Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


14/08/07
Na(s) categoria(s): O Que e Como Usar, Q&As | Postado por Diandra Fernandes às 17:29

Daqui estou ouvindo o coro: Finally! E podem deixar que eu já puxei as minhas orelhas umas quinhentas vezes por causa desta demora em particular. E pelas outras também… ah, se um dia tivesse 27 horas…

Enfim, vamos direto ao assunto: 

Um paletó faz parte de um terno ou costume e por causa disso vem com uma calça e colete (se for o caso) num mesmo tecido, que pode ser liso numa mesma exata cor ou com padronagem como a risca de giz e alguns axadrezados delicados. Ou seja, ele acontece na base do conjuntinho. Além disso, um paletó tem lá as suas dimensões, leiam-se medidas e corte, condizentes com o que um paletó is all about. Alfaiataria pura.

PaletóPaletó xadrezinhoPaletó preto

Já um blazer é uma peça menos formal, com carreira solo que não tem uma calça gêmea para lhe acompanhar e que não tem as limitações padrão de um paletó, pois tanto a modelagem como também o comprimento podem sofrer variações. Por exemplo, no comprimento geral ele pode ser do tipo cropped, bem mais curto do que o paletó ou tendo as medidas do paletó como limite, lembrando sempre que um blazer nunca deve ser longo demais a ponto de fazer as suas pernas encurtarem em relação ao tronco.

Mas enfim, ele pode ser mais confortável, larguinho (sem exageros) do que um paletó ou ser do tipo slim fit. Ou então, something in between. Pode também sofrer alterações que o façam mais adequado para a silhueta, como por exemplo, dar uma cinturada nele se assim quiser ou o seu biotipo exigir. Mas de uma maneira geral, um blazer tem o espírito mais relaxed do que um paletó. No entanto, às vezes pode lembrar e muito um, só que vem sem a calça parceira.

Blazer ArmaniBlazerBlazer de Veludo

Há ainda uma peça chamada paletó esportivo, que na verdade tem lá as mesmas dimensões de um paletó só que não vem com calça hermana (e nem se deve almejar ter uma. Ever!), tem um aspecto rústico, áspero ao olhar pois estas são as características dos tecidos/padronagens de que são feitos. Pense no tweed, por exemplo.

Paletó Esportivo Tweed

Às vezes, eles vêm com um ou outro detalhe mais esportivo como cotoveleiras de couro, cintinho/faixa só nas costas, mas que mesmo assim, se fosse feito num mesmo tecido que um paletó, poderia muito bem ser considerado um.

Paletó esportivoPaletó EsportivoPaletó Esportivo

E quando usar um ou outro? Bom, o paletó é o mais formal e é mais comumente usado com a calça que lhe é de direito. Com ou sem gravata. Pode também ser usado com uma outra calça que tenha o mesmo espírito, tipo uma calça social ou uma de um outro terno, preferencialmente de uma outra cor, mas que dê para usar com o tal paletó. Se quiser, pode até usar uma calça jeans com o top todo de paletó (com camisa e gravata) para contrastar. No entanto, nem sempre dá certo e se não quiser errar que fique na praia do social com ele. 

Paletó com jeans = ?

E saiba que cada vez que desmembra o seu paletó ele vai perdendo mais e mais o tom de sua formalidade. Com uma calça de outro terno, fica mais casual, com um jeans mais ainda. Ou melhor, bem mais informal ainda.

Um blazer é algo um pouco menos formal do que um paletó e pode ser usado de forma casual dressy para trabalhar (se o dress code não demandar ternos) e socializadas mil, tanto de dia como à noite, desde que as saidinhas não exijam certa formalidade nos moldes da linha ternal.

Os mais estruturados e paletós-like são mais apropriados para ocasiões que peçam um look real dressy. Podem inclusive ser usados com gravatas. Os desestruturados e despojados ficam ótimos quando usados informalmente. Ambos podem acompanhar uma bela calça social, calças mais informais como jeans, chinos e khakis e até bermudas. Lembrando que quanto mais parecido com um paletó, mais “arrumadinho” o visual é; quanto mais despojado e desestruturado, mais casual/informal será. E isto vale também para os tecidos de que é feito. Um blazer em tecido de alfaiataria é mais formal, já um de algodão, veludo ou couro… é mais casual/informal.  

Blazer Paletó-like

Um paletó esportivo é o mais informal de todos e é usado casualmente, esportivamente, tanto no campo como na cidade. Ocasiões diurnas informais ou esportivas são as melhores pedidas. Não servem como workwear não e sim “lazer-wear”, tá? A não ser que seja um business totally casual. E podem ser usados com calças mais esportivas ou com calças com um quê de ou sociais como as de flanelas - mas sempre lisas, sem padronagens - e até com gravatas para um look mais arrumadinho, porém nunca formal.

Paletó Esportivo Plaid

Em tempo: quando apareceram em cena, eram considerados blazers somente os jaquetões (abotoamento duplo) azul-marinho com botões dourados, inspirados no uniforme da marinha. Ou então, aqueles na linha do pertenço a uma fraternidade com brasão e tudo. Aliás, os blazers estilo paletó nasceram dos modelitos usados nos clubes naúticos. Ou seja, em qualquer caso, sua origem não deixa de credenciá-lo como um perfeito exemplo de uniforme.

Hoje, apesar de muitos só considerarem blazers os que ainda guardam pelo menos parte destas características e/ou que vêm nas cores marinho, vermelho ou verde e com botões dourados, passando assim a considerar todos os outros paletós esportivos, não há mais esta limitação, já que blazers vêm em várias formas e cores com diferentes botões, bolsos e até ou talvez principalmente com abotoamento simples. Além do que, virou sinônimo popular de algo na linha do paletó que vem sem a calça combinando. Pelo menos por estas bandas. 

Tradicional jaquetão azul marinho: o Blazer das antigas

E só para acrescentar… tem gente que diferencia um blazer de um paletó esportivo somente pela padronagem: um liso é um blazer, um com padronagem é um paletó esportivo. 

Resumindo então… paletó faz parte de um terno e tem o feeling de alfaiataria. Um blazer se rankeia logo abaixo dele e é peça sola sendo que corte e tecido darão o tom dress up or down da peça. Já um paletó esportivo é o que o nome sugere: uma peça esportiva de tecido rústico, porém com corte de paletó convencional, mas que deve ser usado como tal. Esportivamente ou no máximo para um business casual.

