Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


13/08/07

Tá bom, não é exatamente tudo o que você precisa saber sobre ternos, mas um quase tudo. Um dia eu chego lá.

O Terno Perfeito

E como eu já estou para postar este vídeo aqui faz tempo… porque acho que é o melhor no gênero available, vou pegar uma carona nele e falar mais um pouquinho do que um terno precisa para ser a killer one. O vídeo está em inglês, mas vale a olhada. E tudo falado nele, que é relevante, eu cubro aqui. Mas não me restrinjo a ele não.

Portanto, podem pegar as suas Montblancs ou Bics e anotar, pois vão precisar destas dicas da próxima vez que saírem para comprar, mandar fazer ou ajustar o seu terno. Mas como este post está com cara de bíblia… apertem o botão de imprimir que vai dar mais certo!

Antes de qualquer coisa, você precisa saber pra que exatemente quer um terno. É para trabalhar? Socializar? Ambas as coisas? Ou só para alguma eventualidade, afinal você é um homem prevenido?

Se for para trabalhar um cinza médio pro escuro ou azul marinho com lapelas tradicionais, as chamadas notch, vão dar conta do recado. Se for somente para socializar e badalar à noite… um de corte moderno mais pro slim fit com lapelas pontudas - peak ones - e preto é imbatível. No entanto, um marinho escuro ou do tipo midnight blue ou mesmo um cinza escurão podem ser a saída. Se for para ambas, escolha entre o azul marinho e o cinza escuro e que seja do tipo clássico e arrasador. Uma eventualidade? Vá de azul marinho/cinza escurão ou então preto, se for eventualidades noturnas. Falo mais e melhor a respeito aqui.

E uma coisa que ainda não falei: se quiser um terno mais na linha hip, um slim fit é a pedida, pois com ele você vai poder dress up (classic way) ou down (com tênis e até com um jeans) mais eficientemente. Agora, se quiser algo mais hip pra usar dentro de um look ternal tradicional, faça uso das lapelas semipontudas, que ficam no meio termo entre as peak e as notch. Só não vá de pontudas se o seu torso for largo ou largo demais.

E já que estou falando de lapelas… elas devem seguir a escala do seu corpo. Por exemplo, um torso cheio, grandão ou largo pede uma lapela que não seja muito fina. Se o contrário for o caso e o seu torso for demure de alguma maneira, vá com uma média ou mais fina para ficar de acordo com a sua escala. A largura da gravata usada segue a dica da lapela, ok? E uma notch, que vem a ser a tradicional “picotada”, é sempre uma boa pedida para o dia ou para a noite. Já as pontudas podem sofisticar demais ou hipar o look. Mas se for esta a sua intenção…

Ah, e claro, as pontudas também podem ajudar a alongar o torso ou a silhueta, portanto, quem precisa de altitude ou largura aí… pode e deve adotá-la.

By now, vocês já devem estar carecas, ou melhor, cheios de cabelo de saber que um terno tem que cair como uma luva. E tem mesmo. Não adianta nada ser carésimo e parecer feito para outra pessoa. Não justifica usá-lo, que dirá comprá-lo. Mandar fazer então? Pra quê?

Fit, fit, fit este é o mantra do terno. E ajustes serão necessários sim, porque se ele – o terno - não for feito exclusivamente para você do zero, não tem como vestir bem o seu corpo. Portanto, ajustes sempre. Sem exceção. A não ser que você seja um destes seres privilegiados…

E para ter a noção certa do caimento perfeito, vá vestido com, ou leve com você para a sua caçada ao terno mais do que perfeito, uma camisa e o sapato que você pretende usar com ele. Nem se atreva a usar seta e tênis para tal, pois nunca terá a visualização exata de como o terno fica em você.

E na hora de experimentá-lo, pelo menos quando tiver achado o provável eleito, se você não for adepto de bolsas ou pastas, coloque todas as tralhas que costuma carregar dentro dos bolsos do terno pra ver como ficará, pois você vai usá-lo com todas elas não vai? E se fizer diferença? Só vai descobrir quando for tarde demais…

Só adicionando todos os elementos que estarão presentes com o seu terno é que você poderá avaliar se de fato ele cai - bem ou não - em você.

E se quiser ou precisar de opinião, leve junto um amigo ou amiga de bom gosto e ultra-sincero. E jamais dê atenção a vendedores na hora de experimentar ou de bater o martelo, pois eles podem dar “conselhos” ou opiniões convenientes a eles e não a você. É óbvio que não são todos, mas pelo sim e pelo não…

E outra coisa muito importante: escolha uma loja com uma ampla seleção de ternos, de tamanhos, tecidos e modelos diferentes para você ter opções. E olhe sempre a luzes confiáveis (as frias são um perigo!) calças e paletós, para ver se não tem diferença na cor.

E antes de colocar a mão na massa… uma info: os parâmetros que darei são opções clássicas e até com um quê de moderno, bem na linha do que um terno deve ser no momento, sem correr riscos de datá-lo anyway or anytime soon. Algo na linha do tradicional meets slim fit.Mas sem exageros e mais no feeling of it.

Enfim, escolha a opção que fique melhor em você.

Tradicional meets slim fit pero not completely

Comecemos então pelo paletó… aliás, comece sempre a apreciação assim, de cima para baixo, inclusive nos detalhes. Continuando…

Se o paletó não ficar perfeito no ombro, pode escolher outro tamanho ou modelo, pois aquele não é pra você. Ombro não tem como ajeitar. Nunca. Só com uma plástica no seu. Senão cair como uma luva, que a fila ande.

E como saberei se o ombro está certo? Bom, ele não pode ficar além dos limites e nem aquém. No lugar certo e ponto. Sem fazer rugas ou repuxes na região e nem volumes quando reto. Você pode fazer o teste de encostar lateralmente na parede vestido com ele. Se o ombro ou o braço encostar bem na frente do outro… não está certinho não. Às vezes ajuda. E só quem tem ombro caído ou totalmente desproporcional ao resto do corpo é que necessita de “enchimentos” adicionais ou coisa do tipo na área. Sem exageros, please. Fora estes casos, deixe-o sempre o mais natural/suave possível. E o que eu quero dizer com “natural”? Estruturados sempre, mas sem exageros do tipo estou treinando para jogar futebol americano.

Dito isso, o paletó perfeito pra você é aquele que abotoado vai estar confortável, mas imponente e bem ajustado à sua silhueta ideal. Não deve provocar rugas e repuxadas quando fechado e nem restringir os seus movimentos. Mas não deve também ficar confortável demais a ponto de permitir mais do que um punhozinho (mão fechada) entre o paletó e o seu tronco para um tradi e um pouco menos do que isso para um slim fit. Uma outra pessoa dentro? Nem em pesadelos!

As cavas das mangas devem ficar o mais altas e justas possíveis, sem conforto ou apertação demais. Caso contrário comprometerá o caimento do paletó, principalmente quando o braço for levantado. Nos paletós mais tradicionais elas não são tão altas como nos paletós contemporâneos. Se optar por um mais tradi, escolha um que não fique com as cavas baixas demais pra não comprometer a desenvoltura com a peça.

As lapelas devem ficar flats e nunca cobrir, pelo menos o primeiro botão da camisa. Quanto mais baixo você for, melhor que o primeiro botão do paletó fique baixo ou o mais baixo possível para te dar “altura”. Se por um outro lado você for altão, o primeiro botão do paletó pode até ficar mais alto.

A gola do paletó atrás não levanta e nem deve ficar afastada da camisa. E corcundas não são parte de look ternal nenhum. Pince e ajeite. E faça o mesmo se as mangas precisarem de ajustes para envolver melhor o braço.

Quando o paletó estiver aberto, as partes de trás e da frente devem cair retas, senão há algo errado com o “equilíbrio” do mesmo. Repare ainda em possíveis defeitos de construção do tipo pregas e volumes nas cavas e outros como mangas retorcidas, pregas indevidas, costuras descosturando, botões fracos, ombros repuxados e ondulados… se for o caso, rife da lista.

Sabe aqueles paletós quadradões (foto acima)? Bom, já eram. Pelo menos para aqueles que achavam que quadrado era the right way to go. O negócio é fazer com que a silhueta do seu terno dê uma boa forma ao seu corpo, mesmo porque corpo nenhum fica bem quadrado e ainda por cima com algo longo e largão, né? Portanto, lembre-se: dê uma leve “cinturada” nele, mesmo que você seja gorducho ou barrigudo. Só os donos de um quadril de respeito podem dar uma maneirada aqui (neste caso apostando num que caia mais reto, mas ainda levemente, bem levemente acinturado) ou então, alguém franzino ao extremo na largura do corpo. Mas é só uma aliviada mesmo e não desculpa para não fazer.

Não precisa ser tão cinturado assim, mas tem que ter um quê de sim!!!!

E ainda sobre os paletós… atrás, como já falei acima, veja se o colarinho ou alguma parte nas costas não precisa de consertos, pinçadas e ajustes. Lembrando sempre que o colarinho da camisa deve aparecer por trás do paletó mais ou menos um dedão. E que a gola atrás do paletó nunca deve ficar sambando e sim assentada junto à camisa.

Pra sua informação: um paletó nunca deve ser ventless, a não ser que a moda demande, pois além de datá-lo, não oferece nem conforto e nem elegância visual. Você pode optar pelas vents mais tradicionais preferida pelos americanos que são as simples e centradas ou então as faves dos europeus que são duplas sendo uma de um lado e outra do outro. E o que são as vents? São aquelas aberturas/fendas na parte debaixo e traseira do paletó. Got it?

Fenda simplesFenda dupla

Ah, e se você não sabe, um quadril largo ou um traseiro volumoso pode se sentir mais comfy com uma fenda dupla. E reparem se elas caem certinhas e simétricas, tá?

E o comprimento? Mangas devem permitir que um dedo de camisa apareça pela manga do paletó, portanto, devem ficar na altura da quebra do pulso. O diâmetro da abertura dela deve ser por volta de 15 cm ou o suficiente somente para enquadrar graciosamente o punho pra fora da sua camisa.

O paletó deve cobrir o traseiro de todos. Nos baixinhos ou semibaixinhos, ele pára bem na curva do bumbum com a perna. Nos outros, ele pode descer um tico mais se necessário for, sempre pensando em equalizar perna e tronco (calça e paletó) para que visualmente dividam o seu corpo em tamanhos iguais.

E sempre aposte em paletó de abotoamento simples nunca duplo, pois este é um tipo tricky de várias maneiras. Aliás, um abotoamento simples com 2 botões é o mais democrático (e a melhor pedida pros baixinhos). Um de 2 e 3 são considerados opções clássicas pra quem quiser saber.

Quanto às calças… elas não precisam de cinto ou suspensórios para ficar no lugar, não. Têm que ficar na delas sem ajuda nenhuma. Calça que precisa de uma help para ficar no lugar não é pra você. E não é para ficar apertada na cintura tão pouco. Ela pode e deve ser confortável sim, mas nada de exageros do tipo que requeiram ajuda extra. Só o suficiente para cair bem, não reter movimentos e colocar a mão nos bolsos com graça e certo conforto.

E por falar em bolsos… eles além de permitir a entrada das mãos, devem cair sem repuxadas, flat mesmo.

Com pregas e sem cuffsFlat front ou seja sem pregas ou barra italianaFlat Front pants

E onde ela deve ficar? Ela deve repousar na boa no quadril e não lá na porta do umbigo se for pensada de maneira moderna. Se for mais tradicional, que seja na cintura natural. Abaixo da barrigona de chopinho? Nem pensar. Que fique o mais perto da cintura possível, ou então vai detonar o caimento.

