Como transformar 15 peças em mais de 200 looks!


25/08/07
Na(s) categoria(s): Anote Essa!, Etiqueta e Boas Maneiras, O Que e Como Usar | Postado por Diandra Fernandes às 15:09

Olha, eu já escrevi a respeito disto aqui. Mas enfim, repetirei e aproveitarei para acrescentar algumas coisinhas sobre o que um padrinho deve vestir.

Primeiro: quando se aceita ser padrinho, automaticamente você concorda com as regras do jogo: terá que se vestir como os noivos determinarem e não como você bem quiser. E nem eu tenho voz ativa nesta questão. Quem decide sobre isto são os noivos. Se eles resolverem padronizar, padronizado você estará. Ou se derem alguma “sugestão”, siga à risca. Sem choramingos.

Desta maneira, vocês sempre devem “adressar” as suas questões em relação ao que vestir primeira e segundamente aos noivos. Se ficar decido um determinado outfit… use e pronto. Casamento não é lugar para “invencionismos” e nem para dar o tom da sua personalidade não. Se não quiser seguir as regras do jogo, simples: não aceite ser padrinho, oras. Você não tem obrigação nenhuma de ser padrinho de ninguém. Nem do seu melhor amigo no universo. Recuse, pois se está pensando em inventar justamente nesta hora, estará fazendo de fato um grande favor recusando o convite. Aceitá-lo seria “amiguice” da onça.

Bom, se por um outro lado não houver estipulação de roupa a ser usada, nem padronização nem nada, não se sinta livre para fazer e usar o que bem quiser não. Há regras ainda a serem seguidas: a famosa regra do bom senso e do respeito pela ocasião, conhece? Pois então, em casamentos, normalmente padrinhos devem usar ternos. De manhã e cedo à tardinha ternos claros até poderiam ser usados. Já um terno escuro de padrão liso pode ser usado tanto pela manhã como à tarde e claro à noite, sendo fim de tarde e noite mandatório o uso de terno escuro de padrão liso. Cinza, marinho ou preto. Escolha o seu. Se quiser e a temperatura permitir (ou pedir) pode até usar um colete.

Classic and elegantUm padrinho diurno e elegante

Agora, em todos os casos, recomendo sempre que use camisa branca e uma gravata lisa (ou com no máximo duas cores e bem do tipo festa e não business, porém discreta) na cor que preferir, ou se quiser, no tom do vestido da madrinha que o acompanhará. Não acho que camisas escuras ou mesmo clarinhas do tipo azul, amarela e rosa fiquem bem para a ocasião. As escuras fecham e entristecem demais o altar e as clarinhas podem ficar muito business-like para tal. Elas meio que quebram um pouco a solenidade do evento.

Portanto, fique com a branca. Sempre. Aí não terá dores de cabeça. E não adianta me perguntar ou pedir outras sugestões, pois não darei. Padrinho deve ser discreto, elegante e, sobretudo um coadjuvante. E para mim não há nada mais adequado do que um bom uniforme de padrinho. Deixe o noivo se destacar. A noite ou o dia é dele, não seu.

E isso vale também para uma cerimônia somente no civil, no cartório. Se o noivo for de terno, se for de dia, pode usar um claro, ou se for mais à tardinha, pode usar um médio ou escuro. Se for algo menos formal, pergunte ao noivo o que ele usará e siga pelo mesmo caminho.

Aliás, se quiser saber, terno para casamento é sempre bem-vindo: tanto para padrinhos como para convidados. E se for mais informal a cerimônia, convidados podem até ir sem a gravata. Já o padrinho não deveria.

Agora, se for um casamento não convencional, do tipo na praia e tal, pergunte ao noivo o que ele usará. Se não tiver um look de padrinho estipulado, se vista no mesmo espírito do noivo. Por exemplo, se o noivo decidir usar uma calça e camisa na cor branca, use uma calça bege ou azul marinho e uma camisa branca. Nunca, no entanto se vista mais do que o noivo. Ou use algo na linha ou um pouco abaixo dele, mas só um pouco mesmo como seria o caso de usar terno quando o noivo optar por fraque ou smoking. Por isso é importante perguntar e discutir com ele – o noivo - o que usar. E não comigo.

Bom, mas enfim, só para constar: se ele for de terno, fraque, smoking, dinner jacket ou qualquer roupa formal, é terno com gravata no mínimo para o padrinho.

E se for algo mais informal e inusitado ainda como uma cerimônia à fantasia? Bom, se o noivo for de Batman, vá (mesmo!) de Robin, oras. Aliás, é mais ou menos este o espírito da coisa, seja uma festa à fantasia ou tradicionalíssima. Deu pra sacar?

Em qualquer dos casos, discuta sempre com os noivos o que usar, não comigo. E uma vez decidido o que você vai usar, pergunte a eles se está de bom tom, de acordo com o que eles tinham em mente e sonharam para a ocasião.

E não compliquem, simplifiquem!

E chega de papo sobre padrinhos!

Leia também: Tudo o que você deveria saber sobre ternos





155 dudes comentaram nesse post:

  1. Leo Santos disse:
    26 de September de 2007 às 11:41

    Meu, D’u!!! Este Site cai do Céu!!

    Muito ótimas as dicas. Agora um problema:
    Tenho uma formatura para ir e pretendo usar um terno preto, mas não sei como comprar um que caia bem.
    Sou baixo e magro, qual a dica?

    Grato

    Reply

  2. Diandra disse:
    26 de September de 2007 às 12:29

    Olá Leo,

    Eu já falei em detalhes num post como um terno deveria ficar no corpo de todos. É só vc pesquisar ternos aqui no meu blog e voilá, saberá!

