Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


18/09/08

E você crente que nem pão quente que não tinha que se preocupar com nada sobre a etiqueta do chapéu. Era só escolher o chapéu, colocar na cabeça e pronto. Assunto resolvido.

etiqueta-do-chapéu

Mas as coisas não são bem assim, dude. Se decidir usar o seu, saiba pelo menos que há (ou havia) regras de etiqueta a saber. Quais? Eu digo:

  • Ao passar por uma dama, é hábito de um cavalheiro enchapelado, dar uma tiradinha do chapéu da cabeça bem rápida, ou simplesmente dar uma tirada do chapéu da testa, dando uma levantadinha na aba. Se parar para conversar com uma lady, então, o chapéu deve ser retirado da cabeça, anywhere you might be. Se por acaso a conversa passar a ser do tipo “andada”, ou seja, vocês continuam a conversa andando, aí pode voltar a colocar o chapéu na cabeça.
  • Dar esta tiradinha da cabeça, também se aplicaria ao dizer a qualquer um, homem ou mulher, um obrigado, com licença, bom dia, boa tarde, olá, até, de nada, como vai?… Ou seja, ao proferir estas palavras sincronize com o gesto.
  • Ao passar por um homem conhecido, dar um toquinho na aba por baixo é costume.
  • Quando indoors (restaurantes, salas, escritórios, casas/apês…) ele é sempre retirado, exceto nos locais com feeling de rua, percebidos como públicos como lobbies (de hotel ou shopping por exemplo), corredores, ou elevadores lotados (desde que não residenciais). Em elevadores públicos, pode até se manter o chapéu na cabeça, mas se tiver uma lady no recinto, na dúvida, melhor remover o headwear. Só se volta a colocá-lo no corredor. Num elevador residencial ou de hotel é de bom tom retirar o chapéu da cabeça. Principalmente na presença de uma mulher.
  • Ao ar livre, nas ruas, na praia, no carro conversível e por aí se vai, ele é bem-vindo.
  • A não ser que se toque o hino do país, se estiver num funeral, num casamento ao ar livre, numa cerimônia de passagem de bandeiras, tirando fotos ou fazendo alguma dedicatória. Enfim, ao ar livre no meio de algo solene, uma cerimônia destas, retire o chapéu ou boné.
  • E a propósito, quando retirar o chapéu da cabeça e segurá-lo na mão, a parte de dentro nunca fica à mostra, só a externa.
  • Em algumas religiões, dentro de seus templos, a cabeça é coberta, como na judaica, onde os homens fazem uso do yarmulke. Mas saibam que em igrejas católicas, o uso do chapéu por homens não é bem-vindo, ele é até desrespeitoso.
  • À mesa, indoors ou outdoors é de bom tom não usar chapéu ou qualquer headwear. A não ser que se esteja almoçando outdoors sob sol escaldante. Aí, pode ser. Ou então, como protesto se o restaurante não tiver lugar para deixá-lo…rs Se por lá não tiver cabide chapeleiro, use uma cadeira para tal.
  • Diz a lenda que qualquer coisa pregada na hatband (faixa do chapéu) de um homem deve ser no lado esquerdo. Se procede? Não sei, mas pelo sim e pelo não… notificado está.

Agora, dito tudo isso… honestamente, como o chapéu passou a ser um acessório meio esquecido no guarda-roupa masculino, as regrinhas de etiqueta meio que ficaram no caminho também. Pra mim por exemplo, fica muito difícil imaginar os novos usuários de chapéu usando os seus headwears de forma assim tão respeitosa, tipping their hats etc e tal. Se quiserem saber qual seria o meu approach moderno (pero no mucho) para estes usuários de primeira viagem… recomendaria que se retirasse sim o chapéu ao falar com uma mulher, ao entrar nos lugares mencionados acima como restaurantes, igrejas, elevadores (a não ser os lotados), casas, escritórios e tal, a não ser que fosse uma balada descolada e/ou casual onde o chapéu faz parte da montada (tipo, hoje quero dar uma de Justin), aí, neste caso, eu não veria problema algum, mesmo porque o chapéu-balada está IN.

