Como transformar 15 peças em mais de 200 looks!


14/07/07
Na(s) categoria(s): Comportamento, Etiqueta e Boas Maneiras | Postado por Diandra Fernandes às 20:29

Uma vez que a comida for servida e você começar a usar os talheres, eles nunca mais encostam na mesa. E isso quer dizer que nenhum contato mais com a mesa é permitido, nem através de “pontes”. Nem com o garfo, nem com a faca, nem com a colher se for o caso de usá-la. Ambos descansam sempre dentro do prato, mesmo quando não usados, como por exemplo, quando você for beber alguma coisa. E saiba que colocar na mesa um talher sujo, usado… é outro faux pas dos grandes. Portanto, lembre-se: usou o talher, no prato fica. Sempre!

E como faço a proeza? Bom há duas maneiras de encarar a questão: American or European Way. E elas têm a ver com o como você vai decidir usar os talheres, ou seja, comer.

Ao cortar é essa a maneira de se fazer a coisa certa!

No jeito americano se corta com a faca na mão direita enquanto segura-se o garfo na esquerda. Ao terminar de cortar, coloca-se a faca no topo e na borda do prato levemente inclinada, cortando o mesmo. A serra fica sempre “olhando” pra dentro do prato. Aí troca-se de mão, levando o garfo para a direita (se for canhoto, mantenha na esquerda) e então você come o que foi cortado juntamente com as outras comidas no prato. Os dentes do garfo podem ficar virados para cima quando não for comer nada espetado por ele. Mas não se coloca comida nenhuma no garfo com a ajuda da faca.

Sempre que necessitar usar a faca para cortar algo, repete-se o procedimento. É, na base do zig-zag mesmo só que delicadamente. Quando for descansar o garfo no prato… ele fica ou na direita ou na esquerda do mesmo, dependendo da mão que o usará (canhota ou destra). Pode até ficar no número 6 do ponteiro do relógio, caso ele, o relógio, fosse o seu prato.

Vc pode até deixar o garfo assim, mas é melhor deixá-lo na lateral do prato.

Já no jeito europeu, você corta como no jeito americano, mas continua com os talheres nas mãos em que eles estão ao cortar e leva direto à boca a comida, com os dentes do garfo pra baixo (como ele fica quando se espeta algo e leva à boca). E o garfo fica o tempo todo com os dentes pra baixo. E você até pode usar a faca para acoplar a comida no garfo, mas… veja bem este mas… mas… o garfo continua com os dentes pra baixo e coloca-se a comida na traseira dele e não na parte, digamos mais fácil e confortável não. É, vai ser na base do espeta e come ou espeta, junta, comprime na traseira e come. Aí, leva-se a comida à boca, com os dentes do garfo sempre pra baixo. É claro, que haverá uma comida ou outra que vai pedir uma adaptada, leia-se, usar o garfo com os dentes pra cima, aí e somente aí, faça sem problema.

Na hora de descansar os talheres para por exemplo beber algo… o garfo fica no lado esquerdo dentro do prato e a faca no direito. Eles podem se encostar e se cruzar no meio do prato ou não. Fica a seu critério. Assim como os dentes do garfo podem estar pra baixo ou pra cima.

Descansando!

Inverta a posição do garfo e faca, please.

Acabou de comer, para sinalizar para o garçom, você coloca sempre o garfo e a faca juntos e alinhados no lado direito do prato, exatamente no lugar do 3 ou 4 no relógio. Pode também colocar no lugar do 6 apontando para o 12, mas eu não gosto desta deixa não. E os dentes do garfo podem estar pra cima ou para baixo. Já a serrinha da faca fica sempre virada para o garfo, e o garfo fica sempre abaixo da faca. Deu pra entender?

Terminou? É assim que ficam os talheres no prato.Ou assim!

Os talheres que não forem usados ficam na mesa, intocados e quietinhos no lugar de origem.

E já que o assunto é talher… não se gesticula com eles na mão. Eles são para comer, não para seguir as suas mãos no ar, tá? Afinal, você está comendo, não regendo orquestra nenhuma. Ou será que está, sei lá, secretamente na sua mente?

Enfim, dito tudo isso, tem gente por aí que defende o uso do empurrar com a faca a comida para dentro do garfo tendo ele os dentes voltados pra cima. Na minha visão, só é certo ajudar com a faca se fizer do jeito europeu, tá? E outra coisa: quem é canhoto pode, se quiser, inverter o procedimento e adaptar para si, trocando as mãos, desde que façam todo o procedimento da maneira correta. Pelo menos alguns “etiquetistas” permitem isso. Outros, não.

Clique nas fotos para uma breve explanation! Mas é breve mesmo!

E aqui tem um vídeo ilustrativo sobre ambas as maneiras de comer e outras dicas bem relevantes.





179 dudes comentaram nesse post:

  1. Igor disse:
    15 de July de 2007 às 11:22

    É muito errado usar os talheres invertidos (garfo na direita, faca na esquerda) quando não se é canhoto? Porque nunca me acostumei com a posição certa, mesmo sendo destro.

    Tem algum método para treinar o correto, como se treinam os palitinhos japoneses?

    Reply

  2. Diandra disse:
    15 de July de 2007 às 13:57

    Olá Igor,

    É errado sim. Mas como vc há tantos por aí com o mesmo dilema… Só que além deste faux pas eles cometem outros… como pegar errado o talher com as mãos, usá-los pra comer e cortar igualmente errado… Agora, se vc não tem estes outros probleminhas… vc pode se fingir de canhoto, oras.

    Método é o de sempre: treinar, treinar e treinar mais um pouquinho. Aí vc registra e habilita. Na boa.

    XO
    Não entendi se a sua última colocação era pra saber tb como se come com os hashis. Era?

    Reply

  3. Igor disse:
    16 de July de 2007 às 10:41

    Não, era só um exemplo, já que dá pra treinar o uso dos hashis com qualquer coisa, se daria para treinar de forma semelhante com os talheres.

    Obrigado pela resposta!

    Reply

  4. Claudete disse:
    28 de July de 2007 às 16:43

    Olá, acabei de sair de um almoço com + 4 amigas….mas quando tinha 14 anos fiz um curso de etiqueta e desde lá só uso a faca do lado direito, o garfo as vezes uso só no esquerdo e em outras uso no direito e troco para o esquerdo quando vou usar a faca….me habituei muto bem…mas, hoje estranhei que todas as outras usaram o garfo no direito e a faca no esquerdo e ainda usando o garfo para “juntar” a comida….me senti mal, pois apesar delas estarem fazendo “pose” ainda ficaram me olhando…..mas lendo este site fiquei feliz em saber que eu é que estava certa…..ufa!

    Reply

  5. Claudete disse:
    28 de July de 2007 às 16:45

    Olá, acabei de sair de um almoço com + 4 amigas….mas quando tinha 14 anos fiz um curso de etiqueta e desde lá só uso a faca do lado direito, o garfo as vezes uso só no esquerdo e em outras uso no direito e troco para o esquerdo quando vou usar a faca….me habituei muto bem…mas, hoje estranhei que todas as outras usaram o garfo no direito e a faca no esquerdo e ainda usando a faca para “juntar” a comida….me senti mal, pois apesar delas estarem fazendo “pose” ainda ficaram me olhando…..mas lendo este site fiquei feliz em saber que eu é que estava certa…..ufa!

    Reply

  6. giovana laurem disse:
    29 de July de 2007 às 22:26

    ola!!! Sempre usei o garfo na mao direita e a faca na mao esquerda, e tbm uso a faca p/ empurrar a comida no garfo, pelo que eu acabei de ler, sempre fiz tudo errado. Na semana passada sai com meu namorado p/ jantarmos e vi que ele comia com o garfo na mao esquerda e a faca na mao direita achei que ele eh que estava errado entao resolvi procurar na net…Pergunto todo alimento tem que comer com o garfo na mao esquerda e a faca na mao direita ou depende da comida???

    Reply

  7. Diandra disse:
    2 de August de 2007 às 22:47

    Olá Claudete,

    Na verdade uma boa parte das pessoas senão a maioria delas comem errado. E vc está certa sim.