    XO

    Reply

  3. anac07 disse:
    18 de October de 2007 às 18:06

    Olá Diandra

    Fomos convidado, para padrinhos de casamento.
    Não houve exigência nenhuma dos noivos quero tirar uma dúvida.
    O terno é escuro e de giz; qual a cor da camisa correta??Branca ou azul com listas
    Obrigada

    Reply

  4. Diandra disse:
    19 de October de 2007 às 19:27

    Olá Anac07,

    Branca é a melhor opção sempre para o padrinho.

    XO

    Reply

  5. Marcelo disse:
    5 de November de 2007 às 16:02

    Dear Didrie,

    Sou um bestman-to-be e ja cumpri com meu dever seguindo estritamente suas dicas sobre vestimentas. Já o noivo também fez a opçao de ir com um belo terno preto com colete e camisa branca. Duvidas: Qual a gravata mais incadicada para ele? Como dar uma diferenciada nele (o lance do cravo já serve)? Em caso positivo, a cor do cravo e da gravata devem combinar?

    Obrigado e no aguardo de seus good advices.

    Reply

  6. Diandra disse:
    5 de November de 2007 às 16:55

    Olá Marcelo,

    Quem tem que decidir estas coisas são o noivo e a noiva e não vc e eu.

    XO

    Reply

  7. Marcelo disse:
    8 de November de 2007 às 20:08

    Didrie,

    Nunca passou pela minha cabeça tomar esta decisao por eles. Só perguntei para voce pois ele (o noivo) perguntou para mim.

    Thanks anyway.

    Reply

  8. Diandra disse:
    9 de November de 2007 às 13:17

    Marcelo,

    Eu não estava te passando pito não. É que esta é uma decisão que tem vir da noiva e do noivo. E nesta história há várias opções de diferenciações ou não. Fica a critério e diria até, questão de sonho deles, usá-las ou não.

    XO

    Reply

  9. Pingback: Um papo rapidinho sobre trajes para noivos « Homens Modernos

  10. Diego disse:
    26 de March de 2009 às 19:20

    oi! Fui convidado a ser padrinho de casamento, a gravata tem que combinar com o vestido da madrinha, que é prata!
    pretendo usar um terno preto e uma camisa branca!
    tire mh duvida Por Favor…
    sera q vai ficar lega com a gravata prata?

    Reply

  11. Diego disse:
    27 de March de 2009 às 15:29

    vlw diandra..abrçs…

    Reply

  12. Eduardo Marques disse:
    25 de August de 2009 às 05:54

    Olá…

    Vou ser padrinho e vou seguir a risca as sua dicas, que são ótimas… A madrinha vestirá vestido roxo (cor de uva) e eu terno preto, camisa branca e lógico, gravata da cor do vestido, conforme mencionado…Lendo sua matéria me surgiu uma dúvida… Qual deve ser a cor do lenço do paletó ? Sapatos com cardaço ou sem !!!

    Duas perguntas básicas que creio que passaram desapercebido para um novato como eu…

    Abraços e Parabéns…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de August de 2009 às 13:17

      Eduardo,

      Vc não precisa usar gravata na cor do vestido da sua acompanhante. Ou seja, não é obrigatório, só uma opção. Com cadarço e o lenço ode ser num tom de roxo diferente da gravata ou branco.

      XO

      Reply

  13. Eduardo Marques disse:
    26 de August de 2009 às 06:58

    Muito Obrigado pela dica…

    Vc é Ótima… e sabe disso…

    bjos e T +++

    PS: Virei seu Fan !!! srsrsrs

    Reply

  14. Ryce disse:
    31 de August de 2009 às 04:31

    Oi Diandra,

    Muito bom o seu blog!! Parabéns!!!

    Orgulhando a nossa cidade maravilhosa

    Vou ser padrinho de um casamento. Dom 06/09 19hs Nao tem muito dress code nao…
    Devo ir co um terno cinza que eu tenho muito bonito e camisa branco conforme vc diz.
    Sapatp preto de cadarço correto?

    Queria usar uma slim tie preta ou cinza … procede?

    Onde eu acho aqui no rj? Zara?

    tks in advance

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de August de 2009 às 11:42

      Pode ser qualquer uma das duas, Ryce. Pode ter na Zara e na Casa Alberto às vezes tem tb.

      XO

      Reply

  15. Felipe Ferreira disse:
    5 de October de 2009 às 16:52

    Diandra, parabéns pelo site, muito bom mesmo. Eu tinha deixado um comentaria a respeito disse, em outro link, mas agora eu entendi porque foi apagado anteriormente, eu não tinha lido as “regrinhas”. Obrigado pela ajuda.

    Reply

  16. Suelen disse:
    21 de January de 2010 às 19:24

    Diandra, os padrinhos podem estar com o mesmo traje do noivo? Os padrinhos podem vestir colete? obrigada.

    Reply

  17. danielguichard disse:
    22 de January de 2010 às 17:33

    Ah! Coisa boa viver e perceber que os teus dilemas não são únicos, que muitos já lidaram com eles.
    Fui convidado, essa semana, para ser padrinho no casamento de minha prima. Estava em dúvida entre uma camiseta azul/rosa clara ou branca; definitivamente, aquela inquietação não paira mais sobre mim.

    Merci, Diandra.

    Reply

  18. thiago disse:
    25 de January de 2010 às 22:03

    Oi Di, gostaria de tirar minha duvida, vou ser padrinho de casamento gostaria de saber se tem algum problema eu ir de sapato social sem cardaço?pois estarei indo de terno!
    Obrigado fico no aguardo…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de January de 2010 às 13:15

      Thiago,

      Se o sapato for de couro com solado de couro e social, não tem problema.

      XO

      Reply

  19. thiago disse:
    27 de January de 2010 às 22:59

    Obrigado di..

    Reply

  20. Wander disse:
    19 de February de 2010 às 13:47

    Uma dúvida. No caso de padrinhos, caberia uns tipos de gravatas com umas pequenas pedras brinhantes, que estão surgindo em algumas lojas?

