Como transformar 15 peças em mais de 200 looks!


15/06/07
Na(s) categoria(s): Look du Jour, O Que e Como Usar | Postado por Diandra Fernandes às 0:38

Three piece suit e as suas utilidades

Antes de mais nada, uma historinha: antigamente o terno era composto de calça, paletó e colete, todos no mesmo padrão - cor e tecido - daí o nome terno (3 coisinhas padronizadas juntas). Calça e paletó do mesmo tecido e cor sem colete eram conhecidos como costumes. Um dia o colete foi abolido, mas o nome acabou vingando e ficando mesmo somente com um duo, por isso terno hoje em dia também vale para o combo calça e paletó somente.

Didatismos à parte, vamos ao que interessa: o colete usado solo e esportivamente e como parte de um “terno” ainda está bombando. E como dá pra ver acima ele pode ser usado com ou sem gravata (neste último caso de forma mais informal, despojada e sempre com a camisa aberta na área do pescoço), em um tecido que destoe mas se harmonize com a calça e o paletó e last but not least, dá até mesmo para usá-lo com um bom jeans (se o “James Bond” pode, por que não você, oras?). E viu como ele fez? Usou o contraste do super formal no top com o totalmente informal na pele do jeans e com um arremate formal nos pés, só para não segmentar demais. Uma fugida solo. Não é lá um look que vai funcionar para todos, but if you have what it takes… why not? E é claro que casamentos ou eventos formais não são as ocasiões certas para testar este look, não é? Pense menos e mais modestamente que dá pé.

Outra coisa a se dizer: usar o colete como parte do seu terno pode ser uma maneira de se diferenciar da caravana de ternos que o cercam. E numa ocasião que requeira certa formalidade pode dar um charme e um ar de sofisticação extras. Este look não precisa ser usado com gravatas skinnys e apesar de ser clássico anda com uma cara de moderno… E ele pode inclusive lhe dar uma brecha para usar o seu paletó de abotoamento simples, aberto mesmo em trânsito, showcasing o colete, este sim devidamente abotoado (o último botão de cima para baixo não se abotoa, lembram?). Se for um jaquetão (abotoamento duplo)… aí não dá não!

Se bombar a ponto de todos passarem a usar e você for do tipo que gosta de se desvirtuar dos looks do momento e ser diferente de todos, espere ele voltar para o estaleiro fashion e use-o. Até lá, vá sem o seu. Mas se quiser aproveitar a onda e se sentir um Brad Pitt sem a Angelina… use e abuse do seu good friend, o colete. E nas mais diversas ocasiões. 

Aliás, fofoquinha: parece que ultimamente Mr. Pitt tem usado muito a nova “grife” masculina do maravilhoso Tom Ford. Assim, ninguém vai reparar na Angelina… 

Brad Pitt sporting his and his wife Angelina

Mais posts sobre coletes… clique aqui.





27 dudes comentaram nesse post:

  1. sacanagem disse:
    15 de June de 2007 às 02:30

    Sabe que eu não gostei da cor da camisa do james bonde? … agora, o pitt continua uma coisa. Imagina ele daqui uns cinco anos?

    Reply

  2. Pingback: Então, qual é a diferença entre um blazer e um paletó? « Homens Modernos

  3. Pingback: Por Aí: O retorno do three-piece suit e os seus side-effects « Homens Modernos

  4. Pingback: Look du Jour: Prendedor de gravatas mesmo com colete « Homens Modernos

  5. Robson disse:
    18 de January de 2010 às 14:11

    Uma informação e uma dúvida…
    Estou comprando meu primeiro terno e gostaria de saber qual é o mais indicado um terno ou costume ? Lembrando que vou utiliza-lo para reunião nas visitas a clientes de grandes empresas…
    Obrigado, muito bom o site….

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de January de 2010 às 16:00

      Robson,

      Ambos são adequados. Se der, é sempre bom comprar um com colete (terno per se) porque vai lhe permitir mais opções do tipo usar terno com colete ou sem.

      XO

      Reply

  6. Daniele disse:
    15 de May de 2011 às 16:39

    Oi Diandra, eu ADORO coletes, principalmente esses acompanhados com terno slim fit, e um exemplo de homem lindo com colete é Brandon Flowers =)
    Vou me casar esse ano, numa cerimonia no campo, pela manha, mas queremos um estilo meio vintage rock ‘n roll, dai vem a pergunta:
    Meu noivo comprou um terno cinza claro slim fit, gravata com xadrez estilo tartan (em tons de cinza, preto e vermelho) mistura de classica e moderninha, mas o colete só achamos preto…
    Eu achei que ele ficou muito lindo, mas queria saber se existe algum problema de que o terno seja cinza claro e o colete preto?
    Obrigada e abraco,

    Dani

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de May de 2011 às 17:26

      Daniele,

      Não, problema não há. O outfit tem por obrigação somente deixá-lo um noivolicious, se foi o caso… no problem at all.