Sharp Suit e fechada sempre

E a barra deve ser longa o suficiente para cobrir as meias (estas quando em pé nunca devem aparecer) e um tiquinho do sapato, como pode também ficar acima do saltinho dele, flertando levemente com ele. Aí fica a critério de gosto e silhueta. Volumes na barra? Nunca!

Barra Italiana

E só escolha barra italiana (foto acima) se você tiver altura e pernas (compridas)  para usá-la. Caso contrário, nem considere, nem se for a barra do momento.

Se escolher calças com pregas, a barra italiana ajuda num caimento melhor. Mas vocês já devem saber o que eu acho de calças com pregas, não? Uma sem, do tipo plain front cai melhor. Pra todos. Ponto.

Barra italiana com pregas duplas (argh!)

Mas se quiser ou se sentir mais comfy com elas, certifique-se de que ela não adiciona volume à sua silhueta e que seja com uma prega somente.

E só escolha a do tipo afunilada se você for magrinho e petite na parte de cima (tronco e quadris) e quiser disfarçar estas características. Os outros devem optar por retas e mais confortáveis na barra, principalmente para quem for mais fino embaixo. Mas nada de exageros. Agora, se a sua intenção é ter um terno slim fit head-to-toe, aí a calça deve ser mais para o lado da skinny.

E a calça pode sim sofrer algumas alterações, mas se for mais do que um tiquinho aqui e acolá… escolha outra, pois a receita pode desandar no meio do caminho.

Se quiser a minha opinião… ache uma que fique bem na sua cintura ou osso do quadril dependendo do approach e comece por aí a sua busca. Uma leve ajustada se ela estiver discretamente larga na área dá pra consertar, mas se ficar larga demais ou apertada mesmo que um pouco, procure outra. Quanto à bainha… ela sempre se ajusta.

Só lembrando que se você é mais pesado, largo ou volumoso em cima e o contrário ou quase isso embaixo, use um paletó mais fino em cima e uma calça com um certo volume nas pernas embaixo, só o suficiente para equalizar a silhueta. Se for o contrário, faça o oposto.

E pelo amor de Deus, se olhe sob todos os ângulos e de todas as maneiras possíveis, imóvel e em movimento, sente, levante, abotoe, desabotoe… aí avalie: se sentiu bem, confiante e confortável ou algo desandou, arreganhou ou pior explodiu? Enfim, faça tudo que fará quando for usar o seu terno. Só então, chegue ao veredicto e bata o martelo.

Ou não.

 

Okay, you are done!

Na hora de pegar o terno pronto, experimente-o e de novo, com a camisa e sapatos adequados. E claro com as “tralhas” usuais nos bolsos também. E aí veja se ficou Perfeito com P maiúsculo. Se for com p minúsculo, mais um round será necessário.

É amigo, quem disse que a busca pelo terno perfeito seria moleza?

Há ainda outras coisas a se falar, como por exemplo os tipos/cortes (italiano, americano e inglês), tecidos, mais um pouquinho sobre biotipos, o colete… Mas deles eu falo em uma outra ocasião… Já tagarelei demais neste post não?

E veja bem: é mandatório dar uma olhada em todos os posts abaixo! E eu não estou brincando, pois nele você pode encontrar uma boa explicação para a sua dúvida.

E só pergunte após ler tudinho!

Ternos que todo homem deveria ter,

O teste do espelho,

Quantos botões o paletó do terno deve ter?,

Quando e quais botões abotoar?,

As medidas do seu terno – para comprimento de mangas, calças e paletós,

Slim fit e tradicional – uma definição,

Um papo sobre os ternos slim,

Os sapatos certos para usar com o seu terno,

O terno de um milhão de dólares,

Um papo sobre o terno preto,

Ternos com Padronagens,

Calça amiga,

Calças com ou sem pregas?,

A cor das meias,

A altura das meias,

Com ou sem cinto?,

Nós de gravata – how to,

Como aprender a escolher a gravata certa para o seu terno e camisa,

A covinha da gravata,

O tira e põe do paletó,

Camisas com botões na gola do colarinho,

Top 10 Fashion Clues,

Gravata não é babador,

Gravata Skinny,

Até aonde deve ir a gravata,

Hankies – Lenços de Bolso,

Para mandar fazer lenços de bolso,

Estampa com estampa, dá pé?,

Tudo o que você precisa saber sobre carteiras,

Quando for encurtar as mangas do paletó….

E por aí… aqui tem um vídeo da GQ que fala sobre enternadas para 4 body types: short, tall, atlético e substancial.





251 dudes comentaram nesse post:

  1. Melmac disse:
    13 de August de 2007 às 21:43

    Você poderia escrever um livro. Literalmente.

    Reply

  2. Melmac disse:
    13 de August de 2007 às 22:11

    E só para esclarecer: não estou reclamando, não! Eu acho ótimo e quero mais…

    Reply

  3. Pingback: Então, qual é a diferença entre um blazer e um paletó? « Homens Modernos

  4. Diandra disse:
    14 de August de 2007 às 17:46

    Olá Melmac,

    Talvez até um livro desse menos trabalho já que para finalizar este post eu sofri todas com a intermitência providencial da minha conexão Internética que durou alguns diazinhos… Foi um suplício dos mais irritantes!

    XO

    Reply

  5. Pingback: A Quickie: Atenção na inspeção do terno risca-de-giz « Homens Modernos

  6. Pingback: Hankie: Um bom disfarce para a sua barriguinha nada amiga « Homens Modernos

  7. Pingback: Serei padrinho, o que usar? Ôh dilema! « Homens Modernos

  8. Pingback: O seu grande amigo, o alfaiate « Homens Modernos

  9. Leandro Depaula disse:
    27 de August de 2007 às 18:44

    Tendo como premissa de que esse deva ser usado apenas em um look casual, gostaria de algumas inferências suas acerca do terno com brilho. Eu, particularmente, ando avistando diversas vezes looks com o tal em alguns desfiles por aí. Dei-me, por favor, dicas sobre tecidos e cortes usáveis para tal proposta. Quaria algo do tipo, no entanto, certamente, terei que fazer sob-medida. Agradeço.

    Reply

  10. Pingback: A Quickie: Ternos com Padronagens « Homens Modernos

  11. Diandra disse:
    28 de August de 2007 às 16:38

    Olá Leandro,

    Se vc estiver se referindo aos do tipo Dolce and Gabbana Fall 2007, então são de shantung de seda e metálicos. E claro que terno assim fica melhor e mais coerente dentro da linha slim fit. Fora isso, acho difícil.

    Agora, ternos assim datam facilmente, mas se isso não for problema, vc pode até incluir nele lapelas skinnys e na linha xale, para dar um tom mais inusitado ainda.

    XO

    Reply

  12. CÉSAR RODRIGO disse:
    4 de September de 2007 às 17:02

    Meus caros, e o colete que compõe o modelo mais tradicional eu pessoalmente gosto muito e até tenho um belo marinho com colete mas venho tido problemas para encontrar mais destes clássicos eu moro na região de campinas e gostaria de informações de onde posso encontrar.
    Um abraço a todos

    Reply

  13. Diandra disse:
    4 de September de 2007 às 19:14

    Olá César,

    Eu não sou catálogo de compras não. Não tenho todos os endereços de todos os lugares para se comprar no planeta. Portanto, não posso te ajudar.

    XO

    Reply

  14. alexandre disse:
    5 de September de 2007 às 19:17

    gostaria de saber qual as cores de ternos certo para consultores,vendedores e gerentes de negócios.Desde de já agradeço sua colaboração.

    Reply

  15. Diandra disse:
    5 de September de 2007 às 22:51

    Olá Alexandre,

    Isso vai depender muito mais do dress code de cada empresa do que de uma regra geral e absoluta. Mas marinho e cinza são sempre boas apostas.

    XO

    Reply

  16. Pingback: Sobretudos - um pouco sobre eles « Homens Modernos

  17. Francisco disse:
    17 de September de 2007 às 15:38

    Oi Diandra, estou arrumando meu terno na loja, e eu achei as mangas do paletó um pouco largas e queria que envolvessem melhor os braços mas a vendedora me disse que não é possível mecher nas mangas do paletó desse modo.

    E agora? só num alfaiate de verdade?

    Brigadão!

    Reply

  18. Diandra disse:
    17 de September de 2007 às 19:56

    Olá Francisco,

    Não sei se vc já comprou ou não o terno, mas se não comprou, veja se não tem outro modelo que tenha a manga que melhor lhe apeteça. Agora, se não tiver ou puder, e eles lá não fazem o serviço, então sim, um alfaiate seria a solução.

    Mas a manga não precisa ser digamos apertada ou ajustada demais. Ela de fato não deve ser larga ao extremo, mas só ajustada o suficiente para não sobrar demais.

    XO

    Reply

  19. Pingback: Terno sem cinto, pode? « Homens Modernos

  20. Paula disse:
    18 de September de 2007 às 23:45

    oi diandra! muito legal seu blog!

    as fotos do tópico “Os ternos que todo homem deve ter” sao de ternos bem justinhos né? eu achei mto legal mas sao ternos de “padrão” diferente nao sao? ou sao “normais” e ajustados ateh que fiquem coladinhos no corpo dos modelos?

    um bjo e continue com o ótimo trabalho aqui!

    Reply

  21. Diandra disse:
    19 de September de 2007 às 20:14

    Olá Paula,

    Eles são ternos slims (cut/fit), ou seja são cortados mais rentes à silhueta. Mas um tradicional pode ser ajustado para ter pelo menos, digamos o feeling de um slim. Pode e deve, sem ser necessariamente assim tão ajustado. e será igualmente bem-vindo.

    Optei por colocá-los como exemplo, para dar uma melhor noção de como um terno deve ser pois a maioria acha que terno bom é do tipo confortável demais, leia-se largo demais… o que nunca é a pedida.

    XO

    Reply

  22. Jack disse:
    19 de September de 2007 às 21:40

    Diandra,

    Assiti ao video que vc postou, e achei mto bacana!

    eu comprei e ajustei o paletó, e achei q ficou muito bom… mas se eu ergo a mão, que nem o rapaz no final do video, o paleto mexe inteiro, ele nao fica no lugar… oque ficou errado no ajuste dele??

    Reply

  23. Diandra disse:
    20 de September de 2007 às 20:59

    Olá Jack,

    Talvez ele tenha sido ajustado demais da conta. Dá pra colocar um punho por dentro? E a manga? Está certa no contorno do braço assim como o ombro?

    Mas enfim, sem ver não dá pra saber. E dependendo de como vc vai mexer o braço, ele mexe tb. O paletó não fica imóvel. O que não pode acontecer é restringir os seus movimentos, pois aí está apertado demais. Ele deve ficar na linha da última foto deste post onde há um antes e depois. Na foto dá pra ver que o paletó mexe, mas naquela linha.

    XO

    Reply

  24. Jack disse:
    21 de September de 2007 às 04:56

    oi de novo diandra!

    nao entendi o “colocar um punho por dentro”…

    bom, realmente nao sei oq acontece… mas acho q vou levar num alfaiate pra ele ver.

    obrigado de novo!!

    Reply

  25. Diandra disse:
    21 de September de 2007 às 11:37

    Olá Jack,

    O paletó tem que permitir quando fechado colocar um punho (mão fechada) por dentro dele na distância do paletó para o seu tórax. É só ler aí em cima.

    XO

    Reply

  26. Pingback: Um comentário brevezinho sobre algumas cores bem escuras de ternos « Homens Modernos

  27. Jhow disse:
    25 de September de 2007 às 12:59

    Olá tudo bem?