    Reply

  21. Alcides disse:
    25 de March de 2010 às 12:53

    Olá Drianda. Show o seu blog.
    Seguinte. Sou padrinho. Casamento à noite. Posso usar um terno cinza escuro com riscas bordô (YSL)? Desconfio que vc vai recomendar um preto, mas… Outra coisa, posso usar camisa com abotoadura ou devo usar a tradicional, com botão? Uma ou outra, vai ser branca. Detalhe, eu não tenho intimidade com o noivo e a noiva não fez restrições. Obrigado.

    Reply

  22. thiago disse:
    5 de April de 2010 às 18:27

    Olá DI

    Fui convidado para ser padrinho de casamento, e surge a dúvida. tenho um terno preto com riscas de giz bem discretas e gostaria de saber qual a gravata e a camisa adequada para a ocasião? ah, tem que ser da mesma cor do vestido da madrinha?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      6 de April de 2010 às 18:03

      Thiago,

      camisa branca e gravata lisa na cor que quiser.

      XO

      Reply

  23. thiago disse:
    7 de April de 2010 às 16:30

    DI, antes de mais nada quero agradecer pelas dicas e te fazer mais uma perguntinha. com relação ao terno de risca de giz, que sapato usar?
    tenho um bem social do bico quadrado. pode ser?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de April de 2010 às 16:45

      Thiago,

      Se o bico quadrado for afilado, pode.

      XO

      Reply

  24. thiago disse:
    12 de April de 2010 às 19:34

    Di
    minha esposa (a madrinha) vai com um vestido lilás claro. devo combinar a gravata com o vestido dela?
    fica bem eu usar um lenço da cor da gravata?

    Reply

  25. thiago disse:
    12 de April de 2010 às 19:35

    ou melhor sem lenço?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de April de 2010 às 19:58

      Thiago,

      Pode usar lenço desde que ele não seja na cor da gravata. Parzinho de jarros de lenço com gravata não rola. Não precisa nem combinar e nem coordenar outfit com a sua companheira. Agora, se quiser, pode tb.

      XO

      Reply

  26. thiago disse:
    12 de April de 2010 às 19:47

    Di
    gravata de seda italiana com lenço ( vermelho de preferencia ) é exagero ou vai bem com terno de risca de giz e uma camisa branca.?
    Serei padrinho…

    Reply

  27. Emerson disse:
    5 de June de 2010 às 07:54

    Vou a um casamento de terno grafite escuro modelo ingles, camisa branca e gravata vermelha, pretendo usar um lenço no bolso, nao sou padrinho, será que posso usar o lenço?? e qual seria a cor ideal do referido lenço???

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de June de 2010 às 23:27

      Emerson,

      Claro que pode. Branco, prata, cinza.

      XO

      Reply

  28. wender disse:
    24 de June de 2010 às 14:38

    Vou ser padrinho de um casamento as dez horas da manhã e pretendo ir com terno com risca de giz e com camisa rosa bem clarinho e gravata vermelha acha que fica bom?

    Reply

  29. Lilian disse:
    12 de July de 2010 às 23:47

    ola,vou ser madrinha de um casamento o meu vestido e no tom de azul escuro e o meu marido quer ir com um terno azul marinho fica bom?

    Reply

  30. Sant disse:
    17 de August de 2010 às 04:04

    Primeiramente, parabéns pelo blog! É fabuloso.
    Caso possas…
    Questão de ética ou vaidade?
    Casamento diurno (após 16h) onde o noivo pede aos padrinhos terno sem gravata ou calça e blazer de tons próximos. Pede ainda preferência por cores claras, entretanto proíbe marfim, bege, gelo e branco alegando que usará um desses tons. A meu ver restou cinza claro.
    Alguns dos outros cinco padrinhos provavelmente devem optar por essa cor e como tenho um terno marinho risca-de-giz de bom corte, pensei em usá-lo com camisa e lenço brancos. Corro risco de contrariar a orientação e/ou simplesmente errar no tom?

    Att,
    Muito obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de August de 2010 às 13:06

      Sant,

      Se eles pediram tons claros, marinho não se aplicaria. Mas pergunte aos noivos se pode. E sim, cinza claro ou um azul clarinho seriam as melhores opções.

      XO

      Reply

  31. Pingback: FlashBack do Dia Vai Para: Casamento « Homens Modernos

  32. Keninho disse:
    9 de November de 2010 às 20:10

    Olá, parabéns pelo site.

    Vou ser padrinho, o casamento é as 16:30, na praia, porém será numa estrutura montada na praia. O noivo falou que nós poderiamos ir como se o casamento fosse a noite. Então vou de terno preto, camisa branca só não sei a gravata. Minha esposa irá de vestido “Nude”. Com qual gravata eu vou e de que cor? Eu e ela estamos certos na escolha? E não tenho sapatos com cadarço, tenho um todo de couro liso com o bico quadrado, pode ser?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de November de 2010 às 18:57

      Keninho,

      Se o bico for quadrado bem largo não fica legal. Só se for de bico fino. A gravata pode ser lisa na cor que vc quiser.

      XO

      Reply

  33. Klyverson disse:
    29 de November de 2010 às 18:44

    Olá Diandra, meus parabéns pelo site!!!
    Já tenho uma noção do que a Srta. indicou, mas gostaria da sua aprovação final, se possível. Vou ser padrinho de um casamento, começará às 17hrs, estou pensando em ir com um terno grafitte ou cinza escuro, com camisa branca e gravata prata, igual aquele terno da foto no começo do artigo, o que acha? Outra coisa, aquele terno ali em cima é “Slim”? Há alguma restrição em utilizar um terno slim sendo padrinho de um casamento? Sendo padrinho, é obrigatório lenço? Não tenho mta experiência com casamentos… Desde já, agradeço!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de November de 2010 às 20:01

      Klyverson,

      Pode. E lenço não é obrigatório.

