Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


10/01/08

Na semana do Natal estava eu no shopping (não, não estava fazendo as minhas últimas compras de Natal, não. Fui comprar um certo antivírus que ia expirar do qual eu tinha esquecido completamente a respeito, juro!) quando dei de cara com um pirralho, que nem adolescente era ainda, usando tênis, bermuda longuinha e uma camiseta com um belo Panamá na cabeça. Lindinho e Dono do Chapéu da Silva que só ele. Aí eu te pergunto: se um pirralho destes que mal largou as fraldas consegue, por que não você? Qual seria exatamente o problema?

Se o Kingston consegue… e com uma graça…Se o filho da Kate Hudosn consegue… dude, seriously!

Mas enfim, como eu já mencionei antes, se existe algo no vestuário masculino que é deveras pessoal quando o assunto é escolher o seu, é o chapéu. Não há regrinha ou parâmetro que vá ajudar ninguém a optar pelo chapéu certo pra si. Tem que ir à loja, experimentar pelo menos uma meia dúzia de modelos que lhe apeteçam, se sentir bem usando um ao ponto de usá-lo com propriedade, ser dono dele e do look e aí sim, bater o martelo.

Simples (?) assim.

Dito isso, nem todo homem vai conseguir usar um com a tal da propriedade. Às vezes precisa-se de tempo, costume, uns ajustes no PC mental… outras vezes não vai ter jeito a não ser se conformar com a idéia de que chapéu realmente não é pra você… aí é melhor deixá-lo para outro desfrutar o look. Ou você tem o it factor, a confiança e a confortabilidade para esportar um chapéu, boina, boné, gorro etc e tal ou não tem. E se não tiver, pelo menos não no momento, dificilmente um chapéu, qualquer que seja ele, vai ficar bem em você. Mané, caricato, uma cópia barata do Justin é tudo o que você vai conseguir emanar com o seu chapéu. E convenhamos, nenhuma delas é o que você estava procurando…

Chapéu só dá pra ser usado quando fica natural no visual, uma mera extensão da cabeça.Make it your own!

Agora, antes de ir à caça e sair por aí experimentando, o que é condição sine qua non para escolher o seu, tem sim algumas dicas que posso dar. Por exemplo, considere sempre a escala do seu rosto e cabeça com a do chapéu. Uma cabecinha com chapéu gigante e vice-versa não tem lá muitas chances de sucesso.

Outra coisa importante a saber é que há chapéus, boinas e bonés próprios para o frio e outros adequados a se usar no verão ou em tempos quentes. Ou seja, um chapéu de lã não é a pedida mais esperta para se usar no verão, nem gorro de frio muito menos, já um de palha ou de tecido mais leve e fresquinho como o algodão seriam mais indicados. O que é bem óbvio, não?

Gorro no calor não rola, né? Já no frio… é uma boa opção para enfrentar o frio outdoors e que só não comporta looks mais formais…Já um chapéu assim levinho e clarinho… trafega no verão na boa, até com algo mais arrumadinho pelo dia.

Só para você ter uma idéia visual do que eu estou falando… dê uma olhadinha no site Hats e compare a seção inverno e a seção verão. Agora, se quiser arriscar cruzar estações, espere para usá-lo à noite, pois sob um sol escaldante… não rola, né? Desde que, é claro, não seja nada extremo como um gorro de lã. Aí, nem assim. Nessa eu estou falando de um Fedora de feltro para fazer um tipo na balada, sabe como? Pois então.

Chapéu balada fazendo tipo indoors!

E não existe essa história de que um bom chapéu vai a todos os lugares ou ocasiões, porque não vai. Uma cartola só vai a galas e Morning Dress affairs, um boné ou outro chapéu esportivo ou informal só deve ser usado assim, casualmente.

Boné, só para casualidades e ocasiões esportivas e claro, se usado assim, com a aba pra frente, dude!Você não iria usar um boné com este terno, ou iria?

E por falar em casualmente, se quiser apostar num headwear com os seus looks casuais… não faça cerimônia, pois são super bem-vindos, principalmente naquelas ocasiões ao ar livre e durante o dia. Já à noite… bom, à noite como parte de uma montada-balada não tem lá muito problema, não. Agora em ocasiões mais formais… se for algo mais relaxed ou digamos, criativo, pode até arriscar. Já se for uma ocasião mais quatrocentona, um black-tie, um casamento etc e tal… melhor deixar o seu em casa.

