 2008 às 21:13

    Ola!
    Estou com muma grande duvida eu vou ser pradrinho de casamento de uma amiga, gostaria de usar o conjunto de terno clássicopreto ou grafite é camisa azul aneta com gravata lintrada com um ton acima mas bem pouco ,mas minha grande duvida é se devo usar o colete eu gostaria muito pois acho que ficaria legal pra mim,sei lá uma pessoa nova como eu com um terno clássico acho que ficaria moderno,Gostaria muito de saber devo usar ou não pois me falaram que não se usa mas o terno com o colete mas isso me estigou mais pois gosto de ser diferente dos outros mas não ridiculo rsrs!! abraços

    Reply

  148. Diandra disse:
    5 de June de 2008 às 16:46

    Olá Everton,

    Quem disse isso não está em sincronia com o momento. Terno com o colete está super IN. E a gravata pode ser listrada desde que contenha somente duas cores e não pareça do tipo business.

    XO

    Reply

  149. Jônatas disse:
    5 de June de 2008 às 17:35

    Olá Diandra;
    Muito obrigado pela dica!!! gostei do estilo e minha noiva tbm adorou!
    Agora é só esperar novembro e correr pro abraço…..com estilo é claro rsrsrs!!!!

    Reply

  150. Thiago disse:
    9 de June de 2008 às 17:06

    Diandra, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo site, todas as dicas são ótimas! Bom, irei a um casamento à noite e cansado dos meus ternos preto, cinza escuro e preto risca de giz, comprei um terno azul escuro liso, no entanto gostaria de saber quais cores de camisas e gravatas posso usar para ficar uma boa combinação. Obrigado!

    Reply

  151. Diandra disse:
    9 de June de 2008 às 21:40

    Olá Thiago,

    Com um camisa branca pode usar a gravata lisa na cor que quiser. As outras opções seriam tons pastéis como rosa, verde, azul, amrela, laranja e ainda o lilás, gelo, cinza e gravata azul escura, prtea ou no tom da camisa, só que mais escuro. Prata é outra cor que cairia bem com a maioria das opções.

    XO

    Reply

  152. Thiago disse:
    12 de June de 2008 às 20:00

    Diandra, muito obrigado pela resposta! Mas tenho novidades no que irei usar, hehe! Passeando pelo shopping não resisti e comprei um terno cinza com risca de giz, nem claro nem escuro, como outra opção para ir ao casamento, estou pensando em usá-lo com uma camisa branca e uma gravata rosa claro cintilante! Fica legal?
    Muito obrigado!
    E mais uma vez… blog show de bola! Já faz parte da minha rotina lê-lo!

    Reply

  153. Diandra disse:
    12 de June de 2008 às 20:04

    Olá Thiago,

    Sim, pode ficar.

    XO

    Reply

  154. Fabricio disse:
    21 de June de 2008 às 19:07

    Ola Diandra.

    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo site, é muito bom.

    So queria uma dica, você teria alguma loja/marca para recomendar para comprar ternos , com preço de 250,00 a 500,00?Pois costumo comprar na TNG , mas não estou muito satisfeito ultimamente….Como tenho 24 anos, gostaria de ternos que fossem mais justos (sou magro, tenho 1,72 e 66 Kg).

    Agradeço pela atenção.

    Reply

  155. Diandra disse:
    21 de June de 2008 às 19:14

    Olá Fabrício,

    Tem a Vila Romana que tem ternos contemporâneos que são mais ajustados.

    XO

    Reply

  156. Moysés Monteiro disse:
    22 de June de 2008 às 16:31

    Olá,
    sou padrinho de um casamento!!!! E sou gordo, na verdade, muito gordo, 140 kg em 1,80 m! Estou olhando um terno cinza escuro com listras cinza claras finas, entretanto, não tão finas, um pouco mais salientes que as tradicionais, optei dessa forma, pois creio que elas me alongam e me emagrecem…. associado a isso, estou pensando em uma camisa cinza clara e uma gravata pérola, com detalhes em alto relevo! Bem como, preferi o terno de três botões, por causa da minha largura também!!! Gostaria de saber se fiz a opção certa?????

    Reply

  157. Teresa disse:
    22 de June de 2008 às 17:50

    Olá Diandra!
    Amei o seu site, sempre procurei algo assim, objetivo, direto e esclarecedor.
    Meu marido está ligado à vida política e gosto de vê-lo sempre bem vestido, pelo que li acho que tenho acertado. Sempre que vai viajar, preparo a mala com a camisa, meia e gravata, para ele não errar na hora de se vestir.
    Ele tem um terno risca de giz (bem discreta), fico em dúvida se posso combinar com camisa listrada.
    Obrigada pelas informações.

    Reply

  158. Diandra disse:
    22 de June de 2008 às 22:27

    Olá Teresa,

    Pode desde que as escalas de ambas sejam diferentes, senão visualmente pode gerar uma OD de listras.

    XO

    Reply

  159. Diandra disse:
    22 de June de 2008 às 22:35

    Olá Moysés,

    Um terno de 2 botões seria uma melhor opção pois ele alonga mais a silhueta se bem trabalhado. Quanto às litras, elas costumam alongar e afilar a silhueta mas algumas mais espaçadas e muito grandes dão uma encorpada. Sem ver fica difícil saber se elas estão adequadas. Mas me pareceu que sim.

    Em relação à montada, pode ser usada como vc propôs, mas como padrinho eu sempre recomendo camisa branca e gravata lisa de cor (branca e off-whites não), na cor que preferir. Mas se os noivos estiverem de acordo com o seu outfit, no problema.

    XO

    Reply

  160. Daniel Ribeiro disse:
    28 de June de 2008 às 22:06

    Olá Diandra, tenho um casamento para ir, mas não possuo terno ainda, adorei o que você indicou em primeiro lugar (terno cinza médio pro escuro como o da foto), onde eu posso encontrar esse terno e nessa cor? procuro por algum nome específico, tecido…? me ajuda por favor, o casamento eh no final do próximo mes. se puder me indicar eu agradeço muito.
    Obrigado

    Reply

  161. Diandra disse:
    29 de June de 2008 às 19:52

    Olá Daniel,

    Olha, o melhor é procurar em lojas que vendam ternos como a Brooksfield ou Vila Romana e o tecido é sempre lã fria (super alguma coisa) ou tropical no mínimo. Agora, peça pra ver ternos cinzas que não sejam tão escuros que dê pra confundir com o preto, talvez um chumbo ao invés do grafite mas, é aquela história há variações nas cores então peça um terno cinza médio pro escuro que aí vão te mostrar as opções.

    XO

    Reply

  162. Erica Ambrosio disse:
    1 de July de 2008 às 14:25

    Meu marido vai sair candidato a vice-prefeito na nossa cidade, e o candidato a prefeito está sempre muito bem vestido. É a primeira candidatura em política do meu marido, ele tem 46 anos, mas nunca teve um terno. Saímos para procurar alguma coisa realmente elegante, que não decepcionasse as pessoas que o conhecem e sabem que ele se veste bem informalmente, e acabamos, não sei se equivocadamente, comprando um azul marinho com riscas azuis, camisa banca com listras finas em azul e uma gravata azul com detalhes pequenos em azul marinho. Ele ficou lindo, mas fomos ambiciosos demais para o primeiro terno?

    Reply

  163. Diandra disse:
    1 de July de 2008 às 19:39

    Olá Erica,

    Se as listras (terno e camisa) forem em escalas diferentes não vejo problema, não.

    XO

    Reply

  164. Nicholas disse:
    18 de August de 2008 às 01:03

    Olá Diandra.
    Tenho um acasamento para ir, mas estou na duvida com relação ao terno. Estava pensando em um terno preto, blusa branca, gravata roxa (boa ou ruim?) e um sapatinho social simples.

    Oq você acha do “look”? Adequado?

    Reply

  165. Diandra disse:
    18 de August de 2008 às 19:27

    Olá Nicholas,

    O sapato para acompanhar terno tem que ser de couro, liso ou de amarrar, de preferência de amarrar.

    Fora isso, sim, está.

    XO

    Reply

  166. Filipe disse:
    24 de August de 2008 às 14:23

    Ola Diandra.
    Primeiramente parabens pelo site. Muito legal.
    Bom, a minha duvida é: sou padrinho de um casamento ao meio dia, e tenho planos de ir com um terno azul marinho (petroleo) risca de giz em chumbo. bem finas e espacadas aprox. 1cm. Uma camisa verde bem claro lisa, uma gravata verde musgo e sapato preto bico fino e quadrado.
    Fica legal tal combinacao? Tambem tenho uma camisa rosa bem claro.
    Agradecido desde ja.
    Filipe

    Reply

  167. Diandra disse:
    24 de August de 2008 às 15:53

    Olá Filipe,

    Quem tem que aprovar o seu modelito são os noivos e não eu. Agora, pra mim padrinho deve sempre usar camisa branca e gravata lisa na cor (discreta de preferência) que quiser.

    XO

    Reply

  168. Gabriel disse:
    27 de August de 2008 às 21:26

    Ola Diandra.
    Legal o site.
    Tenho uma formatura pra ir a noite.
    Tenho um terno azul petroleo com risca de giz.
    Posso ir com camisa rosa claro? que cor deve ser a gravata?

    Valeu…

    Reply

  169. Diandra disse:
    27 de August de 2008 às 21:30

    Olá Gabriel,

    Pode, mas uma branca vai te dar um leque bem maior de escolhas. Com a rosa, aposte numa lisa marinho ou numa cinza escura ou prata ou ainda num tom de rosa ou violeta mais escuro do que a camisa.

    XO

    Reply

  170. gus disse:
    29 de August de 2008 às 18:23

    olá..
    Preciso comprar camisas sociais, porém não sei se existe diferença entre camisa social comum e com abotoadura. Na comum dá pra se usar abotoadura?? outra coisa,é necessário ter pelo menos um par de sapatos muito $$$???
    obrigado

    Reply

  171. Rafael disse:
    29 de August de 2008 às 19:27

    Olá,

    Comprei recentemente um terno risca de giz,preto,sapato preto…dai vem a duvida;estão querendo que eu va com uma camisa preta e uma gravata cinza.Gostaria de saber sua opinião,e sugestoes.

    Reply

  172. Rafael disse:
    29 de August de 2008 às 19:29

    so uma observação;sou jovem,19 e uso cabelo moicano moderno (não raspado).POis estavam falando que no meu caso seria interessante eu ir assim pq eu ficaria bem ousabdo e moderno.

    Reply

  173. luciana disse:
    29 de August de 2008 às 20:10

    ola, comprei um terno verde claro tipo um verde musgo para meu filho e nao gostaria de usar camisa branca, qual a outra opcao de cor de camisa ficaria legal..e com relacao aos sapatos preto ou marrom…? obrigada

    Reply

  174. Diego disse:
    30 de August de 2008 às 04:17

    Diandra,

    Estou com um terno cinza claro da Brooksfile 100′s e com uma camisa azul com gola branca e listras bem fininhas brancas, sapato marrom escuro e cinto marrom escuro da CNS.

    qual a sugestao pra gravata e ou alguma mudança no visual?

    Preciso apresentar um projeto em uma empresa onde só irão diretores, preciso estar impecavel

    Obrigado,

    Reply

  175. diegosm disse:
    30 de August de 2008 às 04:30

    Diandra,

    Preciso de uma dica.

    Estou com um terno da Brooksfiels cinza claro 100′s com camisa azul de gola branca e listras brancas bem fininhas com sapato e cinto marrom escuro da CNS.
    Qual a gravata que combina com este traje e ou vc tem alguma outra dica?

    Tenho que apresentar um trabalho pra diretoria.

    Reply

  176. Diandra disse:
    30 de August de 2008 às 13:10

    Olá Luciana,

    verde não é a melhor das opções quando o assunto é terno. Além do que a gente não compra nada, Luciana, sem antes saber das possibilidades em relação à peça em questão. Só depois de avaliar é que se compra algo.

    Dito isso, o sapato deve ser marrom e a camisa pode ser lilás, rosa, verde, azul, amarelinha…

    XO

    Reply

  177. Diandra disse:
    30 de August de 2008 às 13:14

    Olá Rafael,

    Este “estão querendo que eu vá” pertence a quem exatamente? E ir aonde? O melhor é sempre uma camisa branca, além do que um look assim pode até ser usado, mas não fica bem em todo mundo. Só vendo. E de moderno e ousado, eu particularmente não vejo é nada.

    XO

    Reply

  178. Diandra disse:
    30 de August de 2008 às 13:16

    Olá Gus,

    A pra usar abotoaduras é de punho duplo ou french cuff. e esta é mais dressy e formalzinha do que a sem punho duplo.

    Eu diria que é preciso ter um ou dois pares de sapatos muito bons, de couro e de qualidade sim.

    XO

    Reply

  179. Diandra disse:
    30 de August de 2008 às 13:21

    Olá Diego,

    Pra início de conversa eu não apresentaria trabalho nenhum com uma camisa deste tipo pois ela é chamativa demais e não a chamaria necessariamente de elegante. Uma camisa branca com uma gravata de listras ou bolinhas discretas na cor e na padronagem é sempre bem mais indicada.

    Agora se quiser usar ela, aposte numa gravata lisa azul mais escura, cinza, amarela, bordô por exemplo.

    XO

    Reply

  180. diegosm disse:
    30 de August de 2008 às 13:39

    Diandra, Olá!

    Obrigado Pela Dica…
    Vi uma outra materia sua falando sobre a camisa deste tipo.
    Esta camisa cai bem para uma reunião por exemplo?

    Obrigado,

    Reply

  181. Diandra disse:
    30 de August de 2008 às 23:21

    Olá Diego,

    Sempre que vc quiser dar um upgrade no seu look ternal, pode usar a camisa de punho duplo. Não precisa ser necessariamente para lago importante. tem gente que sempre usa este tipo de camisa. So, it is up to you.

    XO

    Reply

  182. alexandre disse:
    31 de August de 2008 às 04:20

    Olá Diandra,

    Adorei todas as dicas. Acho que vou optar pelo CINZA.
    Estou a comprar meu primeiro terno, contudo tenho muito medo de cair no conto dos vendedores, pois lojas não faltam, então aonde ir e comprar terno perfeito. Ultimamente tenho reparado nos terno das outras pessoas na rua só para ver o caimento e tenho visto cada coisa ruim (AHHHHRRRR)

    thanks,

    Reply

  183. Diandra disse:
    31 de August de 2008 às 21:14

    Olá Alexandre,

    Só se informando na sua cidade a respeito.

    XO

    Reply

  184. Fernando disse:
    1 de September de 2008 às 20:42

    Ola Diandra.
    Parabens pelo site.
    Estou comprando um terno s´120 Ricci Colella.
    Nunca ouvi esta marca mas o vendedor me disse que seria renomada. O terno ficou perfeito. A informacao do vendedor procede?

    Agradecido.
    Fernando

    Reply

  185. Diandra disse:
    1 de September de 2008 às 21:05

    Olá Fernando,

    Sim, procede.

    XO

    Reply

  186. Paulo disse:
    3 de September de 2008 às 12:41

    Bom dia Diandra.
    Comprei um terno e acho que nao ficou como se diz “slim fit”…
    tenho medo de mandar ajusta-lo devido muita gente falar que fica muito feio arrumar o casaco em costureiras.
    a Experiencia que vc tem com este tipo de “reforma” vale a pena arriscar?
    pelo que vi ela apertaria a costura lateral, na linha axilar posterior e nao na costura medial posterior. o terno é de duas aberturas!

    VLW.

    Reply

  187. Diandra disse:
    3 de September de 2008 às 21:46

    Olá Paulo,

    Ou um terno é slim fit ou não é. Não se transforma um tradicional num slim fit. Só se ajusta. E só um ótimo alfaiate pode te informar o quanto de ajuste dá pra fazer no seu terno sem descaracterizá-lo ou estragá-lo.

    XO

    Reply

  188. Rafael disse:
    7 de September de 2008 às 02:05

    Olá amigo!

    Não costumo usar ternos, mas em algumas situações é imprescindível, então corro e alugo um…. agora estarei indo a um casamento que será ás 16h, qual terno deveria usar?

    obrigado!

    Reply

  189. Rafael disse:
    7 de September de 2008 às 02:19

    Ah esqueci! O terno cinza, camisa branca e gravata prata, fica alinhado para casamento ás 16hs???

    grato!

    Reply

  190. Diandra disse:
    7 de September de 2008 às 18:01

    Olá Rafael,

    Sim, ficaria. E a gravata poderia ser na cor que vc bem quisesse.

    XO

    Reply

  191. ROBERTO disse:
    10 de September de 2008 às 01:48

    eu comprei um terno q anoite brilha , vc sabe se isso é normal ou esta na moda , eu só descobri quando ficou anoite , eu gostaria de continuar usando mais não sei se esta na moda …
    outra perguntinha quais os sapatos q eu posso uasr com terno preto e cinza ou azul , eu quero eu quero usar algo que se destaque ..
    OBRIGADO E PARABÉNS GOSTEI MUITO

    Reply

  192. Diandra disse:
    10 de September de 2008 às 20:09

    Olá Roberto,

    Só vendo. Agora se o terno for de poliester, então é do tipo pra jogar fora mesmo, viu.