Não usaria no entanto no cinema ou no teatro para não atrapalhar a visão de quem está atrás. Por etiqueta? Não, por puro respeito e consideração com quem vai se sentar atrás de você.

Agora, tem muita gente que acha desnecessário estas regrinhas. Eu não acho de todo, não. Mas nessa, you make your call.

E se quiser experimentar a cortesia do tipping the hat, mas ainda acha meio estranho, experimente dar uma batidinha de leve no chapéu. Se não der, esta eu garanto que ninguém vai se chocar se for rifada. Ô, se garanto.

Agora, se você já for um usuário de carteirinha de chapéus ou um daqueles senhores super elegantes de plantão, pode seguir à risca as regrinhas. Mesmo porque, elas são o charme.

E uma última: estas são as regrinhas de etiqueta para o uso do chapéu para os homens e não para as mulheres, entendido? Pra elas as regras são outras…

Leia ainda: Tudo o que eu já postei sobre o chapéu, Quando usar o chapéu… não esqueça de ventilar a mufa vez ou outra, Um papo longo sobre chapéus.





72 dudes comentaram nesse post:

  1. Fábio disse:
    18 de September de 2008 às 11:22

    Bom Dia querida Diandra e leitores!
    Pois bem, depois que comecei a frequentar este blog, muita coisa mudou. Já tenho mais “noção” do que posso ou não usar, e uma delas é justamente sobre chapéus. Sempre gostei, meu pai usava. Não me sentia confortável, por ser justamente um acessório de “idosos”. Que engano !! Ultimante tem-se visto alguns modelos super bacanas, descolados. Estive numa dermatologista, para dar uma avaliada na minha pele e…. “recomendação”, além do tradicional protetor solar é “chapéu, boné. O sol anda avassalador. Proteger as orelhas principalmente. Assim podemos evitar muitos problemas de pele. Um abraço a todos. ” Movimento pelo chapéu” Aderi !!

    Reply

  2. Bruno disse:
    18 de September de 2008 às 13:22

    Diandra! Esse post é tudo o que eu queria saber sobre etiqueta dos chapéus, mas não tinha para quem perguntar! Agora uma perguntinha: é verdade que chapéus de palha, como o panamá, não devem ser usados durante a noite? Se eu sair de casa durante o dia com o chapéu panamá na cabeça, à noite ele tem que voltar na mão? Obrigado (com uma tirada de chapéu)!

    Reply

  3. Raphael disse:
    18 de September de 2008 às 22:20

    Oi Diandra, tudo bem?

    Diandra, tenho um chapéu Panamá, mas de vez em qunado me batem algumas dúvidas sobre o dito cujo:

    1) Posso usá-lo a noite?

    3) Posso usá-lo num shopping?

    1) Posso usá-lo em dias nublados?

    Detalhe, meu estilo é mais despojado. Terno só uso em casamentos e afins, no máximo um blazer ou paletó de vez em quando.

    Reply

  4. Diandra disse:
    18 de September de 2008 às 23:40

    Olá Raphael,

    Se for uma montada casual, para uma ocasião idem, por que não? No shopping, por que não poderia? E em dias nublados idem.

    XO

    Reply

  5. Murilo disse:
    18 de September de 2008 às 23:46

    Diandra ai fla pra gente tirar ele em cartas ocasioes, mas colega, se eu tirar meu chapéu a pessoa sai correnu, o cabelo fik tdo bagunçado qdo se usa chapéu

    Reply

  6. Diandra disse:
    18 de September de 2008 às 23:46

    Olá Bruno,

    Não vejo problema algum em usá-lo à noite, se for para uma montada casual para uma ocasião casual numa noite de verão ou no clima de, ou mesmo só pra voltar pra casa num dia que resolveu usá-lo durante o dia.

    XOXO

    Reply

  7. Diandra disse:
    18 de September de 2008 às 23:50

    Olá Murilo,

    Olha, esta é uma das razões para que a etiqueta do chapéu para nós mulheres seja outra.rs

    E eu meio que briquei com o seu comentário, mas é verdade.