Dito tudo isso, não se preocupem muito com estes termos, pois o mais importante a saber nesta questão é: paletó é formal, blazer é causal e paletó esportivo é informal/casual/esportivo. E que um paletó é parte do terno, já um blazer ou mesmo um paletó esportivo são peças solitárias, sem parzinho idêntico. Um blazer até daria para ser usado com calça no mesmo tecido e/ou cor, já um típico e rústico paletó esportivo… não é para ser usado assim não.

Clique ou passe o mouse nas fotos para saber o que é uma ou outra, tá?





139 dudes comentaram nesse post:

  1. eder disse:
    14 de August de 2007 às 20:52

    Hola com vai?
    bom.. estou lendo tudo no seu blog.. e estou me rendendo ao terno hehe
    pois eu odiava…
    bom tnho 23 anos.. e queria que falasse sobre como jovens poderiam se utilizar de ternos, num conceito.. contemporaneo.
    e falasse sobre ternos desestruturados..
    e referencia de ternos slim fit

    Reply

  2. caiozaleschi disse:
    14 de August de 2007 às 21:59

    Devo dizer-lhe que descobrir seu blog foi algo refrescante! Refrescante porque sou magro, e alto… e preciso usar terno… e não parecer uma pamonha amarrada na cintura ou um rodo com um paletó sobre a ponta…. bem, bem… Ainda estou mergulhando nos seus posts antes de me aventurar em perguntas específicas… e aqui fica o meu: DEUS TE ABENÇOE!!!! rs

    Um gde bjo

    Reply

  3. Diandra disse:
    14 de August de 2007 às 23:04

    Olá Eder,

    Ternos desestruturados não! Terno tem que ser estruturado.

    Os slim fits são ternos com a modelagem mais rente ao corpo e no meu post sobre ternos abaixo eu cubro o próprio tb sem no entanto ficar só nele pois os slim fit já vem com a modelagem mais ajustada per se. E lá tem fotos de slim fit como o primeiro cara enternado que aparece e acho que o último que tem um antes e depois. E ele é de fato mais moderno sim.

    XO

    Reply

  4. Diandra disse:
    14 de August de 2007 às 23:04

    Obrigada Caio!

    XOXO

    Reply

  5. aline disse:
    15 de August de 2007 às 12:48

    Nossa, vai me quebrar um galho nas aulas de alfaiataria… pois acho um pouco complicado diferencia-los… rsrsr
    valeu mesmo
    bjusssssss

    Reply

  6. Diandra disse:
    15 de August de 2007 às 19:04

    Olá Aline,

    Talvez pra vc seja interessante dar uma olhada na história e evolução de cada um, pois apesar de eu ter baseado a versão do paletó esportivo no seu expoente tradicional eu não falei nada do terno e do blazer só dei um plá levinho a respeito. Aliás nem dei tantos detalhes assim do próprio paletó esportivo.

    Mas é complicado mesmo, mesmo porque aqui no Brasil é ou blazer ou paletó, já lá fora é mais na linha paletó ou paletó esportivo já que o próprio blazer não deixa de ser um sportcoat/jacket. Mas enfim, no final das contas só passei o essencial para os rapazes saberem.

    XO

    Reply

  7. Jeferson disse:
    16 de August de 2007 às 18:38

    Olá Diandra, mais uma vez parabéns pelo blog…estou mudando meu visual através dele. =)

    Em outos post, você disse que a manga do terno deve ficar uns 2 dedos acima do fim da mão, para aparecer a maga da camisa por baixo. Eu comprei um blazer de veludo e depois de ajustar ficou assim, mas quando eu sento ou estico a mão aparece mais. No caso de blazer vale o mesmo?

    Reply

  8. Diandra disse:
    16 de August de 2007 às 21:46

    Olá Jeferson,

    Na verdade ele deve ficar na quebra do pulso antes de juntar com a mão. Não lembro de ter dito dois dedos. A não ser que tenha sido sobre uma versão cropped de manga.

    Mas enfim, aí vai depender da largura do dedo. Mas fica na altura da quebra do pulso para mostrar a camisa. Num paletó de terno é o adequado. Num blazer aí vai depender de como vc o quiser. Ele pode seguir estas diretrizes ou ir um pouco mais além, mais comprido ou mais além ainda, meio que quase engolindo a mão, pois um blazer ou até um paletó usado fora do contexto do terno pode sofrer variações deste tipo. E tem gente que alonga mais a manga para ter um look diferente mesmo num terno. Se bem que a grande maioria que o faz, faz porque não sabe que o certo é deixar a manga da camisa aparecendo.

    Agora, quando vc estiver sentado e curvar o braço, é claro que vai aparecer mais do que com ele estendido. E é para aparecer mesmo, tá?

    XO

    Reply

  9. Jeferson disse:
    17 de August de 2007 às 03:43

    Ei Diandra, muito obrigado pela resposta. Eu fico sempre em dúvida poque, como sou novo, as vezes me acho fora do contexto ao me vestir assim (mais “arrumadinho”). =)

    Reply

  10. Helenildo disse:
    18 de August de 2007 às 16:10

    Oi Diandra, gosto muito do seu blog sempre venho ler as suas dicas quase diariamente. Adorei esse post sobre a diferença sobre o palitó e blazer.

    Mas fiquei com uma dúvida. Posso usar só a parte de cima de um palitó para montar um casual look, com calça jeans, um tênis com um design retrô e camiseta?

    Um abraço.

    Reply

  11. Diandra disse:
    18 de August de 2007 às 16:31

    Olá Helenildo,

    Poder pode mas vai depender do “espírito” do paletó. Um slim fit sempre funciona melhor nestas ocasiões, mas isso não veta completamente o tradicional/clássico não. Ele pode funcionar sim aí. Dê uma olhada no meu post sobre o House que está na seção Homens de Estilo. Ele usa um blazer bem paletó-like.

    Agora, um blazer por ser menos formal do que um paletó seria uma aposta mais certeira, mas enfim…

    Se ficar legal, por que não?

    XO

    Reply

  12. Pingback: Look du Jour: Jovem Engravatado « Homens Modernos

  13. Pingback: Look du Jour: Paletó risca de giz com jeans « Homens Modernos

  14. Thiago Palmeira disse:
    10 de October de 2007 às 22:55

    Diandra,

    Para comparar o visual que te perguntei, é quase igual a parte do texto que existem 3 fotos (Blazer Armani, Blazer e Blazer Veludo), com um rapaz negro ao centro.