    Se for um terno que seja de um tecido bom mas meio shiny, bom, esta foi uma trend que ainda está valendo, mais ou menos, mas é uma coisa difícil porque nem sempre fica lá muito legal e não é muito apreciado por aí não. Mas enfim, como disse, só vendo qual é o caso.

    E os sapatos seriam pretos ou marrons escuros (com exceção do terno preto pra este) de couro e de amarrar com bico afilado. Ou então uma bota de cano curto e lisa ou no estilo militar mais dressyzinha de solado delicado de couro.

    E não tem essa coisa de sapato que se destaque. Ele tem que se destacar porque é um arraso de bom e bonito e não porque é uma melancia.

    XO

    Reply

  193. DIEGO disse:
    17 de September de 2008 às 12:58

    gostaria de saber se fica legau um terno preto com uma gravata prata
    e como vcs me idicariam para meu casamento

    Reply

  194. Diandra disse:
    19 de September de 2008 às 00:05

    Olá Diego,

    Com o terno preto e uma camisa branca, vc pode usar uma gravata lisa na cor que preferir. Uma prata, rosa clara, vermelha whatever.

    XO

    Reply

  195. marco antonio disse:
    23 de September de 2008 às 20:39

    Olá, gostaria de saber se posso usar terno preto, camisa preta e gravata em tons furta cor, meio vermelha em um casamento as 16:30h. Não sou padrinho.

    Reply

  196. Diandra disse:
    23 de September de 2008 às 22:19

    Olá Marco,

    Poder pode, mas pra ocasião e horário, uma camisa clara ou pelo menos não preta, cairia melhor.

    XO

    Reply

  197. maik disse:
    24 de September de 2008 às 18:11

    olá! nunca usei terno, mas agora vou começar a usar. na maioria das vezes será para ir a igreja, além de festas e casamentos. gostaria de saber q cores estao se usando no momento. e vou a um casamento e gostaria de usar um terno que não seja preto, que seja simples e que impressione.
    vi algumas sugestões sua e adorei.

    Reply

  198. Diandra disse:
    25 de September de 2008 às 13:00

    Olá Maik,

    Exatamente os que eu sugeri ali em cima.

    XO

    Reply

  199. renan disse:
    27 de September de 2008 às 22:11

    tenho uma festa de conclusao do 3 ano do colegio para ir.

    a festa é a noite.
    qual melhor terno? 2 ou 3 botoes?
    (vou usar terno preto e sou baixo)

    Reply

  200. Jefferson Tavares disse:
    29 de September de 2008 às 03:10

    Oi,
    No dia 01/10 tenho uma exposição de arte para ir e no dia 03 ou 04/10 uma festa de gala, nunca precisei usar um terno e agora é chegada a hora. Sou professor, tenho 25 anos, 66Kg, tom de pele pardo e cabelo cortado na máquina 1,0 bem baixo. Em comemoração aos 50 anos da escola haverá uma festa de gala à noite, a escola convidou autoridades. Um professor disse que vai todo “black tie” de smoking. Realmente há essa necessidade?
    Passei em uma loja que vende ternos e me recomendaram um terno preto ou azul-marinho, corte italiano, podendo ser risca de giz ou não. Ainda estou super inseguro e encontrei esse blog hoje, para minha sorte.
    Gostaria de sua opnião sobre se realmente devo comprar um terno ou alugar. Gostaria que me orientasse sobre terno (qual modelo), camisa, calça, sapato, tudo isso e suas respectivas cores para melhor combinar.
    Desde já te agradeço muito, acredito q me passará segurança total.
    Abraço!

    Reply

  201. Marlon disse:
    29 de September de 2008 às 13:04

    Eu ouvir falar que o primeiro terno que nós deveriamos usar é um azul escuro ou preto , ninguém repara se vc vai com ele duas ou tres vezes, é verdade?

    Muito obrigado!!!!

    Reply

  202. Diandra disse:
    29 de September de 2008 às 15:31

    Renan,

    O terno tem que ser o melhor pra sua silhueta e não pra ocasião. e sobre isso eu já falei em outro post, basta procurar.

    XO

    Reply

  203. Diandra disse:
    29 de September de 2008 às 15:59

    Olá Marlon,

    O primeiro terno deveria ser marinho ou cinza e não preto. E terno pode se repetir sem problema na cor que for. O diferencial será a camisa, mas predoniminantemente a gravata.

    XO

    Reply

  204. Diandra disse:
    29 de September de 2008 às 16:02

    Jefferson,

    Tudo vai depender do traje pedido. Se for black-tie, é smoking ou no mínimo terno preto com camisa branca e gravata preta.

    Agora, é vc tem que saber qual é o traje pedido e olhar no post que eu fiz sobre trajes o que ele permite.

    XO

    Reply

  205. Silvia disse:
    7 de October de 2008 às 02:35

    Aprendendo a sermos cada vez mais elegantes…

    Bjos.

    Reply

  206. Pedro Isaac disse:
    7 de October de 2008 às 03:50

    Gostei muito do site

    Reply

  207. fábio guedes disse:
    8 de October de 2008 às 18:01

    olá!!!
    eu trabalho em uma loja de aluguel de ternos e roupas
    para noivos.
    queria saber se os ternos com mais brilhos no caso
    tecido rayon entre outros ta mais na moda?
    porque vi em uma revista italiana

    Reply

  208. Diandra disse:
    9 de October de 2008 às 16:17

    Olá Fábio,

    Eu não indicaria para um noivo um terno shiny de espécie nenhuma. Eles tiveram um momento, atualmente não estão aparecendo muito, mas não sei se vão voltar a ser uma possibilidade não.

    XO

    Reply

  209. Jo disse:
    27 de October de 2008 às 17:24

    Meus filhos serão padrinhos de casamento e minha filha decidio o vestido na cor ( hortensia escuro/ roxo/uva + – isso).
    Como o noivo vai de terno cionza…os padrinho irão de terno preto, (cvasamento as 21 hrs)
    Que cor de camisa meu filho poderia usar? Lilas ficaria bem com gravata prata, ou seria melhor a branca mesmo coma gravata prata?

    No aguardo
    Grata

    Reply

  210. Diandra disse:
    27 de October de 2008 às 17:46

    Olá Jo,

    Camisa de padrinho é sempre melhor que seja a branca. A gravata poderia ser no tom do vestido mencionado desde que lisa. A gravata prata tb pode ser usada, e se ela, a gravata prata, foi sugerida pelos noivos, então ela deve ser a gravata usada.

    XO

    Reply

  211. Andre disse:
    28 de October de 2008 às 17:15

    é crto esse negócio de terno !!! poi amo é minha vida
    terno ta na moda

    Reply

  212. João Giacomelli disse:
    28 de October de 2008 às 21:12

    olá!!!
    vou ser padrinho de uma amiga minha na nossa própria formatura, e acho que vou comprar um terno… Qual você indica? entre e cores e se é melhor um slim ou traditional… hehe
    Ele, que vai ser meu primeiro terno, nao é só para a formatura, vai ser também para eu usar em casamentos e outras formaturas… sempre para festas e estas coisas assim, nao para trabalhar…
    Grato..
    João Giacomelli

    Reply

  213. Lucas disse:
    28 de October de 2008 às 23:32

    vai ter uma festa na minha escola… num resort… Homecoming,
    queria saber se um terno marron cafe com leite com uma camisa beje
    fica bom? ou iria ser melhor ir com um terno preto com risca de giz?

    Obrigado !

    Reply

  214. Diandra disse:
    29 de October de 2008 às 18:04

    Lucas,

    Se for durante o dia, o marrom pode ser uma opção se for à noite então o preto seria melhor.

    XO

    Reply

  215. Diandra disse:
    29 de October de 2008 às 18:07

    João,

    Hoje a grande maioria de ternos que vendem por aí é da família slim que é uma boa opção. Vc pode escolher um terno escuro marinho, azul noite ou cinza escuro já que a intenção é levá-lo à festas noturnas.

    XO

    Reply

  216. Lucas disse:
    31 de October de 2008 às 03:47

    ta certo entao… =D
    entao vo ir de preto… com uma camisa beje escura e gravata marron…
    combina?

    Reply

  217. Diandra disse:
    31 de October de 2008 às 14:56

    Lucas,

    Poder, pode, mas não é a melhor combinação, não. Uma camisa branca e uma gravata de cor mais alegre seria mais indicado.

    XO

    Reply

  218. Philipe disse:
    31 de October de 2008 às 16:08

    Tenho uma festa de 15 anos para ir, aqui em belo horizonte está muito calor esses ultimos dias, a festa tem inicio apartir das 22 horas, quero saber a melhor cor de terno, camisa e gravata. Parabens, e obrigado pela oportunidade

    Reply

  219. Diandra disse:
    31 de October de 2008 às 20:43

    Philipe,

    Um terno escuro com camisa branca e gravata lisa na cor que quiser.

    XO

    Reply

  220. Guilherme Fortuna disse:
    1 de November de 2008 às 01:57

    Diandra,
    Vou casar no ano que vem , mas quero sair do formal que é o blazer preto e a calça bregona cinza com riscas pretas. Querro um terno slim. Estou pensando em um terno cinza camisa branca e a cor da gravata eu estou em duvida. O que você acha de minha ideia, da cor do terno. O que você me sigere e onde eu posso comprar um terno elegante a um custo amigavel?
    Obrigado

    Reply

  221. Diandra disse:
    1 de November de 2008 às 15:08

    Guilherme,

    Terno é sempre uma opção bem-vinda e tradicional. Não é só fraque e afins que é uma opção.

    Tema Vila Romana.

    XO

    Reply

  222. moreira disse:
    3 de November de 2008 às 12:09

    não sou tão bom nas palavras, mais classificaria o (site com uma nota 10) muito ótimo o trabalho de vocês.

    Reply

  223. edu lopes disse:
    7 de November de 2008 às 15:24

    olá… serei padrinho de casamento pela primeira vez e teri de usar terno…
    meu terno é preto e liso, gostaria de saber qual tipo e cor de camisa e gravata mais combina? e se a camisa pode ser rosa, ou com listras.

    Reply

  224. christian pereira disse:
    7 de November de 2008 às 16:29

    ola

    tenho um jantar de formatura daqui há 1 semana e gostaria de saber qual a cor de camisa que combina mais com terno preto liso e gravata azul clara ….?

    obrigado e parabens

    Reply

  225. Diandra disse:
    8 de November de 2008 às 15:09

    Christian,

    Branca.

    XO

    Reply

  226. Diandra disse:
    8 de November de 2008 às 15:13

    Edu,

    Camisa de padrinho é branca e a gravata lisa na cor que quiser.

    XO

    Reply

  227. Rafael Dias disse:
    4 de December de 2008 às 10:32

    Muito obrigado!!!

    Reply

  228. Rafael Rosa disse:
    18 de December de 2008 às 18:38

    EU PRECISO DE UM TERNOOOO!!!!

    Reply

  229. eu virei gay disse:
    22 de January de 2009 às 18:35

    Eu virei gay e asumi a colpa e do jhonatham

    Reply

  230. J..J. disse:
    24 de January de 2009 às 02:30

    olá, gostaria de saber se não vai ficar muito ultrapassado, ou parecer careta
    usar um colete por baixo do terno na minha formatura do colégio?

    é que eu sempre achei elegante, e percebo que sempre está presente
    nessas comemorações de artístas em geral

    Reply

    • Diandra disse:
      24 de January de 2009 às 11:23

      JJ,

      Não, não vai.

      XO

      Reply

  231. J..J. disse:
    24 de January de 2009 às 12:46

    ah obrigado, acho que vou usar um preto então, já que meu terno vai
    ser um grafite bem escuro, é uma boa idéia?

    Reply

    • Diandra disse:
      24 de January de 2009 às 13:18

      Pode ser JJ.

      XO

      Reply

  232. J..J. disse:
    24 de January de 2009 às 17:13

    valewww de novo..!

    Reply

  233. Claudia disse:
    26 de January de 2009 às 04:31

    Olá Diandra,
    É a primeira vez que entro no blog e estou adorando. Comentários, dicas e matérias muito interessantes.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Eu e meu noivo estamos procurando uma combinação de terno, colete e gravata para nosso casamento que será às 17hs.
    Ele vai comprar um terno slim preto. O colete tem que ser da mesma cor do terno?
    Pensamos em um colete grafite para o traje não ficar muito escuro para o horário. Contudo, não queremos a gravata prata … Se colocarmos o terno preto, o colete cinza e a gravata de outra cor vai ficar um carnaval, né? Ou não?
    Alguma sugestão?
    Muito obrigada

    Reply

    • Diandra disse:
      26 de January de 2009 às 09:36

      Claudia,

      Pode usar a gravata na cor que quiser, o colete até pode ser de cor diferente, mas sempre fica mais de acordo com uma ocasião destas usar o colete do terno, ou seja, na mesma cor e tecido dele.

      XO

      Reply

  234. Simão Castro disse:
    29 de January de 2009 às 13:55

    Claudia!!

    Bom, sou advogado e como você já sabe uso terno no meu dia-a-dia!!

    Bom, já comprei um terno azul marinho riscado, um preto basico e um preto com risca de giz!!! estou pretendendo comprar mais uns 2 ternos, um cinza escuro ou medio e um mais claro,

    esses seriam mesmo os ideias:????

    outra informação!! quando ao tamanho da calça, ela pode cair um pouco sobre os sapatos??

    Pois já vi de diversar formas e na minha opinião não acho legal a famosa calça “pega frango”, que fica muito curta!!

    qual seria o tamanho ideal???

    obrigado!!!

    Reply

    • Diandra disse:
      29 de January de 2009 às 14:54

      Simão,

      São sim. Pode adquirir um bege tb se quiser. Sobre a calça, procure dois posts tudo o que você deveria saber sobre ternos e calça amiga que eles vão responder as suas questões. E só estou dando esta colher de chá hj porque eu estou bem boazinha…

      XO

      Reply

  235. Luke disse:
    31 de January de 2009 às 20:41

    Oi Diandra, antes de mais nada muito obrigado pelo sensacional blog.
    Gostaria de saber se por um acaso, vc teria pra indicar algum local bom bonito e não tão caro que faça terno sob medida em São Paulo. Tenho 32 anos, 1.95 de altura, 96 kg distribuidos. Tá mto dificil achar um terno pra mim em lojas. Por exemplo, se e a calça fica bem na cinutura e na perna, ela fica pula.brejo. Se o caimento até o calcanhar fica bom, a cintura ou o culote são grandes demais. O mesmo para os casacos e camisas. Penso que a saída seria um terno sob medida. Alguma dica? Grande abraço!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de January de 2009 às 20:50

      Luke,

      É muito difícil achar um bom alfaiate. E eu não sou de São Paulo, portanto…. Agora, no seu caso com certeza é uma melhor opção fazer um sob medida. Se informe por aí, veja se algum amigo não te indica um. Se quer um bom preço procura no Brás.

      XO

      Reply

  236. Alan disse:
    1 de April de 2009 às 16:42

    ola, eu tenho um terno preto, mas como faz muito calor queira fazer um terno cinza pq esquenta menos. Nao uso constantemente. Quero ajuda para escolher o tipo do tecido , conheço oxford e microfibra, mas nao gostei muito destes tecidos. Qual outro tipo de tecido existe para confeccionar ternos???? e qual tom de cinza fica legal ??? Como sou muito magro (1,70 mt e 55 kilos hehehehe), fica bom um terno bem justo no corpo??
    Desde já agradeço. Parabens pelo blog . Abraços !!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      1 de April de 2009 às 17:53

      Alan,

      Lã fria ou tropical são as opções. Quanto ao terno bem justo… bom, terno não deve ser super justo, não a ponto de adesivar. Um slim fit é mais body conscious mas não é justo, justo. Tem que respeitar as regrinhas dadas por mim acima, tá? Agora, dito isso, o slim fit típico é um terno que pode sim ser usado por homens bem magros, mas tudo vai depender de querer ou não assumir a magreza. A maioria vai preferir dar uma encorpada na silhueta magra e não revelá-la supermagra. Se vc quiser bancar a magreza então, use o slim fit, se não, um slim fit que flerte com o tradicional é a melhor pedida.

      XO

      Reply

  237. Bruno disse:
    2 de April de 2009 às 23:08

    Olá,
    Vou me formar esse ano, e pretendo ir com um terno preto com risca de giz, e camisa social rosa claro na festa de formatura. É uma boa escolha? E que cores de gravatam podem combinar, sem medo?
    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      3 de April de 2009 às 11:36

      Bruno,

      Uma gravata de uma cor só, num tom mais escuro do que a camisa ou violeta, preta ou prata/cinza.

      XO

      Reply

  238. Ana beatriz disse:
    10 de April de 2009 às 06:22

    Acho um charme homem de terno , um terno bem feito , e com o sapato combinando fica muito lindo

    Reply

  239. Rafael disse:
    4 de May de 2009 às 21:55

    Olá Diandra!

    Estou me casando agora em junho em um jardim de frente ao mar. A cerimonia religiosa vai iniciar as 17:00hs, ainda de dia, mas a festa adentra pela noite.