    Gostaria de saber uma combinção que ficasse bacana para um casamento onde serei padrinho.
    O casamento será as 18:00 hs, e a madrinha irá usar um vestido de tom salmão.
    O que vc aconselha?
    obrigado

    Reply

  28. Diandra disse:
    25 de September de 2007 às 19:44

    Olá Jhow,

    Tudo o que eu tinha pra falar sobre padrinhos eu já falei em dois posts sobre o assunto e lá vc vai encontrar a sua resposta. É só pesquisar. Aliás é pra isso que eu criei o meu blog: para as pessoas pesquisarem nele e não simplesmente sair por aí me perguntando as coisas não. Eu não consultora especial e não estou aqui à disposição e bel prazer de ninguém não.

    E honestamente não tenho a menor vontade de perder o meu tempo com quem não perde sequer alguns minutinhos no meu site procurando pelas suas dúvidas. Isso é falta de respeito comigo, com o meu trabalho e com a proposta do meu blog.

    XO

    Reply

  29. Gleicimar disse:
    27 de September de 2007 às 14:56

    Olá, tudo bem?
    Gostaria q me ajudasse a esclarecer uma duvida: Fui convidado para participar de um baile de formatura, e tenho q dançar a valsa com a formando…
    Gostaria de saber se posso usar um terno preto com risca de giz bem discreta? Ate por que a roupa da formando e preta c prata, isso influencia em alguma coisa?
    Obrigado.

    Reply

  30. Diandra disse:
    27 de September de 2007 às 22:28

    Olá Gleicimar,

    Não, pode usar o seu terno sem problema. Só cheque se a festa não é black tie, pois às vezes é e pede um smoking. Mas se não for, não terá problema nenhum. Estará super adequado.

    XO

    Reply

  31. Pingback: Um papo rapidinho sobre… o terno slim « Homens Modernos

  32. PJR disse:
    25 de October de 2007 às 16:28

    Olá Diandra,

    Descobri este site um dia desses e achei incrível! Parabéns!!!!!
    Bom, vou p/ Espanha/Itália numa viagem a negócios no início de 2008, e necessito de algumas dicas de ternos!
    Tenho 1,73 peso 79 kgs. Deverei comprar comprar um azul marinho e minha grande dúvida é em relação a cor do outro? além disso, achas que posso usar um modelo slim, se tiver alguma dica adicional, por favor me fale!

    Obrigado antecipadamente!

    Reply

  33. Diandra disse:
    25 de October de 2007 às 16:39

    Olá PRJ,

    Isso vai depender pra quê vc quer um terno. Se for para trabalhar de dia, um terno cinza médio pro escuro. Se for para noite um cinza escuro ou preto. Se quiser mixar o marinho com outro, então um cinza é melhor… enfim, depende de várias coisas e só vc pode decidir.

    E sim, qualquer um pode usar um terno com pelo menos um quê de slim. E este novo New Fit que é mais pro lado do slim é bem democrático.

    XO

    Reply

  34. PJR disse:
    25 de October de 2007 às 18:30

    Obrigado pela resposta que eu diria ser instantanea (praticamente messenger).
    Bom, preciso dos ternos para algumas reunioes no periodo da manha!!!!!
    Pelo que já pesquisei em Santos (onde moro) nao existem os modelos Slim e a maioria dos vendedores nunca ouviram falar, poderia me indicar alguma loja em SP onde exista?

    Mais uma vez obrigado pela ajuda e parabens pelo site e pela rapidez na sua ajuda!!!

    PJR

    Reply

  35. Diandra disse:
    25 de October de 2007 às 18:41

    Olá PRJ,

    Procure pelo New Fit ou Contemporâneo que é pro lado do slim fit sim. Na Vila Romana eu sei que tem, mas muito provavelmente em outras vc encontre só que com os nomes que eu dei acima.

    XO

    Reply

  36. Joyce disse:
    26 de October de 2007 às 14:40

    Quero q voces me envie uma foto do terno estilo cabã,ok?!Obrigada e até mais!!!

    Reply

  37. Diandra disse:
    26 de October de 2007 às 14:50

    Joyce,

    Eu não sou correio e, portanto, eu não envio e nem faço pesquisa pra ninguém.

    XO

    Reply

  38. Celso disse:
    29 de October de 2007 às 03:45

    Olá, descobri o site há pouco tempo e gostei muito das informações aqui encontradas. Utilizo bastante ternos, mas gostaria de indicação de alfaiates na região de são paulo, capital, pois tenho interesse em mandar fazer um terno sob medida de 2 botões. Gostaria, se pudessem me ajudar a encontrar uma boa pessoa. Obrigado e um grande abraço,
    Cel masta

    Reply

  39. Diandra disse:
    29 de October de 2007 às 14:41

    Olá Celso,

    Eu não tenho nenhum alfaiate para indicar aí em SP não. Mas a melhor maneira de achar “o” seu alfaiate é se informar, ver se tem alguém que vc conhecesse que faz uso dos serviços de um alfaiate e que vc goste do resultado que vê nele, ou seja, gosta das roupas feitas sob medidas pra ele, pois isso é muito importante.

    XO

    Reply

  40. Junior disse:
    29 de October de 2007 às 23:01

    Olá Diandra.

    Primeiro queria lhe dar os parabéns pelo blog.
    A minha duvida, semana passada assistindo ao Programa do Jô, vi que ele estava utilizando um modelo um tanto quanto diferente e fiquei bem curioso, se isso era moda ou ele usa porque ele é ele. Se não estiver enganado o programa foi ao ar na quarta.
    O terno que ele vestia era de cor vinho bem puxado para o vermelho, no contorno das lapelas(que pareciam muito arredondadas) seguia duas listras branca e preta, finalizando não havia bolso no peito e no lugar que haveria o bolso um pequeno escudo dourado.
    Bom ficarei extremamente curioso e sei que esse é o melhor lugar pra que conseguir uma resposta.

    Reply

  41. Diandra disse:
    30 de October de 2007 às 19:41

    Olá Junior,

    Eu não vejo o Jô, mas dei uma olhada na data que vc mencionou lá no site da Globo e … meu, seriously. Aquilo é fantasia, talvez um Halloween antecipado?

    Ele quis, digamos, variar e como aquelas frames são tendência para estação… ele usou o terno com elas, que por sinal tb apareceu como trend. Mas como deu pra notar, não fica bem. Não mesmo. É caricato.

    XO

    Reply

  42. Pingback: Look du Jour: Quem disse que terno de cor não pode? « Homens Modernos

  43. Ricardo disse:
    7 de November de 2007 às 08:13

    Querida,

    Diandra.

    Agradeço pelas dicas, pois nunca quis usar terno, só que, sendo homem, não há como fugir de algumas tarefas. Não podendo fugir, encaremos então.
    E na minha senda deparei-me com um modelo estranho de terno, pois no Paletó havia algumas costuras, bem simetricas e meio salientes (+/- /” /” não sei se entenderá…), nas extremidades, até das lapelas (se é que são duas?!? ahah).
    É uma tendencia? ou algo absurdo e fora de questão? Se é que me entendeu…

    Parabens, até mais…

    Reply

  44. Diandra disse:
    7 de November de 2007 às 20:46

    Olá Ricardo,

    Eu não entendi lhufas de pitibiriba.

    XO

    Reply

  45. Vinicius disse:
    22 de November de 2007 às 11:37

    Paletó Preto Risca de Giz com calça lisa Preta, pode?

    Reply

  46. Diandra disse:
    22 de November de 2007 às 19:07

    Olá Vinícius,

    Desmembrar um risca-de giz e parear com um item liso é sempre complicado porque às vezes fica com cara de que está faltando algo. Se for algo casual, até dá pra tentar, mas para algo fromal ou dressy é melhor que não use o combo.

    XO

    Reply

  47. Matt Fior disse:
    26 de November de 2007 às 14:21

    A-D-O-R-E-I!!!
    Super útil!

    Reply

  48. Silas Massini disse:
    29 de November de 2007 às 20:16

    Oi, Diandra!

    É possível “cinturar” um terno comprado pronto?!

    Reply

  49. Davi disse:
    29 de November de 2007 às 21:34

    Olá Diandra!

    Estou com dúvida sobre o relógio para usar com paletó, já ouvi falarem que tem que ser um modelo bem fino para ficar escondido abaixo do punho da camisa, outros dizem que não tem necessidade disso e que pode ser maior (e até estão mais na moda os modelos grandes), podendo ficar aparente sem problemas… o que usar?

    Grato,

    Davi.

    Reply

  50. Diandra disse:
    29 de November de 2007 às 21:42

    Olá Silas,

    Paletó de terno é pra ser cinturadinho. Uns vêm menos outras um tantinho mais como os contemporâneos, mas sim, se vc quiser dar uma leve cinturada, dá.

    XO

    Reply

  51. Diandra disse:
    29 de November de 2007 às 22:04

    Olá Davi,

    Um relógio bom pra usar com terno é um relógio delicado quer seja de couro ou aço. Algo muito exagerado nem sempre funciona.

    XO

    Reply

  52. Neto disse:
    25 de January de 2008 às 18:35

    best site ever =]

    hail Diandra

    Reply

  53. Luciano disse:
    21 de February de 2008 às 17:32

    Primeiramente, parabéns por este excelente Blog. Descobri ele há poucos dias e não paro de consulta-lo. Estou viciado.

    Diandra,

    Sou advogado aqui em Salvadopr e trabalho diariamente de terno. Sempre achei estes modelos de ternos quadradões horríveis, mas acabava comprando eles por falta de opções.

    Recentemente, fui aprovado para o cargo de Juiz do Trabalho, cargo que assumo nos próximos dias e preciso renovar meu guarda roupa de ternos.

    Acho os ternos slim fit elegantérrimos e gostaria de adotá-los, mas gostaria de saber se eles são apropriados para ambientes tradicionais de trabalho, como o que irei enfrentar. Não consigo me imaginar entrando em ternos quadradões novamente, até porque sou magro e um pouco baixo e acho que estes ternos me deixam totalmente desproporcional.

    Sendo assim, posso iniciar minha busca por ternos slim fit de dois botões?

    Onde posso encontrá-los? Somente em uma loja Armani ou Ricardo Almeida? ou em outras lojas com opções mais em conta.

    Na totalidade das lojas de ternos aqui de Salvador não se encontra ternos slim fit, tampouco de 2 botões. As lojas ainda estão no passado.

    Será que na Vila Romana posso encontrá-los?

    Abraços

    Luciano

    Reply

  54. Diandra disse:
    22 de February de 2008 às 21:31

    Olá Luciano,

    Olha, no Rio de Janeiro as coisas não são tão diferentes assim. O slim fit bem slim ainda é raridade (talvez só o Ricardo Almeida tenha), mas dá pra se achar o tal do contemporâneo que é um que tende para o slim side e é slim tb que é sempre uma melhor pedida. Não tem em todos os lugares, mas dá pra encontrar.

    Na Vila Romana eu diria que seria a sua melhor opção para encontrá-los.

    Eu diria tb que usar os tais ternos contemporâneos é adequadíssimo para a sua profissão. Talvez um slim fit de fato (o mais exagerado)fosse um pouco avant garde demais para o nosso país e tb o seu meio na percepção geral. Mas um pro lado do slim, é não somente a melhor pedida como é a pedida tradicional porque aqueles ternos quadradões não são ternos tradicionais, são sei lá o quê, inclusive tudo o que um terno não deve ser. Mesmo porque os mais tradicionais são cinturados sim, menos do que os slim fit mas são, ou pelo menos deveriam ser. A idéia geral da nação sobre o como um terno deve ser é absolutamente equivocada. Infelizmente.

    Portanto, vc pode e deve apostar no terno slim sim.

    XO

    E boa sorte e sucesso na new job!

    Reply

  55. Pingback: Como o Smoking está de volta… saiba como usar este clássico em 2008, modern way « Homens Modernos

  56. Pingback: O terno da primavera/verão, agora segundo a GQ « Homens Modernos

  57. daniel disse:
    27 de March de 2008 às 15:53

    boa tarde diandra.

    antes de outra coisa, parabéns pelo blog. fantástico.

    seguinte: tenho 1.93 e sou magro, mas tenho os quadris largos. dá pra ficar bem num modelo slim fit? a que detalhes preciso ficar atento?

