Vem saber tudo sobre ternos, vem?


19/10/07
Na(s) categoria(s): Aparência aka Grooming, Comportamento | Postado por Diandra Fernandes às 12:08

É, tem essa também.

Jason Priestly

Bom, quem tem um rosto oval pode usar a maioria dos tipos e estilos que vão se dar bem. Portanto, escolha a sua pelo gosto pessoal ou para disfarçar ou suavizar algum detalhe no seu rosto como um narigão ou orelhas de abano. Ou seja, quando os tiver proeminentes, vá de barba cortada mais cheia e longa. Se não for o caso, ou for justamente o contrário, pode ir pro lado do curto o quanto quiser.

Em rostos quadrados bigodes de vários tipos são bem vindos, pois chamam a atenção para o centro do rosto. Já em termos de barba ou barba com bigode, fique com os arredondados. As costeletas devem ser evitadas.

Rostos redondos também ficam bem com a maioria de bigodes pelo mesmo motivo citado acima. Costeletas bem aparadas com pontas definidas que podem ou não dar numa barba curta e com formato quadrado, ou então, com cavanhaque triangular são boas pedidas.

Goatee do Agassi

Já os rostos afilados, que podem ser oblongos ( finos e longos), em formato diamante (finos na testa e queixo e bojudos nas bochechas) e triangulares (testa larga e queixo fino e pontudo), pedem barbas e bigodes bem desenhados para dar a idéia de rosto mais cheio, mais oval. Barba e bigode arredondados podem disfarçar queixos finos ou pontudos nos rostos diamantes e triangulares. Um bigode avantajado cria uma linha longa e horizontal que adiciona uma certa espessura ao rosto.

E para constar: este tipo é um que precisa de uma boa consulta para definir a melhor escolha, principalmente se algo como nariz ou orelhas forem grandes.

beard03.jpg

E depois dessa ajudinha, que é somente uma guideline para que você tenha mais ou menos uma idéia do que o universo do facial hair is all about… nada de me perguntar “ah qual barba fica melhor pra mim?” Na dúvida do tipo de barba ou do seu formato de rosto, consulte o seu barbeiro ou peça uma luz ao seu cabeleireiro. São eles que podem te ajudar nessa, não eu.

E por falar neles… se você quiser dar um formato diferente e inusitado, procure um profissional para que ele faça o desenho pedido e a partir daí, mantenha-o em ordem você.

Leia também: Como cuidar da sua barba, Tudo sobre o barbear mais que perfeito, Barba feita com navalha e no barbeiro.

Fonte: Haircuts For Men - Uma vez lá, clique nas fotos para ver as dicas.





25 dudes comentaram nesse post:

  1. GhosT disse:
    19 de October de 2007 às 14:01

    E como faz para saber qual o formato do rosto? São tanto e eu nunca consegui me identificar com nenhum. Existe algum tipo de regra que “qualifica” isso?

    Alias, parabéns pelo conteúdo do site. Sempre leio e sempre existem dicas que ajudam muito no dia-a-dia.

    Reply

  2. Diandra disse:
    19 de October de 2007 às 18:17

    Olá GhosT,

    Se vc não consegue identificar o formato do seu rosto, pergunte ao seu cabeleireiro na próxima ida ao salão, pois ele deve saber te informar. Quando a gente não consegue definir sozinho, e às vezes pode ser meio confuso mesmo, melhor perguntar a quem pode te ajudar melhor na definição, tá?

    XO

    Reply

  3. Vinny disse:
    9 de November de 2007 às 01:28

    Olá Diandra.
    Descobri seu site por acaso, mas gostei muito dele.
    No tocante a esta dica, apesar de não identificar com perfeição o meu tipo de reosto, como o colega acima, sempre uso cavanhaque (que todos afirmam que cai bem).
    Mesmo assim, tenho uma dúvida. Costumo alternar esse meu visual, existindo épocas que fico com cavanhaque, outras com barba e outras com a cara lisa. Qual sua opinião a respeito disso? Vc acha que isso cacarteriza uma falta de personalidade?
    Abs

    Reply

  4. Diandra disse:
    9 de November de 2007 às 13:33

    Olá Vinny,

    Claro que não. Indica que vc gosta de variar. E com tão poucas opções no arsenal masculino, acho até que deve explorar as possibilidades sim, oras.