    XO

    Reply

  8. pgentil disse:
    27 de September de 2008 às 10:32

    Olá

    Trabalho no mundo acadêmico (escolas e universidades).
    Participando por exemplo, de uma reunião, e se na sala não há local para guardar o chapéu: coloco o mesmo na mesa, numa cadeira, ou utilizo (se os mesmos estiverem ocupados), onde coloco?
    Lecionando onde devo colocar? Posso entrar na sala de aula de chapéu e retirá-lo ou…?
    Dentro de um ônibus ou avião posso entrar de chapéu e retirá-lo onde deixá-lo?
    Obrigado, pgentil

    Reply

  9. Diandra disse:
    29 de September de 2008 às 15:25

    Olá Pgentil,

    Hj em dia não há mais certa “consideração” com os headwears como d’antes, portanto, coloque aonde der. Se não tiver lugar na sua sala de aula e der, deixe na sala dos professores. Andar com o chapéu pelo pátio ou corredor não teria problema, mas dentro de salas é melhor retirá-lo.

    No ônibus, se retirá-lo, deixe-o no colo quando for sentar e no avião, veja se há um lugar para guardá-lo, se não tiver, prefira um que dê pra vc dobrar sem danificar, como um bom panamá. Ou então, viaje com uma mala/caixa de chapéu junto e coloque-o nela.

    XO

    Reply

  10. pgentil disse:
    30 de September de 2008 às 19:46

    Diandra:

    Muito agradecido pelas informações.
    Pgentil

    Reply

  11. Pingback: Just for fun: Capacete de obras, a mais nova trend para headwear? « Homens Modernos

  12. Pedro Martins disse:
    20 de January de 2009 às 21:27

    Diandra…acabei d v esse post…
    eu adoro chapeis…sera q vc num podia faze o favor de posta alguns modelos?

    bejos do seu novo leitor Pe Martins

    Reply

  13. Pingback: Por Aqui: Alguns posts nos quais eu andei dando uma polida lately « Homens Modernos

  14. Pedro disse:
    27 de March de 2009 às 19:30

    Apesar de respeitar a “etiqueta” do chapéu, ele fica bonito em qualquer lugar. Tenho inclusive sempre evitado tirá-lo. Até porque o mundo atual não está preparado para seu “desuso”. E é uma questão de estilo.

    Reply

  15. Pingback: Momento papo-furado: Os maus modos que reinam nos reality shows e a seguir, um momento desabafo, porque o negócio foi feio! « Homens Modernos

  16. Pablo disse:
    2 de December de 2009 às 22:25

    Olá. Tenho uma dúvida sobre os chapéus panamá. Eu posso usar o mesmo com uma bermuda cargo mais uma blusa lisa? Fica ruim ou não? Obrigado.

    Reply

  17. Celso disse:
    6 de June de 2010 às 22:26

    Oi, comprei um panama de aba larga porque tenho um rosto muito comprido e largo, tipo carão mesmo, vc acha que disfarça?

    Reply

  18. Celso disse:
    7 de June de 2010 às 23:20

    Oi Diandra, uma outra dúvida: Quanto à etiqueta, é certo que ao encontrar com uma mulher na rua devo fazer o tal gesto de tirar o chapéu, mas só no primeiro encontro, depois coloco o chapéu, não fica feio caminhar ao lado de uma mulher com o tal do chapéu, e nem colocá-lo depois do primeiro encontro… Tô certo?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de June de 2010 às 15:28

      Celso,

      Sim, é por aí, se o que vc chama de primeiro encontro for o mesmo que no momento que encontrar a lady tirar o chapéu e depois recolocá-lo na cabeça e assim ficar. Numa outra ocasião, se encontrá-la de novo e estiver de chapéu…

      XO

      Reply

  19. Cristina disse:
    28 de June de 2010 às 23:23

    Gostaria de saber qual a origem do costume de se tirar o chapeu à mesa??
    E porque se retira o chapeu à mesa, alem ser educado?e porque e falta de educação
    usa-lo durante a refeição, esta pergunta se refere a utilização por homens
    Obrigada

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de June de 2010 às 23:43

      Cristina,

      A origem deve ser puro bom senso, já que não tem absolutamente nada a ver usar chapéu à mesa. E na verdade, a grande maioria das regras de etiqueta tem a ver com o puro e simples bom senso.