    Reply

  58. Diandra disse:
    28 de March de 2008 às 00:32

    Olá Daniel,

    Com quadril largo, o melhor é usar uma calça mais reta e levemente soltinha de cima a baixo ou bootcut e não adesivas ou afuniladas. Em relação ao paletó, é melhor tb usar um menos acinturado, ou seja, ele não precisa ser quadradão, mas tem que pegar leve na cintura para não evidenciar o quadrilzão.

    Agora, chame mais atenção para o seu ombro, dando uma equilibrada com o quadril se precisar, que devm sempre ser estruturados. Aposte em uma camisa num tom que chame atenção para o seu rosto (se não for usar gravata), ou na gravata e até no lencinho de bolso para puxar a atenção pra cima.

    Portanto, um slim fit não é a melhor opção pra vc não. E que o paletó em questão cubra o quadril por completo, tá?

    XO

    Reply

  59. Hugo disse:
    8 de May de 2008 às 18:47

    Olá, gostaria de parabenizá-la pelo blog, que sempre nos ajuda com diversas dicas.

    Tenho a seguinte dúvida sobre ternos. Qual e localização ou proporção adequadas para os bolsos frontais dos ternos? Pergunto isso, pois como sou baixinho, para comprar ternos prontos é sempre difícil ajustar no comprimento adequado à minha altura e ao mesmo tempo deixar um espaço grande entre a barra do terno e esses bolsos. Existe alguma regra para isso?

    Reply

  60. Diandra disse:
    9 de May de 2008 às 16:15

    Olá Hugo,

    Não saberia responder sobre a localização exata, mas vc tem que achar um paletó que seja do seu tamanho e que só precise de pequenos ajustes e nada grande ou mesmo super estrutural.

    XO

    Reply

  61. Maria das Graças Guilherme disse:
    29 de May de 2008 às 22:17

    Ternos para comprar

    Reply

  62. Mauricio disse:
    16 de June de 2008 às 07:23

    Este blog é espetacular, parabéns!
    Sou consultor de empresas e trabalho sempre de terno. Porém, sempre dou uma variada, uso ternos com colete, uso suspensórios de vez em quando, etc.. Gosto de tudo bem ajustado (mando fazer meus ternos e minhas camisas – aliás ficam excelentes!). O problema é que é muito comum eu ter que ir até o “chão-de-fábrica”, e muitas vezes vou dar aulas direto depois do trabalho. Minha dúvida é: pega mal ficar sem o paletó quando estou usando colete ou suspensório? Como o meu look é sempre mais formal, fico na dúvida se não “pega mal”… Mesmo pesquisando “colete” e “suspensório” no blog, continuo na dúvida.
    Obrigado e parabéns de novo!

    Reply

  63. Diandra disse:
    16 de June de 2008 às 18:12

    Olá Maurício,

    Só pegaria mal se vc fosse receber alguém importante, um convidado ou cliente, ou o chefe. Num momento sem formalidade ou solitário ou de mão na massa somente pode ficar sem o paletó sendo que um colete sempre deixa o look mesmo sem o paletó mais composto do que se não estivesse com ele.

    XO.

    Reply

  64. Mauricio disse:
    18 de June de 2008 às 13:25

    Olá Diandra,

    Tenho intenção de confeccionar meus ternos (2) em um Alfaiate, quais os melhores tecidos para um terno, já que moro em uma cidade de clima quente. E quais as melhores cores e tons?

    Abraços,

    Reply

  65. Rico disse:
    18 de June de 2008 às 17:06

    Olá, Diandra!

    É a primeira vez que posto aqui, por isso, antes de tudo, parabéns pelo blog. E só estou postando após ter lido todos os tópicos acima… e algumas perguntas dos visitantes. Mesmo assim, se as minhas questões já tiverem sido respondidas, fell free para me detonar.

    Gostaria de saber um pouco mais sobre camisas sociais. Como e qual formato de camisa comprar? Dicas sobre colarinhos, punhos, botões etc.

    Outra questão: qual set de ternos e camisas você sugeriria a um diplomata em começo de carreira? Isso mesmo: quantas camisas, gravatas, ternos, cintos, sapatos; de que cores e formatos? Alguma loja ou alfaiate a sugerir?

    Thanks!

    Reply

  66. Diandra disse:
    18 de June de 2008 às 19:57

    Olá Maurício,

    Isso vai depender do pra que é o terno. Se for pra tudo então é marinho e um cinza médio e o tecido é lã fria ou tropical.

    XO

    Reply

  67. Diandra disse:
    18 de June de 2008 às 20:10

    Olá Rico,

    A camisa é de algodão de muito boa qualidade, com punho tradicional ou duplo, na cor branca ou azul clara e o colarinho vai depender da análise de outras coisas que virtualmente não dá pra analisar. Mas um tradicional (nem aberto ou fechado demais, nem fininho e nem substancial demais) para um diplomata é sempre a melhor pedida.

    Em relação à quantidade, fica difícil pois vai depender da sua rotina como tal. Mas que vc tenha pelo menos 2 ternos (marinho, cinza médio pro escuro) e um preto e um de risca de giz poderiam ser acrescentados tb sempre de lã fria. Dois pares de sapatos de couro de amarrar pretos com cinto preto que dê para usar com os dois, e um par marrom bem escuro com cinto na mesma cor. Sempre de bicos afilados redondo ou um levemente quadrado (mas afilado).

    Umas 4 camisas brancas e umas 2 ou 3 azuis, se der uma listrada tb poderia. E gravatas uma ou duas lisas para ocasiões mais formais e umas 5 com alguma estampa tradicional tipo listras, bolinhas basicamente nas cores que vc quiser. Todas de seda.

    Mais que isso não dá pra eu te ajudar. Aliás, vc teve sorte hj pois estava de bom humor, já que não costumo dar este tipo de prescrição porque não é muito viável…

    XO

    Reply

  68. Edvandro disse:
    24 de June de 2008 às 14:09

    Olá, parabéns pelo seu post. realmente tem um conteúdo interessante, mas tem um porém: existe muita palavra estrangeria, o que dificulta, pelo menos pra mim, o entendimento do texto. Claro que alguns termos técnicos não tem como fugir…Agora, frases normais, fica meio complicado. Mas parabéns, de qualquer forma me foi útil o post!! Abraços.

    Reply

  69. Pingback: Video Session: The Dancing Suit « Homens Modernos

  70. HUGO RICARDO disse:
    13 de September de 2008 às 15:18

    CALÇA SEM PREGA E NESCESSÁRIO BARRA ITALIANA.

    Reply

  71. Diandra disse:
    13 de September de 2008 às 15:54

    Não Hugo. Calça com pregas é que cai melhor com elas, não o contrário.

    XO

    Reply

  72. Pingback: As Medidas do seu Terno « Homens Modernos

  73. renan disse:
    4 de October de 2008 às 17:07

    Olá Diandra,

    Que gravatas (cores, estampas ou não…) combinam com terno risca de giz preto?

    Grato,

    Reply

  74. renan disse:
    4 de October de 2008 às 18:14

    esquece de falar acima,

    terno risca de giz preto com camisa azul claro

    perdão,

    Reply

  75. Diandra disse:
    6 de October de 2008 às 18:40

    Renan,

    Se vc não sabe mesclar estampas, com risca de giz, use algo liso. E com a camisa azul pode usar gravata vermelha, roxa, azul mais escura, prata, cinza, prata, rosa, verde, laranja, dourada, preta enfim, basicamente na cor que quiser, assim como seria com uma camisa branca.

    E se quiser saber como mescalr estampas basta procurar o que eu já falei a respeito. E neste caso, basta incluir a cor da camisa na estampa da gravata.

    XO

    Reply

  76. Romario Costa disse:
    9 de October de 2008 às 04:12

    Gostaria de saber se é obrigado usar sapato de cadaço quando uso o terno, ou se pode ser sapato liso, ou seja sem cadaço?
    Fora isto eu adorei as dicas não falta mais nada, e querio se possivél receber notificacões de uso sempre q possivel sobre tudo…
    Obrigado…

    Reply

  77. Diandra disse:
    9 de October de 2008 às 16:30

    Olá Romario,

    Não, pode usar um liso de couro. Agora, um de cadarço fica sempre mais elegante com terno.

    E que tipo de notificação vc está falando?

    XO

    Reply

  78. sandra gama disse:
    10 de October de 2008 às 20:15

    gostaria de saber como um jovem vereador deve ve vestir no plenário?? como pode ajudar?

    Reply

  79. Diandra disse:
    11 de October de 2008 às 18:44

    Sandra,

    Terno (padrão único ou dissidente) com gravata. Mas nestes casos vale conferir o dress code do plenário da cidade em questão, pois pode haver diferenças.

    XO

    Reply

  80. Fernando disse:
    3 de November de 2008 às 15:19

    Saudações, Srta. Diandra.

    Em primeiro lugar, muito obrigado por disponibilizar seu conhecimento gratuitamente na internet. Eu gostaria muito de contratar uma “personal stylist”… Infelizmente, não conheço ninguém neste ramo para me ajudar. Então, seu blog é minha única esperança!

    Digo que é minha única esperança porque, ao que parece, todas as lojas que vendem ternos nos termos que procuro (em torno de até R$1000 e em lã fria) só contratam vendedores que gostam de ternos com mangas compridas demais, largos demais, bom…tradicionais demais. E de 3 botões!! Pior: eles sempre falam demais e ouvem de menos!!!

    Viva a Internet. Viva você! Sem o seu blog, eu continuaria evitando usar ternos o máximo possível.
    Um abraço.

    Reply

  81. Nicolas disse:
    30 de November de 2008 às 01:09

    Só posso ficar agradecido por ter essas informações disponíveis.
    Com essas dicas, encontrei o terno ideal, tarefa que parecia quase impossível.
    Diandra, esse blog é extraordinário. Meus parabéns!

    Reply

  82. Herick disse:
    6 de January de 2009 às 15:58

    olá Diandra,
    Muito legal o seu blog, eu o achei por acaso, estava precisando de um terno novo para a minha formatura e você foi a solução dos meu problemas, depois de ter lido todas as suas postagens, todas literalmente.
    Eu te indicaria para concorrer ao oscar… srsrrs brincadeira
    um abraço

    Reply

  83. Jorge disse:
    11 de January de 2009 às 11:43

    O site é ótimo, cheio de informações relevantes, mas não ´dá prá mudar os grifos em branco? Cansam a leitura (isso quando dá prá ler). Outra coisa, colocar, em casa frase, 4 ou 5 expressões estrangeiras, nao seria um exagero de “mudernidade”? Prá quem é moderno e está familiarizado, até vai… Mesmo assim, também acho cansativo. Cara chato né? :o)

    Reply

  84. Jhony disse:
    11 de January de 2009 às 16:43

    Parabéns

    Reply

  85. Cláudio Martinz disse:
    11 de January de 2009 às 16:53

    Muito interessante o artigo. Me ajudou a entender um pouco mais sobre ternos Italianos.

    Reply

  86. Hugo Araujo disse:
    22 de January de 2009 às 19:49

    Parabéns pelo Blog!!!

    Só não encontrei informações sobre os TECIDOS dos ternos, suas características e quando usá-los.

    Por favor, pode me dizer onde encontro esse tópico?

    Abraços.

    Reply

    • Diandra disse:
      22 de January de 2009 às 19:52

      Hugo,

      Eu ainda não falei sobre eles. Mas falarei um dia. Agora, o melhor lugar pra se informar a respeito é um ótimo alfaiate.