      XO

      Reply

  34. Eduardo disse:
    9 de January de 2011 às 06:46

    Olá Diandra, excelente blog.

    Sei que o assunto está desgastado e juro que lí todos os comentários, mas ainda estou em dúvida. Vou ser padrinho e faz pouco tempo que adiquiri um Terno Armani, de lã fria, Slim e na cor Preto (Por ser lã fria dá aquele aspecto de Preto Brilhante). Possui 2 botões. É inadequado que eu use este terno? Se eu usá-lo com uma camisa Lilá de algodão lisa, uma gravata (também lilás, só que mais calara) ficaria “berrante” demais? E o lenço, deve ser de seda ou de linho? Mais claro ou mais escuro que a gravata? Só para esclarecer, os noivos decidiram por terno preto e sem restrição de cor de camisa e o casamento é às 18:00. Desculpe a enxurrada de perguntas e desde já te agradeço.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de January de 2011 às 21:53

      Eduardo,

      Pode tudo. Só acho que uma camisa branca sempre fica melhor pra padrinhos. Pode ser de seda ou linho e num tom diferente da gravata pelo menos.

      XO

      Reply

  35. priscila dias disse:
    20 de January de 2011 às 22:42

    ola fui convidada para ser madrinha o meu vestido é lilas o terno do padrinho é preto ele pode ir com a camisa lilas e a gravata lilas com risa de perto fininha ?

    Reply

  36. Thaise disse:
    22 de January de 2011 às 18:46

    Olá Diandra, terei 4 damas jovens e o vestido delas será verde musgo padronizada. Vou dar a gravata aos padrinhos e estou pensando no verde musgo tb. O que vc acha?

    Reply

  37. Juan Junior disse:
    1 de February de 2011 às 21:30

    Olá, boa noite!

    Qual cor de gravata devo usar nessa situação:

    Madrinha – Vestido cor nude

    Eu – Terno azul marinho, camisa branca e a gravata?

    Gostaria muito de sua ajuda!
    Obg.

    Reply

  38. Graciela disse:
    21 de February de 2011 às 15:32

    Olá, boa tarde!
    Como um padrinho de formatura deve se vestir??

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de February de 2011 às 17:21

      Graciela,

      Bem de acordo com o traje pedido.

      XO

      Reply

  39. edu disse:
    1 de April de 2011 às 06:42

    Di vou ser padrinho de um casamento e escolhi um terno preto com uma camisa cinza claro e uma gravata vermelha.. vc acha que fica bom ou devo mudar algo??

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      1 de April de 2011 às 20:46

      Edu,

      Pode. Eu prefiro padrinho com camisa branca, mas pode não ser.

      XO

      Reply

  40. Marcos disse:
    3 de April de 2011 às 13:39

    Ola, tenho uma duvida, vou ser padrinho de casamento, a noite, vou usar um terno preto risca (discreta), com camisa branca, e estou pensando em usar uma gravata vermelha, porém, listrada em tons de vermelho(vermelho claro, escuro, etc). Pode ser? fica bem? abracao

    Reply

  41. Robson Silva disse:
    6 de April de 2011 às 14:31

    Serei padrinho e irei com um terno preto com risca de giz, alguma restrição quanto ao tipo de terno?

    Reply

  42. Leonardo disse:
    25 de April de 2011 às 16:39

    Boa tarde Diandra!!

    Antes de mais nada, parabéns pelo site!! Estou certo que vc está salvando muitos padrinhos aflitos.

    Pois bem, seguirei a risca os teus conselhos, que são: terno escuro (casamento a noite), camisa branca, gravata prata e lenço branco. certo?

    A minha dúvida está em relação ao tipo de terno… li, reli e tenho dúvida ao tipo de corte… enfim o tipo de terno.

    Qual seria o corte ideal, no casamento sem restrições de traje, para eu usar?

    abs,

    Léo

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de April de 2011 às 21:12

      Leonardo,

      Yep. Tem o terno certo pro seu tipo físico. E é isso.

      XO

      Reply

  43. carla silviera disse:
    4 de June de 2011 às 23:07

    excelente blog… voce esta de parabens… carlinha

    Reply

  44. Carla disse:
    2 de July de 2011 às 03:08

    Olá
    Gostaria que me tirasse uma dúvida, meu marido e eu seremos padrinhos de casamento, eu irei com vestido vermelho, meu marido iria de terno preto com risca azul muito discreto, de longe parece todo preto, usaria camisa branca e gravata prata, mas depois descobrimos que o noivo vai de camisa branca e gravata prata, então o padrinho tem que mudar a gravata? que cor de gravata poderia ser para não ficar muito estranho já que estarei de vestido vermelho.
    Muito obrigada

    Reply

  45. Adriano disse:
    15 de August de 2011 às 00:03

    Diandra,
    Parabéns pelo site. Aprendi um pouquinho sobre ternos neste espaço, que, aliás, é de grande utilidade pública. Tenho uma questão: serei padrinho de casamento. A cerimônia ocorrerá à noite. Possuo um terno azul marinho liso (acho que esta mais para o chamado “blue night”), tecido de lã fria. Mas há um porém: “perdi” a calça (ficou apertada na cintura), apesar de ser magro (tenho 34 anos, peso 69-70 KG – cintura nº 42). O que faço? Posso procurar por alguma calça social “avulsa” que combine com o costume? Posso usar calça social preta em último caso? Ou não há salvação prá isso, e terei que comprar um terno novo?
    Grande abraço.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de August de 2011 às 15:57

      Adriano,

      Vc pode tentar comprar uma calça no tecido e na mesma exata cor e tom do paletó. Ou usá-lo numa mismatched suit com calça cinza ou cáqui ou marrom por exemplo. Preta é perigosa e marinho tb pela proximidade da cor que pode fazer parecer que um está desbotado…

      XO

      Reply

  46. Alan disse:
    19 de August de 2011 às 23:27

    Olá! Vou ser padrinho e o noivo não fez exigencia qto ao traje. Apenas a gravata que foi entregue na cor prata. Vou com terno preto, camisa branca de linho, gravata prata, sapato de couro preto (só que sem cadarço). Gostaria de saber se fica bem usar colete á noite? E de qual cor seria? e de que tecido?

    grande abraço

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de August de 2011 às 21:23

      Alan,

      Melhor não. Não que não possa, mas periga de vc ir mais bem-vestido do que o noivo… Deixe o colete pra uma outra ocasião…

      XO

      Reply

  47. Luiz Fernando disse:
    25 de August de 2011 às 03:04

    Boa noite, Diandra!
    Preliminarmente, parabéns pelo site, de grande valia.