    XO

    Reply

  8. Diandra disse:
    2 de August de 2007 às 22:49

    Olá Giovana,

    Quando se usa garfo e faca, o garfo fica na mão esquerda e a faca na mão direita. Sempre. A não ser que vc seja canhota, aí pode fazer o oposto, como vc faz. Mas só se for canhota.

    XO

    Reply

  9. Pingback: Quando o assunto é etiqueta… treine antes para não se arrepender depois « Homens Modernos

  10. Márcia disse:
    27 de November de 2007 às 17:20

    Ontém conversando com uma amiga falávamos sobre talheres, comentei que uma vez me senti perdia ao ver que todos a mesa usavam o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita, bom ela imediatamente me falou que todos a mesa estavam errados pois a faca vai a sua mão direita para cortar o alimento e se vc quiser pode até espetar a comida e utilizar a mão esquerda para levar a boca, mas que depois disso , os talheres devem ser trocados ou seja, faca na esquerda e garfo na direita.Por favor me ajude a tirar esta dúvida,ok?abços

    Reply

  11. Diandra disse:
    27 de November de 2007 às 18:24

    Olá Márcia,

    Olha esta é a maneira americana. Ou melhor, mais ou menos. Porque na verdade, vc pode depois de cortar com a faca na mão direita e o garfo na esquerda (se for destra) colocar a faca no topo da borda do prato dentro do prato, cortando o topo dele e pode pegar o garfo com a mão direita pra levar a comida à boca. Mas a troca como a sua amiga relatou não é a certa, não.

    Deu pra entender?

    XO

    Reply

  12. Juliano disse:
    27 de January de 2008 às 15:59

    Olá Diandra,
    até onde eu sabia, a faca era usada basicamente para cortar carne ou auxiliar com a salada (dobrar alface).
    Porém agora me falaram que é correto utilizar a faca para “empurrar” ou “puxar” a comida para o garfo. Nesse post você realmente falou que isso é aceitavel. Então eu gostaria de saber o seguinte:
    1) considerando que estou comendo, então apoio o garfo no centro do prato para pegar a comida, devo puxar a comida com a faca movimentando de cima para baixo? Ou empurrar a comida de baixo para cima?
    2)Posso movimentar o garfo também? Ou seja, enquanto o garfo vem puxando a comida a faca vai empurrando?
    3)Posso apoiar a faca como uma parede e então com a faca fixa, movimentar o garfo para pegar aquela comida apoiada?

    Agradeço caso tenha tempo de responder.
    Abraço

    Reply

  13. Diandra disse:
    28 de January de 2008 às 15:58

    Olá Juliano,

    Ai, é tão complicado explicar estas coisas… se vc visse o processo entenderia bem melhor. Mas tentarei. Vc pode usar a faca para empurrar a comida desde que o processo seja o seguinte: vc vai colocar a comida na parte de trás e não da frente e em cima do garfo. Vc empurra a comida e cola naquela parte traseira e leva à boca sem mexer na mão que fica do jeito que vc usa o garfo e faca para comer cortando os alimentos. Só assim que pode. Deu pra entender?

    É meio difícil, mas melhor que isso eu não consigo explicar, viu? E até hj não achei foto e nem vídeo a respeito.

    E honestamente eu não entendi muito bem as suas questões, porque é realmente difícil nos fazer entender nesta questão. Sorry, dude.

    XO

    Reply

  14. Nycolas disse:
    5 de March de 2008 às 16:20

    Como tomar sopa com pão em um restaurante?
    Agradeceria se desse-se detalhes.Do tipo como cortar o pão?
    Merculho o pedaço de pão na sopa e com a colher levo a boca?etc…

    Reply

  15. Diandra disse:
    5 de March de 2008 às 18:06

    Olá Nycolas,

    Há controvérsias sobre o assunto.

    Eu diria que em um restaurante fino, ou com o chefe ou for ocasião formal, nem pense em fazer isso. Esqueça.

    Se for algo informal ou entre amigos num restaurante sem frescuras, aí vc pode cortar com as mãos uns pedacinhos de pão e jogar e comê-los com a colher ou pode descansar a colher no prato debaixo e com a mão molhar e comer um pedacinho cortado com a mão de pão.

    E pão sempre se corta com a mão, nunca com a faca e é em pedacinhos pequenos para aí então passar manteiga, geléia, patê ou o que for.

    XO

    Reply

  16. Nycolas disse:
    5 de March de 2008 às 20:49

    Obrigada.
    Então devo tirar um pedaço de pão,comer e depois tomar a sopa?
    È assim que servi-se de uma sopa,de forma civilizada?

    Reply

  17. Diandra disse:
    6 de March de 2008 às 16:50

    Não Nycolas, vc não deve comer pão com a sopa numa ocasião ou restaurante mais três com goma. Coma o pão antes com manteiga e só.

    Informalmente, vc tira um pedacinho de pão (depois de colocar a colher no prato de descanso), pode molhar um pouquinho e comer o pão.

    Deu pra entender?

    XO

    Reply

  18. Orion disse:
    9 de March de 2008 às 18:07

    Vocês são pelo menos loucos(as)!!!! Meu Deus….

    Reply

  19. Pingback: Video Session: Usando garfo e faca do jeito continental e americano « Homens Modernos

  20. Cel disse:
    12 de June de 2008 às 17:13

    Olá Diandra

    Tudo bem, garfo com postas para baixo, quando a comida pode ser “espetada”. Mas como comer o brasileirissimo feijao-com-arroz? Nas costas do garfo??? Obrigado.

    Reply

  21. Diandra disse:
    12 de June de 2008 às 17:40

    Olá Cel,

    Muitas comidas dão pra comer na base do levando a comida nas costas do garfo. Agora, quando não der use o garfo ao contrário, mas sem o auxílio da faca. Com o auxílio da faca, só daquele jeito.

    XO

    Reply

  22. Alexandra disse:
    17 de June de 2008 às 22:44

    Não sei eu entendi errado mas no modo europeu vc pode empurrar a comida com a faca do lado de trás mas o q eu não entedi é q o garço tem estar pra baixo (ao contrario) ao inves dos dentes estarem para cima??? nosssssa isso não é muito estranho nunca vi ninguém comendo assim, sérá que eu entendi errado?/

    Reply

  23. Diandra disse:
    17 de June de 2008 às 22:46

    Não Alexandra, vc entendeu certinho. Com faca e garfo juntos é só assim que se come. No europeu, é.

    XO

    Reply

  24. Alexandra disse:
    17 de June de 2008 às 23:36

    Obrigado por responder!!
    Nossa tô chocada nunca vi ninguém comer assim, mas adorei eu comia errado agora vou poder arrasar hauahua
    valeu pela dica Diana to amando o site!!

    Reply

  25. Marcus disse:
    18 de June de 2008 às 00:33

    Diana tenho uma duvida eu posso comer do modo europeu com os dentes para baixos qualquer coisa sem exceção ??

    Quando eu for comer uma pizza por exemplo posso espetar ele e levar na boca??? Porque ai vai ter que ser do modo europeu pois não vou ficar colocando ele toda hora pra descansar(como no modo americano) sendo q eu vou usar direto e além disso ouvir dizer que vc tem q cortar um pedaço de cada vez então não vou ficar cortando ele todo e deposi colocar um por um na boca, então vai ter q ser no modo europeu mas minha duvida é posso espetar ou devo comer com as pontas pra cima ou pra baixo???
    Se poder me ajudar eu agradeço se a pergunta for meio “nada ver” desculpa a minha ignorancia!!
    valeu

    Reply

  26. Diandra disse:
    18 de June de 2008 às 13:00

    Olá Marcus,

    Sim, daria. No caso da pizza, vc crava a pizza com o garfo da maneira correta, corta com a faca e do jeito que está o garfo (cravado na pizza e com a mão nele do jeito que vc cortou o pedaço) vc leva a comida à boca. E neste método é pra cortar um pedaço de cada vez também e assim levá-lo à boca.

    XO

    Reply

  27. João Cândido disse:
    18 de June de 2008 às 20:05

    Olá!
    embora eu tenha dificuldade natural, como destro, em “domar” as mãos para o modo europeu, pois não tenho a habilidade ideal com a esquerda para levar o garfo à boca, posso, sem chamar muito a atenção, passar por canhoto?