      XO

      Reply

  87. Pingback: Um papo rapidinho sobre trajes para noivos « Homens Modernos

  88. Edinilson disse:
    12 de March de 2009 às 00:18

    Diandra,

    Estou muito agradecido por seu Blog. Por favor, continue assim. Desejo-lhe muito sucesso.

    Edinilson

    Reply

  89. Marcelo disse:
    24 de March de 2009 às 17:11

    Diandra,

    Você sabia que a 1ª foto desse post é de um lutador de MMA (Vale-Tudo) chamado Chuck “The Iceman” Liddell e que ele vai enfrentar no dia 01/04/2009 (não, não é mentira) o brasileiro (curitibano) Mauricio “Shogun” Rua no Canadá?

    Deixando as firulas de lado, eu tenho um casamento para ir nesta sexta-feira (27/03) e segui direitinho tudo o que você explica no seu site, desde os cuidados na compra do terno, ao número de botões, cor, caimento … e eu acho que tudo está perfeito!

    Depois te conto as reações …

    Um beijo grande e Muito Obrigado!

    Homens Modernos rulez!!!!
    Homens Modernos Ubber Alles!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      24 de March de 2009 às 19:23

      Eu sabia que ele era lutador, mas não mais do que isso, Marcelo.

      XO

      Reply

  90. Mario disse:
    30 de March de 2009 às 20:50

    Diandra,

    Andei olhando umas revistas de moda, e percebi que calças mais slim estao mais elegantes do que akelas frouxas nas coxas, e larga nas canelas.

    Para usar usar uma calça mais justas, slim, nao sei qual o nome para esse tipo de calça, qual seria o tecido ideal para nao ficar desconfortavel com uma calça mais justa?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de March de 2009 às 13:23

      Mario,

      Se vc estiver falando das calças de terno, é o mesmo tecido: lã fria super alguma coisa ou tropical. As calças estão mais slim e sem pregas, mas não a ponto de ficar desconfortável não. Calça tem que cair como uma luva em vc e não ficar larga ou adesiva demais, seja ela qual for.

      XO

      Reply

  91. Pingback: Os ternos que todo homem deveria ter « Homens Modernos

  92. Fabricio disse:
    27 de April de 2009 às 20:41

    Pelo pouco que vi do site, me pareceu muito bom…. quando estiver com mais tempo acredito que irei ver todas as matérias… Parabéns a todos os envolvidos…

    Reply

  93. Jason disse:
    29 de April de 2009 às 07:06

    Hey, parabens! So acho q faltou a parte falando das camisas. Como por exemplo punho simples ou duplo, tipos de gola… acho q isso… dicas de bom gosto e elegancia para elas.

    Obrigado

    Reply

  94. linconl disse:
    24 de June de 2009 às 20:30

    ola tudo bem!!!
    gostei muito das dicas e me respondeu a minha duvida!
    tenha um otimo dia e continue nesse trabalho exelente de ajudar na elegancia dos homens!
    fui.

    Reply

  95. Maykon disse:
    3 de July de 2009 às 13:53

    Oi.. Adorei as dicas, eu sou evangélico então agora estou mudando meu guarda-roupas, só que não comprei um terno estou, usando camisa, gravata, e calças, e as vezes coloco um suspensório, oque vc acha da combinaçao sem o blaser?? Camisa, gravata, calsa e suspensorio???? Tenho 25 anos, 1,72, meio gordinho, e queria tbem usar a barra italiana, mas me parece que pra minha altura não fica legal, oque vc me recomenda????

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      3 de July de 2009 às 17:01

      Maykon,

      Sem barra italiana e pode usar suspensório no combo proposto. Até ajuda a alongar e afilar. E capriche no fit do terno.

      XO

      Reply

  96. Pingback: Por aqui: Alguns posts antigos que eu dei uma ajustadinha… « Homens Modernos

  97. rafael disse:
    25 de August de 2009 às 15:41

    Parabéns pelo blog Diandra!

    Minha dúvida é: na sua lista de ternos, onde enquadrar ternos bem escuros como o cinza ou azul escuro mas que não são pretos? Podem ser usados em qualquer ocasião como o cinza médio ou seguem a tendência noturna e formal do preto?

    Desde já obrigado!

    Reply

  98. Pingback: Ainda sobre ternos… slim fit versus traditional – a modern battle? « Homens Modernos

  99. gilberto vitoria disse:
    15 de September de 2009 às 15:16

    Diandra,

    Li seu bloq hoje, primeira vez, e gostei muito!!!! Parabéns!
    Estou com curiosidades sobre os tipos de ternos. Ou melhor, os tipos de tecido dos ternos. Em uma escala de 1 a 10, como ficaria um oxford, microfibra, tropical, panamá, ou super 100, 150… ?
    Se não estou enganado você não falou sobre isto ainda.
    Obrigado pela atenção.

    Parabéns pelo Blog mais uma vez.

    Gilberto Vitória
    Mestre-de-cerimônias

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de September de 2009 às 17:30

      Gilberto,

      Um de lã fria (super 100alguma coisa ou tropical) são sempre os mais aconselháveis.

      XO

      Reply

  100. Klédisson disse:
    16 de September de 2009 às 12:31

    Olá! Ótimo post! Gostaria de saber se é possível, claro tudo é possível mas nem sempre é conveniente, usar uma camisa com colarinho e punhos brancos com um terno? Desde já obrigado…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de September de 2009 às 14:23

      Klédisson,

      Pra trabalhar se ficar bem vc. Quando está IN dá até pra arriscar umas baladas noturnas com ela, mas nem sempre fica tão cool quanto certas pessoas acham.

      XO

      Reply

  101. Ivan Dias disse:
    21 de September de 2009 às 21:02

    oi tenho escrito algumas duvidas e nunca tenho uma resposta, procuro meus posts mas acho que foram apagados

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de September de 2009 às 13:25

      Ivan,

      Se vc ler as regrinhas do blog saberá porquê, dear.

      XO

      Reply

  102. Ivan Dias disse:
    22 de September de 2009 às 18:12

    peço desculpas diandra, não tinha lido as regras, obrigado mesmo assim, um abraço

    Reply

  103. Estêvão Tolledo disse:
    29 de September de 2009 às 03:06

    Diandra,
    Eu estou precisando MUITO de sua ajuda! =)

    (Estêvão – 17 anos – Magro e alto)

    Dia 31 de Outubro é o meu baile de formatura do 3º ano do ensino médio. Eu nunca tive nenhum terno na minha vida. Esse será o meu primeiro. Desde quando eu e minha tia começamos a ir às lojas da minha cidade (que é pequena, e por isso não conta com muitas opções) começou um verdadeiro dilema, por não entendermos das tendências, do que seria ideal pra mim, que tenho 17 anos, do que seria ideal pra um baile de formatura que não é de faculdade, mas que vai ser bem chic (sinceramente eu não sei se há diferença quanto aos trajes entre os tipos de formatura), do que seria ideal pra alguém alto e magro… etc. Os seus posts e as perguntas dos visitantes me esclareceram a maioria das coisas =), aliás, diga-se de passagem, meu sinceros parabéns pelo Blog! Ele está simplesmente EXTRAORDINÁRIO!

    Mas, voltando ao meu dilema, mesmo lendo os posts e as dúvidas dos meus companheiros, eu ainda tenho algumas dúvidas…

    Nós vimos um terno risca-de-giz da TNG, preto e de dois botões, que caiu SUPER BEM em mim… =D parece que foi feito pra mim… foi incrível! se nós formos realmente comprá-lo, nós teremos somente que ajustar a barra…
    Mas… eis a dúvida: alguma pessoas me disseram que, por ser o meu 1º terno, não seria tão bom que fosse um risca-de-giz, porque ele fica “marcado”, ou seja, nas próximas festas às quais eu for (como uma valsa de 15 anos que eu vou dançar este ano em novembro, uma formatura também de 3º ano em Ribeirão Preto, e mais três festas de 15 anos ano que vem), todos perceberão que eu estou com o mesmo terno, sendo que, se for um preto liso, isso não acontece. Outros já me falaram que isso não é verdade, visto que haverá várias maneiras de como eu poderei usar meu terno, como, por exemplo, mais casualmente, sem gravata, com a gola aberta, calça jeans e o paletó também aberto e que, além disso, o risca-de-giz é mais “jovem” e cabe melhor a mim pela minha idade. E aí, Diandra? O que eu faço? Quem está dizendo a verdade?

    Além disso, gostaria de saber se o terno de dois botões é ainda o terno do momento, já que quando vc falou sobre esse assunto no Blog, ainda era 2008, e sei lá, às vezes isso já mudou…

    Diandra, obrigado pela atenção!
    Mais uma vez, meus parabéns pelo magnífico blog!

    Abraço!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de September de 2009 às 16:08

      Sim Estevão, o paletó de 2 botões continua sendo o favoritado no momento. E não vejo problema em ser um risca-de-giz. O que vai diferenciar o look não é o terno em si e sim o que vc vai usar com ele como camisas mas sobretudo a gravata. Além do que, terno risca-de-giz parece ser a trend do momento para ternos.

      XO

      Reply

  104. Daniel Leite disse:
    15 de November de 2009 às 19:06

    Gostei muito, parabéns

    Reply

  105. Elenilson Vicente Ferreira disse:
    12 de December de 2009 às 10:12

    Meu paletó está pssando do osso do meu pulso o que fazer ? e preciso ir a um casa mento urgente o que fasso?

    Reply

  106. Elenilson Vicente Ferreira disse:
    12 de December de 2009 às 10:14

    Meu paletó é preto e minha camisa é bege posso usa-la?
    É obrigatório usar o que na lapela?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de December de 2009 às 12:17

      Elenilson,

      Não é obrigatório usar nada na lapela. Mande ajustar o punho num alfaiate. E pode usar a camisa bege.

      XO

      Reply

  107. Gustavo Machala disse:
    24 de December de 2009 às 11:45

    Ei, tem uma cópia do seu texto (sem créditos) no site noiteafora.com.br http://www.noiteafora.com.br/estilo/15/manual-do-terno

    Reply

  108. Rodrigo Leite disse:
    11 de January de 2010 às 04:29

    Ola sera qe posso usar um terno azl com uma gravata bege, com tons de bege degrade, qe camisa usar? obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de January de 2010 às 11:28

      Rodrigo,

      Pode. Camisa azul, branca ou bege pra facilitar a equação.

      XO

      Reply

  109. Marcelo Dias disse:
    17 de January de 2010 às 22:28

    Olá Diandra,

    Falar que o seu blog é ótimo é chover no molhado. Meus parabéns!
    Irei me casar em Março. E tenho várias dúvidas, decorrentes do fato de eu nunca ter comprado um terno. Sempre que eu precisei de um, eu aluguei um apenas bonitinho mesmo.

    Primeiro, acheí bem legal o exemplo de terno cinza que você usou no post: “Os ternos que todo homem deveria ter”. Entretanto, notei que você disse que ele fica bem em “[...]um casamento como convidado ou até mesmo como padrinho[...]“. Para noivo não? Detalhe, será uma cerimônia não muito formal. A cerimônia religiosa será as 5 e meia, e a recepção continuará noite a dentro.

    Segundo, usar gravata branca ou prata com terno cinza dá certo?

    Outra, a flor na lapéla é mandatória? Não gosto dela. Teria alguma outra sugestão igualmente elegante? Pensei, considerando outros posts seus, que um hankie prata, mais escuro que a gravata, seria ok.

    Por fim, colete e altar combinam? Mesmo no verão e de dia?

    Desde já agradeço.

    Abraços,
    Marcelo

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de January de 2010 às 22:40

      Marcelo,

      Pode pra tudo, inclusive não usar flor na lapela. Dê uma olhada num post que eu fiz especialmente para noivos.