    Eu escolhi um terno cinza claro, com camisa branca e gravata azul clara, mas depois de ler alguns depoimentos fiquei na dúvida se devo usar um terno claro, já que durante a festa estaremos de noite, não ficará estranho um terno claro a noite ou neste caso ele esta “permitido”?

    Ainda no caso desse terno cinza claro, tenho duas opções: sapatos e cinto café ou na cor preta, qual melhor escolha?

    obrigado,

    Rafael

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de May de 2009 às 12:07

      Rafael,

      De fato, às 17h já é hora de usar um terno escuro e não claro. Mas enfim, a escolha é sua. E neste caso, acessórios pretos são sempre as melhores apostas.

      XO

      Reply

      • Rafael disse:
        5 de May de 2009 às 17:24

        Ok Diandra!
        Deu tempo de mandar parar o corte do costume! Vou a loja trocar por um modelo ainda cinza, mas num tom mais escuro….tipo da primeira foto sugerida. Assim fico com um terno mais versátil para outras ocasiões.
        obrigado, salvou o mico do noivo!

        Reply

  240. Andre Gustavo disse:
    12 de May de 2009 às 17:04

    Olá Diandra ,

    Tenho um terno preto com risca de giz bem pequenas , gostaria de saber se pode ser usado com camisa listrada e gravata lisa , ou gravata lisa e camisa listrada . Qual a malhor opção .

    Obrigado .

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de May de 2009 às 19:20

      Andre,

      Pode ser as duas coisas. Agora, se não souber fazer, é sempre melhor usar as duas lisas e deixar só o terno listrado. procure um post meu falando de estampa com estampa: dá pé? pra saber melhor desta história.

      XO

      Reply

  241. gugu disse:
    28 de May de 2009 às 22:25

    eu acho esses candango e essas ropinhas fudidas um monte de merda com pose e ficam fazendo pose quinem galo no galinhero
    bando de tonto

    Reply

  242. carlos disse:
    26 de June de 2009 às 16:10

    olá Diandra meu nome é carlos eu sou estudante de engenharia civil, vi sua dicas acima e são muito boas, porém gostaria de um opnião sua, estou tendo muitas palestra e lá quase todo mundo vai de terno, o que vc acha que eu devo fazer compro um terno e começo ir como ele ou posso ir de camisa de manga comprida , preciso de sua ajuda ???????

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de June de 2009 às 16:15

      Carlos,

      Se quase todo mundo comparece de terno, então me parece que seria sim uma boa. No entanto, eu não sei a real natureza das palestras e o seu papel nelas. Independente disso, eu acho que todo homem deveria sim ter um bom terno.

      XO

      Reply

  243. Terno e ternos... disse:
    26 de June de 2009 às 16:11

    Ternos são um problema na hora da escolha. Eu ainda confio na sobriedade da VILA ROMANA. Pq, sou alto, 1,90 e sempre que vou comprar um tento ser flexivel nas marcas e lojas porém, sempre parece que o defunto era maior ou menor. Flar de marcas não sei se é ético. Porém, eu nãop consigo achar um terno bonito da TNG…
    Por isso, fico sempre com os da Vila Romana. É claro, existem ternos muito bem cortados de marcas italianas, mas na atual crise, porque ostentar tanto.

    Reply

  244. Gosto muito do BLOG disse:
    26 de June de 2009 às 16:15

    GOsto e procuro sempre dar uma olhada quando penso em algo.
    Uma pergunta…estilo HELP!
    Se coloco um sweater, a gola da camisa fica exposta ou não. Eu não gosto de ficar com aquelas pontas para fora. Sempre deixo escondidas para o lado de dentro. Mas afinal, o que é correto?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de June de 2009 às 16:18

      Ambas são possibilidade Gosto muito do BLOG. Só que na minha cartilha, pra dentro sempre fica mais redondinho, e pra fora, só se não for espalmada.

      XO

      Reply

  245. Ricardo disse:
    4 de July de 2009 às 00:43

    Boa noite, Diandra.
    seu site está de parabens!
    tenho 23 anos,
    Gostaria que vc me desse umas dicas, vou a uma formatura
    com um terno preto estilo italiano!
    gostaria de saber umas combinacoes possiveis de camisas e gravatas para usar com terno desta cor?

    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de July de 2009 às 12:43

      Ricardo,

      Preto é neutro então a camisa pode ser basicamente na cor que bem quiser. E use uma gravata lisa num tom mais escuro do que a camisa ou então preta. Se a camisa for branca, a gravata pode ser na cor que quiser.

      XO

      Reply

  246. Antonio Macedo disse:
    8 de August de 2009 às 13:48

    As dicas são muito importantes para que não cometamos neum erro de tom sobre tom, Gostaria de ver mas fotos de camisas que combinasem com outras cores de ternos. obrigado!

    Reply

  247. Paulo Borges disse:
    16 de August de 2009 às 20:36

    A foto do terno marcada como número 1, qual seria o tipo de tecido? Achei ele muito “show”, seria recomendado para uso durante o trabalho, entrevista ou uma palestra? Quais outras camisas e tipo de gravatas combinariam com ele para diversificar?

    Sucesso!!!

    Ps: Região Norte do Brasil – Belém/PA

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de August de 2009 às 13:14

      Olá Paulo,

      Não dá pra eu adivinhar tecido pelo computador, mas lã fria é uma boa aposta. E sim, ele pode ser usado nos casos citados por vc. Cinza é neutro então anything goes. Pro dia fique com cores claras nas camisas e use gravatas com estampa que contenha a cor da camisa que não vai ter erro.

      XO

      Reply

  248. Gláuber Stella Borges disse:
    17 de August de 2009 às 23:27

    Olá Diandra, tudo bem?
    Gostaria que você falasse sobre as combinações de gravatas lisas que podem ser usadas com terno azul-marinho escuro. Quais as cores escuras que podem ser usadas no traje passeio completo. Grato.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de August de 2009 às 11:08

      Gláuber,

      Com uma camisa branca, basicamente todas as cores são bem-vindas. Marinho é neutro (ou pra quem o vê como cor-cor, um semi-neutro) e dá com tudo.

      XO

      Reply

  249. Daniel disse:
    19 de August de 2009 às 14:23

    Olá Diandra. Estou com uma duvida enorme, e procurando alguma ajuda na net te encontrei. Vou me casar, porém não quero um fraque ou coisa parecida… Quero um terno simples, inclusive com colete. Meu casamento é a tarde (5hs se estendendo até a noite) em um campo de futebol. Eu e minha noiva escolhemos as cores branco, preto e cinza para decoração. Minha duvida é: quero um terno slim, porém nao sei que cor ficaria melhor, pensei em cinza claro, cinza escuro, ou cinza escuro com risca de giz. Outra duvida é o tecido, qual ficaria chique e me daria destaque como noivo? Há tenho 1,75 e +/- 65kg. O que você me diz? Help!!! Abraços. Daniel

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de August de 2009 às 16:35

      Daniel,

      O terno é de lã fria e como é noturno, é melhor que seja num tom escuro. O citado de risca-de-giz é possível tb.

      XO

      Reply

  250. Gláuber disse:
    20 de August de 2009 às 20:04

    Olá Diandra,
    Tenho que ir a um evento às 20h, usando traje passeio completo. É um evento super formal. Tenho dúvida quanto ao uso da gravata; como usarei gravata lisa, gostaria de saber se a cor tem que ser clara ou escura. O costume é marinho escuro e a camisa branca. Grato.

    Reply

  251. Róger Medeiros Montenegro disse:
    30 de August de 2009 às 15:47

    Boa tarde Diandra. Gostaria de uma sugestão. Tenho um casamento para ir às 19h, comprei um costume azul noite, tipo midnight blue, camisa branca, sapatos, meias e cinto pretos. Tenho uma gravata acetinada lisa cor azul-marinho escura e outra acetinada lisa na cor bordô. Qual das duas gravatas fica melhor? Se estas gravatas não ficarem bem, que cor de gravata posso usar?. Grato, Róger.

    Reply

  252. Paulo Borges disse:
    30 de August de 2009 às 23:10

    Ola Diandra Fernandes,

    Não se trata de adivinhar, mas normalmente sabendo muito bem a fonte da informação, conhecendo a marca ou a coleção saberias mais detalhes.

    Exemplo: Algumas lojas oferecem um zoom na textura que para os que trabalham na área reconheça a textura do material.

    Blz!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de August de 2009 às 12:04

      Paulo,

      Primeiro que eu não tenho memória fotográfica pra me lembrar de onde tirei todas as infos (ainda mais as superantigas) e quais são elas e muito menos eu estou aqui pra ir atrás deste tipo de informação só porque vc quer saber (faça me o favor, né?); segundo que se vc acha que dá pra ver então faça vc o zoom da foto em questão e veja, ora. Além do que nestes sites a info já está lá e é ela que vai poder dizer que tecido é. Porque mesmo vendo a dita textura não vai se saber do que ele é feito for sure se não tiver a info da sua composição, se é 100% lã (e se for, se é super 100, 120 ou 180) ou se é lã mix ou lã tropical, se é algodão puro ou tem misturas etc e tal. Só vendo na “etiqueta” pra saber. Pela foto não dá pra adivinhar estes detalhes que é na verdade o que importa.

      XO

      Reply

  253. Marcelo stranni disse:
    1 de September de 2009 às 21:53

    Olá Diandra, tudo bem? Vou ao casamento de uma prima que não será na igreja e eu também não serei padrinho, pois bem! Gostaria de ir com um terno risca de giz grafite ou cinza bem escuro com uma camisa social rosa clarinho, sapato preto, cinto preto e sem gravata. Estão aí as grandes dúvidas: Posso ir sem gravata? Se eu tiver q ir de gravata, qual seria a cor? A camisa pode ser rosa com esse terno? O sapato pode ser preto e sem cadarço? (no caso talvez de fivela) Perdoe-me por tantas perguntas, mas é q realmente estou em dúvida.. Muito obrigado e parabéns pelo seu belo trabalho!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de September de 2009 às 12:03

      Marcelo,

      Pode ir sem gravata se o casamento não for superformal (quanto mais tarde mais formal é). A gravata pode ser na cor do terno ou mais escura do que a cor da camisa, ou seja, um rosa mais escuro e de uma cor só.

      E é um pode para as outras questões.

      XO

      Reply

  254. Pingback: Um papo rapidinho sobre… o terno slim « Homens Modernos

  255. Vivianne disse:
    10 de September de 2009 às 13:13

    Queria saber se usando uma camisa morrom com um terno Cinza ficaria bom ou compro outro terno?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      10 de September de 2009 às 15:24

      Vivianne,

      Tecnicamente é possível sim.

      XO

      Reply

  256. Felipe Myasaka Porro disse:
    28 de September de 2009 às 19:57

    Ola Diantra,

    quero comprar um terno e vi uma loja que vende tropical e supers em promoção, chama Mr Brownstone, tem no shopping paulista entre putros lugares, voce conhece essa loja? nao sei se confio, obrigado pela sua ajuda, um abraço

    Reply

  257. Mário Vinícius disse:
    23 de November de 2009 às 12:42

    Diandra,

    Sou estudante de direito, e, agora, o clima fechou: vou estagiar num escritório de respeito e talvez precise ir a algumas audiências (mas não com tanta frequência). Adeus camisa surf… Como vai ser o meu primeiro terno, vai ser o cinza mesmo. Então, me diga: quais camisas eu posso comprar sem pagar mico? Dinheiro de estagiário é curto!

    P.S.: Até agora, ganhei de presente uma camisa branca, uma… rosa (mas mais clara do que iogurte), uma branca com listrinhas lilás e azul claro, e duas gravatas, uma lilás, outra azul marinho. Não sei por que me compram essas coisas sempre nas mesmas cores…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de November de 2009 às 13:36

      Mário,

      Cinza é neutro então a cor da camisa pode ser a que vc quiser desde que sejam clarinhas. Branca e azul são as mais tradicionais e eu apostaria nelas para ocasiões mais formais no trabalho, portanto, é bom que vc as tenha. No mais, escolha a cor que quiser pra variar. E use gravatas que contenham a cor da camisa e/ou do terno, sendo que as camisas brancas comportam qualquer cor de gravata. As azuis claras bem idem.

      XO

      Reply

  258. Mário Vinícius disse:
    23 de November de 2009 às 14:43

    Valeu, Diandra!

    Só não comprei um terno preto, porque li o seu blog. Aliás, já que você é bem solidária, me diga aí: qual é o limite pra se ajustar as mangas de um terno – em relação a comprimento? E quanto à largura, é viável estreitá-las, se o paletó estiver certo no ombro, mas você não tem um braço bombado?

    Obrigado pela ajuda!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de November de 2009 às 19:50

      Mário,

      O limite da manga eu já falei qual é, e dá pra estreitar a manga sim, só não estreite demais.

      XO

      Reply

  259. Kewin disse:
    23 de November de 2009 às 22:44

    Boa noite, Diandra!

    Muito bom seu site.
    Eu tenho 17 anos, e terei minha formatura do terceirão em breve.
    Para essa festa estive pensando em um terno cinza médio/escuro com leves riscas de giz, camisa clara (provavelmente branca), com uma gravata azul.
    Decedi um terno com riscas, pois nao quero parecer muito sério.
    Fiz boa escolha? Caso eu use um suspensório, qual cor cairia melhor?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      24 de November de 2009 às 10:41

      Kewin,

      Não vejo probelma na escolha. O suspensório poderia ser marinho, cinza, vermelho ou preto.

      XO

      Reply

  260. Pablo disse:
    25 de November de 2009 às 14:38

    Diandra,

    O blog é excelente, mas o que sobra de elegância nos posts, falta em educação e gentileza em várias das suas respostas. Especialmente lamentáveis as suas respostas ao Paulo Borges (agosto/09).

    Sem dúvida há dezenas de perguntas idiotas feitas por quem não se deu ao trabalho de ler os textos que (certamente) consumiram muitas horas do seu trabalho. Seus textos são realmente muito bons e esclarecedores. Compreendo que isso a irrite.

    Contudo, a pergunta do Paulo Borges era pertinente, e mesmo assim mereceu uma resposta um tanto grosseira da sua parte. Ele voltou e esclareceu a questão (para mim ficou muito evidente que ele não queria que você fizesse um trabalho de pesquisa por ele, mas que talvez você tivesse tais informações, por ter preparado o texto e as imagens), de forma muito educada, tendo recebido uma resposta totalmente descabida.

    Tamanho desequilíbrio emocional aumenta as chances de se ter um câncer. Provavelmente seria mais recomendável para a sua saúde que fechasse o blog para comentários. Assim não teria que lidar com a falta conhecimento que nós, seus leitores, demonstramos e que tanto a irrita.

    Att,
    Pablo

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de November de 2009 às 16:23

      Pablo,

      Eu sei exatamente o que eu estou fazendo. E pra sua informação, dear, guardar as coisas e responder a todos com um sorriso nas respostas, fingindo ou mascarando o que de fato sente e pensa, ou seja, engolindo a sua emoção só pra aparecer bem na foto especialmente com gente chata e inconveniente que não sabe o limite do bom senso e que vive correndo atrás de gente trouxa pra sugar a sua energia by proxy é que dá câncer. E dos feios. Portanto, cuidado vc com o seu MO, porque é ele que pode pôr em risco a sua saúde. A minha vai muito bem, obrigada. Mesmo porque eu sei exatamente como manter este tipo de gente vampiresca bem longe de mim. Ah, se sei. E se vou parecer uma desequilibrada emocional aos seus olhos ou ao de quem quer que seja, so be it. Eu banco. Primeiro a minha saúde. E o que as pessoas vão pensar de mim… nem na minha lista aparece. Porque cada um pensa o que quer ou pode e definitivamente este não é problema meu.

      XO

      Reply

  261. Pablo disse:
    25 de November de 2009 às 17:47

    A questão nem é o que as pessoas vão pensar de você, Diandra (apesar de isso ser sim um problema seu, já que você é uma profissional da área – jogue o seu nome no Google e a primeira coisa que aparecerá vai ser o seu blog), mas do desnecessário tratamento dado a alguns casos, em especial o que eu citei. Não sei como você pode ter imaginado que o rapaz tentou se aproveitar da sua boa vontade, já que ele mesmo fez questão de se explicar.

    Sobre o meu MO: ele é ótimo e creio que seja, pelo contrário, uma forma muito saudável de viver a vida: não tratar os outros de uma forma pela qual eu não gostaria de ser tratado.

    Mas, por fim, é claro que o tratamento que dará aos seus leitores é uma decisão sua, não minha.

    Att,
    Pablo

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de November de 2009 às 18:56

      Pablo,

      Eu sei muito bem como tratar as pessoas e sei melhor ainda que pra certas pessoas o único jeito de cortar a folgação antes dela se instalar é ser bem curta e grossa. Esssa é a única linguagem que eles entendem. Gentileza e boas maneiras nessa hora não servem pra nada, só pra gerar um câncer ou coisa pior. E não, eu não sou perfeita e nem quero que me vejam as such. E sim, pode parecer coisa de outro mundo pra vc, mas se pisarem no pé eu grito. E bem alto.

      E como eu já falei, eu banco essa. Sem problema. Os que vão pegar outra estrada serão justamente os que eu desejo evitar, inclusive profissionalmente. Ou vc acha que eu vou colocar em risco a minha saúde e sanidade por causa de uns trocados? Mas não vou mesmo.