    Quanto ao momento de descansar os talheres para beber algo (no modo europeu), a ilustração acima mostra o garfo que deveria ficar no lado esquerdo dentro do prato e a faca no direito, em posições trocadas…

    No mais, achei tudo muito bacana.
    Boa sorte!

    Reply

  28. Diandra disse:
    18 de June de 2008 às 20:29

    Olá João,

    Habilidade se ganha treinando. E o modo europeu nem requer tanta habilidade assim.
    O problema foi ter aprendido erradamente. Aí vicia. Se vc insistir vai conseguir desabituar.

    E sim, vc está correto, no modo europeu o descanso seria ao contrário, mas na época que eu estava procurando ilustrações, foi o melhor que eu consegui achar para exemplificar.

    XO

    Reply

  29. Rafael Silva disse:
    25 de July de 2008 às 14:25

    Olha só que interessante, eu sempre comi do jeito certo e nunca soube disso. Vidas passadas será? rs.

    Ótimo blog, continue assim!

    Reply

  30. cinthya disse:
    19 de August de 2008 às 06:40

    ” Parabéns pelo site”
    Nossa! estou adorando e muito satisfeita com suas
    informações,são bem precisas viu!
    Eu tenho muitas dúvidas,e acho que vou me dar
    muito bem por aqui.
    Obrigada!

    Reply

  31. Tito Cesar disse:
    12 de September de 2008 às 15:14

    Na minha juventude eu participava muito de congressos, promovido pela sociedde de moços da minha igreja. Num desses congressos, tivemos uma aula básica sobre etiqueta. Me lembro muito bem que a professora, Dona Letícia Cavalcante, era esposa do pastor e dentre outras coisas, enfatizou que a faca de mesa, assim como todos os outros tipos de faca, tem a finalidade de cortar. Que é errado usar a faca pra puxar a comida para o garfo. Se no seu almoço ou jantar não for servido nenhum tipo de alimento em pedaços grandes que necessitem ser cortados, ignore a faca. Use apenas o garfo. Nada de raspar o prato usando a faca pra arrastar aquele resto de comida para o garfo

    Reply

  32. Tito Cesar disse:
    12 de September de 2008 às 15:29

    Havia me esquecido: Dona Leticia disse ainda que, o garfo e a faca são usados sempre com a mão direita. Ao necessitar cortar algum alimento, usa-se o garfo na mão esquerda pra fixar o alimento e a faca, com a mão direita. Após o corte, colocá-la apoiada na borda direita do prato e em seguida trocar o garfo de mão, passando-o para a mão direita.

    Reply

  33. Diandra disse:
    12 de September de 2008 às 16:04

    Tito,

    Este é o jeito americano de comer que eu tb falei a respeito.

    XO

    Reply

  34. Danielle disse:
    28 de December de 2008 às 02:28

    Oi Diandra!!
    Bom, só estou vendo comentar sobre a maneira certa ou errada em que os europeus e americanos comem, não é isso?

    Mas, como sou brasileira, quero saber a maneira certa e errada de como utilizar os talheres aqui no Brasil…

    Se pode ou não comer com o garfo na mão direita e qndo for cortar os alimentos utilizar o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita??

    Reply

    • Diandra disse:
      28 de December de 2008 às 16:59

      Danielle,

      Só existem estes dois métodos de acordo com a etiqueta quando o assunto e comer no ocidente. Aqui no Brasil, vale um ou o outro.

      XO

      Reply

  35. MURIEL disse:
    3 de January de 2009 às 15:20

    Oi, Diandra!!!
    Gostaria de saber se comer com o garfo na direita e cortar com a esquerda mesmo eu sendo destro, tem algum problema? Sempre comi desta forma, mas quando saio com minhas amigas vejo elas cortando e comendo com a direita, fazendo o zig e zag estou errada?

    Reply

    • Diandra disse:
      3 de January de 2009 às 15:34

      Muriel,

      Está errado sim. O contrário (como as suas amigas fazem) é que é o certo. Mesmo porque quem come deste jeito, comete outros erros como cortar e manejar de outras maneiras os talheres erradamente.

      XO

      Reply

  36. Ellen disse:
    26 de January de 2009 às 14:06

    Sempre soube qual é a posição correta dos talheres nas mãos, mas a maioria das pessoas não sabem e trocam tudo!!!! É tão RIDÍCULO!!!! O pior de tudo é o fato de alguns acharem que eu é que estou comendo errado! Imagine só…. Uma vez saí com uns tios e um deles me falou q estava comendo errado, fiquei enfurecida… No dia seguinte, pesquisei na net e fui mostrar p/ ele! Na hora elese calou!!!! HÁ HÁ HÁ….

    Reply

  37. Rodrigo Cruz disse:
    27 de January de 2009 às 14:53

    Boa Tarde a todos,

    Ontem almoçei com uma ex-namorada, e percebi algo extremamente diferente ao descansar os talheres. Mas já foi esclarecido. Parabens pela postagem e seriedade que abordaram o tema.

    Reply

  38. Rodrigo Cruz disse:
    27 de January de 2009 às 14:53

    Boa Tarde a todos,

    Ontem almoçei com uma ex-namorada, e percebi algo extremamente diferente ao descansar os talheres. Mas já foi esclarecido. Parabens pela postagem e seriedade que abordaram o tema.

    Reply

  39. Pingback: Por Aqui: Alguns posts nos quais eu andei dando uma polida lately « Homens Modernos

  40. alex azevedo disse:
    1 de July de 2009 às 22:30

    Fiquei confuso com a pergunta da minha sobrinha: Qual o maior numero de talheres que se pode comer em uma unica refeiçao.Alguem pode me ajudar?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de July de 2009 às 13:16

      Alex,

      Eu não entendi a sua pergunta. Limite não há.

      XO

      Reply

  41. LENE DANTAS disse:
    11 de July de 2009 às 13:51

    Nossa que legal adorei, tirei minhas dúvidas, sempre eu vejo todos pegar a faca para ajudar a colocar a comida no garfo, eu nunca usei a faca para esta finalidade, somente para cortar a carne, agora vejo que existe dois métodos , AMERICANO E EUROPEU eu aprendi este jeito no Livro Etiqueta sem Frescura da ANDRÉIA MATARAZZO, então estou agindo certa, obrigada, valeu, adorei mesmo, estou segura agora bjos com carinho Lene.

    Reply

  42. Dethy disse:
    2 de December de 2009 às 16:02

    Oi Diandra,
    Ontem jantando com um casal de amigos fiquei intrigada, eles comem com o garfo na mão direita e a faca na mão esqueda (o tempo todo), e acham que estão corretos. Eu afirmei à eles que, eles estavam totalmente errados, e que o certo seria faca na mão direita e garfo na mão esquerda.Mas eles acham que sou eu quem estar errada.
    Fiquei ofendiga, dizeram que eu estou totalmente desatualizada das regras de etiquetas. Foi horrivel.
    Mim ajude.
    Bjis.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de December de 2009 às 16:43

      Dethy,

      Como eu falei acima, a faca é usada pela mão direita e o garfo pela mão esquerda. O que acontece é que tem um monte de gente que come errado achando que come certo. Nessa história é sempre melhor nem comentar.

      XO

      Reply

  43. Alexandra Camilo disse:
    17 de January de 2010 às 19:13

    Como se usa os talheres de peixe? Eu estou querendo aprender a usa-los quando for para a Bahia. Lá as pessoas usam este tipo de talher, mesmo os pobres.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de January de 2010 às 19:40

      Alexandra,

      A faca de peixe se usa pra ir separando pedaços de peixes ao invés de cortar pedaços. Separe um pedaço e coma usando o garfo.

      XO

      Reply

  44. Alexandra Camilo disse:
    19 de January de 2010 às 20:21

    E como uso a faca para separa-los? É raspando? Porque já teve gente que me faloou que assim.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de January de 2010 às 10:28

      Alexandra,

      É delicadamente separando a parte que vai comer do peixe. Peixe é bem macio, então solta bem fácil.

      XO

      Reply

  45. Alexandra Camilo disse:
    22 de January de 2010 às 17:17

    Obrigada pela resposta, eu entendi, é só cortar separando o peixe.