    Vou ser padrinho em um casamento que está sendo muito badalado. deixei pra comprar o terno na última hora, comprei hoje e o casamtno será no próximo sábado.
    O terno tem um corte moderno, 2 botões, vestiu muito bem, TNG, é azul marinho levimente riscado, muito discreto, complementei com uma camisa de ótima qualidade de cor branca e uma gravata também azul com listras cinzas e sapato preto em couro legítimo com cadarço.
    O terno ficou muito bom, sei que vc gosta e já definiu em diversos outros posts que o padrinho deve usar a camisa branca, mas tô muito em dúvida com relação a gravata que comprei e descrevi acima???? O que vc acha? Devo comprar outra? Vermelha? Que cor? ou esta que já comprei tá boa?

    Desde já agradeço muito sua atenção.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de August de 2011 às 15:50

      Luiz,

      Uma gravata lisa seria mais indicada. Na cor que vc quiser.

      XO

      Reply

  48. Lairton disse:
    31 de August de 2011 às 17:01

    Serei padrinho de casamento em uma cerimônia noturna, gostaria de saber se um terno preto, camisa branca e colete chumbo pode ser usado com uma gravata prata ou cinza claro.

    No caso do uso do colete o terno deverá ser usado aberto??

    Grato.

    Reply

  49. Fábio disse:
    1 de September de 2011 às 17:49

    Eu vou ser padrinho e os novos disse que não precisa ir de terno no casamento pois vai ser um casamento bem simples é só camisa e calça social então eu combino a minha camisa com o vestido da madrinha que vai me acompanhar o vestido dela é roxo.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de September de 2011 às 02:01

      Fábio,

      Vc pode coordenar se quiser, mas não é obrigatório não.

      XO

      Reply

  50. Fábio disse:
    2 de September de 2011 às 16:59

    Mas que cor de camisa vc me indica nesse caso em que o vestido é roxo.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de September de 2011 às 18:47

      Fábio,

      Não precisa coordenar. Vc pode escolher a que quiser.

      XO

      Reply

  51. tiago disse:
    18 de September de 2011 às 03:11

    Olá minha namorada e eu vamos ser padrinhos, ela escolheu o vestido dela é uma cor verde e o meu terno é preto, mais eu gostaria de saber que cor de camisa e gravata devo usar?
    desde já agradeço.

    Reply

  52. tiago disse:
    18 de September de 2011 às 03:32

    esqueci de um detalhe o casamento será realizado as 19hs em uma cerimônia grande então eu gostaria de saber como combinar.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de September de 2011 às 18:17

      Tiago,

      Camisa branca com gravata lisa na cor que vc quiser.

      XO

      Reply

  53. tiago disse:
    19 de September de 2011 às 19:31

    Vou usar a camisa branca e optei por uma gravata lisa cinza
    e Obrigado

    Reply

  54. Riick Alves disse:
    10 de October de 2011 às 01:45

    Diandra parabens pelo site primeiramente…a minha duvida é?..ouvi dizer que o colete e unicamente restrito ao noivo, é verdade isso, ou os padrinho também podem usar o colete? obrigado.

    Reply

  55. Vinicius disse:
    14 de October de 2011 às 12:54

    Olá,

    Gostei muito das suas dicas por isso gostaria de um conselho seu. Eu vou ser padrinho e conversando com o noivo fiquei sabendo que ele vai usar um terno preto..camisa branca e gravata slim prata.
    Nesse caso, seria deselegante eu usar um terno cinza claro..colete, camisa branca e gravata prata, já que o noivo optou por um terno um pouco mais simples?

    Desde já obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de October de 2011 às 19:57

      Vinícius,

      É melhor não usar o colete. E não usar a gravata na mesma cor do noivo é uma boa tb.

      XO

      Reply

  56. Vinicius disse:
    14 de October de 2011 às 13:13

    OK..não tinha visto o ultimo comentário antes do meu..rs..pelo jeito está ai minha resposta.

    Obrigado.

    Reply

  57. Jan disse:
    13 de December de 2011 às 16:04

    Olá Diandra.
    Gostaria de algumas sugestões, pois vou ser padrinho de uma casamento próximo dia 17 a noite.
    Já comprei um terno preto, mas ainda tenho dúvidas da camisa que irei usar.
    Branca ou azul claro?Vermelho escuro pode?
    E a gravata pode ser preta lisa ou não fica bem pra ocasião? Também tava pensando em vermelha lisa ou listrada duas cores ou ainda outra cor. O que vc acha? Tô com muita dúvida.
    Desde já agradeço.
    Abraços

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de December de 2011 às 17:42

      Jan,

      Branca e com a gravata na cor que quiser, preta inclusive.

      XO

      Reply

  58. Paulo disse:
    6 de January de 2012 às 04:31

    Diandra,

    Olá,

    Serei padrinho em um casamento à noite. Seria deselegante de minha parte de de terno cinza risca de giz?
    Usarei camisa branca e gravata cinza com branca.

    Desde já, obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      6 de January de 2012 às 11:49

      Paulo,

      Se o cinza for médio ou escuro, não.