      XO

      Reply

  20. Pingback: Um Papo Vapt-Vupt Sobre Óculos e Chapéus « Homens Modernos

  21. renato disse:
    15 de July de 2010 às 02:09

    Suas dicas são boas, mas pra que forçar a barra usando tanto inglês? Não soa forçado? Veja, é um blog para homens!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de July de 2010 às 02:18

      Renato,

      É pra homens, mas praqueles que sabem respeitar o direito meu de escrever como quero e gosto. Ou seja, não gosta, acha forçado, não perca o seu precioso tempo por aqui. Encontre na internet algo que seja mais a sua cara e deixe o meu blog do jeito que é pra quem gosta e respeita uma escolha que eu fiz. So simple yet pra gente sem a menor noção do que é um filtro ou não saca que o mundo não gira em torno da sua estética ou umbigo, é tão difícil de entender não é?…

      XO

      Reply

  22. Marcelo disse:
    17 de October de 2010 às 18:06

    Olá Diandra, com a proximidade do verão quero comprar um Panamá pra mim, por duas razões: 1º. estilo; 2º. proteção extra contra o sol. Trabalho no interior, numa faculdade, onde as pessoas tem por hábito se vestir de forma bem informal.
    Pergunta: creio que eu estaria OK usando calça jeans num tom mais claro, camisa pólo e um calçado tipo “sapatênis” claro, junto com o panamá; agora poderia usar camiseta e um allstar, por exemplo? Camiseta estampada creio que não ficaria nada bem.

    Abss, sucesso no blog

    Reply

  23. Celso disse:
    18 de October de 2010 às 01:17

    Olá, queria contar um pouco sobre a minha experiência com o meu Panamá novo… Engraçado como chama a atenção eu fico meio perplexo porque as pessoas me olham direto ao cruzar na rua… Sou bem alto e acho que o tal do chapeu acaba por chamar muito a atenção das pessoas… Ele está agora guardado, eu fico um pouco inseguro, não sei se estou sendo alvo de atenções porque estou bem, ou se porque estou pagando um mico… Será? Vou voltar a usá-lo no verão…

    Reply

  24. Marcelo disse:
    19 de October de 2010 às 00:27

    Celso (Diandra, com licença, tirando o chapéu), o terceiro motivo que não explanei acima era justamente este: passar percebido.

    hehe
    😉

    Reply

  25. Jorge disse:
    25 de October de 2010 às 19:05

    Tenho 38 anos e uso chapéu há 05( panamá – palha do Equador; boina e boné); e, ao encontro do blogueiro, tenho que a pesoas ao usarem a “cobertura” – viva o veráculo, devem observar as regrzs expostas e o bem senso!

    Reply

  26. Celso disse:
    26 de October de 2010 às 00:30

    Marcelo, se este é o seu objetivo, passar PERCEBIDO, pode estar certo de que vai conseguir, sem sombra de dúvidas… Mas… 🙂

    Reply

  27. marcello disse:
    6 de December de 2010 às 00:53

    Diandra, eu posso usar chapeu no reveillon que será em um retaurante, estilo balada.

    obrigado

    Marcello

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      6 de December de 2010 às 12:44

      Marcello,

      Na hora da ceia ou sentado à mesa aí é bom tirar o chapéu mas pra balada nele em si, pode.

      XO

      Reply

  28. Pingback: » Como guardar seu Panamá

  29. FRANCISCO CARLOS DA SILVA disse:
    18 de May de 2011 às 02:59

    Parabéns,

    Simples assim:
    …Rooonaldinho é 9,
    …Deus é 10 e
    Seu Blog é 11 !!!!