      XO

      Reply

  110. Rodrigo Leite disse:
    18 de January de 2010 às 04:13

    Obrigado Diandra, muito obrigado. Na verdade tenho um terno azul e uma gravata bege, qe vai fazendo um degrade ate um cinza, vou utilizar as suas dicas de camisa azul, branca ou bege mesmo! Lembrando que eu sou baixinho, melhor poucos contrastes correto? Qanto ao sapato, bico quadrado? Brilhoso? Fosco? COm ou sem cadarço? Vi um sapato diferente hoje, parece coberto por uma camada de verniz, brilha muito, mas de tanto brilhar nao parece couro, parece uma espécie de filme brilhante. Se usa isso? Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de January de 2010 às 16:04

      Rodrigo,

      Sim, menos contraste ajuda, mas uma lapela com deep V também pode dar essa mãozinha assim como uma gravata num tom próximo do terno mesmo que de cores diferentes. Sapato de couro somente, sem verniz, com cadarço e bico quadrado só vale se for do tipo bem afilado.

      Não sei que tipo de sapato é esse com filme brilhante…

      XO

      Reply

  111. Beatriz disse:
    19 de January de 2010 às 23:43

    OMG! You rock! Thanks so much!

    Reply

  112. Mario disse:
    20 de January de 2010 às 03:27

    Diandra, comprei um terno para ir à uma formatura, um cinza escuro com riscas. Não tenho experiência no assunto. Na loja, o vendedor fez as marcações para os ajustes das calças, no paletó ele nem ia mexer. Então eu pedi para ele acinturar um pouco. Em casa percebi que na parte superior das costas está enrugando um pouco e as mangas estão muito compridas. Agora o que eu faço, a formatura é daqui dois dias. A minha mãe é ótima costureira, será que ela consegue ajustar. Como fazer. Obrigado.

    PS: desculpa a falta de ponto de interrogação.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de January de 2010 às 10:24

      Mario,

      Não tem como eu saber sem ver. Mas pra mexer tem que saber mexer em terno. Se a sua mãe souber mexer em ternos… então pode até ser. Mas pra ajustes é sempre bom recorrer a um ótimo alfaiate.

      XO

      Reply

  113. Rodrigo Leite disse:
    22 de January de 2010 às 00:27

    Olá Diandra, ainda sobre a gravata bege/marrom, a gravata seria esta da foto, um modelo Dior http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-128573297-cd-player-radio-jvc-kd-s597-_JM com terno azul marinho (coloquei uma foto em um produtoque estou vendendo). Sera que uma camisa azul escura ou bege cairia bem? Obrigado!

    Reply

  114. Ivan disse:
    23 de January de 2010 às 12:29

    Bom Dia Diandra, parabéns pelo blog, muito informativo. Vou me formar na faculdade e lí todas as dúvidas e dicas dadas aqui. Vou sair neste fds para comprar meu primeiro terno. Sempre que precisei peguei emprestado ou aluguei… Mas este tem outro gosto: o da vitória. Tenho 1,73, sou muito magro, pele clara, cabelos e olhos claros. Qual cor ficaria bem em mim? Tinha medo dos vendedores das lojas quererem me empurrar um terno que não ficasse bem em mim mas agora já estou treinado. Só tenho dúvida da cor… Um abraço e obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de January de 2010 às 13:21

      Ivan,

      Cor, só com uma análise de colração pessoal.

      XO

      Reply

  115. Maicon disse:
    24 de January de 2010 às 15:36

    Olá Diandra! Parabéns pelo post.

    Estou precisando de um conselho seu. Comprei um terno (corte italiano) que caiu muito bem em mim que sou magro, mas acho que o paletó ficou um pouco comprido, estou pensando em encurtar, mas tenho medo de que a distância entre os bolsos e o fim do paletó fique muito pequena e desproporcional. Que conselho você poderia me dar?
    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de January de 2010 às 10:30

      Maicon,

      Só levando num ótimo alfaiate pra ver se dá pra mexer ou não sem estragar.

      XO

      Reply

  116. Fábio disse:
    31 de January de 2010 às 17:29

    Olá!!!

    Passei no Exame de Ordem e gostei muito das dicas de como escolher um bom terno. Agora, convenhamos, acho que muitos esperavem que você abordasse a questão dos coletes, de como usá-los, dos tipos, etc.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      1 de February de 2010 às 09:38

      Fábio,

      Eu já falei exaustivamente sobre coletes em posts mil. Basta procurar.

      XO

      Reply

  117. Paulo Pires disse:
    14 de February de 2010 às 17:42

    Olá gostaria de tirar uma duvida a respeito de terno. Comprei recentemente um para minha formatura e na loja pedi para ajustar um pouco, pois sou alto e magro. Na manga do paletó foi feito um ajuste para aumentar um pouco o comprimento, pois meu braço é comprido, dai quando fui pegar notei que na manga onde tem os botos “funcionais”, aqueles que dão um charme ao terno, ao invés de vir como era antes como se estivesse aberto veio todo fechado, ou seja, costuraram a parte que era aberta, “rasgada” e ficou a manga toda fechada, permanecendo os botões do lado. Queria saber se com isso o terno perde em elegância e o descaracteriza ou isso é uma besteira da minha parte!
    Abraço!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de February de 2010 às 18:04

      Paulo Pires,

      Ele não perde em elegância per se, mas em personalidade. Um com botões funcionais tem um charme de feito pra vc que os que não tem botões funcionais não têm.

      XO

      Reply

  118. Paulo Pires disse:
    14 de February de 2010 às 20:45

    Valeu Diandra pela resposta!!
    Vou lhe importunar com mais uma duvida!
    Tbm comprei uma camisa com o colarinho estilo italiano branca para a minha formatura. No dia da missa a comissão de formatura pediu para os homens usarem gravata da cor azul. Como o meu terno é preto, qual gravata devo usar? Uma lisa ou com listras? Que tipo de azul é a minha duvida! E o nó é o Windsor mesmo?! Minha cor de pele é moreno!
    Abraço!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de February de 2010 às 19:23

      Paulo Pires,

      O nó da gravata pode ser o Windsor ou semi ou um simples, tudo vai depender da gravata (e sua grossura e o seu rosto/pescoço). E pode ser azul lisa ou listrada, desde que seja uma pra festa e não business. Na dúvida, fique com a lisa.

      XO

      Reply

  119. Paulo Pires disse:
    15 de February de 2010 às 21:32

    Obrigado Diandra pelas dicas!!
    Pode ter certeza que elas valeram a pena!!!
    Abraço!!!

    Reply

  120. Thiago20 disse:
    19 de February de 2010 às 21:58

    Parabéns pelo blog. Vou comprar meu primeiro terno e olhei alguns na Brooksfield e o vendedor falou que é corte italiano, esse corte italiano é o mesmo que slim fit??? Outra dúvida os ternos que olhei são de lâ 120 ou 150, esse tecido é bom???

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de February de 2010 às 10:54

      Thiago20,

      O que vc precisa saber sobre ternos é o que está neste post acima. Se quiser um slim fit, peça contemporâneo ou slim fit. E sim, o tecido é bom.

      XO

      Reply

  121. Henrique disse:
    6 de March de 2010 às 21:40

    Diandra,
    Parabéns pelo blog…
    Você devia escrever um livro ou participar de um programa de tevê.
    Voltando ao assunto. Vi esses dias um estilo de roupa muito usado no começo do século – sapatos bicolores, terno de linho branco, e com ou sem chapéu panamá (modelo zequeti). Eu gostaria de saber a sua opinião sobre esse modelito. quqeria tambem sugerir um artigo sobre chapéus.
    Grato Henrique

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      6 de March de 2010 às 21:55

      Henrique,

      Já falei pacas sobre chapéus e tem um monte de posts em que ele figura as well.

      É uma montada que dá pra usar e que depende do usuário se vai ou funcionar.

      XO

      Reply

  122. Lucas disse:
    10 de March de 2010 às 06:50

    Olá Diandra,
    Estou a procura do meu primeiro terno e nao sei que tecido escolher. Eu moro nos Estados Unidos e pretendo comprar por aqui mesmo. Como já vi em seus posts anteriores voce recomenda o tecido de lã fria, porém todos os ternos que encontro aqui sao 100% lã, sem mais especificaçoes. Esses seriam lã fria? Esses 100% lã seriam ideais para usar num clima como no Rio de Janeiro?

    Muito obrigado e parabens pelo site.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      10 de March de 2010 às 10:47

      Lucas,

      Pode ser lã tropical (com blend ou puro), o mais apropriado para um clima tropical ou lã super 100-200. Como vc está aí, se quiser ternos mais pro verão, há opções de cotton, seersucker, linen blend que são ternos mais pro dia a dia de verão.

      XO

      Reply

  123. Jorge disse:
    10 de March de 2010 às 20:19

    Ola Diandra
    Tenho um sobretudo 7/8 que uso pouco mas que preciso muito, em alguns lugares realmente frios. Ele é do tipo jaquetão e tem umas ombreiras um pouco acentuadas. Gostaria de deixa-lo um pouco mais clássico.
    Você recomendaria que eu procurasse alguém para ajustar ou seria perda de tempo (e $$$)? Caso positivo, que tipo de profissional? Alfaiate, costureira…?
    Obrigado pela atenção

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      10 de March de 2010 às 20:50

      Jorge,

      Vc pode levar para um alfaiate pra ver se as mudanças que vc quer fazer serão possíveis. Só um bom alfaiate pode te responder se dá ou não pra mexer de forma bem sucedida na peça.

      XO

      Reply

  124. walter oliveira junior disse:
    27 de March de 2010 às 02:32

    Olá . Gostaria de saber já q tenho um terno prata e gostaria de saber combinações para ele . Já q tenho um casamente as 21h.Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de March de 2010 às 21:09

      Walter,

      Com camisa branca, a gravata na cor que vc quiser.

      XO

      Reply

  125. rodrigo disse:
    3 de April de 2010 às 21:09

    que legal este terno

    Reply

  126. Fernando disse:
    11 de April de 2010 às 05:56

    Olá. Tenho uma duvida que acredito ser muito simples para ti.
    Qual é a difetença de um terno corte iteliano para um de corte ingles?
    obrigado,

    Fernando

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de April de 2010 às 11:29

      Fernando,

      A info sobre terno q se deve saber está aí em cima. pra mim, corte inglês é feito por alfaiates ingleses e italiano por italianos. Qualquer outra definição hj em dia é bobagem porque não são pertinentes.

      XO

      Reply

  127. Ronaldo disse:
    18 de May de 2010 às 00:39

    Comprei um terno fit, com riscas discretas, cinza-chumbo. Além dos milhões de conselhos (que eu aproveitarei, sempre que possível) dados aqui no seu blog, teria alguma contra-indicação para uso? (seja com camisas, gravatas e afins…)

    Muito obrigado, desde já.

    Atenciosamente,

    Ronaldo

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de May de 2010 às 14:03

      Ronaldo,

      Não além das que já dei e dou sempre.

      XO

      Reply

  128. Luis disse:
    18 de May de 2010 às 14:41

    Poderia utilizar menos termos em ingles, afinal estamos no Brasil e isso dificulta quem é leigoe não entende esses termos. Fora isso a matéria é boa.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de May de 2010 às 15:48

      Luis,

      Não, não poderia. Agora o que poderia acontecer indeed é simplesmente não ler o que vc não gosta ou não entende e deixar o teto do jeito que está pra ser lido por quem entende. That makes way more sense, no?