    XO

    Reply

  5. Acidman disse:
    11 de November de 2007 às 04:31

    Olá! Talvez esse não seja o lugar certo para perguntar [tenho quase certeza], mas lá vai.
    Não gosto de fazer a barba todo santo dia. Além de irritar minha pele, mesmo usando pós-barba e outros produtos, fico com certa preguiça. Costumo fazer entre intervalos de 2 a 3 dias, nunca mais que isso. Minha dúvida é o seguinte: Devo deixar crescer e manter um corte, fazer a barba todo dia, ou continuar desse jeito?
    Não pergunto sobre possíveis problemas na pele [que isso eu resolvo], mas sim na questão de visual/estética.

    Grato pela atenção =)

    Reply

  6. Diandra disse:
    11 de November de 2007 às 23:58

    Olá Acidman,

    Isso vai depender de vc e do seu estilo e preferência. Todas as possibilidades citadas são válidas. Se elas se enquadrarem dentro do seu universo estilístico.

    Agora, só tome cuidado em certas ocasiões onde uma barba por fazer, do tipo com sombra e indefinida pode não cair bem, como algo mais formal. E claro, pense a cerca da sua profissão e do seu dress code para ver a opção que melhor se enquadre.

    XO

    Reply

  7. Gilson Moreira disse:
    29 de April de 2008 às 17:47

    Estou esperando minha barba crescer! Hehehehehe

    Reply

  8. Rafael disse:
    24 de June de 2008 às 00:09

    Olá Diandra.
    Pra você ter uma idéia do meu tipo de rosto muitos dizem que sou parecido com o ex-piloto de Fórmula1 Schumacher, ou seja, rosto cumprido e fino, com nariz fino também.

    Qual seria a barba certa pra mim?
    Deixar crescer toda a barba de forma uniforme ou?

    Vale lembrar que tenho a barba clarinha pois sou loiro.

    Grato pela atenção e parabéns pelas dicas.

    rafael

    Reply

  9. Diandra disse:
    24 de June de 2008 às 17:11

    Olá Rafael,

    Só indo ao cabeleireiro para se informar. Eu não sou expert em barba e tudo que dava pra eu falar sobre o assunto já disse.

    XO

    Reply

  10. Laura Lemos disse:
    3 de September de 2008 às 00:59

    Oi diandra,
    Gostaria de parabenizá-la pelo blog, e quanto as dúvidas dos leitores, assim eu sou Personal Stylist e posso te garantir que um cabelereiro vai falar “asneira” se ele não for visagista (especialista no estudo de rostos), existem regras sim para definir os perfis de rosto, como medidas e linhas, isso geralmente é estudado pelo profissional de visage ou de imagem (como no meu caso). Caso tenham dúvidas entrem em contato ou simplesmente dêem uma lida no meu blog. lá tem as medidas… se você precisar de algo estou aqui ok?
    Ammmeii o blog.
    abçs.

    Reply

    • yasmim disse:
      27 de May de 2009 às 22:46

      Mas aew qual é o seu blog Laura? To dando uma pesquisada pro meu namorado pq ele n saca nada de moda (ele é do tipo que oq eu dou pra ele de presente ele acha legal porque eu tenho bom gosto, e só usa pra sair comigo ) bem o caso é q a barba dele é gossa e de cor escura, e ele usa cavanhaque vindo da costeleta até o queixo,(mas sem bigode, q eu n gosto) só que eu sempre me queixo com ele por ele ter preguiça de fazer a barba e eu me encomodo por ser cheia, se ele passar um dia sem fazer ja fica com sombra. Quando ele passa a máquina no cavanhaque fica legal, mas ele não vai querer fazer isso td dia. Queria uma dica pra ele poder afinar mais a barba e fazer isso com mais facilidade por ele ter preguiça (prefiria q ele se tocasse e fizesse pelo menos a barba td dia) mas a preguiça na deixa né.