    Para ajudar…=)

    Obrigado!

    Reply

  15. Fabio disse:
    20 de October de 2007 às 05:39

    oi Diandra

    estou assistindo a primeira temporada de HOUSE e li seu post sobre.
    Mas pra mim os blazers dele tem cara de blazer(não sei se eh pq ele eh magro e os blazers que ele usa sao bem slim). Em uma das respostas aih em cima vc disse q sao paleto-like… pq vc acha isso?
    Pra mim, se fosse paleto-like, nao seria tao slim assim (apesar dos ternos slim). Vixi, serah que vc vai entender o “ponto” da pergunta? hahaha…

    valeu Diandra! beijos!

    Reply

  16. Diandra disse:
    22 de October de 2007 às 14:05

    Olá Fabio,

    E não deixa de ser um blazer, mesmo que eu diga que tem um quê de paletó. Aliás, vc pode chamar o seu paletó de blazer se ele não estiver sendo usado com a calça do terno. O blazer dele é estrurado e tem todo o feeling de um paletó, de alfaiataria, por isso eu chamo de paletó-like. Mesmo porque há vários tipos de blazers, os mais com cara de paletó até os mais despojados, sem estrutura e até mais curtos do que o tradicional.

    E paletós podem ser slims e devem ser cortados mais pro slim side sim para sempre contornar a silhueta de quem o veste. Paletó não é quadrado e nem largão não.

    XO

    Reply

  17. Pingback: Trend Watch: Engravatar está IN « Homens Modernos

  18. Pingback: Trend Watch: Roped Shoulders « Homens Modernos

  19. Pingback: Trend Watch: O abotoamento duplo está de volta « Homens Modernos

  20. Emmanuel disse:
    13 de February de 2008 às 22:16

    Boa noite !!!!!

    Sempre leio seu blog que traz informações especiais que não encontro em outras fontes !!!!

    Ouso perguntar-lhe uma duvida antiga. Deseja há muitos anos ter um blaiser de couro para ocasiões informais porém chiques. Já vi paletós de couro com preço de 8500 reais, mas não posso pagar mais do que 700 reais. Indicar-me-ia quais marcas para eu fazer uma compra de um produto de boa qualidade?

    Muito obrigado,

    Emmanuel W. Martins
    Belo Horizonte – MG

    Reply

  21. Diandra disse:
    14 de February de 2008 às 18:32

    Olá Emmanuel,

    Não tenho visto blazer, blazer de couro, mas sendo um blazer de couro fica difícil achar um digamos, em conta. Mas lá fora é sempre uma melhor opção de se achar o combo do que aqui no Brasil, infelizmente.

    XO

    Reply

  22. Emmanuel W. Martins disse:
    22 de February de 2008 às 15:58

    Diandra,

    Muito obrigado por sua atenção e resposta. Encontrei um fabricante com peças muito belas e bem acabadas em Belo Horizonte e no Sul do Brasil. posso informar aqui as URL’s?

    Estou desenhando um blazer, estou com uma dúvida. São bregas botões cobertos e devo optar pelos botões de plástico?

    Um abraço

    Emmanuel W. Martins

    Reply

  23. Diandra disse:
    22 de February de 2008 às 17:55

    Olá Emmanuel,

    Na verdade os botões do momento para o blazer são justamente aqueles dourados e com brasão, que eu particularmente não gosto. É, se estes te apetecem, este é o momento. E podem ser cobertos sim, se assim preferir. Aliás, se vc está fazendo um, escolher os botões para dar o seu toque, pode ser uma boa opção. Além do que se tem uma coisa que dá pra mudar são justamente os botões.

    E sim, pode postar o link aqui, sem problema.

    XO

    Reply

  24. Emmanuel W. Martins disse:
    23 de February de 2008 às 03:14

    Muito obrigado, usarei os cobertos !!!

    Nestes sites há roupas de couro masculinas e femininas. Muitos fabricantes fazem e enviam pelos correios, depois de enviadas uma série de medidas. As trocas necessária ou ajustes são pagos pelo fabricante até que o cliente se sinta satisfeito.
    http://www.mcbenett.com.br
    http://www.stellablu.com.br
    http://www.megakouros.com.br
    http://www.rigon.com.br
    http://www.pratacouro.com.br

    Um grande abraço e muito obrigado,

    Emmanuel W. Martins

    Reply

  25. Danilo disse:
    28 de March de 2008 às 23:09

    Muito interessante o site! Seja quem for que está por trás de tudo isso, tem que receber os parabéns porque o site está maravilhoso!

    Eu sou uma espécie de menino moderno mostruosamente vaidoso, e isso não significa que sempre estou em um “bom estado”, sintetiza que o valor estético das roupas seguem para mim um significado bem peculirar.
    Alguns dias acho essencial sair com um “Mulambo Style”: moletom, calça jeans, barbudo e toca. Outros com uma calça jeans preta mais apertada, com uma bota por baixo, camisa social branca, cachecol preto, blazer de veludo cotelê e um belo chapéu cobrindo meus cabelos ondulados. Poderia citar muitas outras combinações que faço com o guarda roupas pobre que tenho. Não trabalho ainda, mas assim que começar a comprar minhas roupas….ah esse site vai ser muito frqüentado!
    Amei demais o site, roupas glamurosas e os textos impecáveis. Me inspirou bastante.

    Mas vamos ao que interessa. Eu estou escrevendo um conto e um personagem usa um blazer de veludo, em determinado momento, digitei as seguintes palavras “blazer veludo preto” no google, o fato é que o seu site apareceu. E o meu personagem também!

    Até agora estou chocado. O Garoto que aperece usando o balzer de veludo preto é simplesmente a projeção mental de meu personagem no seu site! As características físicas são idênticas. O estilo é perfeito.

    http://homensmodernos.files.wordpress.com/2007/08/velvet-blazer.jpg

    Não sei como seleciona as fotos que posta aqui no site, mas gostaria muito de saber a fonte que conseguiu essa foto, pois preciso de mais fotos desse modelo. Gostaria de seu nome…se puder me ajudar, ficaria grato.

    Muito obrigado.

    http://homensmodernos.files.wordpress.com/2007/08/velvet-blazer.jpg

    Reply

  26. Danilo disse:
    29 de March de 2008 às 00:43

    aliás..estou querendo um blazer de veludo cotelê preto!