      XO

      Reply

  129. ... disse:
    24 de May de 2010 às 20:09

    dizem q nao se usam mais pregas em calças..
    e verdade!?
    isso ta fora de moda?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      24 de May de 2010 às 20:24

      Yep, não só fora de moda como é uma escolha q não favorece ninguém basicamente,…

      XO

      Reply

  130. Luis Augusto disse:
    3 de June de 2010 às 00:19

    Diandra, fui convidado para um casamento em Sussex em meados de agosto, portanto verão – mas na Inglaterra uma chuvinha é instituição nacional. Será um almoço para 200 pesoas sob uma tenda numa propriedade do ano 1000. O pai da noiva, meu amigo, vai de franque e cartola. E eu? Tenho 52 anos, manequim 38 (ou menos) e quero ir britanicamente como manda o figurino. Um toque de extravagância me cai sempre bem: sou magro e seguro a onda, ou seja gosto de dar um sinal, sutilíssimo, que eu sou “daqueles”, rs.
    O que usar?
    Muito Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de June de 2010 às 18:53

      Luis Augusto,

      Não dá pra eu prescrever um toque excêntrico virtualmente. O que posso dizer é que um terno que pode até ser claro pra casamento é sempre uma boa pedida. Agora, tem que saber o traje pedido. E não dá pra saber qual é pelo traje do pai da noiva porque ele pode ser o determinado pra ele somente.

      XO

      Reply

  131. luiz gustavo disse:
    24 de June de 2010 às 01:35

    Adorei esse site, não sabia nada, e ainda não sei, mas estou começando a aprender.

    Reply

  132. Pingback: Regrinhas de Estilo do Kim Jones Creative Director da Dunhill « Homens Modernos

  133. Raphael disse:
    31 de July de 2010 às 18:47

    Diandra,

    Tenho um certo conhecimento sobre ternos, adquirido pelo meu gosto pelo vestuário clássico masculino. Mas tenho uma dúvida.

    Recentemente, adquiri uma gravata azul de seda da na itália, que é bem fina. Sua largura não passa de 6 cm. Pretendo utiliza-la com uma camisa branca de colarinho italiano. Qual o tipo de nó vc me recomenda? Um nó clássico, tipo windsor, ou mais mordeno, como o nó simples?

    Outra: por ser uma gravata mais fina, terei que usar com meu terno de corte inglês, ou seja, acinturado, dois botões, lapelas mais finas, uma abertura atás, ombros não muito salientes. A questão é que ele é cinza escuro, com pequenas riscas, quase imperceptíveis, de cinza claro. Essa cor é aceitável para eventos noite? Meus demais ternos (2 pretos e um azul marinho) tem corte italiano, e penso que não combinam tanto com uma gravata desse porte.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      1 de August de 2010 às 15:10

      Raphael,

      O nó que não desapareça no colarinho. Experimenta e vê se o simples não vai ficar muito diminuto. Se ficar dê um mais encorpado. Pra saber dessas coisas só experimentando porque depende da grossura do tecido da gravata tb e não só a largura.

      Quanto à cor do terno… pode ser se não for claro overall. Se for, use pra ocasiões menos formal. E os ternos podem ser usados com a gravata sim.

      XO

      Reply

  134. Pingback: Sério, Moda? » Blog Archive » Curta o curto

  135. Gerhard Tekes disse:
    9 de August de 2010 às 17:50

    Trouxe 3 ternos novos de uma viagem e quero mandar adaptar los, fazer bainha, cintura etc.
    São dois ternos de lá 150, um da Gino Valentino com colete, um da Nicoletti e um de linho da Brioni

    Você indicaria algum alfaiate de boa qualidade em Salvador?

    Reply

  136. Gerhard Tekes disse:
    9 de August de 2010 às 18:34

    Ohh, desculpe, o seu Blog saiu numa busca do Google para alfaiates indicação Salvador :) Me perdoe pls.

    Reply

  137. Ronaldo disse:
    31 de August de 2010 às 21:57

    tenho 1,85 metros e tenho os braços muito compridos gostaria de saber qual é o cmprimento correto do terno na cintura

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de August de 2010 às 23:14

      Ronaldo,

      Este tipo de coisa só vendo. Não tem como determinar virtualmente.

      XO

      Reply

  138. gustavo disse:
    1 de September de 2010 às 21:53

    Dianda..

    Para baixinhos, qual fenda é a melhor, a simples (americana) ou a dupla (italiana)?!?

    Reply

  139. Michel disse:
    3 de September de 2010 às 16:43

    Diandra adorei as dicas.

    Me tire uma dúvida por gentileza.

    Pq os vendedores insistem no teste do punho fechado sobre o coração
    e a mão em forma de conchinha pegando na barra do paleto para medir o tamanho ideal.

    Fui em uma loja ontem e disse que tinha visto o seu site e talz e eles disseram que não estava certo.

    Fico me sentindo uma batata ensacada no paleto que eles dizem o ideal.

    Mas persisti e to ajustando o paleto conforme as suas dicas no blog.

    Obrigado pela atenção aos Homens que querem ter estilo.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      3 de September de 2010 às 19:54

      Michel,

      A mão de conchinha até poderia ajudar se o braço fosse no comprimento certo, nem mais longo ou mais curto do que deveria. O do punho fechado mede melhor um terno tradicional não necessariamente um slim fit. Mas tb é variável…

      XO

      Reply

  140. Pingback: FlashBack du Jour: Um Quase Tudo Que Você Deveria Saber Sobre Ternos « Homens Modernos

  141. Emerson disse:
    11 de September de 2010 às 21:37

    Depois disso …….

    já comprei errado …….

    Reply

  142. RPG disse:
    28 de September de 2010 às 14:19

    Prezada Diandra Fernandes:
    Com uma leitura de poucos minutos, de suas dicas sobre ternos clássicos, pude me inteirar do assunto e não ficar cafona.
    Agradeço pela ajuda, mesmo!
    Abraços,
    Rogério

    Reply

  143. coisasecausos disse:
    4 de October de 2010 às 02:12

    Olá,

    Parabéns pelo post. Estou procurando um terno para usar em ocasiões especiais e gostaria de acertar na escolha. Tenho provado alguns e noto que a maioria que possui dois botôes na frente, causa um efeito na altura do botão que faz com que parece que o tecido esta “puxado”. Olhe na foto deste post mesmo em http://homensmodernos.wordpress.com/2007/08/13/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-ternos/lapelas-notch/. Parece que na altura do botão que esta abotoado o tecido não tem um bom caimento, ficando um pouco armado.. isso é uma característica normal ou é o terno que não esta adequado?

    Obrigado,

    Igor

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de October de 2010 às 23:01

      Coisaecausos,

      Ele está repuxado porque a mão está no bolso ou algo do tipo. Reto sem este desvio, ele deve cair reto.

      XO

      Reply

  144. Renato Rabello disse:
    14 de November de 2010 às 21:42

    Diandra,
    tudo bem com você ?
    No próximo fim de semana tenho minha formatura e vou utilizar um terno preto e comprei uma camisa lilás bem clara, mais não sei qual gravata usar, qual sugestão que me dá ?

    Obrigado

    Reply

  145. Renato Rabello disse:
    14 de November de 2010 às 21:43

    Diandra,

    tudo bem com você ?
    No próximo fim de semana tenho minha formatura e vou utilizar um terno preto e comprei uma camisa lilás bem clara, mais não sei qual gravata usar, qual sugestão que me dá ?

    Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de November de 2010 às 23:23

      Renato,

      Uma preta, cinza ou prata ou roxa.

      XO

      Reply

  146. Misael disse:
    15 de November de 2010 às 11:56

    Diandra, bom dia, tudo bem?? Bem legal o blog, conheci recentemente e gostei bastante. Uma dúvida, falando sobre as calças neste post aqui você citou “Ela deve repousar na boa no quadril”… não entendi, pode “desenhar” pra mim… hehehe, o termo que me confundiu…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de November de 2010 às 12:11

      Misael,

      Sem apertar ou ficar largo demais na área. Deu pra entender?

      XO

      Reply

  147. Misael disse:
    18 de November de 2010 às 00:09

    Po, isso eu entendi, só não a posição correta que fica, acima do umbigo, em cima dele, abaixo dele (bem na cintura mesmo)… isso q n consegui pegar…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de November de 2010 às 01:43

      Misael,

      Nesse é no osso do quadril, abaixo bem abaixo do umbigo.

      XI

      Reply

  148. Sean disse:
    28 de November de 2010 às 18:48

    Olá! Estou passando por uma situação um pouco constrangedora, e gostaria muito da sua ajuda. Tenho 20 anos, e conheço muito pouco sobre roupas sociais, um dia, fui a uma loja para comprar um terno, e o arrogante vendedor da loja da minha cidade, riu da minha cara por eu não saber a diferença entre um terno oxford, italiano, tropical, pespontado, fio tinto…Cheguei a pesquisar bastante sobre o assunto, a única nova informação que consegui, extra oficialmente, é que o oxford é um tecido chamado microfibra, não um tipo de terno, ou corte, não sei dizer como definir. Digo isso pq o vendedor da loja me disse que a diferença entre oxford e o italiano, era um corte que deixa ele divido na parte de baixo atrás, igual aquele corte da roupa dos pianistas. Me perdi a partir dai, pq não sei se é um tecido, um corte, pq os nomes e não tecidos se forem somente os tecidos… :( Se puder me ajudar com isso, desde ja fico muito agradecido.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de November de 2010 às 20:15

      Sean,

      Fora o italiano que é o corte, as outras coisas tem a ver com o tecido.

      XO

      Reply

  149. Sean disse:
    28 de November de 2010 às 18:51

    Quanto ao que disse sobre o oxford, não sei com certeza se está correta a informação, mas foi a única que consegui.

    Reply

  150. Igor disse:
    30 de November de 2010 às 18:55

    Olá,

    Como se chama o ajuste que se faz na gola do paletó. A maioria dos ternos que tenho provado fica com gola atrás do paletó distante da camisa e não me sinto confortável com isso. É comum este ajuste ou terei que recorrer a um sob-medida?

    Obrigado,

    Igor.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de November de 2010 às 19:55

      Igor,

      Ajuste na gola do paletó. Pode ser feito.

      XO

      Reply

  151. Pingback: Um Papo sobre Ternos e seus Tecidos « Homens Modernos

  152. Pingback: Começando a Sua Vida Profissional e “Enternada”? « Homens Modernos

  153. Eduardo disse:
    20 de March de 2011 às 20:02

    Ótimo post, mas muitos dos termos usados eu não entendo. poderia Tê-los explicado.

    Reply

  154. daniel comnisky disse:
    4 de April de 2011 às 16:57

    meu deus!! pq tantas palavras em ingles?sua intenção é ajudar ou complicar?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de April de 2011 às 17:17

      Daniel,

      Minha intenção é escrever o meu blog como quero e gosto. That is it. Sem mistério.

      XO

      Reply

  155. Amado disse:
    30 de April de 2011 às 03:09

    Diandra Fernandes

    Boa noite. Parabéns pelo excelente conteúdo do blog, é de extrema utilidade.
    Gostaria de aproveitar e fazer algumas perguntas:

    Sou gestor Administrativo, tenho 35 anos e gosto de vestir-me sempre formal, terno, gravata colorida combinando com a cor da camisa, sapatos de cadarços bico afinado no cor do cinto.

    Gosto muito de utilizar camisas de punho duplo com abotoaduras combinando com o prendedor de gravata.

    Posso usar suspensórios alternativo ao cinto, mesmo sendo magro?

    Utilizar abotoaduras todos os dias é cafona?

    Prendedor de gravata está fora de moda?

    Obrigado.

    Nos melhores cumprimentos e estima de sucesso.

    Amado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de May de 2011 às 14:41

      Amado,

      Pode usar suspensórios e abotoaduras tb. E prendedor não está fora de moda.