Boina com terno? Só pra quem quer dar um ar French casual chic ao look. Na verdade, ele está usando um boiné achtadinho e não uma boina, mas dá pra se ter uma idéia, não? Ela, bom ela está usando uma boina sim!Um boiné pode acompanhar o seu terno, desde que seja algo mais descontra�do, de dia ou até à noite. E ter o chapéu ou o boiné na cor do terno, sofistica e formaliza mais o combo!Sim, um belo fedora pode acompanhar o seu terno de dia ou à noite, desde que esta última seja uma ocasião mais relaxada na sua formalidade!Tango Hats, Mafioso chic e sim, este tipo é o mais dressy que há para parear com o seu terno

E como eu faço para escolher a cor do meu chapéu? Bom, se quiser um look mais clássico e formal, arredonde, usando o chapéu na cor do terno ou blazer, ou então um mais escuro, como o preto. Se quiser quebrar o ar sisudo, aposte num neutro clarinho, como um bege, cinza ou branco. Se não quiser errar na hora de coordenar cores, faça um link de cores entre o chapéu e a sua roupa usando um outfit que contenha as cores ou uma das cores do chapéu/boiné.

Se não quer errar, linke as ou uma das cores do chapéu com o seu outfit.

Dito isso, um Panamá branquinho por exemplo, pode muito bem ser usado com quase tudo, color and summerwise desde um jeans com blazer bege ou marinho até um terno de linho cinza ou um outfit multicolorido se assim o desejar. Da mesma maneira que um Fedora preto ou de cor neutra pode complementar um terno escuro na cor que seja, sem drama. Na verdade um chapéu neutro pode ser usado flexivelmente sem brigar com as cores do seu oufit, mesmo que não seja linkado, ou pode até dar o ar da graça da cor (seja nele todo ou num detalhe) num look monocromático ou neutro. It is up to you.  

Cores neutras mas distintas também não fazem feio não.Brad com os filhos… modelito e chapéu em cores neutras.Panamá neutro pega bem até com modelito dark a la Bono VoxQue ele seja o elemento de cor, oras, mesmo na forma de gorro.Jake de gorro escuro neutro com outfit colorido

Onde encontrar? No Rio de Janeiro, tem a Chapelaria Alberto para os clássicos e a do Denis Linhares para os fashions. Em São Paulo tem a clássica Plas

Se quiser checar se na sua cidade ou numa cidade próxima tem uma chapelaria, talvez tenha sorte procurando aqui. Mas não garanto nada.

No mais, mãos e cabeças à obra. Pois virtualmente você nunca vai achar chapéu algum pra você.

E um aviso: tecle nas fotos ou passe o cursor nelas, pois cada uma tem lá uma diquinha ou algo do tipo.

Leia ainda: Chapéu e colete, Justin way, Chapéu, enfim, virou moda, again, De terno e boiné, Um papo sobre acessórios, Como tirar a medida para o seu chapéu, Elegância em cores.





44 dudes comentaram nesse post:

  1. Paulo disse:
    16 de January de 2008 às 00:34

    Gostei muito desse blog, bem completo, meus parabéns!
    Lendo sobre chapéus, me veio a dúvida:
    Chapéu com óculos escuros, vai bem, ou estaria sendo redundante?

    Reply

  2. Diandra disse:
    16 de January de 2008 às 21:01

    Olá Paulo,

    Good question. Pode usar sim, mas tome cuidado com a escala do óculos para não cobrir o rosto demais e nem brigar com o chapéu. Um Clássico Aviator ou um Wayfarer seriam os mais indicados.

    Se não quiser usar óculos com eles, não precisa, desde que eles realmente lhe dê proteção contra o sol.

    XO
    Dê uma olhada na foto do Brad Pitt e Bono acima (pra aumentá-la basta clicar nelas) para notar a tal da escala.

    Reply

  3. Pingback: Chapéu e óculos juntos, pode? « Homens Modernos

  4. Pingback: Looks du Jour: Três momentos short/bermuda pra vocês « Homens Modernos

  5. JeanPaul disse:
    9 de April de 2008 às 04:58

    Olá Diandra, comprei uma boina de veludo e gostaria de saber se não faço feio usando ela no dia a dia, de jeans e camiseta ou mesmo com uma bermuda cargo. O que acha?

    Reply

  6. Diandra disse:
    9 de April de 2008 às 15:20

    Olá Jean Paul,

    Não, não faz não. Agora veludo tem um feeling mais invernal do que veranesco e pode ser uma ótima opção para a estação que está começando.

    XO

    Reply

  7. Ed disse:
    17 de May de 2008 às 03:05

    Olá!

    Gostaria de saber se posso usar um Fedora quando for ao Teatro e/ou cinema. E, quando sentar-me à mesa, em um restaurante com varanda ou internamente se poderei utilizá-lo. Muito obrigado!

    Reply

  8. Ed disse:
    17 de May de 2008 às 03:17

    Ah, mais uma pergunta!

    Sendo durante o dia, posso usar um Fedora dentro de um Museu?