      XO

      Reply

  7. Matias disse:
    9 de January de 2013 às 11:53

    Oi Daniele, bom dia!! Queria saber se combina para o meu casamento um terno cinza claro com o colete e gravata preta e camisa branca.. O que você acha e se você considera melhor um colete cinza com gravata cinza.. Muito obrigado…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de January de 2013 às 22:48

      Matias,

      Ambos podem. Mas acho que um terno cinza claro fica melhor com colete cinza e gravata cinza ou preta.

      XO

      Reply

  8. Yury disse:
    15 de January de 2013 às 15:56

    Estou indo em uma formatura como convidado e comprei um terno todo preto dois botões com colete preto camisa branca e gravata listrada preta e branca( o colete seria inadequado para a ocasiao?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de January de 2013 às 18:57

      Yury,

      Não.

      XO

      Reply

  9. Gênesis Parrião disse:
    19 de March de 2013 às 14:15

    Olá Diandra,

    Gostaria de saber se posso usar um terno com camisa, paletó e calça pretos com colete cinza combinando com a gravata em msm tom de cinza?

    Eu experimentei a roupa e achei legal mas minha namorada disse que o colete dever ser sempre na cor do do paleto e calça!

    Reply

  10. Maria Augusta disse:
    8 de April de 2013 às 16:01

    Olá Diandra, meu noivo comprou um terno cinza chumbo, slim fit, para o nosso casamento. Eu gostaria que ele usasse colete também, mas como não achamos pronto estamos pensando em mandar fazer. Qual cor ficaria melhor? Devo combinar com a cor da gravata? Obrigada.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de April de 2013 às 18:32

      Maria,

      Pode ser cinza no mesmo tom ou mais claro ou mais escuro. Ou preto. E não, não tem que combinar com a cor da gravata não.

      XO

      Reply

      • Maria Augusta disse:
        9 de April de 2013 às 15:37

        Obrigada Diandra…..

        Reply

  11. Célia Noronha disse:
    18 de July de 2013 às 16:17

    Oi, preciso de ajuda!
    Meu marido vai entrar com a filha na igreja(minha enteada), o terno é cinza escuro com risquinhas fininhas brancas, eu gostaria que ele usasse colete, mas na minha cidade só achei preto, pode ser? E se for, com o terno cinza, qual a melhor cor de camisa e gravata? Não entendemos nada disso, mas queremos fazer bonito! Bjs, e muito obrigada. Carla Noronha

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de July de 2013 às 18:30

      Célia,

      Pode ser colete preto. Camisa branca e gravata escura na cor que desejar.

      XO

      Reply

  12. Adriano disse:
    23 de July de 2013 às 08:26

    Diandra bom dia!

    Gostaria da opinião de uma especialista.
    Serei padrinho de casamento e quero usar um colete, porém pensei em algo diferente.

    Tenho o terno azul marinho, slim, bem alinhado, porém três botões. Com este terno azul marinho, gostaria de usar um colete cinza ou grafite e camisa branca.

    A pergunta é: Vou acertar usando um terno azul marinho com o colete em tons de cinza?

    Obrigado.
    PS: Conteúdo show do seu site. Parabéns.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de July de 2013 às 17:05

      Adriano,

      Pode usar sim. Mas pergunte pros noivos se pode usar terno com colete e tal. Eles é que determinam a roupa do padrinho. Mais do que eu.

      XO

      Reply

  13. Jaimilson disse:
    26 de August de 2013 às 09:45

    Tenho ternos de várias cores, preto, cinza, grafite, marron envelhecido, azul marinho… e gostaria d saber: em todos os casos posso usar um colete preto? Desde já, Obrigado!!!

    Reply

  14. Sérgio disse:
    16 de September de 2013 às 13:29

    Diandra boa tarde!

    Meu filho se casa neste mês e vou comprar um terno novo. Apesar da ocasião pedir uma certa formalidade, sou mais despojado e gostaria de me sentir elegante, porém, sem me sentir totalmente enquadrado. Pensei em um terno slim fit preto ou grafite.
    Tenho vontade de usar um colete e um lenço no bolso.
    você poderia me dar algumas dicas da camisa, cor do lenço e do colete?
    Um abraço e obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de October de 2013 às 11:32

      Sérgio,

      Lenço branco, camisa branca e gravata na cor que desejar.

      XO

      Reply

  15. Rayldo disse:
    10 de December de 2013 às 09:20

    Diandra,

    Terno cinza claro com colete cinza escuro, camisa branca, gravata prateada e sapato preto. Vê algum erro na minha combinação?

    Reply


Deixe seu comentário