    Reply

  27. Diandra disse:
    29 de March de 2008 às 16:10

    Olá Danilo,

    A foto em questão eu tirei do site da loja Neiman Marcus, mas ela é antiga, ou seja, de coleção passada. A coleção que está lá agora é outra. Mas vc pode experimentar e ver se ele ainda modela por lá ( http://www.neimanmarcus.com ). É só ir pra seção masculina.

    Boa sorte com o modelo e com o conto.

    XOXO

    Reply

  28. Francivaldo disse:
    12 de May de 2008 às 00:01

    Diandra
    Li o seu blog e achei muito interessante as diferenças entre paletó e blazer.
    Estou com uma dúvida, fui convidade para um casamento que se realizará a noite e gostaria da sua opinião sobre o que seria mais adequado usar um paletó, um blazer ou apenas camisa social?

    Reply

  29. Diandra disse:
    12 de May de 2008 às 20:49

    Olá Francivaldo,

    Só dá pra decidir o que vestir sabendo o traje pedido.

    XO

    Reply

  30. Francivaldo disse:
    13 de May de 2008 às 00:29

    Diandra
    O problema é que o convite não fala nada sobre o traje.
    e agora?????????????

    Reply

  31. Diandra disse:
    13 de May de 2008 às 21:38

    Francivaldo,

    Um casamento à noite geralmente pede terno com gravata, ou até permite um sem a gravata dependendo da formalidade. Agora, quando alguém não coloca o traje no convite fica difícil adivinhar já que pode tanto ser uma deixa pra usar o que quiser ou usar o traje que se deve usar para um casamento noturno. O melhor a fazer é perguntar pros noivos qual é o traje esperado.

    XO

    Reply

  32. Francivaldo disse:
    14 de May de 2008 às 00:28

    Diandra
    Obrigado pelas dicas.

    Reply

  33. Fernando disse:
    3 de June de 2008 às 19:45

    Parabéns pelo site
    Os paletós e blazers das fotos são muito bonitos.
    Você teria alguma dica de onde encontrar em São Paulo e a preços acessíveis?
    Obrigado

    Reply

  34. Diandra disse:
    3 de June de 2008 às 22:51

    Olá Fernando,

    Não sei o que vc considera preços acessíveis, mas em SP tem o Brás e o Bom Retiro, tem a Vila Romana onde talvez vc encontre algo. Mas eu não sou de SP.

    XO

    Reply

  35. Afonso Gonçalves de Sousa disse:
    12 de September de 2008 às 17:24

    Eu tenho um palito , só usei umas cincos vezes, e está novinho , mais faz um quatros anos, e foi carissimo.
    queria saber se ja saiu de modo.. marca Angelo Yestti Italy , cor preto tecido Hannoy., tres botões. queria saber se posso ir algumas festas de casamentos…Agradeço e parabenizo essa página..

    Reply

  36. Diandra disse:
    12 de September de 2008 às 19:52

    Olá Afonso,

    Sem ver não tem como eu saber. Mas o mais importante é o fit do terno. Este sim tem que estar nos trinques. Isso e ser ele o adequado para a sua silhueta.

    XO

    Reply

  37. Vicenzo disse:
    9 de December de 2008 às 01:34

    • Diandra disse:
      9 de December de 2008 às 09:14

      É o que parece, Vicenzo…

      Reply

  38. Vicenzo disse:
    9 de December de 2008 às 13:31

    O pior é estar escrito “da redação”…

    Acho que dá processo isso, hem… rs

    Bjs

    Reply

    • Diandra disse:
      9 de December de 2008 às 19:16

      Pois é, fazer o quê? Tem gente que não tem o menor simancol e acha que a internet é terra de ninguém… Eu particularmente não me incomodo que façam um copy and paste dos meus textos, desde que dêem o devido crédito.

      I will let them know…

      E obrigada por me avisar.

      XO

      Reply

  39. l disse:
    15 de December de 2008 às 16:34

    srisrisrisrisrsirsisrisrirsisrisrisrisrsrisrisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssuaruauarauararaurauaruaraurauauauhuhaharurheuheaurhrhureaurhauhuhupppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp

    Reply

  40. Pedro disse:
    23 de January de 2009 às 17:34

    Olá a todos,

    Gostária de tirar uma dúvida , que mesmo após dar uma boa pesquisada aqui e em outras sites não consegui tirar , quanto ao tipo de um paletó que eu vi.. ele tem um corte mais “slim fit” como vocês dizem … apenas 1 botão … o tecido é o tecido aparentemente convencional de um paletó , porém ele possui uma diferença ali no “V” dele … não sei o nome certo … ali onde fecha o botao e começa a abrir o paletó … todos aki que eu vi tem tipo um corte na altura do ombo ou um pouco mais pra cima ! Esse que eu vi não … ele é continuo sem essa “entradinha” no “V” , espero ter sido claro ! ahahaha

    Como chama esse tipo ? Esta na moda ? Acho que não né ?

    Reply

    • Diandra disse:
      23 de January de 2009 às 17:37

      Pedro,

      Eu não entendi lhufas.

      XO

      Reply

  41. Pedro disse:
    23 de January de 2009 às 17:53

    Aii, eu sou meio lerdo mesmo desculpe !!

    Tem a “gola” do paletó certo ? So que ela vai e “desce” ate os botoes formando o “V” quando o paletó esta fechado certo ?

    E no “V” do paletó tem aquelas “entradinhas” … esse que eu vi não tem !

    Tem algum jeito pra facilitar pra vc entender ? Acho q vou upar uma imagem explicando ! Oq acha ?

    Reply

  42. Pedro disse:
    23 de January de 2009 às 17:57

    Aqui oh :

    http://img232.imageshack.us/img232/9585/tasdaw7.jpg

    Ele NÂO possui essa “entradinha”

    Até parece um pouco com esse da foto msm o tipo , mas sem a “entradinha”

    Como é chamado esse tipo ? E qual a sua opnião sobre eles?

    Reply

    • Diandra disse:
      23 de January de 2009 às 18:07

      Pedro,

      Vc está falando da entradinha perto do ombro na lapela? Esta da foto é notch, a sem é xale e a pontuda é peak. A sem nada, a xale, é mais formal mais típica num smoking mas às vezes usada em ternos. Mas do tipo noturnos.