      O engraçado é que vc veio no meu blog, que é a minha casa me chamar de desequilibrada emocional (o que é um xingamento), me dar uma lição de moral e eu é quem deveria prestar atenção nos meus modos. Tá bom, então. Quer dizer que vc pode me chamar do que bem-quiser, me dar um puxão de orelha à sua maneira e subir nas tamancas pra defender quem eu dou um chega pra lá em, mas eu tenho sempre que ser a boazinha do pedaço e nunca me atrever a dar um chega pra lá em ninguém, é isso? Porque o seu chega pra lá pode, já que é seu, mas o meu que não é o seu, esse não pode, claro. Ah sim, o seu estava carregado de boas intenções e foi bem gentil, já o meu, foi simplesmente um grotesco desequilíbrio emocional.

      Tá bom.

      XOXO

      Reply

  262. Carlos Casagrande disse:
    25 de November de 2009 às 18:00

    BEM AMIGOS DA REDE GLOBO, O BLOG EH DELA ELA FAZ O QUE QUISER, ELA PODE SER GROSSA OU GENTIL, ELA NAO CONHECE VOCES, VOCES NAO CONHECEM ELA, AQUELES QUE NAO GOSTAM PODEM PROCURAR OUTRA FONTE DE INFORMAÇAO PQ TENHO CERTEZA QUE ELA NAO VAI MUDAR…E SEM QUERER PUXAR O SACO MAS EU CONCORDO COM ELA…EH A DURA REALIDADE…SERIA A MESMA COISA QUE VOCE FALAR PRO DONO DO MC DONALD QUE O SANDUICHE ENGORDA

    Reply

  263. Michael Jackson disse:
    25 de November de 2009 às 19:03

    Bilie Gean is not my lover shes just a girl who tought that i am the one, but the kid is not my son

    Reply

  264. Sr. Barriga disse:
    25 de November de 2009 às 19:05

    PAGUE O ALUGUEL!!!
    PAGUE O ALUGUEL!!

    Reply

  265. Pablo disse:
    26 de November de 2009 às 00:45

    Então eu fui o mal educado agora?

    Nosso amigo comentarista Carlos Casagrande ali em cima tem razão: não adianta tentar fazer o dono do McDonald’s ver que o sanduíche engorda. Ele simplesmente não consegue ver.

    Pablo

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de November de 2009 às 00:52

      Pablo,

      Exatamente, darling. Aliás, é por isso que vc só vê o rabo alheio e não o seu próprio. Se tivesse visto, não o teria mostrado ao apontar o meu. Da próxima vez, ao apontar o rabo alheio, se certifique de que o seu não está à mostra que talvez vc consiga fazer alguém enxergar o seu ponto de vista ao invés da sua hipocrisia. Porque quando ela fica às claras assim, não dá pra trazer luz pro pobre coitado do dono do McDonalds. Não computa.

      XO

      Reply

  266. Vince disse:
    26 de November de 2009 às 15:59

    Caramba Pablo deixa ela cara, ou pelo menos chama ela pra almoçar…paga o almoço conversa ai voces se entendem, ja parou pra se perguntar se essa discussão vai levar a algum lugar? tenho certeza que não vai, acho que é perda de tempo.

    Reply

  267. Vince disse:
    26 de November de 2009 às 16:02

    Diandra se ele não pagar o almoço eu pago XD

    Reply

  268. Psiquiatra disse:
    15 de December de 2009 às 13:59

    Diandra,

    Do mesmo modo que não se faz favor em visitar seu blogue, suas respostas também não são um favor aos leitores – afinal, é uma via de mão dupla. Por mais que a senhora diga que manteria seu blogue ainda que sem leitores, no fundo tem consciência de que espera sim por visitas após uma postagem.

    Então, seja mais educada com quem te faz uma pergunta, pois, além de significar a verdadeira elegância, tal atitude enobreceria a sua pessoa. Abandone a arrogância.

    XO

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de December de 2009 às 12:10

      Psiquiatra,

      Arrogância dear, é vir aqui na minha casa e achar que sabe melhor do que eu como eu devo ser ou agir ou achar que tem know-how pra me dar uma lição de moral. Isso sim é arrogância. Se não ficasse tão entretido apontando o rabo alheio já teria notado a sua própria e estaria trabalhando nela ao invés de estar aqui reclamando da minha.

      E não, dear, não estou interessada em ter leitores por aqui que acham que têm o direito de desrespeitar as regras e me desrespeitar po consequência fazendo perguntas que não são pertinentes ou bem-vindas por aqui. Esse tipo de leitor eu quero bem longe daqui. E são justamente estes que eu mantenho bem longe daqui. E sim, esse tipo de gente tem que ser cortado with a clean cut e se vai soar como grosseria, arrogância whatever pra qualquer sem noção por aí, so be it, eu banco. Sem o menor problema.

      XO

      Reply

  269. rodrigo silveira disse:
    15 de December de 2009 às 19:45

    Olá!
    Tenho uma formatura (high school) para comparecer este final de semana. Procurei na Zara por ternos slim fit, e encontrei dois que me agradaram: o basicão mais em conta (preto, porém com aspecto ‘fashion’ pelo corte dele) e um cinza mais-ou-menos escuro com brilho (muito bonito, e o brilho não o deixa indiscreto, mas sim diferente).
    O problema é o seguinte: Caso estivesse somente com a formatura em vista para utilizar o terno, compraria sem dúvidas o cinza, entretanto, esse tipo de terno é mais caro lá e também gostaria que o que eu comprasse fosse ‘curinga’, podendo utilizar em qualquer evento/festa daqui pra frente. Tenho um preto risca-de-giz, mas é totalmente last week: 3 botoes, corte reto e desajustado pra mim. Ou seja, conto como se não tivesse nenhum pra vestir.
    Enfim, qual a sua sugestão sobre qual devo comprar? Devo investir no basico ou no ousado, tendo em vista os fatores que apresentei?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de December de 2009 às 11:48

      Rodrigo,

      Eu não posso escolher peças pra vc. Pra isso, só com consultoria. Ambos podem ser uma opção, se o brilho do terno cinza for de fato leve e discreto. Agora, se o seu preto não está com o fit em dia e quer um terno pra noite e somente pra noite, talvez o preto seja a melhor opção. Mas não tem como eu decidir essas coisas sem uma consultoria pessoal.

      XO

      Reply

  270. Full disse:
    16 de December de 2009 às 20:35

    Pô, de boa.
    A Diandra quebra um baita galhão pra gente e ainda tem gente pra ser estúpida com ela.
    não creio.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de December de 2009 às 14:56

      Full,

      No problema. It comes with the territory.

      XOXO

      Reply

  271. vanessa disse:
    18 de December de 2009 às 20:37

    Boa tarde presciso de uma sugestão ,tenho um terno cinza e estou em duvida com que cor de camisa e gravata usar.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de December de 2009 às 15:07

      Vanessa,

      Branca com gravata na cor que quiser ou camisa na cor que quiser com a gravata sendo na cor da camisa só que mais escura ou na cor do terno.

      XO

      Reply

  272. Carlos disse:
    13 de January de 2010 às 14:47

    Diandra, boa tarde
    Fui convidado para ser padrinho de casamento, o noivo não optou por padronizar, disse para colocar um terno a vontade.
    Estou pensando em um terno de microfibras cinza e a camisa de dentro também de microfibras na cor preta.
    Agora tenho duvidas em relação a gravata, tenho algumas gostaria da sua opnião qual ficaria melhor.
    Tenho uma azul e cinza, vermelha, azul com riscos bem fininhos coloridos, tenho uma dourada com linhas em branco e verde garrafa.
    Fique com Deus

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de January de 2010 às 15:39

      Carlos,

      Camisa branca é a melhor pedida. preta não é. E com a branca a gravata pode ser a que vc quiser.

      XO

      Reply

  273. josefina disse:
    26 de January de 2010 às 22:35

    Olá, boa noite
    Gostaria de resolver um impasse entre meu filho e meu marido. Meu filho diz que não quer calça social vincada, nem mesmo as dos ternos, já meu marido diz: pára calça social sem vinco fica jégue. Aí eu pergunto: quem tem razão.
    Aguardo uma resposta,
    Obrigada,
    Josefina

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de January de 2010 às 14:28

      Josefina,

      Vc está falando de vinco ou pregas? Pregas está datada pra qualquer calça (apesar de estar ensaiando um comeback) além de não ficar bem na grande maioria dos homens. O vinco… tem calças que até daria pra rifá-lo, mas acho bom manter os vincos nas calças sociais. Além do que ele ajuda a alongar a silhueta.

      XO

      Reply

  274. Helder Padron dos Santos. disse:
    15 de February de 2010 às 19:41

    gosto de roupas sociais.

    Reply

  275. Roberto Provenzano disse:
    19 de February de 2010 às 17:07

    Diandra…
    Boa tarde, é um prazer contatar vc, parabéns pelo seu trabalho e sucesso!!!
    Aproveito e peço seu esclarecimento: Terno risca de giz em dois tons (azul e cinza listras finas) com fundo zinza escuro, camisa preta e gravata prata fica bem para um casamento as 20:00.
    Desde já agradeço

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de February de 2010 às 10:55

      Roberto,

      Fica fúnebre demais pra casamento na minha opinião. Uma camisa branca é uma escolha bem melhor.

      XO

      Reply

  276. Anderson disse:
    3 de March de 2010 às 03:53

    Olá Diandra, bom dia!
    Primeiramente quero parabenizar pelo trabalho desenvolvido e as dicas dadas à nós homens.

    Gostaria de saber sua opinião sobre usar um terno risca de giz azul marinho, camisa lilás clara com gravata preta de listras lilas escuro e azul claro para uma formatura às 20h.

    Devo arriscar ou mudar algo?!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      3 de March de 2010 às 10:50

      Anderson,

      Uma gravata lisa roxa ou bordeau ou marinho ou prata/cinza seria mais indicada.

      XO

      Reply

  277. Vanderson Ponciano disse:
    13 de March de 2010 às 03:43

    olá parabéns pelo otimo trabalho desenvolvido por vcs,mais acredito que o ser humano é inseguro,claro k dicas sao importantes e fundamentais ainda mais pra km é expert no assunto moda que são vcs,mais se vcs derem qualquer dica,independente se combina ou não,as pessoas vão usar,só querem k alguém as estimule. O importante e ser feliz e estar consigo próprio.

    Reply

  278. Bruno disse:
    17 de March de 2010 às 02:29

    Gente,
    O terno preto é uma tradição luso-brasileira. Está aí, em pleno Rio de Janeiro, desde o século XIX. Céu azul contra terno preto, tanto aqui quanto em Lisboa.

    Reply

  279. Fabio Perucio disse:
    23 de March de 2010 às 00:34

    Tenho um terno risca de giz azul marinho com listras bem finas e gostaria de saber qual a cor da camisa e gravata posso usar com ele. Já usei camisa branca e gravata vermelha e gravata chumbo. Quais outras combinações posso usar pra nao repetir?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de March de 2010 às 19:25

      Fabio,

      Com camisa branca a gravata pode ser na cor que vc quiser. Com camisas rosa, verde, amarela, azul, lilás, use gravata na cor do terno ou que tenha um tom mais escuro do que a cor da camisa ou que contenha a cor da camisa na gravata se for estampada.

      XO

      Reply

  280. Marcel Tonaki disse:
    28 de March de 2010 às 13:48

    Olá

    Diandra

    Tenho uma questão, fui convidado para ser padrinho de casamento(noite), gostaria de saber se o terno jaquetão seria adquado para a ocasião pois tenho um preto com risca de giz finas de seis botões, e qual seria a cor da camisa e gravata ideal.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de March de 2010 às 20:25

      Marcel,

      Como jaquetão está IN, então pode até. Camisa branca e a gravata lisa na cor que vc quiser.

      XO

      Reply

  281. Diego disse:
    10 de April de 2010 às 20:19

    Olá
    Fui comprar meu primeiro terno e infelizmente acho q acabei comprando um preto de poliester. Será q seria tanto mico assim usá-lo em uma formatura? Pq acho q o “châm” da minha roupa seria mesmo a camisa, que eu acho bem bonita. Pretendo usar uma camisa azul marinha com listras verticais de comprimentos diferentes bem azul clarinha, e daí usaria uma gravata lisa no mesmo tom de azul desta listra, ou então substituiria a gravata por um cachecol preto pra dar um charme no friozin rs rs…qual seu conselho pra mim?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de April de 2010 às 11:33

      Diego,

      Poliester nunca é uma boa pedida, mas se o terno tiver o fit perfeito aí pode passar. E use a gravata.

      XO

      Reply

  282. Evandro disse:
    13 de April de 2010 às 20:00

    Olá, na próxima quinta feira irei para a última etapa de uma entrevista para o cargo de gerencia de um banco.
    Não tenho um terno escuro, somente um cinza claro, posso ir desta forma?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de April de 2010 às 20:29

      Evandro,

      O ideal seria um terno cinza pelo menos de tom mediano, mas se vc só tem esse, então que ele no mínimo tenha o fit perfeito.

      XO

      Reply

  283. Ewan disse:
    13 de April de 2010 às 23:28

    Qual o nº de vezes q um terno poderá ser repetido?
    E qtos ternos eu devo ter para o trabalho?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de April de 2010 às 23:37

      Ewan,

      Não entendi a pergunta. Terno é algo que vc pode usar sempre que necessário. O que deve ser feito é dar um descanso pra ele se recompor se for de lã de 24 horas. Se vai trabalhar todo dia enternado é bom ter pelo menos uns 2, marinho e cinza que dá inclusive pra usar como um mismatch suit.

      XO

      Reply

  284. McKee disse:
    14 de April de 2010 às 03:06

    Sobre o “gastar gratuitramente” um terno preto….Na realidade nao sei, mas sei que sofro desse mal;

    Faço 3º Periodo de Direito, como já trabalho com camisa e calça social, aproveito a noite pra vestir o terno preto (nao chega a ser um risca de giz, mas mesmo fino é uma risca) pra ir a faculdade, nao sei, me sinto bem, as mulheres olham mais, os seguranças sequer pedem identificaçao, os professores lhe atendem melhor e é andar na rua pra chamar atençao;

    Agora, nao sei se é mania de Brasília, mas terno marinho/cinza é rarissimo por aqui, nao sei, mesmo um calor infernal o que mais dá é Preto e chumbo escuro..

    Agora Diandra, uma dúvida:
    Nao sei bem onde li mas vi que o que está invadindo a “cena” sao as “gravatas finas”, nao sei, sempre que vejo gravata fina lembro de cobrador de Onibus do interior, mas na sua opiniao, pega ou nao pega a moda? Compensa investir em algumas?

    Nada melhor do que uma opiniao feminina que entende…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de April de 2010 às 13:06

      McKee,

      Se tiver a ver com vc, lhe favorecer, sim, vale. Uma superskinny é que nunca é a melhor opção, mas uma skinny normal que flerte com a trim classic, pode até ser usada pra trabalhar. Senão, pra sair à noite numa enternada pode dar uma mudada de ares no seu terno.

      XO

      Reply

  285. Thiago20 disse:
    15 de April de 2010 às 18:07

    Diandra tenho um coquetel de inauguração de um Shopping para ir à noite e no convite fala Traje Passeio. Gostaria de saber se posso ir de terno preto e com um sapato com brilho, ou se vou só com calça social e camisa.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de April de 2010 às 19:11

      Thiago,

      Se for só passeio (e não passeio completo) vc pode ir de calça, camisa e um blazer ou até com terno sem gravata se quiser ficar mais arrumado um pouquinho.

      XO

      Reply

  286. Fabian Viana disse:
    29 de April de 2010 às 23:01

    Comprei um terno preto para um casamento, e estou pensando se fica bom usar com uma camisa Azul com listras brancas, e a gravata de cor vinho predominante, com poucas e pequenas listras azul e cinza.. pode se usar gravata de listras com camisa listras tambem?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de April de 2010 às 12:36

      Fabian,

      Neste caso é melhor usar a gravata lisa. Mas pode usar listras com listras.

      XO

      Reply

  287. Alírio Albuquerque disse:
    7 de May de 2010 às 18:37

    Diandra,
    Eu tenho um terno risca de giz preto, e semama passa fiz uma combinação com ele usando uma camisa social preta com detalhes em listras do mesmo tom com uma gravata vermelha mei que gradiente puxando para uma tonalidade mais escura, achei legal, mas a duvida é no dia 12 de julho tem uma festa de 15 anos, e a mesma sera realizada em um salão de festa em frente a praia e eu não sei o que vestir, não sei se repito o traja ou se vou de camisa social branca com mangas dobradas, com um colete preto e calça do mesmo tom do colete, ou se vou com um terno cinza medio com uma camisa social rosa claro? Queria essa resposta urgente pois a aniversariante e minha namorada e eu quero impressiona-la bastante. Pra lhe ajudar eu tenho 1,85cm de altura sou galego e uso um corte mei que militar social. Aguardo sua ajuda, e ja te agradeço.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de May de 2010 às 22:35

      Alírio,

      Vc tem que saber o traje pedido. Só assim vai dar pra “impressionar” alguém. E depois que souber dá uma olhada no meu post sobre trajes que ele vai te dar a maior das luzes.