      Reply

  11. Diandra disse:
    3 de September de 2008 às 17:51

    Pois é Laura,

    Eu também posso te garantir que ser visagista não é garantia de que o outcome vai ser o melhor não. Já vi cada sugestão… inclusive de um visagista até conhecido em SP para o meu rosto e corte de cabelo.

    Nunca vi ninguém errar tão feio assim…

    E eu já tive algumas outras experiências, digamos, desagradáveis com visagistas por aí…

    Mas de fato, seria o mais indicado. Agora, um bom cabeleireiro deveria e muitos têm conhecimentos sobre o tema, sim.

    XO

    Reply

  12. Rodrigo disse:
    25 de August de 2009 às 15:26

    Pessoal,

    Como faz pra manter aquela barba “por fazer”, ou “barba de 3 dias”? Já vi falar em máquina de cabelo, mas não sei se dá certo. Alguém tem alguma dica quanto a aparar a barba?

    Grato.

    Reply

  13. cleber disse:
    28 de December de 2009 às 17:38

    isso e muito relativo , mesmo as opinioes nem semp-re nos deixa satisfeitos,entao é bem melhor ir por vc mesmo….um abraço.

    Reply

  14. wesley disse:
    14 de March de 2010 às 19:58

    eu quero q minha barba creça só no queixo oq devo fazer ;;;
    eu quero q meu deus me ajuda nisso porfavor pai me ajuda quero ser feliz xau atodos e fiquem com deus
    AMEM MEU PAI;;e nome do pai do filho e do ispirito santo AMEI…

    Reply

  15. Jhonny disse:
    5 de April de 2010 às 20:59

    Olá ! Diandra. Tenho 14 Anos e tenho um bigodinho e um pouco de pelo no queixo. Meu pai disse que se eu fizer a barba e o bigode, eles vam crescer mais rápido do que o normal e começar a ficar grossa ( A BARBA E O BIGODE ) Só queria saber se isso é verdade .

    Jhonny

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de April de 2010 às 21:34

      Jhonny,

      Sim, pode ser o caso. Ou pelo menos parecer assim.

      XO

      Reply

  16. Samuel disse:
    6 de May de 2010 às 18:28

    Ola! Diandra. Eu tenho 15 anos, ja faço a barba faz 1 ano ja tenho bigode(mas eu não gosto de usar) e tenho cavanhaque que normalmente eu uso mas eu queria uma dica de como deixar a barba crescer nas “laterais do rosto” faz uns 3 meses que não raspo e até agora so aparece pelos ralos, será q devo deixar crescer mais ou raspar não sei vlw e achei maneiro o site bjos :)

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      6 de May de 2010 às 22:05

      Samuel,

      Só experimentando os 2 jeitos pra ver se um deles vai funcionar pra vc. É que às vezes demora pro pelo brotar e vc só tem 15 anos.

      XO

      Reply

  17. Pingback: FlashBack de Hoje: Barba, Cavanhaque e Bigode « Homens Modernos

  18. Kleiton Lima disse:
    24 de February de 2011 às 18:09

    Opa gostei sm da ajuda, mas estou tentando identificar e min que tipo é mais aproriado para o formato do meu roso hehe, mas valeu memso pelas dicas.

    Reply

  19. Alecsander Vuch Frideirichian da Silva disse:
    9 de October de 2011 às 09:49

    Diandra,
    E vc, gosta de uma barba ralinha roçando em vc, boneca?

    Reply

  20. Paulo disse:
    1 de December de 2011 às 18:30

    A marca do barbeador influencia no pelo?

    Tipo, deixa mais grosso, afina…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      1 de December de 2011 às 22:36

      Paulo,

      Mais grosso não, mas vc tem que achar um que funcione legal pra vc… geralmente um de 3 lâminas tea de bom tamanho.

      XO

      Reply


Deixe seu comentário