      XO

      Reply

  43. Pedro disse:
    23 de January de 2009 às 18:16

    Isso mesmo !!

    Muito obrigado !! Como você aconselha a utilizar ese tipo de paletó ? Ele tem o tecido normal … apenas essa diferença , ele é preto e sendo ainda desse tipo seria algo mais para a noite mesmo como você disse né ? Gravata nele qual o tipo que cai melhor ?

    Reply

    • Diandra disse:
      23 de January de 2009 às 18:31

      Pedro,

      Isso é só um detalhe de um terno. Não faço especificações além das que eu já falei sobre isso. E a gravata vai escalonar com a largura da lapela não com o tipo de.

      XO

      Reply

  44. Domênico disse:
    27 de January de 2009 às 00:51

    Saudações!

    Absolutamente esclarecedor esse teu texto!
    Sou um sujeito com 30 anos, que nunca deu muita preocupação pra moda, e estou tentando me atualizar…

    Essa matéria ficou fantástica, porque até mesmo um total ignorante em alfaiataria como eu consegue entender as diferenças descritas aqui.
    Muito grato por esse texto!

    Mas tenho uma pergunta: Tenho aqui um terno no estilo jaquetão azul marinho, com um botão prendendo o blazer de maneira “tradicional” (de dentro pra fora), e outro botão fazendo uma segurança, de fora pra dentro. Somente esses dois botões são fechados. E, além disso, os botões, assim como o próprio terno, são azuis-marinho, não dourados, ou com brazões ou mesmo forrados, como vi descritos no teu texto e nas postagens.

    Esse tipo de blazer tem uma classificação? Alias, é um blazer?

    Ah, sim: Eu costumo usá-lo com calças sociais pretas, e sempre com gravata. Na verdade, acho ele fabulosamente confortável…

    Agradecimentos antecipados!

    Reply

    • Diandra disse:
      27 de January de 2009 às 08:53

      Domêncio,

      Se vai usar solo pode chamá-lo de blazer.

      XO

      Reply

  45. rodrigo disse:
    20 de March de 2009 às 20:22

    paletó esportivo pode ser usado com camisa para fora da calça (no caso jeans)? E que tipo de camisa pode ser usada de tal forma? Pode ser usado com camiseta, fora ou dentro da calça? Desde já obrigado pelas dicas, vai me ajudar muito.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de March de 2009 às 21:14

      Rodrigo,

      Pode ser usado com camiseta, camisa, polo e pra fora ou por dentro das calças dependendo da intenção de dar um dress up ou down no look.

      XO

      Reply

  46. Marcos disse:
    3 de May de 2009 às 04:03

    Diandra,

    Entendi errado, ou voce diz no texto que um Blazer de algodão pode ser usado com calça social? Tomara que sim, pois adoraria as sextas-feiras ter a opção de combinar o Blazer com uma calça / sapato social quando eu precisar.

    Grato.

    Reply

  47. Nelson Fabris disse:
    27 de May de 2009 às 22:43

    A moda masculina está revigorada,moderna,bonita.E cada mais ficará com essa conotação jovemChega de trajes ou ternos absolutamente estruturados.Os homens modernos e aí não interessa a idade estão ditando as regras.Roupas mais agarradas ao corpo,paletós mais ajustados e mais curtos.Tecidos maravilhosos são lançados a todo momento.Os homens nos próximos anos estarão vestidos completamente diferentes e muito mais modernos.Quem viver verá.Nelson Fabris

    Reply

  48. Cláudio Alves disse:
    28 de May de 2009 às 22:39

    Olá Diandra,
    Eu posso usar blazer com gravata?

    Reply

  49. Marcio disse:
    13 de June de 2009 às 05:57

    Gostei do que escreveu, mas, nao poderia sair sem deixar meu protesto a essa maldita letrinha miseravel, que me fez ficar mais cego do que ja sou! PQP, almenta isso ai amigo! ta loco! Abraço! rs

    Reply

  50. Ricardo disse:
    22 de June de 2009 às 17:05

    Olá Diandra… Acabei de comprar um blazer de algodão preto e um de veludo marrom. Nunca tinha usado essa peça antes e o teu blog foi o que me motivou à isso! Bem, gostaria de saber como eu posso usar um blazer, para obter um look totalmente informal (tenho 22 anos), para ir em uma balada/pub. Aliás, posso usar ele em tais eventos? Talvez o blazer preto, com uma calça jeans escura e tênis? Posso usar com camisas com a seta pra fora? Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de June de 2009 às 20:10

      Ricardo,

      Basta usar com jeans ou chino e uma camiseta ou camisa plus tênis and you are ready to go casual. E pode usar com camiseta por fora desde que ela não ultrapasse o limite do blazer, se bem que o momento até permitiria essa.

      XO

      Reply

  51. Johnny G Hernandez disse:
    5 de July de 2009 às 03:34

    Diandra:
    Tenho um blazer de tecido preto, cruzado, com dois botões na horizontal, um que abotoa por fora e o outro por dentro com seu correspondente que apararece por fora. Estou convidado para um casamento e queria usar este blazer com uma calça cinza grisalho, camisa social cinza e gravata com listras obliquas em vermelho, azul claro e cinza. Tenho duas filhas, uma delas achou um absurdo, a outra adorou. O problema esta no blazer, de não poder usa-lo terei que comprar ou alugar um paleto. Qual é a sua opinião?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de July de 2009 às 15:51

      Johnny,

      Se o traje pedido for somente passeio poderia, se for passeio completo, então é pra usar um terno.

      XO

      Reply

  52. Thom disse:
    19 de August de 2009 às 14:27

    Olá, Diandra!

    Vou a dois eventos. O primeiro é o lançamento de um livro de que sou coautor, terá premiação entre os autores. O segundo evento é uma tarde de autógrafos do mesmo livro.

    Pensei em talvez usar um blazer cinza escuro que tenho, mas é de veludo e o tempo ultimamente tem sido de temperatura alta. Não tenho outro. Seria possível usar um paletó liso ou risca de giz com camiseta/camisa, jeans e sapato/sapatenis sem perder a elegância, ou necessariamente precisarei de um outro blazer?

    Outra pergunta é o que posso mudar no look, já que os eventos são em dias consecutivos e não quero usar a mesma montagem?

    Agradeço desde já.
    Abraços!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de August de 2009 às 16:41

      Thom,

      Basta usar camisa de uma cor num dia e camisa de outra cor num outro, ou incluir uma gravata nela num dos dias. Ou usar camiseta ou polo num outro dia.