    Reply

  46. Bianca disse:
    26 de January de 2010 às 16:04

    Olá, adorei o site e gostaria de saber a posição correta das mãos à mesa. Insisti com a minha irmã que as mãos tem que estar sempre à mesa, mãos aparentes. Ela disse que a mão que não está sendo usada fica pra baixo. Qual é o certo?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de January de 2010 às 17:29

      Bianca,

      Depende da cartilha de quem vai se seguir. Tem quem advogue por deixar a mão que não está sendo usada espalmada na mesa, tem quem advogue que ela pode ficar na beirada, apoiada pelo punho (nunca pelos cotovelos) e tem quem advogue por deixá-la repousando no colo. Tudo uma questão de cartilha.

      XO

      Reply

  47. William disse:
    16 de February de 2010 às 23:04

    Oi, amo o site, sigo ele todos os dias! Parabéns :)
    bom, as vezes em alguns almoços ou jantares, existe mais de um talher de cada tipo, por exemplo: 2 facas, 2 garfos, etc. geralmente utiliza eles quando tem prato de entrada, depois prato principal e assim por diante! Eu gostaria de saber qual é a ordem certa de usar os talheres, alguns dizem que é de dentro pra fora. Está certo? beijo

    Reply

  48. Ellen disse:
    3 de May de 2010 às 18:52

    É incrível como o povo brasileiro come TOTALMENTE ERRADOOOO! Argh, é horrível ir à restaurantes ou ao shopping e ver todo mundo “metido a rico” q não sabe comer com garfo e faca! ¬¬ Ô povinho, vamos aprender um pouco mais né! Aff… Hje em dia com a popularização da net qlquer pessoa pode aprender a maneira correta de comer com talheres, não precisa fazer curso!!! http://www.youtube.com/watch?v=XuxBuHSQcMs

    Reply

  49. Nícolas disse:
    29 de May de 2010 às 02:26

    Olá Diandra,
    Sou ambidestro porém prefiro comer com o garfo na mão direita e a faca na mão esquerda, meus pais são canhotos então me acostumei a ver pessoas comendo assims, algum problema se eu estiver comendo dessa maneira e na hora de escrever algo utilizar a mão direta ?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de May de 2010 às 15:28

      Nicolas,

      Se vc puder escrever algo quando estiver comendo então não é exatamente o lugar pra se considerar certo ou errado. Então não vai fazer diferença.

      XO

      Reply

  50. aquel disse:
    3 de June de 2010 às 21:14

    qual a meneira de usar a faca no pote(ex: de doce)seria usar-la na vertical sem cavar ou usar o canto do pote até ficar cortado(tipo comer a prestação o pote)

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de June de 2010 às 18:54

      Aquel,

      Desde que vc não faça uma cava grande pode tirar da onde quiser. O melhor é sempre dar uma deslizada na superfície sabe como?

      XO

      Reply

  51. Raquel disse:
    7 de June de 2010 às 19:09

    Tenho dúvidas sobre como utilizar a faca de peixe…
    Nunca sei se ela está de cabeça para baixo ou para cima, já que não tem corte… Em que posição deve ficar o “v” que geralmente existe nestas facas?

    Reply

  52. Chrys disse:
    9 de June de 2010 às 12:33

    Sempre comi da maneira correta, porém a uns dois dias sai para jantar com uns 10 amigos e percebi que todos comiam de forma contrária- com o garfo na direita e a faca na esquerda. E o pior é que todos me olhavam como se eu estivesse comendo de forma errada e pagando o maior “mico”!
    O que devo fazer nestas ocasiões, continuo a comer corretamente ou sigo a forma deles??!!
    Desde já, grata por sua atenção!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de June de 2010 às 20:56

      Chrys,

      Vc continua comendo da forma certa e deixa eles comendo da forma errada, tipo cada um fica na sua. Quem é canhoto até pode comer desta maneira, mas a verdade é que a maioria que come desta maneira não faz porque é canhoto e ainda por cima não pega nos talheres da maneira adequada o que entrega a falta de conhecimento do modo correto de comer.

      XO

      Reply

  53. Gladis Trindade disse:
    9 de June de 2010 às 17:39

    cruzar os talheres dentro do prato quando acabar de comer é errado?

    Reply

  54. Liah disse:
    11 de June de 2010 às 11:04

    Olá, ontem a noite estava conversando com uma amiga a respeito da posição do garfo, eu tive aula d etiqueta aos 14 anos e lembro q falaram q o garfo s colocaria na direita e a faca na esquerda. O garfo deve ser usado na mão direita ou esquerda?? como s deve usar aqui no Brasil??

    Reply

  55. elly disse:
    14 de June de 2010 às 21:36

    Adorei o site…
    Obrigada pela dicas, tirou minhas dúvidas!
    Beijos

    Reply

  56. rivaldo doliveira disse:
    13 de July de 2010 às 11:14

    Não se deve trazer a comida para o garfo com a faca? E se a comida fica dificiil de recolher?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de July de 2010 às 12:21

      Rivaldo,

      Aí vc usa o garfo sem a faca ou come do jeito europeu com os dentes do garfo pra baixo e a comida apoiada na “bundinha” dele.

      XO

      Reply

  57. liliane disse:
    12 de September de 2010 às 01:23

    Olá. Gostaria de saber se quando se usa a faca para peixe devemos também descansá-la na borda direita do prato?????????? Ou ela fica no prato em que veio o peixe e não no nosso?????Obrigada.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de September de 2010 às 20:36

      Liliane,

      Fica no mesmo lugar que a faca normal ficaria.

      XO

      Reply

  58. Hilton disse:
    22 de September de 2010 às 16:31

    Sabe me informar quando surgiu e por que deve-se usar os talheres da forma que está descrito acima?

    Reply

  59. Pingback: FlashBack do Dia: Etiqueta à Mesa « Homens Modernos

  60. rhayssa disse:
    31 de October de 2010 às 18:44

    Bom ,eu detesto aquelas pessoas que com a faca empurra a comida pro garfo ,e acham que estão arrazando na etiqueta ,a faca só se usa para cortar os alimentos ,,e não para fazer montinho de comida

    BeeeiJooo0

    Reply

  61. Eduardo Machado disse:
    6 de January de 2011 às 16:52

    Rhayssa,
    Estou totalmente de acordo, sempre disse o mesmo que você. E muitos poucos sites e profissionais de etiqueta falam sobre essa questão, até mesmo em sites que visitei. Só aqui na Diandra, que eu vi não só falar, mas abordar e explicar muito bem a questão de uma forma muito bem tratada.

    Hilton,
    As regras de etiqueta, não só na mesa, mas em geral, começaram a ser copiadas a séculos atrás, acredito que já na idade moderna, por volta de 1400 a 1500, da França, quem começou a ter um padrão de comportamento para sua nobreza e elite da sociedade, e assim começou a ser copiada por outros reinos europeus e até hoje para o mundo todo como padrão… agora não sei se a diferença entre o “americano” e o “europeu”, se deve a algum fato da elite da sociedade americana neste último século ter reinventado alguns conceitos perante os europeus. Acho que se deve a isso o fato de termos estes dois “estilos”.

    Diandra,
    Você acertou em cheio, em fazer um blog deste tipo, de alto nível, passando algo que, na verdade é uma utilidade pública, pois mesmo para classes mais baixas da sociedade, pra alguém, em algum dia na sua vida ele pode precisar dessas informações, e é sempre muito bom estar preparado. Então pra essa pessoa que não tem acesso a um curso disso, ter essas informações, imagens e vídeos na internet, é sensacional, e seu blog aproxima essas informações, que um dia já foram só para alguns e hoje é para qualquer um que esteja conectado a rede…
    Parabéns mais uma vez…

    Reply

  62. cuca disse:
    21 de January de 2011 às 10:46

    eu acho uma besteira tudo isso e odeio jantares formais que mas parecem funerais…o importante e se sentir maravilhosamente bem com a companhia, mastigar bem e comer devagar mas nao pra agradar pessoas materialista mas pra ajudar a digestao…esse moço que ficou com nojo de suas amigas é mas nojento do que elas so pelo simples fato dele nao demostrar humildade e amor para com o proximo. isso eu chamo de falsos seres humanos…

    Reply

  63. Cris disse:
    10 de March de 2011 às 07:07

    Acho que está na hora de pararmos de imitar o que vem do exterior e seguirmos algo mais coerente com a nossa cultura. Que tal a criação de regras de etiqueta brasileiras , adaptadas ao nosso clima e culinária? Ou não gostam do Brasil?