    Obrigado pelas dicas.
    Pega pra tu um grande abraço de,
    Francisco Carlos

    Reply

  30. Fernando disse:
    9 de June de 2011 às 11:10

    Poxa, que alegria ver uma aula de etiqueta, parabéns, tenho 43 anos, sou maluco por chapéu, uso com terno, e e claro fica um charme, bem mas essa não é a razão principal, sou calvo, e o uso deste edumentário é necessário para duas ocasiões, uma pelo sol, evita o cancer de pele em nossa cabeça e por outro no inverno morro de frio na cabeça, e esse ponto é importante se agasalhar bem, uma vez que a hiportemia pode levar quem tem problemas cardiacos a um infarte.
    Mais uma vez, parabéns, adorei o site.
    Codialmente
    Fernando Colonnese

    Reply

  31. Celso Machado disse:
    10 de June de 2011 às 14:52

    Estou sempre por aqui e agora estou começando uma nova temporada com o meu panamá, que é o inverno, e volto a ler os comentários, sempre tem alguma coisa pra aprender…

    Reply

  32. Marcos Danilo Perreira Machado disse:
    15 de June de 2011 às 18:19

    Olá Diandra,

    Parabéns pelas informações prestadas. Olhando num site de vendas de chapéu panamá, notei que existem vários modelos de faixas dos mesmos. Você saberia dizer-me se a faixa do chapéu é fixa ou eu poderia comprar várias delas para ir combinando conforme o uso?

    Reply

  33. Jeff disse:
    15 de January de 2012 às 19:32

    Diandra
    Excelente teus comments about chapéu e seu uso….valeu….foi útil pra mim que estou entrando na onda necessária e chique do hat….bjs

    Reply

  34. Marco disse:
    24 de February de 2012 às 09:26

    Bom Diandra,

    Acabo de ganhar um belo chapéu Panamá do meu sogro (o chapéu clássico),… meu estilo é mais despojado, sempre usei boné e sou grande fã,… mas este chapéu inova meus conceitos,…GOSTARIA de saber se posso dobrar de alguma forma a aba, não simplesmente abaixa-la, mas forçar e moldar ao meu gosto?

    Agradeço a atenção!
    Valeuwww

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de February de 2012 às 16:56

      Marco,

      Pode, se conseguir…

      XO

      Reply

  35. Sergio disse:
    1 de June de 2012 às 09:46

    Ótimas dicas as suas. Fala um pouco da Etiqueta do Chapeu para uso à noite.

    Abraço

    Sérgio

    Reply

    • Di Fernandes disse:
      4 de June de 2012 às 17:17

      Sergio,

      Tradicionalmente se tira o chapéu indoors. Mas se vc for pra balada com uma montada que quer curtir umas de chapéu, então pode mantê-lo. Mas em ocasiões formais ou no restaurante, deve sempre retirá-lo.

      XO

      Reply

  36. domairton disse:
    25 de July de 2012 às 15:19

    Esqueceu de falar sobre uma dança. Tira-se ou não o chapeu para dançar?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de July de 2012 às 16:14

      Domairton,

      Sim, tira.

      XO

      Reply

  37. Antonio disse:
    13 de February de 2013 às 19:58

    Chapéu no casamento da minha filha, de manha ao ar livre,…nem pensar?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de February de 2013 às 16:11

      Antonio,

      Durante a cerimônia (incluindo levá-la ao altar até o final) e se tiver que se sentar à mesa pra comer, o chapéu não deve ficar na cabeça não. Só pode usar se for circular informalmente pela ocasião.

      XO

      Reply

  38. Andréa disse:
    19 de March de 2013 às 14:05

    Diandra, meu casamento vai ser estilo Vintage, ao ar livre, porém a noite, ás 20H. O noivo pode usar chapéu em algum momento? Cerimônia, festa?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de March de 2013 às 15:02

      Andréa,

      Melhor não. Mas se quiser usar, que seja depois da cerimônia, na festa ou antes, bem antes e não na cerimônia.

      XO

      Reply

  39. Jussara Dias disse:
    20 de March de 2013 às 19:21

    OLá gostaria de saber se fica legal eu usar chapéu no meu casamento será uma cerimonia em uma chacará. Mas uma pergunta eu fico o tempo todo da cerimonia de chapéu

    Reply

  40. Daniel disse:
    25 de May de 2013 às 04:14

    Essa questão da etiqueta antiga no uso de coberturas às vezes causa situações no mínimo constrangedoras. Vá lá, um sombrero mexicano daqueles enormes realmente fica exagerado em algumas circunstâncias, mas cismar por causa dum gorro durante o inverno ou por causa dum boné é intransigência. Teve uma vez que eu cheguei até a usar spray de pimenta quando um garçom foi fazer menção de retirar o boné que eu estava usando num restaurante.