      E pode usar o paletó desde que seja um com o fit em dia.

      XO

      Reply

  53. Paulo disse:
    22 de August de 2009 às 14:02

    Cara Diandra,

    O que você me diz usar uma calça social ou de terno escura com um paletó mais claro. É elegante ou não?

    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de August de 2009 às 16:06

      Paulo,

      É uma possibilidade sim que pode ficar elegante.

      XO

      Reply

  54. José disse:
    1 de September de 2009 às 23:48

    tenho uma formatura de um amigo q cursa direito e to pensando em ir com um blazer preto, jeans, camisa social e um sapato social preto… da pra usar isso neste evento ou vc recomendaria outro estilo !?

    Obrigado, abs.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de September de 2009 às 11:55

      José,

      Vc tem que saber o traje pedido pra ocasião pra saber se o look proposto é possível ou não.

      XO

      Reply

  55. marcio disse:
    8 de September de 2009 às 14:21

    Sem nenhum interesse por trás disso, mas sua amizade é fundamental pro meu marketing pessoal (lol).
    retorne pro mei email se vc presta assessoria.

    Reply

  56. José disse:
    9 de September de 2009 às 02:13

    olha… vou como um mero convidado, não mencionaram nada sobre traje, e ai, será que dá certo !?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de September de 2009 às 14:07

      José,

      Se não mencionaram, é sempre bom perguntar se há ou não traje exigido. Se for um come as you wish, aí pode.

      XO

      Reply

  57. José disse:
    10 de September de 2009 às 03:14

    Ok, vou procurar saber melhor sobre isso.

    Muito obrigado pela informação. :)

    Abs.

    P.S.: excelente blog… entrei aqui por acaso e virei um fiel leitor. Parabéns pelo conteúdo.

    Reply

  58. Vitor disse:
    12 de September de 2009 às 04:42

    Diandra,
    Vou a um evento noturno em que o traje é casual e gostaria de usar um blazer bege claro, mas me disseram que blazer claro não deve ser usado à noite, apenas cores escuras como azul marinho, cinza ou preto. É verdade isso? Também gostaria de saber se é melhor um blazer com dois botões ou três.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de September de 2009 às 15:34

      Vitor,

      Isso tem mais a ver com situações formais e não casuais/informais. Na dúvida, se pende pra um ou outro, aí é sempre mais seguro usar um escuro.

      XO

      Reply

  59. Carlos Cadicada disse:
    27 de September de 2009 às 22:11

    Muito grato pois me tirou muitas duvidas e me acrescentou informações que usarei……Obrigado………………….

    Reply

  60. Fabio disse:
    19 de February de 2010 às 20:48

    Parabéns pelo site. Foi de grande ajuda

    abraço

    Reply

  61. geovane disse:
    10 de March de 2010 às 02:24

    ola tudo bem gostaria muito de saber de vc se eu for usar uma calça jens com risca de giz com um blazer preto liso combina ou fica algo meio brega e se posso far esta conbinação com uma camisa clara na cor roxa bem clarinha com uma grava com detalhes roxo e preto com uns tons claro.
    como ficaria este estilo eu iria estar cafona ou não ha e se posso usar uma camiseta gola apolo com a mesma calça de risca de giz.

    um grande abraço e muito obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      10 de March de 2010 às 11:50

      Geovane,

      Não acho este um bom combo. Melhor seria o contrário risca no blazer e calça lisa. O resto, pode ser.

      XO

      Reply

  62. Renata disse:
    25 de May de 2010 às 13:30

    Diana
    Meu marido é palestrante convidado em evento no Congresso em Brasília. Ele quer ir de paletó, camisa social, gravata e jeans. É possivel, não sabemos as regras? Qual seria a cor do jeans (claro ou escuro ) sendo o paletó é azul marinho? E o calçado? Me oriente com combinações possiveis.
    Muito obridada.

    Reply

  63. Renata disse:
    25 de May de 2010 às 13:32

    Diandra
    Desculpe digitei seu nome errado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de May de 2010 às 18:46

      Renata,

      Poder, pode se for uma palestra casual. Se for uma super formal aí um terno com gravata é a pedida certa. Mas se não for…

      Sapato de amarrar de couro preto ou marrom e um jeans azul escuro e sem descolorações ou rasgos é sempre a melhor pedida.

      XO

      Reply

  64. Renata disse:
    26 de May de 2010 às 01:41

    Apesar de ser um assunto importante (sobre saúde) a palestra será mais casual. Ele queria ir com jeans claro , eu achava que o jeans escuro seria mais discreto , por isso procurei ajuda de quem entende (é difícil convencer meu marido quando o assunto é roupa, ele não liga muito pra isso).

    Vai ficar legal, o jeans é escuro sem descoloraçoes, só falta convence-lo a ir de sapato e não de sapatênis (a coisa é difícil, ele gosta de ficar a vontade).

    Muito obrigada, tive muita sorte de encontrar essa matéria, e alguém para tirar essas dúvidas, assim ele não teima muito… :)

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de May de 2010 às 02:03

      Renata,

      Melhor é um sapato de couro de amarrar ou um mocassim de couro. Se ele ainda sim decidir pelo tênis que seja um preto ou marinho escuro tinindo.

      XO

      Reply

  65. Lucas Alvin de Moraes e Pinto Sodré III disse:
    10 de June de 2010 às 18:16

    Ola gostei do blog, atualmente prefiro um blazer de veludo usa com jeans e berbuda crgo fica mt legal mesmo abraços

    Reply

  66. Rogério Andrade disse:
    29 de June de 2010 às 21:21

    Isso quer dizer que se eu quiser usar o meu terno com uma calça diferente, ou jeans e com uma camisa sem gravata, ou de malha por dentro eu tenho um blazer, ou um paletó esportivo?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de June de 2010 às 21:24

      Rogério,

      Teria um blazer. Mas se quiser chamar de paletó, pode tb. Só que não é o esportivo per se.

      XO

      Reply

  67. edna narcizo disse:
    10 de August de 2010 às 15:44

    Ola meu esposo esta se formando nesta sexta feira e queria saber se um blazer de veludo ficaria bem com gravata e com calça social que não seja de veludo.
    Obrigada desde ja bjusss

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      10 de August de 2010 às 15:53

      Edna,

      Poder pode, mas se ele está se formando seria bom usar um terno.