      XO

      Reply

  288. Alírio Albuquerque disse:
    10 de May de 2010 às 12:12

    Valeu!!! Ps.: Seu blog é show!!!!

    Reply

  289. Euzes disse:
    19 de May de 2010 às 04:54

    Diandra,

    Comprei um terno verde musgo para uma apresentação na faculdade, foi uma boa escolha?
    Gostaria tembém de saber qual a cor da camisa, gravata e sapatos que eu deveria combinar?

    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de May de 2010 às 11:47

      Euzes,

      Honestamente, não muito. Dá pra usar com camisa branca e gravata marinho, verde, grená, roxa, rosa, amarela. Sapato e cinto marrom escuro.

      XO

      Reply

  290. Euzes disse:
    25 de May de 2010 às 00:51

    Obrigado Diandra, a combinação ficou muito boa!

    Parabéns!

    Reply

  291. Marcos Flavio disse:
    26 de May de 2010 às 20:18

    Boa tarde Diandra,

    Comprei um terno cinza escuro risca de giz bem discreta, e estou pretendendo usar com uma camisa verde bem clarinha e gravata verde mais escura com detalhes, minha namorada está indo com vestido verde escuro. Somos padrinhos em um casamento, e gostaria de saber se esta combinação das cores para o casal é bem vista neste tipo de evento? As cores verde da camisa e gravata irão combinar com terno ou você acha mais viável a utilização de outra cor.

    Reply

  292. Alan disse:
    27 de May de 2010 às 14:10

    Olá Diandra,

    Gostaria de saber qual costume mais adequado para ser padrinho de casamento.

    Fui a uma loja e me indicaram o corte inglês por não ser magro, gostaria de saber se é a melhor opção mesmo, e se o caimento é adequado para pessoas mais baixas e não magras.

    Ia optar por um preto com riscas de giz bem leves e discretas, o que vc acha.

    Desde já obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de May de 2010 às 19:44

      Alan,

      Não tem como eu indicar o modelo exato de calça e paletó virtualmente. Leia o meu post sobre tudo o que vc deveria saber sobre ternos porque ali está a info que vc precisa pra decidir. E é nela que vc deve prestar atenção e não se o terno é de corte inglês ou whatever.

      XO

      Reply

  293. GEORGIA CRISTINA SOUZA DA SILVA disse:
    30 de May de 2010 às 17:56

    OI ADOREI O CARA DE TERNO CLARO

    Reply

  294. Humberto disse:
    4 de June de 2010 às 13:48

    Prezada,

    Uma dúvida que tenho é sobre os tipos de tecidos utilizados para a confecção de ternos. Eu acho muito legal o uso de terno e estou em um cargo que seria bom o uso de terno diariamante, porém sinto muito calor. Qual você me indicaria? Outra coisa é o uso de colete, ele ainda está em moda?

    Agradeço uma resposta

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de June de 2010 às 23:34

      Humbertp,

      Lã fria (super 100 ao 200) ou tropical. Sim, está.

      XO

      Não entendi a outra pergunta.

      Reply

  295. Humberto disse:
    4 de June de 2010 às 13:54

    Prezada, mais uma dúvida:

    Como o terno preto, pelo menos aqui em BH, é muito utilizado por porteiros e seguranças, não deve ser uma preocupação para nós homens não corrermos o risco de sermos confundidos.

    Esclareço que não tenho nada contra as pessoas destas profissões, que acho muito dignas, mas é que não quero ser confundido. Explico esta minha preocupação, pois sou alto e tenho ombros largos, o que poderia levar alguém a confundir…

    Obrigado, mais uma vez, por uma resposta.

    Reply

  296. Humberto disse:
    7 de June de 2010 às 13:58

    Prezada,

    Me explico: O uso do terno preto se popularizou, sendo muito usado por pessoas que trabalham com segurança predial e pessoal. Como disse no mail anterior, tenho um tipo físico que poderia causar confusão.

    Assim como as pessoas procuram se diferenciar de outros profissionais, não usando roupas que lembrem algum uniforme, pergunto se isto não seria válido para o uso do terno preto.

    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de June de 2010 às 15:45

      Humberto,

      Se vc faz esta conexão e quer se diferenciar dela, então sim. Mais eu já falei a respeito sobre um papo que bati a respeito do terno preto.

      XO

      Reply

  297. Arthur Machado disse:
    10 de June de 2010 às 15:22

    Diandra Fernandes, para as fotos do convite e cerimônias da formatura me indicaram o terno em oxford (até por ter um preço mais acessível).

    Gostaria de saber se é uma boa escolha para a ocasião.

    Obs.: Terno preto, camisa azul claro e gravata roxa com listras pouco mais claras na diagonal.

    Grato!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      10 de June de 2010 às 23:22

      Arthur,

      Pra ser bem honesta com vc não é o que eu indicaria. Dito isso se vc julgar que é o melhor pra vc, então pelo menos capriche no fit dando uma olhada nas tips que dei no post tudo o que vc deveria saber sobre ternos.

      O resto pode ser.

      XO

      Reply

  298. Arthur Machado disse:
    11 de June de 2010 às 14:17

    E qual você indicaria?

    Obs.: O terno deve ser preto e a camisa azul claro.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de June de 2010 às 22:47

      Arthur,

      Só há necessidade de trocar a gravata ou a gravata e a camisa. Uma camisa branca comporta gravata na cor que quiser. Uma camisa azul, opte por uma gravata marinho, prata ou lilás. E sim, skinny pode.

      XO

      Reply

  299. Arthur Machado disse:
    11 de June de 2010 às 14:52

    E a gravata Skinny seria uma boa? Se sim, qual cor?

    Reply

  300. Arthur Machado disse:
    11 de June de 2010 às 15:04

    Após a tua análise, refleti e decidi utilizar este terno apenas para a fotos já para as Cerimônias da minha Formatura (faculdade) irei adquirir algo digamos mais estiloso, pois terei mais tempo para providenciar.

    Como serão três cerimônias (Culto, Colação de Grau e Baile), gostaria da sua opinião para cada uma delas, incluindo: terno, camisa, gravata (skinny ou tradicional), sapato, cabelo, e tudo que seja relevante.

    Desde já agradeço!

    Reply

  301. Rafael disse:
    11 de June de 2010 às 20:53

    Oi eu comprei um terno mas acho que ele esta curto eu não concigo esticar os braços com o paleto do terno, sem que as mangas encurtem uns 15 cm isso é assim mesmo?

    Reply

  302. Joao H. disse:
    14 de June de 2010 às 17:42

    Ola Diantra, parabens pelo site!

    li praticamente tudo…, mas ainda estou em duvidas em relação ao terno que comprar.

    Hoje fui em lojas e voltei cheio de duvidas…

    1) Será meu primeiro terno, usarei em casamentos (sabado agora) e formaturas futuras…, entao… QUAL A COR ?? rs

    2) entre os pretos, qual o melhor para o meu tipo fisico (magro, longelinio)? preto liso, ou com riscas de giz (bem discretas)?

    3) vi um azul marinho, com camisa azul bem clara , achei interessante a combinação… valeria a pena ser o Primeiro terno??

    4) Vi tb (e foi o que mais gostei) de um cinza bem escuro, com riscas de giz… mas essas riscas pareciam ser mais umas listras, pois de perto sao bem visiveis…. será que vale a pena?

    Obrigado!
    Joao

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de June de 2010 às 21:21

      João H.,

      Um escuro, preto, marinho ou cinza. O que eu tinha pra indicar sobre terno e tipo físico está no post tudo sobre ternos. Pode ser. Um sólido sem listras é mais indicado.

      XO

      Reply

  303. Gabriel disse:
    17 de June de 2010 às 00:45

    Oi! Posso usar uma gravata roxa com camisa rosa bebe bem clarinha?
    Posso usar com isso um terno cinza risca de giz (detalhes azul/roxo + branco) e o cinto, sapatos e meias café?
    Obrigado!

    Reply

  304. Gabriel disse:
    17 de June de 2010 às 00:48

    A camisa é rosa bem claro

    Reply

  305. Ramon disse:
    20 de June de 2010 às 22:06

    Boa noite
    Diandra; gostei muito das sugestões aqui expostas, porem, ainda ficou com algumas duvidas espero que possa me ajudar; sou muito leigo se tratando de ternos ou blazer, tenho de comprar um ou dois que sejam versáteis que não me incomode, que tenha um caimento legal, e que seja acinturado, porem, não sei distinguir os nomes ou estilos desses ternos você pode me ajudar? Poderia me indicar lojas em BH MG que eu possa encontrar esses tipos de produtos de boa qualidade? Pretendo comprar um terno mais clássico e um mais despojado, mas nada muito retro e nada muito moderno quero um terno que me de uma postura mais elegante e um que eu possa miscigenar estilos. Se não for muito incomodo você pode me indicar também sapatos?
    Please!
    Obrigado
    Parabéns pelo trabalho esta ótimo.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de June de 2010 às 20:25

      Ramon,

      Não sou de Belô. Dá uma olhada no post Tudo o que vc deveria saber sobre ternos que ele pode te ajudar nessa. E não tem como eu escolher pra vc o que vai ser o melhor pra vc virtualmente.

      XO

      Reply

  306. PAULO RENATO disse:
    24 de June de 2010 às 16:28

    Boa tarde, preciso muito de sua ajuda.
    tenho um terno azula marinho com risca de gis em azul mais claro com dois botões e tenho uma formatura para ir.

    estave pansando em usar uma camisa prete e uma grava escura, será que vai ficar lega???

    ou tem outra dica imbativel para esta terno,

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      24 de June de 2010 às 18:30

      Paulo,

      Camisa branca e gravata lisa na cor que quiser.

      XO

      Reply

  307. Bruno disse:
    26 de June de 2010 às 18:18

    Diandra, tenho um terno cinza que ficaria bem no meio do terno bege/caqui e do cinza claro das fotos que vc colocou! Ficaria bem usá-lo em uma formatura? Iria usá-lo com uma camisa riscada de branco e cinza escuro com uma gravata chumbo. Por favor, me diga sua opnião. Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de June de 2010 às 21:47

      Bruno,

      Se ela for à noite um terno escuro seria mais apropriado. A não ser que seja traje esporte fino/passeio somente.

      XO

      Reply

  308. Renato Viegas disse:
    6 de July de 2010 às 23:48

    Boa noite Diandra!

    Vou comprar meu primeiro terno e gostei muito do primeiro o cinza médio para escuro, e pelo que entendi ele é uma espécie de coringa. Gostaria de umas dicas sua para utilizá-lo em um casamento q serei padrinho ex: cor de camisa, gravata, sapato e etc.

    Muito obrigado e parabéns pelo site!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de July de 2010 às 13:54

      Renato,

      Dá uma olhada nos meus posts sobre padrinho que tem a minha sugestão por lá.

      XO

      Reply

  309. Primeiro terno. disse:
    14 de July de 2010 às 17:00

    Ola.. parabéns pelo artigo…

    Estou precisando comprar meu primeiro terno.. e suas informações foram bastante esclarecedoras…

    muito obrigado e continue.. seu trabalho é muito importanta….

    Obrigado e parabéns..!!!!

    Reply

  310. Allison disse:
    15 de July de 2010 às 14:55

    Tenho um terno grafite e gostaria de saber se fica legal usa-lo com uma camisa grafite e uma gravata preta, o que voce acha?

    Obrigado

    Reply

  311. Tathiana disse:
    1 de August de 2010 às 23:52

    Olá Diandra!

    Adorei o seu site. Muito bom e de ótimo gosto.

    Tenho algumas dúvidas e peço que me ajude!!!

    Meu casamento será de dia e a decoração que escolhemos é verde e branco. Meu noivo casará de bege e queria saber que tons de camisa, gravata e sapatos.

    Obrigada, fico no aguardo de sua resposta!

    Tathiana

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de August de 2010 às 00:48

      Tathiana,

      Camisa branca, gravata lisa na cor que ele quiser e sapatos e cintos marrons bem escuros.

      XO

      Reply

  312. Vitor Boschi disse:
    9 de August de 2010 às 00:48

    Diandra,

    Confesso que tu já me salvaste milhares de vezes com tuas dicas, principalmente sobre ternos, sendo que tu nem me conhece. Isso é um milagre! Adoro teu blog, só esse post de ternos já li 3 vezes.

    Agora estou com uma dúvida e peço ajuda. Irei me formar na faculdade em dezembro e estou pensando em comprar um terno para a ocasião que será a noite. Eu sei que a montada do momento ai pelos USA é terno preto + camisa branca + tie preta, todo ajustado. Eu acho lindo, mas já tenho um terno preto, embora não tão bem ajustado, e fico meio receoso que aqui no Brasil passe por “garçom” com essa combinação como já comentaram comigo.

    Será que invisto em um novo terno preto well adjusted ou talvez em um terno cinza (chumbo talvez) + camisa branca + tie cinza? Essa montada com camisa branca e tie na cor do terno no Brasil vai bem mesmo? Sem contar minhas dúvidas sobre a lapela do terno, qual é melhor?

    Desculpe pelas diversas dúvidas, mas como é um evento solene importante para mim, o desespero está batendo forte aqui…

    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de August de 2010 às 17:14

      Vitor,

      Se o evento é solene, então fique com o terno preto, camisa branca e gravata preta ou lisa na cor que quiser. E a lapela deve ser em escala com a largura da gravata. Notch, pontuda ou xale poderiam ser usadas (lapela tipo).

      XO

      Reply

  313. Thiago disse:
    17 de August de 2010 às 00:47

    Olá!

    Parabéns pelo site! Procurei algumas coisas no google e encontrei todas aqui.

    Gostaria que me tirasse uma dúvida. Qual a diferença entre os ternos de lã fria (super 100, 200) e os ternos de Poliviscose? Além disso, por que há percentuais variados de viscose e poliéster? Há relação com a qualidade do terno?

    Obrigado!
    Abraços,
    Thiago

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de August de 2010 às 01:15

      Thiago,

      Lã fria super qualquer coisa é um terno de lã mais fresca e natural, umas mais finas (super150-200) outras mais encorpadas(100-120) e estes são as melhores opções porque vai do dia pra noite bem. Um de poliviscose é um terno de tecido não natural (man made, artificial e sintético) por isso o tecido tem menos qualidade.

      XO

      Reply

  314. Gustavo disse:
    17 de August de 2010 às 23:21

    Comprei na Tribecca um terno lindo, na cor chumbo. A vendedora montou o traje com sapato marrom e cinto preto, disse que essa de cinto e sapato ter de ser da mesma cor já passou… acreditei e levei tudo, mas to com uma duvida. Pode mesmo: terno chumbo, sapato marro e cinto preto? De frente pro espelho ficou bem legal!

    Reply

  315. Vinícius M. disse:
    18 de August de 2010 às 03:02

    Olá Diandra,
    Parabenizo por sua tão valiosa ajuda!
    Vou a um casamento em Brasilia no mês de setembro a ser realizado as 16:45h. O traje já está definido, devendo ser um terno preto e camisa branca. Tenho gravata lisa na cor verde escuro, uma preta com alguns quadradinhos brancos e uma outra na cor azul marinho (não lisa). A mais indicada seria a verde escuro lisa?
    E só mais uma coisa: qual o tipo de tecido é mais apropriado para o calor? Super (100 a 200)? Quanto maior o número do tipo de pano super, o terno tem um caimento mais fino?
    Desde já agradeço sua atenção.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de August de 2010 às 03:38

      Vinícius,

      Qualquer uma delas seria bem-vinda. Quanto mais alto o super mais fino (espessura) e fresco o tecido é.

      XO

      Reply

  316. Fabricio disse:
    18 de August de 2010 às 17:38

    Olá, terei um casamento para ir, não serei o padrinho. Bem, comprei um terno tropical preto risca de giz finas azuis, primeiro queria saber se realmente fica estranho usar uma camisa rosa claro com listras com um terno risca de giz, achei que ficou tão legal, e para combinar comprei uma gravata cor de vinho acetinado, bem mas depois me falaram dessa da camisa ser listrada também, enfim qual cor de camisa então fica legal? ou devo ficar com essa mesma? eu só não queria branca, acho comum demais, rsrs.
    Outra coisa, o blazer do terno risca de giz sendo preto pode combinar com alguma outra calça?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de August de 2010 às 23:32

      Fabricio,

      Poder pode. Se quiser, use. Depende da calça.

      XO

      Reply

  317. Migue Jara disse:
    18 de August de 2010 às 22:22

    Hola Daiandra, td bom???
    acabei de comprar um terno, um Pierre Cardin super 120 azul marinho risca de giz
    o Blazer se encaichou perfeitamente em mim..mas vou precisar dar uma ajustada na calça
    estou muito feliz, e obrigado o site tem me ajudado bastante..Brigado pelas dicas me ajudaram bastante!!! XD
    e queria tiraruma duvida, assim quando deixo os braços para baixo a manga fica exata
    ao levantar os braço qual é o normal que a manga encurta???