    Reply

  41. jamille disse:
    14 de June de 2013 às 23:08

    Boa noite!!!

    Moro no sul do país, onde faz muito frio e como gosto de inverno costumo viajar tbm neste época do ano e tenho hábito de usar chapéu, mas fico sempre em dúvidas sobre etiqueta para as mulheres seguirem ao usarem este acessório Obrigada
    Jamille

    Reply

  42. Daniel disse:
    25 de June de 2013 às 22:19

    Olá Diandra,
    comprei meu primeiro chapéu hoje, e adorei as tuas dicas.
    Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de June de 2013 às 15:16

      Daniel,

      😉

      XO

      Reply

      • Ademário J.Silva disse:
        20 de January de 2014 às 17:06

        Diandra,

        Posso usar meu chapéu no ambiente que trabalho?

        Reply

        • Diandra Fernandes disse:
          21 de January de 2014 às 18:26

          Ademário,

          Indoors não é recomendável, não. A não ser q seja parte do uniforme determinado pela empresa.

          XO

          Reply

  43. Ana disse:
    23 de July de 2013 às 15:12

    No restaurante seria deselegante colocar o chapéu sobre a mesa? Caso não tenha um chapeleiro, qual seria o melhor lugar para guardá-lo?

    Reply

  44. Paulo Silva disse:
    23 de October de 2013 às 16:49

    Diandra, me dá um help. Tenho 28 anos, minha irmã vai se casar em novembro numa chácara, e a cerimônia será à noite. Tanto ela quanto eu estávamos pensando em algo diferente e gostaríamos da sua opinião. Bom, pra começar, sou eu quem vou leva-la ao altar. Ela escolherá uma música, ou romântica ou mais descontraída, não será a marcha. Sou fã do seriado WHITE COLLAR, não sei se você conhece, e pensei em usar o chapéu que o personagem Neal Caffrey usa, é o estilo “fedora”. Isso é totalmente desapropriado pra ocasião? Ou poderia usar? Usaria apenas na entrada com a noiva, e talvez, na pista de dança que terá após o casamento. O terno que irei usar é italiano. Desde já agradeço sua atenção. Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de October de 2013 às 17:29

      Olá Paulo,

      Pra levá-la ao altar não é uma boa, pra pista de dança pode ser.

      XO

      Reply

  45. Carlos Eduardo Pessanha disse:
    12 de January de 2014 às 15:34

    Diandra, vou casar às 17:30 no dia 18 desse mês. Posso ficar no altar, durante a cerimônia, com o chapéu?

    Reply

  46. ilmara Oliveira disse:
    3 de September de 2014 às 23:57

    Ola… estaremos no desfile 7 de setembro e vamos usar chapéu. Antes da apresentação posso segura o chapéu? Obg Como eu posso segurar

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de September de 2014 às 19:10

      Ilmara,

      Sim, deve tirar o chapéu na hora do hino e de solenidades. Nas mãos, como preferir.

      XO

      Reply

  47. Antonio Carlos Silva disse:
    27 de September de 2014 às 19:18

    Um aspecto importante parece ignorado!! Ao tomar refeições, deve-se tirar o chapéu, boné, etc., por respeito a Deus!
    Talvez a mulher, por não servir exército, n~/ao saiba. Experimente o soldado tomar refeição e esquecer de tirar o boné, o kepe, etc., para ver o que acontece!
    Cadeia no fim de semana!
    Também uma utilidade aba do boné seria para proteger do sol. Pergunto: Porque alguns jovens(não vamos mencionar classe social) usam o boné com a aba para trás? Para proteger o que?

    Reply

  48. fa disse:
    27 de May de 2015 às 08:49

    com o justin ??? va sonhando

    Reply

  49. Alessio Wanner disse:
    16 de July de 2016 às 11:39

    Olá Diandra, gostaria de saber se convém usar boina italiana a noite…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      16 de July de 2016 às 13:26

      Alessio,

      Depende da ocasião. Se for formal, melhor não.

      XO

      Reply


Deixe seu comentário