      XO

      Reply

  68. Pingback: O FlashBack de Hoje Vai Para… Papinhos Sobre Paletós, Afins e Calças « Homens Modernos

  69. sivonildo gonçalves pinto disse:
    2 de December de 2010 às 15:56

    Simplismente achei o máximo.

    Reply

  70. Pingback: FlashBack: Diferença Entre Blazer, Paletó e Paletó Esportivo « Homens Modernos

  71. costa disse:
    7 de April de 2011 às 13:10

    poxa me ajudou bastante, nao sabia a diferença entre um e o outro.

    Reply

  72. Toni disse:
    28 de May de 2011 às 15:19

    Boa tarde ótimo post! Eu sou fotografo e geralmente uso terno mais formal. Só que sinto falta desse look mais casual para alguns eventos menos formais. Ai estou com algumas duvidas: posso usar jeans? Tenho um bom jeans da zara mais slim fit de strech que acho q ficaria bom. Outra duvida é se uso sapato ou sapatenis?
    Agora vai a ultima, eu tenho um terno Boss que não vinha usando mais pois a calca dele estava desconfortável em eventos que fotografava. Só que a parte de cima dele esta bem legal de risca de giz mas estava uns três cm comprido e mandei ajustar para ficar um pouco mais curto. Pode usar essa parte de cima com uma calca e camisa social com sapatenis? Espero que consiga me ajudar muito obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de May de 2011 às 17:31

      Toni,

      Depende do informal. Pra casamento eu não acho uma boa. Já pra outras ocasiões informais até poderia ser desde que o jeans seja escuro (preto ou azul) sem descolorações. E sapato é sempre melhor do que sapatênis.

      XO

      Reply

  73. Reinaldo Santos disse:
    2 de August de 2011 às 11:38

    Muito bom esse blog, me salvou hoje antes de sair pro trabalho, hehehehe. Tenho 22 anos e tirei a dúvida do blazer e paletó… Já ia “mal” vestido trabalhar, hehehehe.

    Reply

  74. Marcus Vinicius disse:
    12 de September de 2011 às 13:37

    Olá,

    Queria te fazer uma pergunta, ou melhor, lhe pedir uma ajuda.
    Estou querendo usar um esporte fino no casamento de um amigo meu.
    Estava pensando numa calça jeans escura, com a blusa social e um blazer por cima.
    Acha que fica bom? Aceito sugestões.
    Fico um pouco com receio, pois sou magro e alto, nao quero parecer “estranho”.

    Obg até entao.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de September de 2011 às 13:10

      Marcus,

      Mas o traje pede esporte fino? Se for, pode.

      XO

      Reply

  75. Marcus Vinicius disse:
    15 de September de 2011 às 12:20

    Olá Diandra,

    O traje pede esporte fino sim,
    obrigado pela resposta ;)

    Mas só queria especificar mais uma coisinha sem querer abusar da sua boa vontade, rs.
    Nesse traje eu posso usar a blusa social por cima da calça? E outra coisa, fica legal um blazer bege com a calça jeans escura? Estava pensando também em uma blusa social lilás ou roxa, o que voce acha?

    Obrigado até então, depois dessa matéria, sou leitor diário ;)

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de September de 2011 às 14:48

      Marcus,

      Melhor não (pra camisa por fora da calça). Fica informal demais. O resto pode.

      XO

      Reply

  76. Lucas Rocha disse:
    6 de December de 2011 às 23:50

    Nossa, você foi uma luz na minha vida.
    Tipo tenho uma formatura no dia 15/12/11 e não sabia como ir. Estava em dúvida entre camisa social branca com blazer e camisa social branca com colete. Eu acho que o blazer é mais meu estilo, sou bem discreto. Pensei em ir com uma calça jeans de lavagem escura e um sapatenis também escuro pensei em um marrom. A formatura será ao anoitecer e é de um curso quase técnico do SENAI. O que você acha da minha escolha?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de December de 2011 às 19:32

      Lucas,

      Vai depender do traje pedido. Se for esporte fino/passeio pode.

      XO

      Reply

  77. Vinicius disse:
    12 de December de 2011 às 15:29

    Olá Diandra!

    Tem um casamento do meu primo que será a noite. Comprei um blazer xadrez cinza (um xadrez quase irreparável). E comprei para usar mesmo com um Jeans.
    A minha dúvida é, usar uma camisa social por baixo com um sapatênis ou uma camisa de malha com o sapatênis?

    Reply

  78. Murilo disse:
    30 de December de 2011 às 19:01

    oi moça! pesquisei no Google agora e o seu site foi o primeiro que veio.. como a explicação está muito boa, nem vou ler os outros ( deixei as abas abertas, fechando… ) !

    obrigado pelas dicas e boas festas !

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de December de 2011 às 19:02

      Murilo,

      Brigada. É sempre bom saber destas coisas.

      Boas entradas pra vc tb!

      XO

      Reply

  79. Leandro disse:
    4 de January de 2012 às 22:59

    Olá, Diandra. Parabéns pelo blog!

    Fui convidado para uma formatura que acontecerá no fim do mês. Tenho um lifestyle (inclusive profissional) que nunca me exigiu esse tipo de traje, então beiro os 25 anos inexperiente na questão. Mas me deparei com uma situação: A FORMATURA DE FACULDADE DA NAMORADA.

    O convite pede “social completo” aos convidados, mas, sinceramente? Se eu adquirisse um paletó+calça, não tenho dúvidas de que o paletó ficaria encostado pelo resto da vida. Considero então comprar um blazer avulso e combiná-lo com uma calça social que case – até porque a calça é barata, e se é para gastar R$200 numa peça de roupa em minhas atuais condições, prefiro que seja uma peça que saiba que irei aproveitar em outras situações. Alugar está fora de cogitação, também pelos valores praticados acabarem sendo nessa média… e eu ainda gastaria com ajustes.

    A pergunta: isso é TERMINANTEMENTE PROIBIDO? Pelo que andei experimentando, senti que o blazer fica tão “social” com calça social, camisa e gravata quanto ficaria um costume… entendo as diferenças dos dois, mas gostaria de saber se subverter essas convenções à favor da própria conveniência é realmente uma quebra de estilo tão grave.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de January de 2012 às 12:02

      Leandro,

      Se casar direitinho, pode até ser. E use com gravata.