      XO

      Reply

  156. Sérgio disse:
    16 de May de 2011 às 23:38

    Parabéns pelo site.
    Minha dúvida é sobre o bolsos do blazer.
    Eles devem ficar com a lapela para fora sempre ou podem/devem ficar para dentro, dependendo disso para o acompanhamento da calça ou camisa que se estiver usando?
    Enfim, quando as lapelas dos bolsos devem ficar para dentro e quando devem ficar para fora dos mesmos.
    Grato

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de May de 2011 às 15:32

      Sérgio,

      Se é este tipo de bolso então é pra fora.

      XO

      Reply

  157. Leo disse:
    23 de May de 2011 às 11:09

    muito bom o topico. estou beirando os 23 e nunca comprei um terno…esse manual vai ser muito bom na hora que eu tiver que comprar o meu…

    Reply

  158. Rafael disse:
    23 de May de 2011 às 16:25

    Valew pelas dicas =)

    Reply

  159. Rick S. disse:
    21 de June de 2011 às 15:45

    Muito boas as dicas, e percebe-se claramente que você domina o assunto… Mas podia escrever tudo isso sem recorrer a zilhões de termos ingleses. Chega de servidão, xenofilia e impregnação cultural espúria!!!

    Reply

  160. Therezinha Takeko Goda da Silva disse:
    21 de June de 2011 às 21:48

    Como faz para a gola dos ternos ficar lisa, e não ficar repuchada, quais são as intertela que devo usar, vai mais coisa além da intertela?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de June de 2011 às 23:21

      Therezinha,

      Passando. Se estar repuxando deve ter algum defeito.

      XO

      Reply

  161. alfaiataria disse:
    20 de July de 2011 às 17:55

    parabens pelo materia !!!
    Gostei muito.

    Reply

  162. Leandro Alves (@leandrokanis) disse:
    9 de August de 2011 às 04:56

    muito bom, de verdade!

    Reply

  163. Renata disse:
    8 de September de 2011 às 01:55

    Olá, todo homem deve ler tudo, tudo mesmo que esta neste site, principalmente os vendedores ………….Vamos divulgar mais este site …. ao trabalho
    Adorei o site as informações bjs

    Reply

  164. Leonardo Nocelli disse:
    22 de September de 2011 às 15:18

    Olá Diandra.

    Após pesquisas na net, estou tendo muita dificuldade para saber usar terno (calça,paleto e COLETE).

    Vou em uma casamento formal no final do ano e quero sair do monte de homens todos com “costume” iguais.

    Meu problema é, o colete ainda é usual? Posso sair do tradicional e usar um colete de cor diferente da calça e paleto.

    Formei no final do ano e tenho 3 costumes (cinza claro liso, chumbo e um preto risca de giz)

    Posso usar um colete diferente com esses ternos

    Obrigado pela atenção e espero que resolva meu dilema!!!!

    Reply

  165. Leonardo Nocelli disse:
    26 de September de 2011 às 13:42

    Primeiramente, agradeço pela sua atenção,
    mas você poderia ser um pouquinho mais especifica em relação ao uso de colete de cor diferente do costume? como supracitado, com o paleto e calça cinza escuro, quais cores de colete ficariam tonante para acompanhar? sendo que, imagino em usar camisa branca por baixo.
    Muito Obrigado, você é 10!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de September de 2011 às 23:32

      Leonardo,

      A cor que vc quiser. Preto, cinza, marinho são boas apostas.

      XO

      Reply

  166. rafael dos santos disse:
    17 de October de 2011 às 22:19

    pessoal.. Alguem sabe onde encontrar ternos slim fit com preço bom em ribeirão preto -sp??

    Reply

  167. andre wendling disse:
    8 de November de 2011 às 23:08

    eii otimo blogg

    Reply

  168. gukskull disse:
    13 de November de 2011 às 23:58

    Nossa, bem que você poderia me acompanhar na compra do meu primeiro terno. T_T
    Muito legal essas informações, vou prestar atenção em tudo isso daqui pra frente. Abraços! (:

    Reply

  169. cmconsoli disse:
    27 de November de 2011 às 17:43

    Diandra,
    que belo post foi esse que você escreveu, dicas úteis e imprescindíveis na compra de um terno, o mais interessante é que você também tem uma bela opinião sobre o que cai e o que não cai bem, sou vendedor em uma loja de uma loja masculina e acho de suma importância conhecer sobre aquilo que se vende, por isso sou seguidor fiel do “Homens Modernos”.

    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de November de 2011 às 23:29

      Cmconsoli,

      Bom saber.

      Em qual loja vc trabalha?

      XO

      Reply

  170. Murilo disse:
    13 de January de 2012 às 20:21

    Na condição de pai da noiva, casamento às 16 horas, apesar do horário posso usar terno azul marinho (escuro), camisa branca e, qual a (s) cor (es) da gravata?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de January de 2012 às 17:29

      Murilo,

      Pode. A gravata na cor lisa que quiser.

      XO

      Reply

  171. Pingback: Praticando Com Uma Enternada « Dudes Modernos

  172. Cristiano disse:
    20 de March de 2012 às 02:36

    Excelente post! Parabéns!!! Comprei um terno da Calvin Klein, e veio com uma etiqueta no final da manga esquerda: devo retirá-lo?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de March de 2012 às 10:22

      Cristiano,

      Lógico.

      XO

      Reply

  173. Kazoo disse:
    29 de March de 2012 às 00:19

    Ótimo post!

    Anotei bastante coisa e realmente me salvou. Gostei muito de um terno e, na hora de provar, a calça estava um pouco apertada e o cavalo subindo muito. Bolsos faca fazendo um balão e tudo bem fora do que li por aqui. Falaram que era ajuste e acreditei. “arrumaram” e nao ficou bom, mandei voltar e resolveram me dar outra calça. Aí ficou perfeitoo :)

    Eu estou um pouco incomodado com a camisa. Na realidade especialmente com o colarinho. Acho que uma camisa com colarinho italiano e um nó grande vai me deixar meio sem pescoço. Existe alguma dica pra tentar “afinar” o pescoço?

    Beijo.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de March de 2012 às 10:10

      Kazoo,

      Um colarinho mais fechado e pontudo.E um nó simples.

      XO

      Reply

      • Kazoo disse:
        3 de April de 2012 às 14:36

        Vou fazer alguns testes! Obrigado!

        Reply

  174. andre disse:
    14 de April de 2012 às 19:32

    Excelente tópico. Realmente tem tudo o que é preciso saber sobre Terno e ainda mais, destaco os itens de elegância avançados, rsrs:
    - covinha da gravata
    - hankies – Lenços de Bolso
    - o tira e põe do paletó (essa eu não sabia, a comparação com o uso do salto alto é boa, rsrs)

    Reply

  175. Maurício disse:
    18 de May de 2012 às 17:28

    Excelente post! A minha maior dúvida seria a respeito da altura que a calça deve ficar na cintura, porque apesar de não ser “gordo”, por assim dizer, estou com uma barriguinha de chopp que não existia da última vez em que comprei um terno. E já que a posição correta na cintura influencia na altura da barra da calça, fico receoso, pois temo que não haja meio termo: ou a calça fica no umbigo, ou abaixo da barriga.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de May de 2012 às 17:36

      Maurício,

      Abaixo da barriga nunca é uma boa. Ela salta. Sem ver a sua barriga fica difícil determinar isso. Mas tenta um ou dois dedos abaixo do umbigo.

      XO

      Reply

  176. Pingback: Vídeo Pra Ver Como Um Terno Deve Ser Medido « Dudes Modernos

  177. Pingback: FlashingBack:Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre… « Dudes Modernos

  178. Cláudio disse:
    31 de August de 2012 às 16:06

    Diandra,

    E o relógio? Deve ficar dentro da manga da camisa (causando volume e apertado) ou fora (evitando que a manga da camisa apareça com o terno)?

    Ótimo post! E seu blog é fantástico!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de August de 2012 às 17:10

      Claúdio,

      Por dentro da camisa, mas não precisa ficar apertado. O punho não precisa apertado. E o relógio não precisa ser um gigante.

      XO

      Reply

  179. Pingback: Look du Jour: Versão O Que Usar Para Fazer Compras « Dudes Modernos

  180. Pingback: Peças Essenciais: Um Smoking « Dudes Modernos

  181. Pingback: Look du Jour: O Que Vestir Como Estudante de Direito e Advogado « Dudes Modernos

  182. Ramon Trindade disse:
    14 de January de 2013 às 08:37

    Oi, Diandra!

    Sempre acompanho seus posts e confio demais no seu gosto. Agora preciso de uma ajudinha sua. Terno azul marinho fica coerente com sapatos e cinto marrons?? No caso não seria um marrom escuro, mas tonalidade normal mesmo. Caso dê certo, quanto mais claro o azul marinho do terno, mais claro pode ser a tonalidade do marrom no sapato, é assim a lógica?

    Desde já agradeço a atenção, muito obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de January de 2013 às 18:35

      Ramon,

      Não necessariamente. Quanto mais claro, mais informal vai ficando o sapato. E tá, o sapato não deveria ficar tão mais claro do que o terno, mas nem sempre os mais claros funcionam legal pra uma enternada.

      XO

      Reply

  183. Ramon Trindade disse:
    15 de January de 2013 às 04:48

    Tá ok!

    Diandra, só mais duas perguntinhas!

    1º Gravata skinny, aquelas bem fininhas mesmo, pega mal compondo um look mais clássico e formal?

    2º Eu sei daquela regra que o paletó deve cobrir todo o traseiro, mas isso achata a silhueta, eu procuro um terno slim, é pecado demais se o paletó ir só até a metade das nádegas?

    Muito obrigado, abraços!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de January de 2013 às 23:26

      Ramon,

      Ultimamente um cropped tem sido bem visto e cotado. Então, pode. Mas ele é sujeito às oscilações das trends. Sobre a gravata bem skinny… ela não é a melhor a opção para um look clássico e formal não.

      XO

      Reply

  184. Pingback: Pra Afinar a Silhueta, Parte 1 - A Top Dica - Dudes Modernos

  185. Pedro Melo disse:
    19 de February de 2013 às 10:59

    Otimas dicas,
    Mas ainda estou na duvida se faço um sob medida ou se passo dias procurando o ideal.

    Diandra, mandei um email para seu contato com algumas fotos, se puder me ajudar eu agradeço muito.

    Att.

    Reply

  186. Edgar Coelho disse:
    18 de March de 2013 às 10:03

    Olá Diandra!

    Comprei um terno tamanho 50, emagreci um pouco, e tô achando ele meio folgado! Estou querendo ajustá-lo um pouco, principalmente na cintura, embora tenha ficado um pouco folgado nos ombros também! É possível ajustar e ainda ficar legal? tenho receio de ficar estranho, não sei…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de March de 2013 às 18:18

      Edgar,

      No ombro é complicado, mas no corpo sim, dá. O melhor a fazer é levar para um alfaiate e ver se pode ser feito.

      XO

      Reply

  187. Márcio Brandão disse:
    20 de May de 2013 às 17:38

    Qual seria o terno que na cintura ele é mais fechado e parece ter maior número de botões. A botoadura é feita ao lado e não no meio como costumamos ver?
    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de May de 2013 às 17:25

      Mearcio,

      Jaquetão ou paletó de abotoamento duplo.

      XO

      Reply

  188. Guilherme Paes disse:
    4 de June de 2013 às 22:16

    Então, sou moreno, gostaria de saber qual a cor de terno ficaria bem em mim? Não queria muito o comum, tipo preto..um diferente qual você acha que combina mais?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de June de 2013 às 12:05

      Guilherme,

      Não tem como saber virtualmente e nem pelo que vc mencionou. Tom de cor só com análise pessoal.

      XO

      Reply

  189. Paulo Antunes disse:
    9 de September de 2014 às 09:20

    Diandra,

    Nos paletós Zegna, tirar ou deixar o pesponto da lapela ?

    Grato,

    Paulo

    Reply


Deixe seu comentário