    Mais uma vez Brigado pela dicas e pela atençao

    um abraço!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de August de 2010 às 23:34

      Migue,

      Só abotoe do meio então. E isso varia tanto… mangas mais rentes às axilas não recuam tanto já as que são mais folgadas na região sim… O importante é que quando o braço fique pra baixo bata no lugar certo.

      XO

      Reply

  318. Gustavo disse:
    18 de August de 2010 às 22:41

    Quanto ao terno chumbo, o sapato marrom e o cinto preto o que não pode?
    o terno chumbo com o sapato preto?
    o sapato marrom com o cinto preto?
    ou os 2?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de August de 2010 às 23:35

      Gustavo,

      Ambos têm que ser da mesma cor, preto ou marrom.

      XO

      Reply

  319. Migue Jara disse:
    18 de August de 2010 às 23:00

    Desculpa…so mais uma coisinha..rs
    meu terno é de 3 botoes…eu nao sou alto tenho 1,73
    expermentei de diversas maneiras…o que voce acha se eu so abotuar
    o segundo??..Foi o que visualmente pra mim ficou melhor, queria saber a tua opniao…

    Reply

  320. Cleber disse:
    24 de August de 2010 às 19:31

    Diandra, muito bom esse seu post.
    Eu sou gordo e o que vc indicaria pra pessoas acima do peso como eu…
    Podemos usar todas as cores e combinações?
    Grato… Sucesso sempre!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      24 de August de 2010 às 22:40

      Cleber,

      Vê o post sobre Tudo o que vc deveria saber sobre ternos q encontra.

      XO

      Reply

  321. Adan Kenedy disse:
    27 de August de 2010 às 13:37

    Olá, tudo bem?

    Comprei um terno cinza ontem, para participar de um congresso que irei apresentar em
    São Paulo. Ele é, na minha opinião, “ô” Terno… Tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se você poderá me ajudar, são elas:

    1 – posso utilizar o terno cinza com 1 Sapato marron;

    2 – quais as cores de camisas e gravatas que você me indicaria.

    obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de August de 2010 às 20:09

      Adan,

      Pode.

      Camisa branca dá com qualquer cor de gravata, lisa ou estampa. Se a camisa for de cor, pra simplificar, use uma gravata com a cor da camisa (não precisa ser no tom exato não) contida nela que dá certo.

      XO

      Reply

  322. Ed disse:
    31 de August de 2010 às 15:33

    Ola Diandra,
    tudo certo?
    deixei a pergunta no Forms mas vo dexa aki tambem hahaha

    Tenho um casamento pra ir 2a feira, e tenho um terno Aramis Cinza, segue foto
    http://img836.imageshack.us/img836/3154/formatura1592.jpg

    Queria saber qual cor de camsia e gravata fica legal com esse terno?

    Minha namroada vai de vermelho ( não sei se isso influencia em algo =p )

    Obrigado

    ps: Gosto de me destacar nas festas, chamar atenção (positivamente é claro) não é um problema pra mim, contanto que fique legal.

    bjs

    Reply

  323. Pingback: FlashBack du Jour: Um Quase Tudo Que Você Deveria Saber Sobre Ternos « Homens Modernos

  324. Arthur Machado disse:
    9 de September de 2010 às 14:30

    Bom dia, Diandra!
    Gostaria de algumas dicas suas para a minha Formatura.

    Na Colação de Grau, pretendo usar um terno preto, com camisa branca e gravata skinny preta.

    No baile, como deve ser smoking tradicional, a dúvida é somente em relação ao tecido…

    - O tecido panamá seria uma boa para as duas ocasiões?
    - É melhor sapato com cadarço ou sem?
    - O que acha do traje para a Colação de Grau?

    Desde já agradeço!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de September de 2010 às 14:55

      Artjur,

      Lã fria ou tropical é sempre a melhor pedida. Com cadarço. Fine.

      XO

      Reply

  325. Rafael Castro disse:
    10 de September de 2010 às 19:21

    Boa tarde Diandra,

    Nunca tive um terno, faço faculdade e preciso ir em um entrevista de emprego.

    Gostei muito do seu blog, muitas dicas utéis e vou ir atrás de um cinza médio pro escuro como você sugeriu para iniciar.

    Gostaria de saber se devo comprar o sapato antes de comprar o terno ou só depois?

    E que tipo de tercido seria melhor para o clima de São Paulo e para o do Rio?

    Atenciosamente,

    R.C.M

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de September de 2010 às 02:13

      Rafael,

      Lã fria ou tropical e sim, é melhor comprar o sapato que vai usar com o terno antes e experimentar o terno com ele pra marcar a bainha.

      XO

      Reply

  326. Marcos disse:
    14 de September de 2010 às 21:16

    Parabéns pelo site.

    Tenho uma dúvida. Vou me casar em Dez (noturno), porém não gosto dos ternos/fraques/smoke e demais tipos de roupas normalmente utilizados e disponíveis para locação. Acho muito chamativos.

    Portanto vou gastar bem mais do que o aluguel, e comprar um terno super 120 ou 150 Cinza chumbo todo liso, ou com listras discretas. Vou usar com colete do mesmo tecido/cor e camisa branca lisa, dessas que nao aparece osbotoes, fio 120 egipcio.

    As duvidas:

    1- Posso utilizar um sapato preto desses com a textura trabalhada, meio fosco, ou fica mto “sport”.
    2- Q tipo de acessorio posso usar pra diferenciar um pouco mais, pra saberem que eu sou o noivo ne, pensei em um lenço no bolso (nada de flor rsrs), como funciona isso, tem q ser da cor da gravata, tem algum tipo de lenço indicado ou é lenço comum?

    Obrigado.

    Leandro

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de September de 2010 às 14:21

      Marcos/Leandro,

      Basta ver o post sobre noivos que verá.

      XO

      Reply

  327. Pablo disse:
    18 de September de 2010 às 10:23

    Oi

    Procurei lã fria para comprar aqui na minha cidade, mas não achei de jeito nenhum….. a mulher atendente disse pra eu comprar uma tal sarja lá, mas o pano parece que tem “elastano” eu acho…. essa sarja serve pra fazer um terno modelo slim??

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de September de 2010 às 17:32

      Pablo,

      Até pode, mas é um terno mais informal.

      XO

      Reply

  328. Pablo disse:
    20 de September de 2010 às 23:52

    Diandra

    Voltei à loja e disse que não queria sarja. A vendedora me indicou uma lã bem cara. Achei bem bonita, parece de qualidade, mas não sei se é lã fria. Custa 79 reais o metro. Será que essa serve pra fazer o terno slim?

    Quais tipos de tecido você me indica pra fazer o forro e aquelas entretelas (acho que é isso, rs)

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de September de 2010 às 17:01

      Pablo,

      Não tem como eu saber do nada. E peça ajuda a um bom alfaite pois é ele quem vai ter que te dar todos estes feedbacks.

      XO

      Reply

  329. leandro disse:
    21 de September de 2010 às 16:07

    Apreciei muito a postagem,

    definitivamente irei comprar meu primeiro terno,estava optando por um azul marinho escuro mais agora vejo que o cinza tem agradeveis opções a mais de camisas,

    Obrigado

    Reply

  330. Pablo disse:
    21 de September de 2010 às 17:12

    Desculpe pelo incômodo. É que aqui no interior de MG é muito difícil achar alguém com o conhecimento que você tem sobre o assunto.

    Mas vou comprar essa lã mesmo. Está muito complicado achar. Eu achei o tecido bem bonito também.

    Parabéns pelo blog.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de September de 2010 às 19:03

      Pablo,

      É que se vc realmente quiser ter sucesso em fazer um terno legal, vc terá que ter um alfaite que possa te ajudar nestas questões. Procure um que ele vai te ajudar nessa melhor.

      XO

      Reply

  331. Pablo disse:
    21 de September de 2010 às 22:36

    Vou tentar falar com alguém em Belo Horizonte.

    Obrigado!

    Reply

  332. Pedro disse:
    22 de September de 2010 às 04:37

    Ola Diandra.
    Primeiro parabéns pela continuidade do blog com a mesma qualidade de sempre. MUITO util.
    Bom sou formando no final do ano e gostaria de um terno para usar durante a recepção dos convidados após a colação de grau até o baile. Durante o baile vamos usar Smooking.
    Gostaria de um terno que eu possa usar na formatura e ao mesmo tempo nas entrevistas de provas de residência médica que vão ser após a formatura.
    Tenho um terno azul marinho escuro com riscas mas penso que para usar durante os dias de entrevistas pareça pesado demais, ja que as mesmas irão ser no periodo de final de dez até metade de janeiro e de dia.
    Pensei em um terno de lã fria (100 ou 120) de cor cinza chumbo. Vale a pedida desta cor para uma festa de formatura sendo eu o formando?
    Qual outra dica.
    VLW

    PS: sempre acompanhando o blog.

    Reply

  333. Pedro disse:
    22 de September de 2010 às 04:41

    Desculpa, acabei esquecendo de perguntar duas outras dúvidas.

    Compro terno com riscas ou liso?
    Dois ou 3 botões?

    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de September de 2010 às 15:55

      Pedro,

      Liso. 2 ou 3 são possibilidades. O de 2 é mais democrático.

      XO

      Reply

  334. Jany Mosso disse:
    22 de September de 2010 às 12:48

    o pai da noiva pode usar terno pied de poule com gravata e camisa preta, no casamento à noite e com o consentimento da noiva?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de September de 2010 às 19:30

      Jany,

      Se a noiva deixar, quem sou eu pra negar… dito isso, eu acho particularmente fúnebre demais.

      XO

      Reply

  335. Cristiane disse:
    16 de October de 2010 às 11:41

    Queria Saber qual o terno que tem mais qualidade em termos de tecido

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de October de 2010 às 18:16

      Cristiane,

      Lã fria super alguma coisa (super 100 a 200).

      XO

      Reply

  336. Matheus disse:
    7 de November de 2010 às 20:51

    Olá, tenho um casamento para ir no final do ano, gostaria de ir de terno, e estava pensando no todo preto, camisa, grava, enfim, everything…
    tenho apenas 16 anos e não sou um exemplo de altura, se ajuda na descrição , meu cabelo é de franja (não emo) o que eu gostaria de saber é: ficaria legal esse terno em mim, se não, tem alguma sugestão ?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de November de 2010 às 19:50

      Matheus,

      Sim. Mas pra casamento eu acho soturno demais. Use uma camisa branca ou cinza de tom mediano pelo menos…

      XO

      Reply

  337. Daniel disse:
    14 de November de 2010 às 21:54

    Diandra, comecei um curso e nele temos muitos encontros formais com autoridades de diversas áreas, conferências e palestras com embaixadores, políticos e reitores. Então eu estava pensando em comprar um terno preto risca-de-giz bem discreta, 02 botões fechamento simples e gostaria de saber se esse terno cai bem nesses tipos de encontros, já que não é uma coisa pro dia-a-dia.

    att

    Reply

  338. thiago disse:
    19 de November de 2010 às 01:52

    Fui convidado para ser padrinho mas os noivos não estipularam roupa o meu terno é risca de giz que cor de camisa devo usar ? pensei em usar branca e gravata roxa pois o vestido da minha esposa é roxo que você acha combina ou nã? sua pinião vale muito.

    Reply

  339. Juliano disse:
    22 de November de 2010 às 01:45

    Seu site sempre bem movimentado, e com suas dicas estou aprendendo um pouco de moda (e gostando). Seguinte preciso ir num casamento e to querendo comprar um costume super 120 contemporaneo na vila romana ele é uma cor escura pois li que casamento a noite nao pode ser claro (em torno de 700 reais), uma camisa branca (na verdade um lilas tao clarinho que parece branca), uma gravata com listras pretas e roxas (acho que deu um destaque) e um sapato de couro sem ser de amarrar, acha que ficará legal? Poderia até mandar foto rs…

    Reply

  340. Cicero disse:
    2 de December de 2010 às 19:21

    Diandra,

    Eu tenho um terno cinza de dois botões, pouca coisa mais escuro que o terno na primeira foto deste post. Tava pensando em ir a uma formatura com ele. Qual a cor de gravata e camisa que você indica?
    Eu também tenho um terno azul marinho, você acha que eu deveria dar preferência a este, já que é um evento formal à noite?

    Valeu!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      3 de December de 2010 às 19:08

      Cicero,

      Camisa branca e a gravata na cor que quiser.

      XO

      Reply

  341. Ellegancy costuras disse:
    10 de December de 2010 às 18:12

    Olá Pessoal.

    Navegando na net achei esse site super interessante. Nós temos nossa loja que é especializada em ajustar ternos, ajuste de jaquetas de couro( até mesmo as rasgadas devido a queda de motos que dão um trabalhão danado pra restaurar), ajustar vestidos de festas e por aí vai.

    Estamos em São paulo, zona sul. Nosso telefone é 11 5021-2506 e nosso site é http://www.ellegancycosturas.com.br

    Tenham certeza que seus ternos ficarão ajustados á medida do seu corpo, podem confiar!!!

    Reply

  342. armando disse:
    11 de December de 2010 às 20:39

    boa tarde, diandra

    fui a um evento à noite não tão sofisticado, mas que pedia passeio completo com um terno risca de giz azul marinho (com cerca de meio centímetro entre as riscas) e uma camisa com finas listras azuis e brancas (cerca de 1 milímetro entre cada listra) e uma gravata lisa. achei que ficou bem elegante (minha mãe tb, rs). só que houve que me desse conselhos de etiqueta falando que não se usa risca de giz com camisa listrada (burguês é foda… leem alguma coisa no yahoo answer e já fazem disso um dogma para mostrar pseudocultura).

    será que posso ter sua opinião a respeito? e será que pode me indicar um link de algum artigo que fale a respeito disso? eu não pretendia parar de combinar as peças, pq acho que realmente ficou legal, embora eu só tenha usado antes com camisa branca lisa e outras cores mais claras sempre lisa. se puder me indicar um livro, tb. desculpe me extender tanto.

    obrigado e até mais.

    Reply

  343. Juliano disse:
    12 de December de 2010 às 17:39

    Gostaria de saber quando os ternos sao super (100,120,150 180), eles sao de la fria é isso? poderia especificar a diferença das numeraçoes… na vila romana tem 120 e 150 e acho um bom custo beneficio… o que vc acha???

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de December de 2010 às 20:27

      Juliano,

      “Gramatura” do tecido. Qto mais alto mais fresco, mais leve/fino. É uma boa opção.

      XO

      XO

      Reply

  344. Juliano disse:
    12 de December de 2010 às 17:51

    outra pergunta desculpe ser chato… sei que terno de lã fria precisa ser lavado a seco certo??? no caso de um dia eu tomar uma chuva com este terno, num estacionamento de shopping por exemplo, poderia ele sofrer danos??

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de December de 2010 às 20:23

      Juliano,

      Deixe secando num lugar com ar ventilando… mas é sempre melhor carregar um casaco impermeável ou capa pra protegê-lo.

      XO

      Reply

  345. armando disse:
    15 de December de 2010 às 19:54

    obrigado pela resposta concisa. exatamente o que eu queria. com licença… vou perguntar em outro blog.

    Reply

  346. Paulo disse:
    6 de January de 2011 às 05:45

    Oi Diandra :D
    eu estou usando bastante nas festas e formaturas que eu vou, o terno preto + camisa preta e a gravata prata lisa ,eu particularmente achei uma bela combinação,
    queria saber se está correto esta combinação ?
    e se poderia me dar algumas opções de cores camisas para usar com a gravata prata e o terno preto :D

    obs: sapato preto tbm ,com ponta quadrada
    (tenho 15 anos )

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de January de 2011 às 22:00

      Paulo,

      Pode. E dá pra usar camisa branca, lilás, gelo, rosa, azul…

      XO

      Reply

  347. Angelo disse:
    7 de January de 2011 às 00:47

    Ola,

    Tenho interesse em desenvolver um site de direito utilizando uma das imagens publicadas aqui, é a: http://homensmodernos.files.wordpress.com/2007/05/theblack.jpg

    Poderia informar onde você a encontrou para que eu consiga uma autorização?

    Aproveito a oportunidade para parabenizar o seu trabalho.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de January de 2011 às 02:19

      Angelo,

      Acho que é da GQ, mas não tenho certeza…

      XO

      Reply

  348. BrÍccyu Kwon disse:
    17 de January de 2011 às 06:04

    Bem galera, para começar nunca tive terno, embora já tenha vestido alguns bem fuleiros em eventos escolares, minha esperiência com ternos não passa disso.
    Mas por um necessidade futura vou precisar de um, cedo ou tarde.
    Nada contra os famosos e “clicherentos” ternos pretos, até gosto. Que fazer, preto é a mais basicas das cores, ainda mais para quem tem medo em errar, com roupas então. Meus olhos aceitam bem o cinza, mas cá pra nós, o bege é falta de criatividade, dá para se ter bem mais person com um preto, o bege é sem graça, tímido, covarde e o pior, FEIO. Meu preferido mesmo é o azul marinho. Ele fica alí entre o preto e o grafite, não tira a personalidade e nem expressa o medo de errar. Voltando ao bege, ao meno pode ser ecológico, não terá diferença se para fazê-lo reaproveitar panos de chão.