      XO

      Reply

  59. Peter disse:
    28 de February de 2012 às 16:46

    Olá Diandra, serei padrinho no casamento de meu irmão e vou entrar usando terno escuro e all star, (os noivos já aprovaram) só falta escolher a cor do terno a ser usado, detalhe tenho 3 all star’s para escolher, um estampado (grafitado*), um Black and White e outro azul. Quais combinações poderei fazer? Pode me ajudar?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      6 de March de 2012 às 19:26

      Peter,

      Terno escuro e all star preto. Qualquer outro combo pode não dar certo. Easy.

      XO

      Reply

  60. thiago abreu disse:
    6 de April de 2012 às 18:45

    oi diandra
    serei padrinho com minha esposa e estarei usando um terno preto risca de giz uma camisa azul claro gostaria de sabre qual cor da gravata e qual cor seria bom para o vestido da minha esposa .
    desde jah obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de April de 2012 às 14:26

      Thiago,

      A sua esposa não precisa coordenar com vc o vestido dela. Uma gravata marinho, preta ou cinza seria uma boa.

      XO

      Reply

  61. VICTOR disse:
    7 de May de 2012 às 13:50

    Boa tarde! o que acontece e o seguinte… Tenho que ir ao casamento de alguns parentes da minha esposa, so que a situação financeira deles não e lá essas coisas e não tenho como ter contato com eles… Ai penso eu posso ir de camisa social calsa social e sapato tendo a camisa cor palha pois o vestido da minha molher tem detalhes dessa cor???…. porque tenho ternos realmente caros “finos” e tenho medo se usar algum desses chamar mais atenção do que o proprio noivo… me de alguma dica! mesmo que seja simples!
    des de já obrigado! otimo fim de tarde!

    Reply

  62. VICTOR disse:
    7 de May de 2012 às 13:52

    “mulher” perdão o erro!

    Reply

  63. VICTOR disse:
    7 de May de 2012 às 13:53

    kkkk e ”desde” tambem rsrsrs

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de May de 2012 às 14:13

      Victor,

      Se a festa pede terno então é com terno que vc deve ir. Se o seu é mais caro do que o noivo não vem ao caso. Aliás, o que tem que vir ao caso é o traje pedido. Achar que se deve ir menos ou fora do dress code pedido porque a situação financeira de quem está dando a festa não é muito boa não é ser elegante, ao contrário, dude. A única coisa que se deve fazer pra não competir com o noivo é ser discreto nas escolhas e seguir o dress code determinado.

      XO

      Reply

  64. Daniel disse:
    7 de July de 2012 às 16:26

    Olá Diandra, como vai? Serei padrinho em Setembro e estou em dúvida no que usar. Não há traje estipulado pelos noivos e o casamento será à noite. Você acha que devo alugar um traje, ou seria melhor comprar um. Não quero fazer feio, vejo que a discrição é a chave, certo? TEnho 1,85 m e sou magro (82 kg), poderia indicar uma combinação? Quero gastar uns 200 R$, sei que não é muito, mas é o que pretendo gastar. Será que dá? Muito obrigado pela atenção, suas dicas serão preciosas.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de July de 2012 às 19:04

      Daniel,

      Por este preço acho que só alugando. Mas vale usar um terno escuro, camisa branca e gravata com sapato de amarrar de couro.

      XO

      Reply

      • Daniel disse:
        10 de July de 2012 às 13:52

        Grato pela dica. Ganhou mais um fiel seguidor. Até logo!

        Reply

  65. Daniel disse:
    10 de July de 2012 às 16:22

    Olá Diandra, tudo bem? Com relação ao sapato, achei uma loja de fábrica com preços bem atraentes. Em especial, encontrei esse modelo:
    http://www.francasapatos.com.br/produto/139/sapato-masculino-oxford-pelica-arraia-preto.html

    Você acha que cumpre o papel? Essa é minha última dúvida. Muitíssimo obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de July de 2012 às 17:55

      Daniel,

      Tecnicamente sim, cumpre. Mas eu confesso que não gostei do modelo na foto não.

      XO

      Reply

  66. Daniel disse:
    12 de July de 2012 às 23:15

    Entendi. Vou procurar por outros. Grato pela ajuda e atenção. Até!

    Reply

  67. André disse:
    19 de August de 2012 às 21:22

    Olá Diandra, vou ser padrinho e os noivos não estipularam os trajes. Acabo de ler o seu tópico sobre padrinhos, vou comprar o terno esta semana e gostaria de saber, se o terno preto ou chumbo com risca de giz está fora das opções, o sapato preto sem cadarço? Sapato com brilho (Verniz) ou não? Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de August de 2012 às 19:16

      André,

      Pode. Sapato com cadarço. Sem brilho.

      XO

      Reply

  68. Patrícia disse:
    13 de September de 2012 às 20:25

    Boa noite !!!

    Meu marido vai ser padrinho de casamanto e tá querendo usar um terno risca de giz…..Oque vc me diz sobre isso ?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de September de 2012 às 20:19

      Patrícia,

      Poder pode, mas pergunte aos noivos se está OK pra eles.

      XO

      Reply

  69. Lila disse:
    20 de October de 2012 às 15:05

    Olá Diandra!

    Meu marido vai ser padrinho de um casamento e os noivos não estipularam o que ele deve usar, somente as madrinhas em relação a cor do vestido.
    Tem algum problema meu marido usar um terno todo preto, sendo que o tecido tem detalhe como se fosse” risca de giz” mais grossa, porém na tonalidade preta tbm?Acompanhando camisa branca, gravata azul clarinha e sapatos e cinto pretos.
    Espero suas dicas!
    Att,

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de October de 2012 às 19:55

      Lila,

      Pode usar sim.

      XO

      Reply

  70. Tuka Silva disse:
    22 de October de 2012 às 16:39

    Olá Diandra!
    Vou ser padrinho de um casamento no final do ano e gostaria de saber se posso usar um colete.Sempre achei bonito mais não sei se é certo o padrinho usar.
    Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de October de 2012 às 19:11

      Tuka,

      Pode sim.