    Reply

  64. VANESSA disse:
    27 de March de 2011 às 01:05

    ADOREI AS REGRAS

    Reply

  65. VANESSA disse:
    27 de March de 2011 às 01:11

    LEGAL, GOSTEI AGORA VEJO Q EU COMIA TOTALMENTE ERRADO USANDO DE MODO CERTO MAS NUNCA TROCAVA DE POSIÇÃO. MAS COM ESSAS REGRAS VVOU APRENDER MUITO MAIS… MAIS AINDA TENHO UMA DÚVIDA: COMO UTILIZAR O GARFO PRA COMER O PADRÃO DO BRASILEIRO ARROZ & FEIJÃO? HÁ TBM CONCORDO COM A CRIS QUERO APRENDER É MODOS BRASILEIRO> AGUARDO MINHA RESPOSTA BJUXXX!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de March de 2011 às 22:36

      Vanessa,

      Com o garfo pescando a comida na mão certa. E não tem estilo brasileiro. O nome americano, continental é um mero detalhe. O conteúdo é que vai determinar a maneira certa de comer onde quer que vc esteja.

      XO

      Reply

  66. vanessa disse:
    27 de March de 2011 às 22:29

    adorei as regras agora vejo q utilizava errado, usava correto na mão apenas n mudava de posição. mais me responda como utilizar garfo e faca pra comer o tradicional do brasileiro. feijão & arroz… bjuxx aguardo a resposta!!!

    Reply

  67. nadya pereira disse:
    1 de May de 2011 às 20:57

    eu gostaria d saber se na hora d corta,r a faca no movimento zigue-zag deve cortar na parte traseira opu dianteira do garfo? por favor resposta urgente

    Reply

  68. milen@21 disse:
    6 de May de 2011 às 13:05

    gostei, serve para mulheres tambem, nao e?

    Reply

  69. salim disse:
    28 de May de 2011 às 10:41

    parabéns pelo site. Uma dúvida, a faca, que se utiliza com peixe, segue o mesmo caminho da faca comum, mas ao final, ou durante a refeição, que lado fica para cima?
    pela atnção, anteicpados agradecimentos.
    salim

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de May de 2011 às 23:31

      Salim,

      Eu vou responder a sua pergunta na forma de post. Stay tuned.

      XO

      Reply

  70. Marina disse:
    29 de May de 2011 às 04:46

    muito interessante o post!
    eu utilizava por comodidade a forma certa ( de trocar o garfo d mãos para cortar), sem saber que ela estava certa. e o pior de tudo, a considerava errada.
    sempre tive duvidas quanto a isso.
    muito esclarecedor! obrigada!

    Reply

  71. monique disse:
    7 de September de 2011 às 00:15

    Olá, vc disse que a partir do momento em que começamos a comer o garfo e a faca devem ficar dentro do prato, mas vejo muita gente apoiando o cabo do garfo e da faca na mesa, até em novelas globais já vi essa forma de comer..está errado?

    Reply

  72. filipe rodrigues disse:
    12 de September de 2011 às 16:33

    muito um homem deve saber portar-se diante de ocasiões como um janta formal, mas observei que ha um pequeno equivoco quanto ao modo de descansar o garfo em estilo inglês, pois este fica no lado esquerdo e na imagem esta no lugar da faca no direito.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de September de 2011 às 19:58

      Filipe,

      É verdade, a foto está invertida. Na época que eu postei foi a que eu encontrei. Vou providenciar a troca.

      XO

      Reply

  73. Marcia disse:
    21 de September de 2011 às 02:55

    Lendo todos os posts, não encontrei a resposta de como comer arroz, feijão, lentilhas e todos os outraos alimentos em graos soltos. Com que mão segurar o garfo? com que mão levar o garfo a boca? como empurrar o a comida no garfo sendo que estas muitas vezes este tipo de alimento precisa de ajuda para subir no garfo. Gostaria de receber esta resposta.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de September de 2011 às 00:03

      Marcia,

      Do jeito que expliquei acima. Se vc não conseguir, não use a faca, só o garfo na mão direita pra pegá-los e pronto.

      XO

      Reply

  74. daneila disse:
    16 de October de 2011 às 23:57

    ESTA CORRETO GARFO NA esquerda faca na direita qual o erro nisso você come como se sentir mais avontader mais nao comer com a mao mais sim o lado que quizer.

    Reply

  75. Susy disse:
    18 de November de 2011 às 20:37

    Aqui em Portugal vejo todos comerem com o garfo na mão esquerda, mas como nao sou canhota rsrsrs pra mi é impossivel, porque eu estaria fazendo errado comendo com o garfo na direita? Concordo com a amiga a cima, comer da forma que se sinta a vontade. Melhor do que tentar fazer certo e nao conseguir, ou seja, a comida sempre caí, como já vi aconteçer com varias pessoas e ainda ficar feio “tentando acertar”.

    Reply

  76. Isaac disse:
    25 de November de 2011 às 19:59

    Nuss preciso ter modos,já tem 13 anos e ainda com colher,mas a partir de hoje na janta eu vou usar os talheres. Vai que um dia desses eu vá na casa dos parentes e for almoçar ou jantar? Bom,uso garfo na mao direita ,só uso faca pra cortar,odeio colocar comida no garfo com a ajuda da faca,entao nao faço isso! Algm comenta ai se eu to certo ou errado? Obg

    Reply

  77. ninguem disse:
    1 de December de 2011 às 15:20

    Quanta frescura concentrada em um artigo só!

    Reply

  78. bruna disse:
    11 de April de 2012 às 19:14

    Se vou comer apenas massa, vou utilizar somente o garfo ou garfo e colher em alguns tipos de massa, porém faca não irei utilizar, correto? Mesmo assim, os restaurantes mantém garfo e faca. Nesse caso, deixo a faca intocada sobre a mesa até o final da refeição?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de April de 2012 às 20:30

      Bruna,

      Só o garfo. Colher e faca não são usados pra comer massa. A colher só pra lidar com o molho. E sim, deixe o que não vai usar no seu lugar.

      XO

      Reply

  79. Felipe disse:
    12 de April de 2012 às 13:53

    Diandra:

    Boa tarde. Situação: Estou em um jantar onde o “buffet” é servido à americana, ou seja, cada um se serve e se dirige à mesa para comer. Dúvida: No caso de repetir, onde e como deixo os talheres? Isso no caso de os talheres não serem trocados, claro. Vejo pessoas descansando o garfo sobre a mesa, às vezes sobre um guardanapo, com os dentes voltados para cima e a faca apoiada por entre os dentes e com o corte também voltado para cima, está correto? Se não, como proceder? Poderia, por favor, dar detalhes?

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    Felipe.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de April de 2012 às 12:36

      Felipe,

      O certo seria a troca dos talheres junto com o prato, mas se não rolar mantenha os talheres com vc na sua mão por baixo do prato.

      XO

      Reply

  80. bruna disse:
    13 de April de 2012 às 13:59

    Diandra, então aquela história de utilizar colher para ajudar a enrolar o macarrão não existe, certo? Por que quando se pede spaghetti ou fettuccine em restaurantes, eles mantêm a colher ao lado do garfo?

    Obrigada, novamente! : )

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de April de 2012 às 21:59

      Bruna,

      Porque tem gente que acha que faz parte. Mas não faz. Só que a colher pode até ficar pra ajudar com o molho mas não pra comer o macarrão com o garfo.

      XO

      Reply

  81. bruna disse:
    1 de May de 2012 às 00:01

    Diandra, outra dúvida… Imagine que em uma mesa há 2 garfos e 2 facas. O primeiro garfo (mais distante do prato) seria para a entrada, uma salada talvez… Se não for servido entrada, apenas o prato principal, devo usar o garfo maior que está próximo ao prato ou devo utilizar o garfo da entrada?
    Obrigada!!!