    Reply

  9. Diandra disse:
    17 de May de 2008 às 18:49

    Olá Ed,

    Dentro do cinema ou teatro, não é de bom tom. Ainda mais sentado e atrapalhando a visão de quem senta atrás de vc com ele. E nem ao se sentar à mesa fica legal usá-lo, portanto, num restaurante não é pra ser usado. E só justifica usá-lo para comer à mesa se o sol escaldante estiver batendo em vc e ao ar livre.

    No museu até poderia.

    XO

    Reply

  10. Ed disse:
    17 de May de 2008 às 22:03

    Muito obrigado Diandra!

    Reply

  11. Wanderson disse:
    4 de January de 2009 às 11:41

    Olá Diandra,
    Gostaria de saber se posso usar à mesa de um restaurante chapéu quando o estabalecimento não possui uma chapeleira.
    Obrigado,
    Wanderson

    Reply

    • Diandra disse:
      4 de January de 2009 às 12:23

      Não deve Wanderson. Coloque numa cadeira que faça parte da sua mesa. Em alguns restaurantes há um cabide especial pra cada mesa, pequeninho que tb pode ser usado se claro, o restaurante tiver um.

      XO

      Reply

  12. Pingback: A Etiqueta do Chapéu « Homens Modernos

  13. Alan Ricardo disse:
    12 de August de 2009 às 06:35

    Olá. vou me casar as 11 horas da manhã, e em seguida recepcionar meus convidados em uma chácara da família.
    Tenho um Fedora preto e gostaria de saber se posso usá-lo com meu terno creme.

    Reply

  14. wilton disse:
    2 de January de 2010 às 19:35

    Ola o blog é muito legal
    mas não deu para tirar de como usar e em que ocasiões eu
    poderia usar. se vc tuver al guma dica me fale por favor .

    Reply

  15. Pingback: Um Papo Vapt-Vupt Sobre Óculos e Chapéus « Homens Modernos

  16. lucas disse:
    18 de July de 2010 às 02:35

    Olá Diandra,

    Gostaria de saber se posso usar uma boina xadrez (preto e branco) com um blazer xadrez(marrom), se mesmo sendo um acessorio fica errado usar xadrez com xadrez.

    Obrigado, Parabéns pelo blog.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de July de 2010 às 18:26

      Lucas,

      Não é errado, mas neste caso pra não errar, é melhor que as estampas tenham alguma cor em comum. Dito isso, até daria, mas só vendo o resultado. Dá uma olhada no post estampa com estampa.

      XO

      Reply

  17. Pingback: FlashBack do Dia: Hankies, Chapéus e Bijus « Homens Modernos

  18. wesley disse:
    21 de December de 2010 às 17:26

    Diandra,
    Primeiro, eu adoro seu site. Parabéns!
    Bien, vamos a minha dúvida. Sou apaixonado por chápeus, e não tenho medo de usá-los.
    No ano que vem, estarei viajando para a la plage un peu chic, e com certeza, quero levar alguns de meus chapéus. Optei por chapéus panamá, acredito eu ser a escolha perfeita para a praia, mas na hora de escolher, pensei estar escolhendo errado, e ai a dúvida…quais modelos e como usá-los na praia. Bien sur! Entrei no seu site, como sempre, e procurei por modelos. Não encontrei nada :(. Eu tenho um panamá de cuenca, modelo fedora, de aba longa (acho que uns 8 cm), e um de montecristi, borsalino, de aba curta (uns 4 cm). Ambos brancos e perfeitos, trama finíssima! Como é uma praia um tanto badalada, qual deles levar? E como usá-los? Recomenda outros?
    Tenho um rosto fino e comprido.
    Fico no aguardo!
    Bises!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de December de 2010 às 17:26

      Wesley,

      Chapéu pode ser usado com N looks. É só vc dar uma olhada nos looks que eu já postei ou sugeri chapéu e escolher. Panamá legítimo é sempre bom levar pra viagens porque vc pode dobrá-lo que ele não perde a forma.

      XO

      Reply

  19. Alex disse:
    29 de December de 2010 às 11:34

    Bom dia.

    Sempre gostei de chapéu. Tenho e pele mto branca e pouco cabelo. Logo, ele é ideal para me proteger do sol. Sou advogado e moro no Mato Grosso do Sul. Diariamente uso terno e gravata, ou, qdo mto calor, somente a camisa e gravata, mas sempre no estilo clássico. Como combinar o chapéu com camisa e gravata? Desde já agradeço e fico no aguardo.

    Reply

  20. Pingback: Papos Já Batidos Sobre o Que Usar no Verão « Homens Modernos

  21. Junior disse:
    27 de March de 2011 às 14:28

    Oi…Vou a uma festa e pretendo usar no meu look um Fedora cinza claro. Ocorre que a festa eh a noite e obrigatório vestuário branco. Acessórios são bem vindos em outra cor, por isso queria quebrar usando um chapéu.