      XO

      Reply

  71. Alan disse:
    27 de October de 2012 às 23:48

    Boa Noite Diandra

    Fui chamado para ser padrinho de uma casamento. A noiva disse que os padrinhos devem usar terno escuro. O meu melhor terno é um cinza gravite com risca de giz. Posso usar ele?

    Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de October de 2012 às 21:43

      Alan,

      Se for escuro, sim.

      XO

      Reply

  72. PATRÍCIA disse:
    28 de December de 2012 às 14:11

    OLÁ… ADOREI SEU SITE…
    EU E MEU ESPOSO VAMOS SER PADRINHOS DE CASAMENTO…ELE VAI DE TERNO PRETO,CAMISA BRANCA E GRAVATA CINZA COM RISCOS FINOS DE PRETO E MEU VESTIDO É PRETO..QUERO SABER SE FICA BEM?? OU EU TEREI Q TROCAR A COR DO MEU VESTIDO??

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de December de 2012 às 15:14

      Patrícia,

      Vestido preto pra madrinha não é a melhor opção aqui no Brasil. Mas vale checar com a noiva se ela aprova ou não. Mas via de regra pela tradi brasileira não é bem visto.

      XO

      Reply

  73. SAM disse:
    8 de January de 2013 às 20:41

    Diandra,
    boa noite! Parabéns pelo seu site!
    fui convidado para ser padrinho de casamento, e imediatamente procurei uma camisa diferente de branco, pois nos últimos eventos fui com camisa branca. Queria renovar e comprei uma camisa um lilás bem clarinho. Depois, li seu BLOG…!
    Bom, e agora, o que faço? Comprei também uma gravata lilás que combina com a camisa e com o terno, preto, com detalhes tipo um relevo no sentido vertical.
    E tenho até sábado…!
    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de January de 2013 às 22:44

      Sam,

      Pode usar. Se os noivos não vetaram o uso de camisa de cor, pode. A minha recomendação no post tem a ver com o que eu acho que seja o melhor.

      XO

      Reply

  74. eliana disse:
    27 de April de 2013 às 13:15

    Oi meu noivo vai usar somente o colete ,não vai usar terno sera q fica legal? Eos padrinhos vão usar somente a camiseta social com a calça social e gravata combinando com o vestido da madrinha sera q esta certo?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de April de 2013 às 16:55

      Eliana,

      Isso depende de vcs. É algo assim beeeem informal o que vcs querem? Se for, então que seja.

      XO

      Reply

  75. Marcelo Santos disse:
    26 de June de 2013 às 00:56

    Boa noite, eu fui convidado pra ser padrinho e a unica exigencia é terno escuro com gravata preta. Se eu for com um preto brilhante vai ficcar legal?

    Valew

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de June de 2013 às 15:07

      Marcelo,

      Terno preto brilhante? Melhor não. A não ser que seja levemente brilhante.

      XO

      Reply

  76. Guilherme disse:
    28 de June de 2013 às 23:38

    Ola.
    Fui convidado para ser padrinho de casamento e a madrinha com serei par usará um vestido cor CAPPUCCINO. O meu terno é preto liso. Tenho duvidas qto à cor da camisa e da gravata. Seria possível usar uma camisa que seja branca? Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno.Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de June de 2013 às 11:37

      Guilherme,

      Vc pode usar camisa branca com a gravata na cor que vc quiser. Vc não precisa coordenar com a madrinha. Isso pode ser feito mas só se vc quiser ou for uma determinação dos noivos.

      XO

      Reply

  77. Sidnei disse:
    2 de July de 2013 às 15:58

    Qual é a diferença entre terno e blazer, serei padrinho e não tenho terno, posso usar calça social, camisa social branca, gravata e Blazer?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de July de 2013 às 19:11

      Sidnei,

      Terno é calça com paletó (e até um colete) e blazer é um tipo de paletó sem calça junta. Isso vc tem que perguntar pros noivos. Se eles determinaram que é terno o traje então não vai rolar a montada que vc sugeriu não.

      XO

      Reply

  78. Tiago disse:
    20 de July de 2013 às 23:53

    Olá Diandra!
    Fui convidado como padrinho, para o casamento de uma tia, mas estou com duvidas quanto a roupa!
    O casamento é na fazenda, onde três irmãos vão se casar, é de manha aproximadamente as 10:00 am, os noivos não sugeriram o traje, nesse caso poderia usar sapatos, calça tipo jeans, camisa, gravata e braizer? Cor? Tipo de sapato, bico fino? Ou devo optar pelo tradicional, terno e gravata?
    Obrigado!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de July de 2013 às 17:12

      Tiago,

      Terno com gravata é sempre a melhor pedida pra casamento. Mas pra saber se é mesmo tem que perguntar pros noivos qual será o traje do noivo. Porque se ele não for de terno e gravata vc vai ficar mais com “cara” de noivo do que ele. Se ele for d eterno e gravata, use terno e gravata. E pode perguntar aos noivos se este traje que vc quer usar pode ser usado. Só eles podem te responder, porque quando um traje não é determinado, só checando com os noivos mesmo.

      XO

      Reply

  79. tiago disse:
    26 de July de 2013 às 13:10

    Obrigado Diandra, vou seguir suas orientaçoes.

    Reply

  80. Patricia disse:
    14 de October de 2013 às 19:32

    Ser elegante acima de tudo é tratar as pessoas com carinho e educação.

    Reply

  81. wesley disse:
    23 de October de 2013 às 12:56

    Ola fui chamado pra ser padrinho de casamento minha companheira vai com um vestido verde turquesa q cor de camisa e gravata devo usa com um terno azul marinho

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de October de 2013 às 17:28

      Wesley,

      Uma camisa branca (é a mais indicada) ou azul ou lilás ou verde clarinha são boas pedidas. Mas vc nnao tem que coordenar a sua roupa com a da sua companheira.