    Reply

  349. Alex disse:
    18 de January de 2011 às 18:49

    Olá Diandra!
    Pesquisando na internet o google me levou até você e por isso gostaria que me tirasse uma dúvida cruel!
    Veja só: Serei padrinho de casamento dia 23/01no horário da manhã 10hs, tenho um terno bege bem claro e gostaria de saber se posso usar sapato preto com meia preta.
    Brigadão

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de January de 2011 às 00:20

      Alex,

      Poder pode. Mas um marrom fica melhor.

      XO

      Reply

  350. Alex disse:
    19 de January de 2011 às 18:38

    Oi Diandra!

    Eu fiz um teste com marrom e achei q ñ ficou legal!
    Achei q desse modo: terno bege bem clarinho, com cinto preto, meias na cor do terno e o sapato preto ficou legal! O q vc me diz?
    Abraço

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de January de 2011 às 20:27

      Alex,

      Pode ser. Mas o marrom é o melhor sim.

      XO

      Reply

  351. Alex disse:
    20 de January de 2011 às 01:36

    Ok! Diandra vc venceu!
    bj

    Reply

  352. Anderson Silva disse:
    2 de February de 2011 às 17:37

    Diandra,

    Preciso de um help… Comprei um terno cinza claro para ir à Hair Brasil 2011 (http://www.hairbrasil.com/index.php) e fui convidado de última hora para a formatura de um amigo meu. A questão é:

    Não tenho condições de comprar outro terno, vida de universitário é dureza, mas gostaria de fazer bonito na formatura. Você pode me sugerir uma combinação de camisa e gravata para a formatura?

    Também estou aberto a sugestões para a Hair Brasil… rsss

    Muito obrigado pela atenção!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de February de 2011 às 18:38

      Anderson,

      Pra variar basta usar uma gravata diferente. Camisa branca e gravata na cor que quiser ou camisa numa cor clarinha que quiser e gravata num tom mais escuro do que a camisa ou na cor do terno são apostas certeiras.

      XO

      Reply

  353. Kenupp disse:
    5 de February de 2011 às 01:28

    Tenho que ir em uma festa de formatura bem elegante, mas os convidados irão de terno e os formandos de black tie (sou convidado), estava pensando em um terno preto risca de giz com uma blusa lilás clara e uma gravata preta, ou um terno preto liso, com uma blusa branca e uma gravata vermelha. A duvida, qual é mais elegante para noite, um terno liso ou um terno com risca de giz? E porque? Obrigado

    Reply

  354. Kenupp disse:
    8 de February de 2011 às 02:29

    Você me aconselhou um terno preto liso, agora estou em duvida quanto a camisa e a gravata, não sei se uso a camisa branca com a gravata vermelha ou outra combinação, gostaria da sua opinião, qual seria uma combinação camisa e gravata que ficaria muito elegante com um terno preto liso? Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de February de 2011 às 11:34

      Kenupp,

      Camisa branca com gravata na cor que quiser.

      XO

      Reply

  355. Bruno disse:
    23 de February de 2011 às 21:00

    Oi diandra, quero uma ajuda tambem xD

    Tenho uma festa de quinze anos sábado. Meu terno é preto, calça tb. Agora quero uma dica de cor de camisa e gravata (skinny, de preferencia).
    obrigado xD

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      24 de February de 2011 às 15:48

      Bruno,

      Camisa branca e gravata na cor que quiser.

      XO

      Reply

  356. Mateus disse:
    26 de February de 2011 às 16:44

    Olá! Estou cursando o ultimo período do curso de pedagogia; minha formatura esta prevista para o inicio de agosto/2011, em uma turma com 35 acadêmicos só tem eu do sexo masculino. Não sei que roupa usar, que cor usar, mais eu queria que fosse a roupa.
    Você poderia me dar alguma dica?
    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de February de 2011 às 20:49

      Mateus,

      Tem que ver qual o traje determinado. E seguir a dica.

      XO

      Reply

  357. Pingback: Começando a Sua Vida Profissional e “Enternada”? « Homens Modernos

  358. daniel disse:
    20 de March de 2011 às 17:11

    eu quero um terno desse eu tenho 14 anos eu sou evangelico e quero um terno

    Reply

  359. GABRIEL GONÇALVES disse:
    1 de April de 2011 às 21:19

    PREZADA DRA DIANDRA, PODERIAMOS CONVERSAR PESSOALMENTE OU POR MSN, PRECISO DE UMA DICAS SOBRE TERNO PARA CASAMENTO, PRETENDO CASAR COM UM TERNO SIMPLES, SE POSSÍVEL UM COSTUME, COM ALGUNS DETALHEES LEGAIS.

    TE ESPERO NO E-MAIL.

    BJO.

    FICA COM DEUS.

    Reply

  360. Gleisson disse:
    6 de April de 2011 às 20:03

    Boa tarde, Diandra!

    Primeiramente, parabenizo-a pelas respostas contundentes e dicas que percebi que agrada a todos. Então, nunca usei sequer um costume, mas confesso que morro de paixão para usar um. Hoje, tenho a possibilidade de vestir, pois logo irei trabalhar num órgão público e desejaria que me instruísse a ter a melhor escolha. Um costume cinza, camisa branca e gravata preta é a combinação que procuro. Agora, gostaria de saber qual tipo de cinza, qual estilo de camisa e qual modelo de gravata ficariam ideal. Levando-se em consideração que prefiro roupas slim fit, pois acentuam a minha altura e silhueta, uma vez que possuo 1,70m e 72kg. Também, se possível, poderia me recomendar algum site que contenha várias combinações para ternos e costumes. Seria grato. Muito obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de April de 2011 às 13:28

      Gleisson,

      Do nada não tem como eu ser específica. Pra estas coordenadas só com uma consultoria pessoal.

      XO

      Reply

  361. Érica de Souza Andrade disse:
    16 de April de 2011 às 19:40

    Boa tarde Diandra! Tudo bem?

    Estou necessitando muito de que me esclareça uma dúvida:

    Minha irmã fará 15 anos, e será realizada uma cerimônia de porte médio, á noite. Assim, indago-lhe sobre qual cor de terno meu pai deve usar, pois ele é moreno bem escuro.

    O vestido que minha mãe usará será verde. Então é necessário que a gravata esteja combinando com tal cor?

    Grata!

    Érica S. Andrade

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de April de 2011 às 23:42

      Érica,

      Um terno escuro. A cor ou tom não tem como decidir virtualmente. Não precisa ter gravata combinando não.

      XO

      Reply

  362. Gleisson disse:
    18 de April de 2011 às 00:00

    Diandra,

    Muito obrigado, olhei seu site melhor e consegui obter algumas coordenadas para o meu estilo. O conteúdo da sua página está ótimo, há muita informação útil.
    Parabéns pelo trabalho!

    Reply

  363. Hugo disse:
    20 de April de 2011 às 00:37

    Diandra,

    Fiz um terno fit, cinza escuro, de dois botões, com uma padronagem que lembra o risca de giz. Gostaria de saber se posso combiná-lo com uma camisa branca com riscas brancas verticais (textura) e gravata vermelha com textura. Na ocasião, fica melhor sapato preto ou marron escuro? Outras cores de gravata ficariam melhor? É para minha formatura em Direito.

    Desde já fico grato.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de April de 2011 às 00:33

      Hugo,

      Tanto faz. It is up to you. A gravata pode ser na cor que quiser.

      XO

      Reply

  364. PabloLSM disse:
    13 de May de 2011 às 18:03

    …terno risca de giz (preto), num casamento as 16/17 horas, numa fazenda…pode???

    Reply

  365. Gilson Muniz disse:
    11 de June de 2011 às 02:28

    Diandra,
    posso usar para um casamento(convida):

    Costume Preto
    Camisa Bordô – quase salmão lisa
    gravata listrada com tons branco, preto e prata

    ou a camisa tem que ser branca?

    Gilson

    Reply

  366. Bernardo disse:
    24 de June de 2011 às 12:15

    Oie….infelizmente achei esse site só hj….depois da minha compra…Fiquei louco pelo assunto e começei a pesquisar.
    Não entendo muito bem de terno, ontem fui na Aramis comprar um terno para um casamento e para ter mais um no armário, tendo visto que eu só tinha um da TNG bem basiquinho.
    E por estar com quase 30 anos queria uma mais sofisticado e elegante.
    Entrei na loja para comprar um em torno de 500 reais…e fui experimentando…até vestir o tal 150, que nem sabia o que era, só percebi no preço que deveria ser muito bom.

    Comprei um preto, 2 botões, 150′s. Depois de vesti-lo notei que ficou bem melhor que os outros.
    Fechei a compra e gastei bem mais que o dobro do pretendido, será que fiz bobeira?

    Grato pela atenção.

    Reply

  367. levino disse:
    29 de June de 2011 às 03:13

    Boa Noite Diana. me sana uma duvida, pode ser que já tenha respondido. psso utilizar calça de sarja clara(beje) com um blazer e ou paleto preto, aberto sem grava com a camisa em tonalidade mais escura que a calça, no dia a dia, no trabalho? Obrigado.

    Reply

  368. Ivi Rubio disse:
    1 de July de 2011 às 01:10

    Vamos numa formatura de medicina e comprei para o meu namorado um terno cinza escuro risca de giz. Gostaria de saber qual a melhora camisa e gravata??? Ja comprei este terno pq no final do ano ainda temos um casamento chic! Me ajuda!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      1 de July de 2011 às 01:32

      Ivi,

      Camisa branca com gravata lisa na cor que quiser.

      XO

      Reply

  369. Ivi Rubio disse:
    1 de July de 2011 às 01:35

    Uma camisa cinza clara com uma gravata prata? ficaria bom tb? Ele tem 30 anos, queria que ele ficasse moderno e chic? Desculpa a insistência! Obrigaddaaaaaaaa

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      1 de July de 2011 às 01:40

      Ivi,

      Não tem como eu saber se a cor é indicada pra ele. Mas pode ser prata sim.

      XO

      Reply

  370. Guilherme disse:
    5 de July de 2011 às 02:32

    Antes de qualquer coisa, parabens Dianda. Seu post atravessou o tempo e continua bem cotado =).
    Vou comprar o primeiro terno e sua dica foi muito valiosa. Como estou em inicio de carreira, não tenho gastar fortunas em um terno. Você indicaria alguma loja que tem bons cortes e preços justos?
    Além disto, você acha que o terno cinza pode combinar com camisa branca com linhas verticais roxas espaçadas por mais ou menos 0,5cm e gravata roxa/lilas?

    Muito obrigado

    Guilherme

    Reply

  371. Guilherme disse:
    5 de July de 2011 às 02:33

    *Diandra

    Reply

  372. hermenegildo neto disse:
    6 de July de 2011 às 11:03

    Boa tarde Diandra Fernandes, olha sou angolano ,neste momento escrevo apartir de Africa-angola .eu vou a uma reunião religiosa ,eu comprei um terno da Zara man cor azul roxo e uma camisa Branca tambem da zara , e sapatos preto da zara ,mas não sei a cor da Gravata que eu posso usar , podes dar me uma dica rapidamente please i need it ,thank for all.

    Reply

  373. Ana disse:
    9 de July de 2011 às 15:03

    Olá Diandra amei d+ o blog!!!!

    Bom aqui vai minha duvida!

    Meu marido tem estatura mediana e um pouco cheinho ( não muito)!
    Ele tem algumas entrevistas importantes em Londres no próximo mês e estamos a caça do out fit perfeito com P maiúsculo.
    Não sei se faz diferença ( eu acho q faz) …mas ele é branco de cabelos escuros…. estávamos pensando em comprar um pretão clássico ..mas tenho medo de parecer que ele ta indo pro enterro da Rainha rsrs……(que digamos de passagem parece que nunca vai ocorrer pq o povo dessa família real vive que uma beleza)….mas deixando de lado as brincadeiras……Que tipo de corte vc sugere? e Cores? (devemos apostar no preto? cinza chumbo?) Todas as dicas serão de inúmera importância!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de July de 2011 às 20:10

      Ana,

      Não tem como eu indicar coisas específicas pela internet. O terno pra entrevista deve ser cinza ou marinho, não preto. Isso é o máximo que dá pra indicar…

      Boa sorte.

      XO

      Reply

  374. Augusto disse:
    16 de July de 2011 às 01:16

    Parabéns, Adorei as dicas .

    Reply

  375. Flávio disse:
    16 de July de 2011 às 08:30

    Oi Diandra!! Parabens pelo blog e por esse post que faz sucesso por anos! Indico para varios amigos hehe ;)
    Gostaria da sua opinião sobre uma coisa…

    Ficou claro que você desaconselha veemente os ternos pretos durante o dia pra situações de trabalho. Mas tem um figurido de um filme em que um dos personagens usam os ternos pretos para o dia dia do trabalho e eu achei o máximo, mas fiquei curioso depois que li o seu post.

    O filme é o recente blockbuster “A Rede Social” (The Social Network). O personagem que me chama a atenção é o Sean Parker (Justin Timberlake).. Ele está sempre de terno preto e camisa também preta sem gravata, ou está de blazer preto com jeans escura e tshirt basica preta ou marrom também (pode isso? eu acho q fica exelente), e até terno preto e tshirt preta (pode??)… tudo isso durante o dia… num outro blog eles definem o look dele assim: “he puts together a smart yet young and not-so-serious look” ..

    esses links abaixos tem umas fotos dele, olha só (o ultimo look eu acho 10!):
    http://www4.pictures.zimbio.com/pc/Justin+Timberlake+hard+work+set+Social+Network+CbttvitNoiBl.jpg

    http://screencrave.frsucrave.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2010/09/The-Social-Network-Justin-Timberlake-and-Jesse-Eisenberg-29-9-10-kc.jpg

    http://socialitelife.com/justin_timberlake_gets_curly_for_the_social_network-12-2009/justin-timberlake-films-scenes-of-the-social-network-7

    http://socialitelife.com/justin_timberlake_gets_curly_for_the_social_network-12-2009/justin-timberlake-films-scenes-of-the-social-network-16

    Então, o que você achou dos looks? Um terno preto ou um blazer preto com outras peças escuras fica realmente desapropriado para um periodo diurno de trabalho? Voce aconselha algo a partir do ultimo look que eu mandei?

    Obrigado demais!!!
    Flávio

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de July de 2011 às 13:06

      Flávio,

      Isso é caracterização de personagem e ela rola até nas roupas… Pro dia, não é um bom look. Ainda mais aqui no Brasil que é quente a maior parte do ano…

      XO

      Reply

  376. Gilton disse:
    20 de July de 2011 às 13:04

    Olá tem um evento de um dia inteiro comprei um terno grafite com listas separadas quase invisiveis a distancia, e queria saber se posso usar com uma camisa amarelo clarinha com listras e com gravata azul marinho ou seria melhor usar com camisa preta com listras e gravata listrada na diagonal? Ou se estou errado qual a melhor opção.

    Agradeço demais!

    Reply

  377. Rodrigo Mota disse:
    23 de July de 2011 às 23:52

    Boa Noite Diandra,
    A materia e PERFEITA. Parabens!
    Tenho um casamento em outubro pra ir, e não encontro no Rio de Janeiro algum lugar que eu possa alugar o terno slim fit, você conhece algum lugar que possa me ajudar?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de July de 2011 às 01:20

      Rodrigo,

      Eu não conheço não. Só procurando…

      XO

      Reply

  378. Holecy Cordeiro disse:
    16 de August de 2011 às 19:09

    Olá amigos,

    Na verdade é uma dúvida, eu sou negro, 1,70mm e entre tantas opções de ternos, cinzas, pretos e bege, qual se adapta melhor para o meu tom de pele? Aguardo ansioso pela resposta, pois dentro de uma semana terei um congresso importante de tres dias.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de August de 2011 às 15:51

      Holecy,

      Pra saber cor e tom de só fazendo um teste de cor.

      XO

      Reply

  379. patricia rocha disse:
    18 de August de 2011 às 02:31

    um smoking pode ser usado com gravata slim e camisa vermelha para quebrar o rigor???? ou fica esquisito?????

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de August de 2011 às 12:41

      Patrícia,

      Pode usar uma gravata slim preta. A camisa vermelha eu não recomendo.

      XO

      Reply

  380. Ricardo disse:
    3 de September de 2011 às 19:48

    Diandra …
    estou me preparando para casar, e eu estava pensando numa coisa diferente para o noivo,que sou eu rsrs, porém não queria tirar o brilho da noiva… O casamento vai ser de noite, numa igreja bem moderna… decoração com rosas vermelhas e tapete vermelho… vc poderia me sugerir alguma ideia pois todas que eu tenho visto não tem feito o meu gosto… aguardo ancioso…. e Parebéns aprendi muito com seu blog…. ;-)

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de September de 2011 às 00:20

      Ricardo,

      Dá uma olhada no post sobre noivos.

      XO

      Reply

  381. Bruno disse:
    3 de September de 2011 às 21:54

    Diandra, tudo bom? comprei um terno na Riachuelo e fiquei chateado pq a loja nos obriga a comprar o blazer grande ou a calça grande, pois não da, pra conseguir os dois no meu tamanho. como faço pra diminuir o blazer q ficou grande? tem jeito? abraço e parabens pelo sucesso do blog.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de September de 2011 às 00:19

      Bruno,

      Só levando num bom alfaiate. Somente ele pode avaliar o que pode ser feito.

