Vem saber tudo sobre ternos, vem?


28/07/07
Na(s) categoria(s): O Que e Como Usar | Postado por Diandra Fernandes às 19:27

In Sophisticated BR out

Bom, antes de mais nada vai depender da ocasião e da intenção. Se a ocasião for super esportiva, informal e/ou casual sem quê nenhum de formalidade, pode se usar a camisa ou a camiseta (pense sempre nelas esportivamente aqui, tá?) para fora das calças. Aí fica sendo uma questão de querer parecer mais arrumadinho ou menos. Ou de estilo próprio. Sempre lembrando que fica mais elegante e sofisticado usar um top pra dentro do que pra fora.

Já se for uma daquelas ocasiões em que se pede um mínimo que seja de formalidade, na linha da calça com camisa social, melhor não usar. E se for na linha do blazer-camisa-calça sociais definitivamente não, não pode mesmo. Pois com um top para fora o look fica sempre menos arrumadinho, despojado até demais para situações que peçam um certo polimento no visu. E se a ocasião pedir, não tem como fugir de colocar pra dentro.

Agora, um outro fator que pode ser decisivo na hora de escolher um in or out é a silhueta da pessoa. Um barrigudinho pode usar a camisa ou camiseta sempre do tipo informais para fora para dar uma disfarçada na amiga da onça. Mas nunca a deixe longa ou largona demais, senão o tiro sai pela culatra. Só a deixe longa o suficiente para cobrir a barriga e larga o bastante somente para não apertar e dar um certo conforto à silhueta, tá?  

Outro que pode usar a camisa/seta para fora é quem tem o tronco muito curto ou mais curto do que as pernas. Assim, dá uma balanceada na silhueta. Mas que ela só vá até aonde for necessário para dar esta equiparada, ok? Lembrando sempre que camisa ou seta não é vestido, e longa demais fica parecendo um. Que a forquilha da perna seja o limite máximo a se considerar.

Quem por um outro lado tem o tronco longo demais… que use sempre para dentro e com cintura afofada, principalmente se tiver barriguinha. 

Pra dentro com uma camisa aberta por fora. Sean way

Agora voltando aos outros dois casos (barriga e tronco curto), se não quiser usar o top para fora, assim descaradamente, pode usar uma camiseta por dentro da calça e uma camisa esportiva toda aberta por fora para alongar o tronco e esconder a barriga. Pode até usar blazers ou mesmo jaquetas para dar esta disfarçada se for da sua escolha usar o top pra dentro. Aliás, em ambos os casos, ter um elemento por fora como blazer, jaquetas etc é uma boa maneira de usar os tops para dentro sem comprometer.

Dito tudo isso, a melhor maneira de esconder a barriguinha é usar paletós e blazers por exemplo, fechados, pois dá uma camuflada legal nela. Mas os tais têm que ter caimento perfeito, caso contrário…

Sharp Suit e fechada sempre

E para ambos os casos.. sempre que for usar a camisa/seta para dentro, que dê uma puxadinha básica nela para ficar folgadinha na linha da cintura não entregando o volume da barriga de cara e para disfarçar o tronco curto também. Mas é só um afofamento leve e básico. Nada de exageros. Tops escuros (camisas ou setas) e looks monocromáticos (escuros para os barrigudos e qualquer tipo para os de tronco curto, mas em forma) também podem ajudar. 

Yummy yet simple!Cardigan underneath

Se quiser dar uma arrumadinha no look mesmo usando algo para fora das calças, dá para recorrer a um suéter, um cardigan ou um colete como nas fotos acima. E usar um blazer com uma camisa para fora das calças também pode ficar um arrumadinho-mas-despojado, desde que a camisa nunca ultrapasse o limite do blazer.

Respeitando o limite do blazer 

Compliquei? Se compliquei, descomplico quando voltar… em agosto!





11 dudes comentaram nesse post:

  1. melmac disse:
    29 de July de 2007 às 14:30

    Não complicou, não. Muito esclarecedor o post. Pelo menos para mim, corroborou o que eu já fazia na base do “feeling”.

    Reply

  2. Diandra disse:
    2 de August de 2007 às 22:46

    Que bom Melmac,

    Como não estou acostumada a explicar por escrito sempre fico na dúvida se estou enrolando mais a questão ou esclarecendo…

    XO

    Reply

  3. Daniel disse:
    16 de May de 2009 às 15:20

    Fica ai a minha duvida, poderia mostrar alguns modelos de camisas que ficam melhores para fora da calça? Sei que os modelos mais sociais ficam horriveis, mas queria saber o que pode e o que não pode… algumas regras… rola? ! :)
    Ótimo blog.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de May de 2009 às 12:51

      Daniel,

      Eu já dei alguns exemplos disto por aí.

      XO

      Reply

  4. roque disse:
    28 de September de 2009 às 03:05

    que calça é essa que o cara atá usando do lado do cara de rosa?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de September de 2009 às 13:39

      Roque,

      De quem exatamente vc está falando?

      XO

      Reply

  5. Marco disse:
    23 de November de 2011 às 11:55

    Obrigado pela diva vocês me ajudaram muito a respeito do look que tenho usar!!!

    Reply

  6. Hugo Luiz disse:
    10 de June de 2012 às 00:29

    Show as dicas, estava procurando um visual que poderia usar um dia tanto depojado como formal. Vlw por escrever de forma simples e bacana. Obrigaduuuu

    Reply

  7. jboquady@gmail.com disse:
    22 de March de 2013 às 00:45

    Estou em Las Vegas não sabia com curtir a balada na The Bank. Há uma certa exigência no Dress…salvou a lavoura, como se diz lá em Goiás. Mandei uma pra fora, mais curta que o Blazer…show.

    Reply

  8. Walter filho disse:
    24 de May de 2013 às 20:03

    Pretendo ir a um festa de formatura, estava pensado em usar uma calça jeans com caimento reto, preta, com uma camisa social azul claro e um paleto azul com rica de giz(bem clarinha) o que vc acha Diandra Fernandes?? combina?? meu estilo é mais pro despojado, o evento não cobra traje!! com relação ao calçado, sapato ou sapatenis(branco com detalhes azul marinho. cor do paleto)

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de May de 2013 às 14:31

      Walter,

      Se for traje passeio ou esporte fino, pode ser sim.

      XO

      Reply


Deixe seu comentário