      XO

      Reply

  82. MEIRE disse:
    3 de November de 2013 às 22:07

    um padrinho pode usar blazer com calça social e camisa azul turqueza em uma cerimonia as 20:30? os noivos nao optou pela roupas dos padrinhos.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de November de 2013 às 14:58

      Meire,

      Geralmente neste horário é terno com gravata ao menos. Mas se eles não determinaram um traje então pode ser. Agora é bom checar com eles se está de acordo.

      XO

      Reply

  83. alex disse:
    13 de January de 2014 às 12:58

    Diandra preciso de uma ajuda sua,vou ser padrinho de casamento e aluguei um terno de 1 botão posso usar ele vc que é adequado ou devo alugar um outro tenho 1.83 de altura 85kg ,o casamento vai ser 19:30 da noite obrigado pela ajuda e PARABENS pelo blog

    Reply

  84. alex disse:
    7 de February de 2014 às 09:23

    tenho um casamento p ir onde serei padrinho. os noivos ñ exigiram terno e autorizaram ir de social. mesmo com as palavras deles, parece relaxo ir sem terno. o q fazer ?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de February de 2014 às 14:38

      Alex,

      Se os noivos disseram que não é necessário, então não.

      XO

      Reply

  85. Henrique disse:
    12 de March de 2014 às 19:30

    sou padrinho, posso ir de terno preto e camisa preta? qual gravata ficaria boa, caso minha mulher use azul?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de March de 2014 às 17:48

      Henrique,

      Usa uma camisa branca ou azul clarinha que pra padrinho fica melhor. E a gravata azul marinho ou preta. Ou se a camisa for branca na cor que vc quiser. Se quiser dar o tom do vestido da sua mulher na gravata, pode tb.

      XO

      Reply

  86. carla cristina disse:
    16 de March de 2014 às 15:08

    olá Diandra, gostei muito do seu blog! e já que estou em dúvida, gostaria que me respondesse, meu marido vai ser padrinho da minha formatura, mas ele se recusa em usar terno, será que ele poderá ir de calça jeans(bolso faca) e camisa manga longa? tem que ser lisa ou não, e deve usar sapato social ou sapatênis?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de March de 2014 às 18:02

      Carla,

      Ele deveria seguir o traje pedido que eu não sei qual é no caso. Mas se ele não quer se seguir e quer usar este outfit, então que seja uma calça jeans escura e uma camisa que pode ser na cor que quiser ou estampada mas do tipo mais social, como uma listrada discreta. Com um sapato social.

      XO

      Reply

  87. manu disse:
    11 de May de 2014 às 21:07

    Oi! tudo bem
    vou casar e to com algumas duvidas sobre as roupas do meu noivo e dos paadrinhos meu CAsamento será numa fazenda ao cair da tarde umas 17hrs 18hr quero os padrinhos e madrinhas todos padronizados mas não sei o que os padrinhos podem usar goto do colete para meu noivo. por ser um casamento no campo e simples não sei o que pedir. será que tem como vc me ajudar to mt perdida… obrigada!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de May de 2014 às 11:21

      Oi Manu,

      Eles podem usar um terno, claro (se quiser dar uma vibe mais casual), mediano ou escuro (para uma mais formal), sem colete e deixar o colete para o noivo. Acho uma boa o noivo usar gravata lisa e os padrinhos tb numa cor diferente da do noivo. Todos podem usar uma mesma cor de gravata pra padronizar. E de terno idem.

      XO

      Reply

  88. Herleia disse:
    15 de July de 2014 às 23:24

    Olá! gostaria que tirasse uma dúvida! eu e meu esposo fomos convidados a seres padrinhos de casamento na igreja às 17:00! os noivos não exigiram o traje dos padrinhos e das madrinha; meu esposo optou por um terno cinza claro com risca de giz fina + camisa branca+ sapato marrom. Essa opção está correta???

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de July de 2014 às 12:56

      Herleia,

      Sendo as 17h, o melhor seria um terno escuro. Mas isso vc tem que checar com os noivos. Se o casamento deles for mais informal, poderia, mas se for mais formal, pela hora, entnao um terno mais escuro seria mais apropriado.

      XO

      Reply

  89. Rodolfo Azevedo disse:
    24 de July de 2014 às 23:45

    Diandra, serei padrinho e os noivos não fizeram questão de opinar nas vestes dos padrinhos. Bem também não sei como será o vestido da madrinha que irei acompanhar, então gostaria de saber se posso ir com um terno preto risca de giz, camisa branca e uma gravata desses modelos Skinny ou slim, não sei como se chama, qual seria a cor mais apropriada da gravata e essa gravata pode ser usada?
    Desde já muito obrigado, sei site é muito bom, Parabéns.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de July de 2014 às 17:19

      Rodolfo,

      Pode sim. A gravata de ve ser lisa e pode ser marinho, preta, cinza escura ou na cor que desejar num tom mediano pro escuro. Evite somente as pratas ou brancas porque supostamente elas são as escolhidas do noivo, mas o noivo pode na verdade usar gravata na cor que bem quiser.

      XO

      Reply

  90. Renata Pereira disse:
    5 de August de 2014 às 17:42

    Olá, tudo bem?
    Suas dicas são ótimas, mas quero tirar uma dúvida contigo..
    Eu e meu esposo vamos ser padrinhos mês que vem, e gostaria de saber se meu esposo pode usar uma camisa e calça social e sapato?
    Se sim, quais cores devo comprar combinando e que não fique brega? (Da camisa ao sapato).
    Ou tem que ser terno?

    Desde já muito obrigada!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de August de 2014 às 20:30

      Renata,

      Isso do traje (terno ou a sua outra opção) quem determina são os noivos.

      XO

      Reply


Deixe seu comentário