    Nesse caso a minha aposta será sucesso ou flopado geral?

    Reply

  22. Henrique disse:
    16 de April de 2011 às 21:54

    Oi Diandra, tudo bem?
    Eu gostaria de saber mais a respeito do chapéu que o Fiuk vem usando.
    Qual modelo é?
    Você acha que fica legal?
    Muito obrigado.
    Até logo.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de April de 2011 às 23:41

      Henrique,

      Não sei qual é o chapéu que vc fala. Tem foto?

      XO

      Reply

  23. Henrique disse:
    17 de April de 2011 às 18:46

    Oi Diandra,

    Dá uma olhadinha nessa foto aqui:
    http://napromocao.net/wp-content/uploads/2010/07/Fiuk.jpg

    Reply

  24. Henrique disse:
    23 de April de 2011 às 06:27

    Diandra, tem certeza?
    Por essa foto que te mandei não da pra ver direito, mas eu encontrei um vídeo aqui que mostra perfeitamente o chapéu em vários ângulos.
    Confere aí por favor:
    http://www.youtube.com/watch?v=CvORsSOUbVE
    Será que é um fedora com a aba virada pra cima?
    Eu acho que ficaria bom em mim esse chapéu pois eu tenho o cabelo parecido.
    Obrigado pela atenção.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de April de 2011 às 21:11

      Henrique,

      Fedora é um estilo bem vasto de chapéu e este pode ser enquadrado as such.

      XO

      Reply

  25. d disse:
    14 de July de 2011 às 01:43

    Diandra, mês que vem vou a um show de jazz em sampa, à noite. Sou um pouco conservador/casual/básico, mas tô super a fim de usar um chapéu pra esse show. Qual seria o ideal? E com que look combinar? Eu tava pensando em colete de alfaiataria…. mas to cheio de dúvidas. Que tipo de calça e sapato usar? Please, me ajuda a montar um look com chapéu pra eu ir a esse show!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de July de 2011 às 20:33

      D,

      Não tem como eu escolher um look pra vc. Chapéu tem que ser o pra vc pra funcionar… Dá uma olhada nos look du jours e veja se acha algo que lhe agrade…

      XO

      Reply

  26. Mauricio disse:
    2 de January de 2012 às 09:59

    Olá Diandra!
    Primeiramente preciso parabenizá-la pelo blog, é simplesmente o máximo, ainda mais para nós homens que achamos q entendemos de moda hehe

    Minha dúvida é a seguinte:

    Vou numa formatura, agora no verão, e gostaria de saber se é aconselhável ir de chapéu fedora de palha e paletó branco, com calça jeans azul escuro e uma camiseta gola V lilás.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de January de 2012 às 16:06

      Maurício,

      Depende do traje pedido e se é indoors ou outdoors.

      XO

      Reply

      • Mauricio disse:
        3 de January de 2012 às 15:23

        Desculpa ser chato hehe
        Não tem traje específico no convite e a formatura é indoor.

        Pensando melhor, acho q o chapéu vai ficar meio no sense num lugar fechado, né??

        Reply

        • Diandra Fernandes disse:
          3 de January de 2012 às 22:10

          Maurício,

          Isso, fica sim. Uma balada tipo festinha na casa de um amigo ou numa danceteria até poderia, mas em formatura, casamento e indoors… não fica legal não.

          XO

          Reply

  27. junior pereira disse:
    2 de January de 2012 às 17:03

    Boa tarde , vou num casamento como convidado e gostaria de saber se fica bacana ir de terno de chapéu estilo Fiuk e Justin timberake ou boina estilo Asthon kouthy ??/ oque me diz???

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de January de 2012 às 23:06

      Junior,

      Bacana não fica não.

      XO

      Reply

  28. Márcio Alsan disse:
    14 de April de 2012 às 19:23

    Olá Diandra!

    Tenho a seguinte dúvida, os chapéus Fedora, combinam tênis? Imagino que no caso de tênis com modelo mais baixo sim, mas e com os tênis que têm molas, amortecedores…?

    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de April de 2012 às 20:41

      Márcio,

      Estes tênis com molas/amortecedores só combinam com roupa de ginástica. ;-) E Fedora pode ser usado com tênis street sim.

      XO

      Reply

  29. KARLLOS GRUBER disse:
    18 de July de 2012 às 16:24

    Gostaria se saber como combinar um sobretudo preto comprido e chapéu preto… O que posso usar por baixo. Moro na Serra Gaúcha, tenho 45 anos. Aqui é bem frio.. Abraço.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de July de 2012 às 23:02

      Karllos,

      O que vc quiser. Camadas com camisa, camiseta e suéter (vale o de gola rulê) com calças jeans ou de lã ou cotelê.

      XO

      Reply


Deixe seu comentário