      XO

      Reply

  80. Tiago Lima disse:
    15 de February de 2012 às 13:01

    bom…eu fui convidado para ser principe de uma festa de 15 anos da minha amiga,porem não sei que roupa usar…ela me indicou usar o traje passeio completo,me ajuda…que roupa eu visto.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de February de 2012 às 14:09

      Tiago,

      Terno escuro, camisa branca e gravata lisa na cor que quiser.

      XO

      Reply

      • Tiago Lima disse:
        16 de February de 2012 às 13:16

        eu poderia usar um blazer? e a gravata pode combinar com a cor do vestido dela?

        Reply

        • Diandra Fernandes disse:
          16 de February de 2012 às 14:22

          Tiago,

          Sim.

          XO

          Reply

          • Tiago Lima disse:
            16 de February de 2012 às 14:47

            então eu poderia ir com a combinação…uma calça social preta,um blazer preto,uma camisa de manga longa branca e uma gravata de listra rosa?
            obrigado por me ajudar…


          • Diandra Fernandes disse:
            16 de February de 2012 às 22:39

            Tiago,

            Pode.

            XO


  81. Pedro disse:
    18 de February de 2012 às 14:31

    Olá, muito úteis suas dicas, muito obrigado desde já! Tenho uma dúviada: tenho um terno e gostaria de saber o seguinte: Tenho uma formatura para ir e, desse terno, gostaria de usar somente o paletó em uma combinaçao tipo dessa foto: A pergunta é: poderia? O paletó, por fazer parte do conjunto do terno ficará muito diferente de um blazer ou teria a mesma funçao? obrigado desde já!

    foto: http://lh3.ggpht.com/_2Nkv8L7WmR0/SQoKTrs6TsI/AAAAAAAACEg/lM3iSdzFzvY/Roupa_Artigo%2028.jpg ?

    Reply

    • Pedro disse:
      18 de February de 2012 às 14:32

      E caso a combinaçao de paletó e camisa fique legal, seguindo essas cores da foto… que tom de calça ficaria bom? Um cinza , estilo o fundo do site ficaria legal, com um sapato preto?

      Reply

      • Diandra Fernandes disse:
        26 de February de 2012 às 16:51

        Pedro,

        Pode ser.

        XO

        Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de February de 2012 às 16:50

      Pedro,

      Tem que saber o traje pedido. Se for passeio completo, terno é o traje adequado. Se for passeio/esporte fino, até poderia usar o que propôs.

      XO

      Reply

  82. Torres disse:
    3 de May de 2012 às 17:25

    Olá, muito boa as dicas, diga-se de passagem….
    A minha dúvida é a seguinte, gostaria de saber se posso usar um paletó social com camisa, calça jeans e tênis ou sapato…ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

    Obrigado….

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de May de 2012 às 13:22

      Torres,

      Pode.

      XO

      Reply

  83. Raphael disse:
    10 de May de 2012 às 23:28

    Adorei o post!
    gostaria de saber quais os melhores tecidos para um blazer bem informal…

    obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de May de 2012 às 22:47

      Raphael,

      Algodão, linho, anarruga…

      XO

      Reply

  84. claudio disse:
    24 de May de 2012 às 13:55

    comprei um blazer preto tamanho G, porem as mangas passaram um pouco do osso do punho, a pergunta é:
    devo trocar por um tamanho M, ou posso fazer um ajuster nas mangas?
    obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      24 de May de 2012 às 15:03

      Claudio,

      Se for só aí o problema, pode fazer ajuste.

      XO

      Reply

  85. André disse:
    31 de July de 2012 às 17:55

    Olá, tem paletós que tem um corte na parte traseira, bem no centro da parte inferior, e outros tem dois cortes, um em cada lado. Qual a diferença?
    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de July de 2012 às 18:33

      André,

      Preferência ou uma escolha silhueta-wise.

      XO

      Reply

  86. Luis disse:
    16 de September de 2012 às 15:15

    Blazer veludo marrom, calça social, camisa social clara e uma gravata lisa, para um evento lançamento empresarial, serei o anfitrião, é legal ? veludo no verão fica legal?
    Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de September de 2012 às 20:22

      Luis,

      Pode ser usado.

      XO

      Reply

  87. eliton disse:
    13 de December de 2012 às 02:05

    comprei um blazer preto em veludo, combina usar com calça social e gravata?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de December de 2012 às 11:57

      Eliton,

      Sim.

      XO

      Reply

  88. Jose Augusto disse:
    3 de July de 2013 às 11:24

    Oi Diandra, tudo bem?
    Gostaria de saber se posso usar uma calca social branca com um blazer preto com risca de giz fina para um casamento.
    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      3 de July de 2013 às 16:35

      José,

      Só se for traje esporte fino ou passeio. Se for passeio completo ou social não.

      XO

      Reply

  89. rodrigo disse:
    27 de July de 2013 às 23:05

    posso usar blazer de veludo (2 botoes) com camisa branca e gravata vinho e jeans preto??? num jantar de formatura à noite.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de July de 2013 às 15:50

      Rodrigo,

      Se for traje passeio ou esporte fino, pode sim.

      XO

      Reply

  90. marcelo disse:
    25 de March de 2014 às 14:14

    Olá, adorei as dicas, ah tenho uma dúvida, mesmo quando tem aquelas ombreiras, é blazer?? bom eu quero um blazer bem casual, pra shopping, balada, cinemas etc, qual é o melhor modelo para se ter? ah e eu tenho um cinza claro com ombreiras, fica legal com calça jeans e camiseta? brigadão!!abraçoss

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de March de 2014 às 17:21

      Marcelo,

      Pode ser sim. Geralmente se chama de blazer todo paletó sem calça acompanhando. Pelo menos por aqui é assim. Pode usar. Um blazer marinho é uma boa opção Ou cinza.

      XO

      Reply

  91. marcelo disse:
    28 de March de 2014 às 12:46

    Obrigado pelas dicas!!

    Reply

  92. Rui Soares disse:
    20 de August de 2014 às 19:21

    Olá, tenho um terno( não gosto muito! kkk) mais para claro e sempre o usei( em ocasiões que o pediam) com uma camiseta fina, preta, por que vi em um site Inglês…hoje meus filhos me censuraram, disseram que não combina mais…será? fiquei em dúvida. porque todos elogiaram a minha elegância..que tal, qual a sua opinião? Beijão!

    Reply


Deixe seu comentário