    Reply

  82. bruna disse:
    2 de May de 2012 às 12:21

    Diandra, outra dúvida… Imagine que em uma mesa há 2 garfos e 2 facas. O primeiro garfo (mais distante do prato) seria para a entrada, uma salada talvez… Se não for servido entrada, apenas o prato principal, devo usar o garfo maior que está próximo ao prato ou devo utilizar o garfo da entrada?
    Obrigada!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de May de 2012 às 12:52

      Bruna,

      Se algo não for servido, o talher não será colocado. E assim a ordem prevalece.

      XO

      Reply

  83. bruna disse:
    23 de May de 2012 às 18:23

    Olá, Diandra! Outra dúvida: quando devo utilizar a faca para peixes?
    Obrigada!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de May de 2012 às 18:54

      Bruna,

      Qdo tiver peixe.

      XO

      Reply

  84. bruna disse:
    24 de May de 2012 às 12:10

    Sim. Mas já li algo que, quando houver peixe, deve ser utilizada em algumas situações: peixes fritos, ou com espinhas, quando sem espinhas não deve ser utilizada… Por isso perguntei quando, em quais casos.

    Obrigada.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      24 de May de 2012 às 12:12

      Bruna,

      Qdo tiver a faca pra peixe é porque o peixe certo pra comer com ela será servido. O peixe certo é aquele que dá pra comer com esta faca que é pra ser usada separando os pedaços do peixe e não partindo.

      XO

      Reply

  85. bruna disse:
    24 de May de 2012 às 17:59

    Obrigada!!! :)

    Reply

  86. RAQUEL disse:
    22 de June de 2012 às 11:14

    Poderia, por favor esclarecer algumas dúvida:

    Em uma refeição informal, é errado cortar com a esquerda e permanecer com o garfo na direita para levá-lo direto à boca? O pedaços devem ser cortados apenas um por vez? Acho esse processo formal muuuiito demorado… cortar com a direita, descançar a faca, passar o garfo com a direita…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de June de 2012 às 18:13

      Raquel,

      Sim, um por vez. Se corta com a direita. A não ser que vc seja canhota. E há o outro processo mais ágil do método europeu onde não se descansa a faca e nem se troca de mão.

      XO

      Reply

  87. Daiany disse:
    4 de August de 2012 às 14:50

    olá, por favor
    qual é a posição correta dos dedos para segurar a faca em uma refeição como manda os padrões….

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de August de 2012 às 19:44

      Daiany,

      Neste link a primeira foto ilustra.

      XO

      Reply

  88. Flavia Reis disse:
    19 de September de 2012 às 09:04

    Ola!! Estou em dúvida qt ao descanso pra talheres. Uso somente qd for servir novamente a refeição?
    Obrigada!! Bjim

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de September de 2012 às 15:34

      Flavia,

      Geralmente quando se troca de prato, se leva os talheres. Mas o descanso de talheres serviria somente pra isso, indeed.

      XO

      Reply

  89. caetano pembo disse:
    18 de October de 2012 às 11:52

    sou um dificiente de um braco e nao sei como ter etiqueta quando é para usar faca e garfo

    Reply

  90. caetano pembo disse:
    18 de October de 2012 às 11:56

    qual é a melhor maneira de usar os talheres (garfo e faca) quando es um dificiente em um dos braco.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de October de 2012 às 14:01

      Caetano,

      Se vc não consegue usar o outro braço, use somente o que vc consegue usar. Aí só dá pra usar um talher por vez. O que der vc pode partir com o talher que vc tiver usando e pode pedir pra partirem pra vc também, sem problema.

      XO

      Reply

  91. Ruben disse:
    16 de November de 2012 às 23:17

    Ola, hoje, em restaurante em Lisboa, vi um casal de espanhois comerem peixe de modo que numca havia visto antes. Eles separavam o peixe com o garfo e depositavam SOBRE A FACA DE PEIXE, em seguida levavam A FACA diretamente a boca. Nunca vi isso mas como ambos faziam dessa maneira imaginei ser um costume local de alguma regiao da Espanha. Alguem ja viu isso? Isso eh correto mesmo??
    Por favor me esclareçam!!!
    Obrigado

    Ruben
    Sao Paulo, Brasil

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de November de 2012 às 01:40

      Ruben,

      Se for algum costume, desconheço.

      XO

      Reply

  92. juliana disse:
    21 de December de 2012 às 20:44

    ontem sai pra comer pizza com meu namorado e o pessoal do meu serviço e meu namorado fez um comentario sobre o fato de estar cortando a pizza com a mao direita mas disse indiretamente e eu fiquei muito constrangida me senti muito mal achando que estava comendo errado pq sempre comi assim ai fui pesquisar e achei esse site maravilhoso parabens !

    Reply

  93. juliana disse:
    21 de December de 2012 às 20:55

    meu namorado usa a faca na mao esquerda mas e destro e criticou o fato de eu estar ‘cortando e comendo com a mao direita como se eu fizesse errado ai me senti aquela menina boba inferior que nao sabe nada e a noite da minha confraternizacao na pizzaria acabou pra mim parece que ele estava desfazendo de mim

    Reply

  94. Agnaldo disse:
    25 de January de 2013 às 15:38

    Gostaria de saber qual foi o idiota que inventou que comer com garfo na mão esquerda e faca na direita ou vice-versa, tá certo ou errado

    Reply

  95. Jaqueline disse:
    8 de April de 2013 às 13:37

    Olá! Gostaria de saber a forma correta de comer folhas, se podemos utilizar a faca para ajudar a “dobrar” a folha e assim espetar com o garfo.
    Obrigada.

    Reply

  96. Nicole disse:
    11 de April de 2013 às 17:31

    Olá! Gostaria de saber se é errado passar o garfo nos dentes quando colocamos a comida na boca. O certo é passar os dentes ou os lábios sobre o garfo?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de April de 2013 às 12:25

      Nicole,

      É pra passar nos lábios e esbarrar nos dentes, mas não pra trincar com os dentes.

      XO

      Reply

  97. silvana disse:
    21 de April de 2013 às 08:42

    gostaria de saber com quais talheres se come quibe cru. bjos

    Reply

  98. Paulo disse:
    18 de June de 2013 às 07:41

    Olá pessoal!
    Eu sempre encontro dificuldades em usar o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita!
    Acho mais facil o inverso!
    O que devo fazer pra melhorar e usar da forma correcta?
    Quando uso o garfo na mão esquerda, sinto-me meio desiquilibrado, e com dificuldades de levar o garfo a boca!
    O que faço?
    # Também desejo saber, se a carne de galinha ao comer pega-se o pedaço com a mão ou tem que ser mesmo com o garfo e faca?
    Please help me!
    Também envie-me a resposta por e-mail please! Meu email:paulopac98@gmail.com
    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de June de 2013 às 18:05

      Paulo,

      Treino. E sim, com garfo e faca.

      XO

      Reply

      • Paulo disse:
        24 de June de 2013 às 14:21

        Muito obrigado Diandra
        Fernandes!
        Só mais uma coisa Diandra, no caso do Macarrão com frango, arroz com feijão come-se também com garfo e faca?
        Uma outra coisa que também tem sido difícil pra mim, é não juntar a comida no garfo com ajuda da faca! O que fazer quando a comida ta meio separada pelo prato e só o garfo em sí, não consegui tirar a comida do prato? Por favor, se também tiver fotos e videos disponíveis, envia-me please! Tenho treinado muito e preciso de mais ajuda! Meu email: paulopac98@gmail.com
        conto com a sua ajuda Diandra
        Fernandes! Muito obrigado.

        Reply

        • Diandra Fernandes disse:
          27 de June de 2013 às 20:53

          Paulo,

          Não tenho videos/fotos além dos que postei por aqui. Vc não precisa usar faca quando não tem o que cortar. E use o garfo pra pegar a comida como faria com uma colher. Não é difícil. Sou vegetariana e muitas vezes não uso faca.

          XO

          Reply

    • Luis Pereira dos Santos disse:
      12 de July de 2013 às 17:31

      Simples, Diandra!

      Quanto menos as pessoas se preocuparam com bobagens, mas tempo haverá para se preocuparam com detalhes realmente mais importante.