      XO

      Reply

  382. Bruno disse:
    6 de September de 2011 às 01:25

    Ola;
    Nessa semana irei em uma formatura e um casamento muito chiq. Gostaria qual a melhor combinaçao, num terno preto, nas duas ocasioes.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de September de 2011 às 00:54

      Bruno,

      Pode ser sim. Use camisa branca e troque a gravata que pode ser lisa na cor que quiser.

      XO

      Reply

  383. Hugo disse:
    19 de September de 2011 às 04:49

    Olá,
    Nessa semana vou á uma boda de prata e gostaria de ir com um terno cinza e uma gravata prata, será que fica legal?

    Reply

  384. saehl lasalva monteiro disse:
    20 de September de 2011 às 01:10

    Olá
    Vou se padrinho de casamento pela terceira vez. Das ultimas vezes que fui padrinho, sempre usei ternos pretos e fraques. Desta vez estou pensando em um terno cinza grafite ou chumbo, com uma camisa branca e uma gravata rosa lisa ou roxa para combinar com o vestindo da madrinha que será meu par. O casamento será as 17:30.

    Reply

  385. Antônio disse:
    21 de September de 2011 às 14:08

    Diandra,

    Como você é bastante solícita, antenada e detalhista, tenho uma pergunta “logística” para você.

    Veja só… Para quem tem que trabalhar num ambiente formal, de segunda a sexta, qual seria a quantidade mínima de ternos que o sujeito deveria ter, para não passar por “repetidor de roupa”? Faço essa pergunta levando em consideração o fato de que, embora não seja um uniforme, o terno, uma vez usado, não pode ser descartado tão fácil assim.

    Outra pergunta: qual deve ser a periodicidade de lavagem (que tende a desgastar o tecido)?

    Agradeço desde já, porque, realmente, não tenho a quem perguntar!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de September de 2011 às 00:01

      Antônio,

      Dois. E eu digo 2 porque um terno de tecido de qualidade precisa dar uma refrescada de 24 horas depois de usado. Porque se não por isso, poderia usar o mesmo terno todo dia trocando a camisa e a gravata somente. Sobre a lavagem basta procurar o post que falo a respeito.

      XO

      Reply

  386. Oséias Cardoso disse:
    7 de November de 2011 às 13:15

    Parabéns Diandra, seu blog é o máximo, adorei… ainda mais para um sujeito como eu que esta adentrando neste meio social masculino agora… vou ler todos os posts, rsrs.

    Ah, estou começando a trabalhar em uma camisaria na cidade de São Carlos, interior de SP, não tenho experiência com ternos mas gostaria muito de aprender especificamente sobre eles, você teria algumas dicas essenciais para me passar? lhe adicionei no face…

    obrigado e parabéns novamente!!!

    Reply

  387. Fábio Francisco disse:
    11 de November de 2011 às 01:26

    Diandra!

    Posso usar terno cinza em casamento, a noite?

    Qual a melhor cor de camisa, uma vez que sou mais tradicional?

    Parabéns pelo site!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de November de 2011 às 19:50

      Fábio,

      Pode. Branca ou azul são as mais tradis. Mas qualquer uma clarinha rola tb.

      XO

      Reply

  388. Luiz disse:
    12 de November de 2011 às 22:26

    Olá Diandra…irei me formar no ensino técnico daqui duas semanas (tenho 17 anos)…hoje fui comprar meu terno, comprei um preto do estilo italiano com uma camisa branca, gravata cinza com listras pretas e sapato de bico quadrado (calço 42), na hora gostei muito e comprei, mas quando chego em casa percebo q parece q estou usando ombreiras, gostaria de saber se comprei o traje certo e se devo trocar por causa do ombro. Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de November de 2011 às 19:08

      Luiz,

      Se a a ombreira ultrapassou o limite de onde o ombro termina… deve estar grande demais no ombro e sim deve trocea-lo. Mas sem ver, é impossível saber se está certo ou errado.

      XO

      Reply

  389. ITAMARA disse:
    20 de November de 2011 às 12:53

    Nossa, por que você não aceitou minha pergunta? creio que foi feita no mesmo grau que todas que fizeram ai em cima?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de November de 2011 às 15:29

      Itamara,

      Não sei qual foi a pergunta que foi feita.

      XO

      Reply

  390. Douglas disse:
    3 de January de 2012 às 09:12

    Diandra, vou me casar e preciso de uma dica de um terno, lembrando que será de dia e no cartório, se puder me ajudar gostaria de saber a respeito de tipos e marcas não muito caras, mas que fossem boas.
    Desde já agradeço.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de January de 2012 às 12:01

      Douglas,

      Um claro pode ser usado. Ou escuro se preferir, vale tb. Tem terno na Vila Romana e na Zara. E comprar em sale time é uma boa pra economizar.

      XO

      Reply

  391. JAMESSON FERREIRA disse:
    4 de January de 2012 às 15:55

    Vou a um casamento à noite, pooso ir de blazer ou só de terno e gravata? sou apenas convidado, marido da prima do noivo.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de January de 2012 às 17:16

      Jamesson,

      Independente do que vc seja, tem que respeitar o traje pedido. Se for passeio pode ir de blazer, se for passeio completo, é terno.

      XO

      Reply

  392. Fred disse:
    6 de January de 2012 às 18:35

    Estou escolhendo o terno para usar no meu baile de formatura de medicina e encontrei um conza chumbo bem escuro, gostaria de saber se é adequado e se seria a melhor opção.. gostaria de dicas sobre core de camisa e gravata tambem. Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de January de 2012 às 22:49

      Fred,

      Pode ser. Camisa branca e gravata lisa na cor que quiser. Não tem erro.

      XO

      Reply

  393. Vitor kremers disse:
    6 de January de 2012 às 21:22

    Bom dia Diana Fernandes , gostaria de uma dica . eu estava olhando ternos e me chamou muita atencao uma terno branco com a gola toda preta e com o sapato preto . gostaria de saber se posso usar no casamento do meu irmao ? sou so um convidado e nada mais .

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de January de 2012 às 13:46

      Vitor,

      Pra casamento não recomendo, dude.

      XO

      Reply

  394. Silvia disse:
    17 de January de 2012 às 17:55

    Pensando em casamento, sendo uma opção da noiva padronizar os trajes dos padrinhos. Qual a sua opinião, quanto ao uso de terno preto e camisa branca? Sendo que, a ocasião será à tarde, 17h.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de January de 2012 às 12:00

      Silvia,

      Pode ser. 17h já é considerado um casamento noturno.

      XO

      Reply

  395. Levi disse:
    20 de January de 2012 às 00:27

    Diandra,

    No meu casamento(marcado para às 19:30) estou querendo usar um terno preto risca de giz discreto, colete preto risca de giz também. Minha dúvida é: a gravata tem que ser necessariamente cinza( ou mais clara) ou eu posso usar preta lisa também?

    Grato pela dica. Levi.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de January de 2012 às 15:03

      Levi,

      Pode.

      XO

      Reply

  396. Diego Dias disse:
    30 de January de 2012 às 08:45

    Tenho uma dúvida, em casos em que se vai acompanhado a algum evento por exemplo
    formatura ou casamento. É necessário que as roupas do par combinem ou é relativo?
    Se sua resposta for positiva: dá pra ser só a gravata ou tem que ser camisa que combine com o vestido dela necessariamente?

    By the way, adorei o seu blog e vc já deve saber disso mas ele é AWESOME!!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de January de 2012 às 14:00

      Diego,

      Vc não tem que coordenar os outfits não. Se quiser, pode usar a gravata ou a camisa na cor da roupa da sua acompanhante, mas é um toque que não é obrigatório.
      ;-)

      XO

      Reply

  397. Rose disse:
    13 de February de 2012 às 15:35

    Gostaria de saber se homens podem usar ternos prata, cinza, enfim de cores diferentes do preto em festas formais a noite?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de February de 2012 às 16:49

      Rose,

      Depende da formalidade… quanto mais formal, mais escuro deve ser.

      XO

      Reply

  398. Vinícius disse:
    14 de April de 2012 às 18:43

    Eu vou me casar com um terno preto com um maquinetado bem sutil. Eu posso usar um colete preto liso? Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de April de 2012 às 19:22

      Vinícius,

      Pode.

      XO

      Reply

  399. vinicius disse:
    29 de April de 2012 às 10:45

    Olá, tenho um casamento e uma formatura para ir mas só tenho dinheiro para um único terno rsrs (sou estudante rs) qual seria a melhor opção ? Já tenho uma camisa preta e uma gravata listrada preta/cinza. E qto aos tecidos dos ternos estou muito confuso na hora da compra. =( Qual o melhor ?

    Abraço.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de May de 2012 às 12:59

      Vinicius,

      Tem outros posts que falam sobre isso. Dá um search que vc acha ou veja Peças Essenciais: O Terno que encontra.

      XO

      Reply

  400. kaio disse:
    30 de April de 2012 às 02:10

    ola , eu sempre usei terno mais nao tinha a menor noçao do que estava usando e hoje trabalho em uma loja de ternos e criei uma agenda boa de clientes , eu tenho poucos argumentos mais os que tenho estao dando resultados , eu precisava saber mais sobre os tecidos poliviscose que é o modelo que mais esta saindo … precisava de um tutorial sobre o material , voce poderia fornecer para mim? des de ja , Obrigado !

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de May de 2012 às 12:58

      Kaio,

      Nope. Não sou especialista em tecido. Vc deve falar com o fornecedor.

      XO

      Reply

  401. Pedrão disse:
    19 de May de 2012 às 20:12

    Diandra,

    Você é minha guru dos ternos. Gosto muito dos seus artigos. Falando de ternos de 150/180 fios e considerando os ajustes necessários antes de sair da loja, vale a pena comprá-los nos EUA ou é mais barato no Brasil?
    Respeitoso beijo.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de May de 2012 às 21:16

      Pedrão,

      Vale a pena sim. Aliás, hoje em dia vale super a pena fazer compras lá fora em quase tudo.

      XO

      Reply

  402. Cadu disse:
    7 de August de 2012 às 18:02

    Oi, Diandra!

    Eu tenho um terno que comprei lá no século passado pra um casamento e ainda o acho muito bonito. Porém, não consigo me imaginar usando o dito durante o dia.

    Então, quer comprar o meu “praticamente primeito terno” para trabalhar – nunca precisei, mas mudei de emprego e…

    Bom, sou baixo (1,69) e magro (61). O que me recomenda?

    Beijo

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de August de 2012 às 20:30

      Cadu,

      Dá uma olhada no post Tudo o que você deveria saber sobre ternos que eu te respondo lá.

      XO

      Reply

  403. Anderson disse:
    15 de August de 2012 às 15:37

    Quais cores de terno devo usar para o trabalho ? Tenho 1.92 e peso 91 kg

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de August de 2012 às 19:03

      Anderson,

      Marinho e cinza são as melhores cores pra trabalho.

      XO

      Reply

  404. Agnes Julio disse:
    21 de December de 2012 às 16:21

    ola boa tarde! eu costumo comprar ternos, mas nao consigo me agradar pois sinto que fica um pouco grande pra mim, gostaria de saber o menor numero dos ternos pois tenho 1,65 e peso 60 kg! tem como comprar um terno que fique com as mangas na medida certa?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de December de 2012 às 17:54

      Agnes,

      Tem como fazer alterações. Na própria loja tem este ajuste ou deveria ter.

      XO

      Reply

  405. Guilherme M disse:
    4 de July de 2013 às 00:51

    Olá Daiana. Tudo bem?
    Gostei bastante do seu site, e certamente suas dicas farão diferença na hora de escolher o melhor terno. Em breve me formo em economia, e já estou preocupado com a roupa que usarei nas entrevistas de emprego. Contudo, ainda tenho uma dúvida.
    Gostaria de te perguntar, se um terno com corte italiano exige um sapato, também, italiano, e, se um terno com corte inglês exige um sapato estilo inglês? Ou, se não há problema misturar os estilos?
    Obrigado,
    G M M.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de July de 2013 às 19:08

      Guilherme,

      Ambos pedem um sapato de couro de amarrar. Ponto. ;-) Boa sorte nas entrevistas.

      XO

      Reply

  406. Jon Lopes disse:
    16 de July de 2013 às 15:24

    Achei essa postagem hoje e, vendo a quantidade de perguntas, fiquei curioso com a data da postagem. Fui lá conferir e vi que a postagem é de 30/05/2007, ou seja, o post já completou mais de 6 anos e ainda continua recebendo perguntas e sendo visitado.

    Parabéns por “marcar época” com esse post fantástico sobre ternos (aliás, li vários posts seus sobre ternos e todos são incríveis).

    Trabalho visitando clientes e em geral uso uma camisa por dentro de uma calça jeans escura e elegante. Sapato e cinto completam o “look egenheiro” que uso. Estou procurando alguns blazers para dar um ar um pouco mais sério ao visitar alguns clientes e também para não passar frio (hehehe). Você tem alguma sugestão de corte e tecido? O caimento deve ser semelhante ao do paletó do terno?

    Mais uma vez, parabéns! Um abraço.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de July de 2013 às 18:46

      Jon,

      Sim. Blazer de lã fria ou de algodão, slim fit.

      XO

      Reply

  407. Lucas disse:
    20 de August de 2013 às 19:08

    Ola… nao conhecia seu site até entao… Mas fico feliz em ter acessado ele hoje… tem dicas muito boas, começo mes que vem a trabalhar e preciso trajar social completo… com os ternos nao tenho problema… ja tenho um preto com risco de giz… vou comprar um preto, um cinza e um azul marinho… o meu maior problema é com a combinação terno camisa e gravata… vce tem como me ajudar ou algo pra me indicar ? agradeço desde ja !

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de August de 2013 às 12:12

      Lucas,

      Procure no search o post “como coordenar camisas e gravatas” que lá tem o how-to.

      XO

      Reply

  408. Tarcisio disse:
    1 de September de 2013 às 12:09

    Olá Diana, tudo bem?
    Então, comprei uma camisa roxa e gostaria de saber se posso usa-la em uma festa de formatura(noite), e, se posso, qual a melhor combinação de terno e gravata com essa camisa. Desde já fico grato pela dica e pelo post acima, excelente!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      1 de September de 2013 às 14:44

      Tarcisio,

      Com uma gravata roxa ou preta ou cinza escura. Terno preto, cinza escuro ou marinho. Sapatos pretos.

      XO

      Reply

  409. Sérgio disse:
    12 de January de 2014 às 12:31

    Olá Diandra, tudo bem?
    Tenho uma formatura, em que sou formando, quinta feira à noite e estou com algumas dúvidas.
    O traje deve ser passeio completo, então pensei em usar um terno preto com risca de giz com camisa lilás, verde água com listras brancas ou azul água, gostaria de saber qual cor de gravata posso usar.
    Caso eu use um terno preto, e umas das blusas acima, a recomendação é a mesma?

    OBS.: Tenho 1,70m, tenho a pele da cor café e sou magro.
    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de January de 2014 às 16:48

      Sérgio,

      Vc pode usar a gravata lisa na cor do terno ou num tom mais escuro do que a cor mais escura da camisa se elea tiver duas cores tipo branca e verde. Se for numa cor só, num tom mais escuro na cor da camisa. Uma marinho ou cinza escura tb seriam boas opções.

      XO

      Reply

  410. Ivan José disse:
    5 de February de 2014 às 23:37

    Boa noite! Quais seriam as melhores opções de camisa e calça pra usar com o blazer bege e o sapato branco(mocassim). Num estilo estilo esporte fino, acha que jeans e camisa branca dariam certo?
    Eu sou negro e as vezes o tom de pele pode influenciar, em como a roupa cairia com certas cores.
    Desde ja agradeço a atenção.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de February de 2014 às 16:57

      Ivan,

      Jeans e chinos com camisa na cor que desejar. Mas escolha calças não muito escuras. Fica melhor.

      XO

      Reply

  411. wandre luis lucio disse:
    6 de February de 2014 às 13:52

    sou negro queria saber qual a cor que ficaria bom pra mim se vce tem alguma dica

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      6 de February de 2014 às 15:56

      Wandre,

      Não tem como definir isso virtualmente, dude. Só com uma análise de cor pessoal.

      XO

      Reply

  412. André disse:
    21 de March de 2014 às 08:29

    Diandra bom dia,

    Qual alfaiate você me indica em Niterói para fazer um terno?

    Obrigado

    Reply

  413. Edson disse:
    14 de July de 2014 às 18:43

    O terno acetinado serve para usar no dia a dia,como por exemplo igreja ,comgressos entre outros?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de July de 2014 às 13:34

      Edson,

      Se for um beeeeem discreto até poderia, mas geralmente fica meio over se não for discreto pro dia a dia.

      XO

      Reply

  414. GABRIEL disse:
    18 de July de 2014 às 00:43

    olá comprei um terno que a vendedora afirmava ser 120 fios ,porém ao ver a etiqueta vi que é 65 por cento poliester e 35 por cento lã fui enganado?

    Reply

  415. MATEUS disse:
    26 de August de 2014 às 13:58

    PADRINHO DE CASAMENTO PODE USAR UM TERNO COM TECIDO EM SARJA ACETINADA?

    Reply


Deixe seu comentário