      Eu, enquanto cidadão consciente e politizado, tenho o dever de tentar alertar.

      Luis

      Reply

      • Diandra Fernandes disse:
        12 de July de 2013 às 17:34

        Luis,

        Então comece vc se preocupando menos com isso, dude. Porque não é o que parece. Se de fato não se preocupasse, não precisaria alertar ninguém de que isso é mera bobagem.

        XO

        Reply

        • Luis Pereira dos Santos disse:
          12 de July de 2013 às 17:54

          Diandra!

          Pode ter certeza!

          Se entrei no seu blog hoje foi apenas para relembrar algumas bobagens que há tempos eu não lia e, com isto, alertar uma pessoas com quem eu estava saindo (não sei se sairei mais, pois ela se prende muito a estas formalidades fúteis) e mostrar a ela que há coisas mais importantes com que se preocupar.

          Mas fica fria.

          Não me apego a babagens.

          Reply

  99. Paulo disse:
    28 de June de 2013 às 06:35

    Mui obg Diandra!
    Farei muitos exercícios pra ser périto no assunto em questão!
    Até breve.
    Abcs

    Reply

  100. Paulo disse:
    28 de June de 2013 às 06:42

    Podes dar-me uma dica de como começaste a ser vegetariana? O que tiveste de fazer? Que desafios enfrentaste?
    Podes fornecer-me o teu email pra duvidas do genero?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de June de 2013 às 20:17

      Paulo,

      Eu sempre gostei de bicho e lá pelos meus 15, 16 anos eu comecei a não curtir esta ideia de comê-los. Um dia resolvi que não comeria mais carne, qualquer carne e assim tem sido. Achei que sentiria a maior falta, que seria difícil por N razões, mas nunca foi. Tiro de letra. E nem sinto vontade de comer. E vivo no meio de carnívoros sem um vegetariano sequer. hehehe Já até provei coisas que não tinha provado antes de carne como sushi, mas só ficou nisso. Nunca retornei. E nem penso em. E eu não sou especialista no assunto, não. Mas é uma boa ler a respeito, se informar sobre. Tem um monte de coisas hoje em dia na internê. Na época que me tornei vegetariana nem internê tinha… hehehe

      XO

      Reply

  101. Ana disse:
    6 de July de 2013 às 15:48

    Como consigo um curso de etiqueta?

    Reply

  102. Luis Pereira dos Santos disse:
    12 de July de 2013 às 17:03

    “Já a serrinha da faca fica sempre virada para o garfo, e o garfo fica sempre abaixo da faca.”

    Sei…

    Com o perdão da palavra, mas quanta bobagem. Que certas regras de etiqueta são boas para nos tornarmos mais sociáveis é aceitável, porém certo exageros são ridículos.

    Se eu uso a mão direita e quiser cortar a carne com esta mão mesmo ou com a esquerda, qual o problema? O mais importante é levar o alimento até a boca sem este cair.

    Que diferença faz se leva a comida até a boca com os dentes do garfo para cima ou para baixo? O importante é que leve-os; os resto é bobagem.

    Que diferença faz se o a serra da faca vai estar para esquerda ou direita? Alguém vai morrer por isto?

    E quem disse que assim é o correto? Baseado em que? Por que?

    No que isto torna alguém mais ou menos educado?

    Alguns seres humanos supervalorizam coisas sem importância e renegam outras; chegam a ser hipócritas por isto.

    Luis Pereira.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de July de 2013 às 17:05

      Luis,

      Se acha bobagem pra que perder o seu precioso tempo com isso? Deixe pra quem curte saber e tirar bom proveito disso, dude.

      XO

      Reply

      • Luis Pereira dos Santos disse:
        12 de July de 2013 às 17:37

        Simples, Diandra.

        Enquanto cidadão consciente e polittizado (coisa rara hoje no Brasil); tenho o dever de alertar para a supervalorização do supérfluo.

        Luis Pereira.

        Reply

    • Rafael Dratowsky disse:
      27 de January de 2014 às 16:19

      Sinceramente, a etiqueta foi feita pra quem realmente admira tal comportamento,claro que existem coisas que por alguns podem ser considerados “exageros”,eu realmente admiro e os uso diariamente,mas se você não curte esueça tudo e viva sua vida relax.

      Reply

  103. Luis Pereira dos Santos disse:
    12 de July de 2013 às 17:13

    Regras aceitáveis:

    Não colocar os cotovelos na mesa; se for tossir, colocar lenço na boca e fazer o menos de barulho; se desejar algo longe do assento, não atrevessar o braço na frente de terceiros…

    São coisas que têm lógicas. Agora… dizer que pode também colocar o garfo e faca no lugar do 6 apontando para o 12, mas eu não gosto desta deixa não.

    Que lógica isto têm? Que diferença faz? Quem estabeleceu? Bazeado em que? Por quê?

    Os garfos já estão sujos, o garçom já sabe que o cliente não quer mais comer; que diferença faz para onde o garfo aponta? Afinal, eles vão ser lavados mesmo.

    Luis Pereira.

    Reply

  104. Luis Pereira dos Santos disse:
    12 de July de 2013 às 17:13

    Regras aceitáveis:

    Não colocar os cotovelos na mesa; se for tossir, colocar lenço na boca e fazer o menos de barulho; se desejar algo longe do assento, não atrevessar o braço na frente de terceiros…

    São coisas que têm lógicas. Agora… dizer que pode também colocar o garfo e faca no lugar do 6 apontando para o 12, mas eu não gosto desta deixa não.

    Que lógica isto têm? Que diferença faz? Quem estabeleceu? Baseado em que? Por quê?

    Os garfos já estão sujos, o garçom já sabe que o cliente não quer mais comer; que diferença faz para onde o garfo aponta? Afinal, eles vão ser lavados mesmo.

    Luis Pereira.

    Reply

  105. Luis Pereira dos Santos disse:
    12 de July de 2013 às 17:18

    “A serra fica sempre “olhando” pra dentro do prato.”

    Quem disse isto? Por quê? Baseado em que? Qual o problema se ficar “olhando” para fora?

    No que isto torna alguém mais ou menos educado?

    Luis Pereira.

    Reply

  106. Luis Pereira dos Santos disse:
    12 de July de 2013 às 17:26

    “Mas não se coloca comida nenhuma no garfo com a ajuda da faca.”

    Quem disse? Por que? Baseado em que?

    No que isto torna alguém mais ou menos bruto?

    Ao lê todas estas regras, fico pensando em quantas vezes fiz isto em restaurantes ditos “chiques”. Detalhe: vou continuar fazendo, mesmo após lê estas “regras”. Por um motivo muito simples: não há explicação lógica para que seja assim (a regra da serrinha “olhando” para dentro, por exemplo).

    Não existe explciação lógica asseguraundo que alguém vai mais ou menos requintado por isto.

    Os “etiquetistas” esquecem que um dia eles vão envelhecer, morrer e ter a carne devorada pelos vermes.

    Luis Pereira.

    Reply

  107. Danilo disse:
    17 de September de 2013 às 16:15

    Ótimas dicas! Fiquei confuso com relação ao jeito americano, pois sou canhoto e nao entendi ao certo. Devo cortar com o garfo na mão esquerda e a faca na diretita , e após isso descansar a faca e comer com o garfo na mesma mão? Obrigado!

    Reply

  108. Ernesto Nhaguilunguane disse:
    8 de October de 2013 às 05:36

    É, de facto uma questão que merece uma reflexão porque abrange à Todos. Contudo eu uso, o garfo na mão esquerda, e a faca na mão directa, penso eu, que é o mais adequado.

    Reply

  109. Alessandro disse:
    30 de October de 2013 às 06:45

    Concordo com o Luis Pereira dos Santos,

    Tem muita coisa inútil nisso aí que é pura frescura, que não tem lógica nenhuma. O importante é se alimentar. E digo mais, sugiro que adotem um gato, que tem 7 vidas, pra que cuidem das vidas do gato em vez de cuidar da vida das pessoas e se elas colocam a serrinha olhando pra dentro ou pra fora, garfo pra cima ou pra baixo.

    Alessandro P.

    Reply

  110. Alessandro disse:
    30 de October de 2013 às 06:51

    Ah,Se vou usar um garfo, é pra comer e não pra fazer malabarismo tendo que equilibrar a comida na parte de trás dele.

    Reply

  111. Joel disse:
    31 de October de 2013 às 14:18

    Gostei muito… Tirou-me muitas duvidas. obg….

    Reply

  112. Marcelo Henrique Martins disse:
    5 de December de 2013 às 16:16

    MEU SOGRO E MINHA NAMORADA, QUANDO COMEM FICAM RASTELANDO A COMIDA COM O GARFO, PARA FRENTE E PARA TRAZ, E FINALIZA DANDO UMA PANCADINHA COM O GARFO NA PILHA DE ARROZ, FORMANDO TIPO UM BOLINHO, E COM A AJUDA DA FACA EMPURRA O BOLINHO PARA O GARFO, GOSTARIA DE SABER SE ELES ESTÃO FORA DA ETIQUETA, E CASO ESTEJAM EXISTE ALGUMA FORMA EM QUE ELES PODEM FREQUENTAR UMAS AULAS DE BOAS MANEIRAS E CORRIGIR O MAL HÁBITO?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de December de 2013 às 18:31

      Marcelo,

      Eu não sei se entendi bem, mas se entendi precisa de um ajuste aí sim. E existem cursos de etiqueta pra ensinar isso sim. Mas eles é que têm que querer aprender. ;-)

      XO

      Reply

  113. Jose Maria Cunha disse:
    22 de December de 2013 às 22:28

    Diandra
    O que o Luis Pereira não sabe é que uns COMEM e ENGOLEM, enquanto, eu e mais um montão de outros, DEGUSTAMOS, APRECIAMOS e nos nós regozijamos com os alimentos bem servidos. Alias, ele não sabe que a 1ª forma de comer é com os olhos; a 2ª é com o odor e a ultima é com os talheres…

    Reply

  114. Leandra disse:
    25 de January de 2014 às 13:33

    Olá, Diandra!
    Pesquisando sobre etiqueta com talheres, o seu site foi um dos que encontrei, e entre todos, achei as informações mais precisas e confiáveis.
    Aproveito para fazer algumas perguntas também.
    Como é a maneira ideal (porque certo/errado está dando polêmica) para se comer frango? Considerando que tenha osso. Sempre com garfo e faca? E pequi?
    Quais alimentos poderiam ser comidos com a mão? Porque nem sempre estaremos num restaurante fino, e já que a comida brasileira é bem variada, é bom praticar o ideal para criar o hábito.
    Abraço!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de February de 2014 às 17:09

      Leandra,

      Se for em lascas, o pequi pode ser comido com garfo. Se for a fruta, com as mãos roendo com cuidado pra não adentrar “território errado”. Sobre o frango, depende do frango e do local que vai comer. Se tiver osso e não for muito fácil de cortar, pode pegar na pontinha e comer com as mãos. Sobre quais alimentos comer com as mãos, tem um post que falei a respeito. Dá um search.

      XO

      Reply

  115. wolmy disse:
    25 de January de 2014 às 18:29

    gostaria de saber se é correto alterar o uso dos talheres no estilo europeu e americano em um mesmo jantar?

    Reply

  116. Rafael Dratowsky disse:
    27 de January de 2014 às 16:14

    Mas se o jantar for na minha casa,exemplo,os talheres da salada que já utilizei vão ficar aonde caso eu não contrate um garçon?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de January de 2014 às 17:53

      Rafael,

      Mas que tipo de jantar vc está falando? Porque se vc for fazer um jantar com salada e quiser servir nos trinques, a salada deve ser servida antes (costume americano e brasileiro) ou depois (costume europeu) do prato principal. Assim vc tem que colocar um prato pra salada e quando ela tiver sido servida e comida aí, mesmo não tendo garçon vc retira o prato de salada e o garfo/faca pra abrir espaço para o próximo course que é o prato principal ou a sobremesa, dependendo do seu caso. Ou se vc ao arrumar a mesa colocou o parto de salada à parte à esquerda ou acima dos garfos (que é onde ele deve ficar), aí depois de comer ele volta pro lugar dele (ao usá-lo a pessoa coloca este prato em cima do prato principal) com o garfo de salada usado na posição de terminada a refeição. Mas acho que é sempre melhor removê-lo da mesa.

      XO

      Reply

  117. Fernanda disse:
    2 de April de 2014 às 16:18

    Olá, tenho uma dúvida em como cruzar os talheres no final de uma refeição sendo que foi servido massa e eu usei garfo e colher. É da forma européia? Fica do lado direito? E o qual vai em cima a colher ou o garfo?

    Obrigada,

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de April de 2014 às 18:12

      Fernanda,

      Vc não cruza não. Coloca lado a lado. A colher fica mais acima do que o garfo, tipo, ela fica no lugar que seria da faca. E vc pode deixar do lado direito ou pensando o parto como relógio, eles ficariam onde tem o número 6, lado a lado, sendo que o garfo fica do lado esquerdo e acolher do lado direito. Deu pra entender?

      XO

      Reply

  118. valeria batista disse:
    5 de April de 2014 às 13:40

    Olá Diandra!!
    Tenho uma duvida terrível, sou destra mas não consigo manter o garfo na esquerda, pois utilizo a faca na esquerda sem problemas. É muito feio cortar os alimentos com a faca na mão esquerda e deixá-la descansando e comer com a direita. Pois só uso na esquerda para cortar os alimentos e não para empurrar a comida no garfo, isso jamais.Sei qual é o certo , mas infelizmente aprendi errado desde pequena.
    Quando vou em um restaurante a faca sempre esta do lado direito, então eu os troco de posição , isso é muito grave?
    Muito obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de April de 2014 às 16:52

      Valeria,

      Como vc tem um monte de gente que faz assim. Ou seja, vc não está sozinha nessa. Mas é tudo uma questão de hábito e prática na verdade. E no final das contas é uma questão de vc querer usar da forma certa ou da forma que vc está acostumada. Ou seja, it up to you. A coisa mais grave que alguém pode cometer no quesito etiqueta é corrigir ou embaraçar o outro em público. Qualquer outra coisa não é tão grave não. ;-)

      XO

      Reply

  119. Isabella disse:
    22 de July de 2014 às 20:36

    Achei seu blog maravilhoso e vc muito atenciosa, coisa muito importante nos dias de hoje. Sempre tive inúmeras dúvidas sobre como comer corretamente, ou até mesmo montar uma mesa adequadamente… acho extremamente difícil adaptar nosso “arroz com feijão” a essa utilização com o garfo invertido, sobrariam apenas alguns grãos de arroz e talvez um de feijão sobre ele. Outra dúvida que tenho é sobre os talheres de peixe, se for servir peixe com um acompanhamento, por exemplo, uso os talheres de peixe para tudo ou só para o peixe? Onde descanso um para usar o outro? Ou não se deve servir peixe com um outro acompanhamento no prato? Comprei lindos descansos de talheres de usar na mesa, mas em qual situação eles servem? Somente para a montagem da mesa? E qual tipo de serviço, já que seria para colocá-los um ao lado do outro? Quando um jantar é mais informal, onde a comida fica disposta em uma bancada longe da mesa, devo me livrar do primeiro prato e talheres para depois partir para o segundo? Desde já obrigada pela atenção

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de July de 2014 às 17:03

      Isabella,

      Não use a faca apenas, coma só com o garfo. Aí não tem problema no caso de grãos e tal. Num prato que tem peixe e outras comidas, se usa a faca de peixe pro peixe e o garfo. Vc não usa duas facas pra um prato. Quando se põe uma mesa pra vários pratos, quando acabar de comer os talheres serão tirados com o prato. Descanso pra talheres não se usa geralmente. Ele pode ser usado num jantar ou almoço informalzão onde os convidados podem se levantar pra se servir (quando a comida está numa mesa ou bancada) mais de uma vez usando o mesmo o prato por exemplo. Enquanto se levantam pra servir deixam os talheres nestes descansos. Num jantar informal, o mesmo prato pode ser usado, ou vc pode colocar pratos extras pra numa nova servida eles se valerem de pratos novos.

      XO

      Reply


Deixe seu comentário