Como transformar 15 peças em mais de 200 looks!


19/09/08
Na(s) categoria(s): Um Papo Sobre... | Postado por Diandra Fernandes às 20:41

Tendo a foto acima como exemplo… usado tradicionalmente, o último botão fica aberto, os outros abotoados. Ele deve cobrir o cós/cintura da calça por completo e não importa o que você faça, nunca a camisa deve aparecer por entre colete e calça. A ponta da gola/colarinho da camisa abotoada e engravatada deve ser beliscada e ficar presinha pelo colete. Agora, é claro que estou falando do colarinho tradicional, já que há algumas versões dele em que esta máxima não daria pra ser aplicada como aquele colarinho diminuto, bem tiny ou um outro mais curto.

Tradicionalmente ele tem 5 botões (abotoamento simples) e o tecido nas costas é feito de um tecido diferente do da frente. Por exemplo, na frente é de lã fria (super alguma coisa, 100, 120, 150…) e atrás é cetim. E atrás, há um “cintinho” que permite um ajuste perfeito à sua silhueta. 

Pra evitar volumes ou quebra aparente entre colete e calça, o uso do cinto deve ser evitado. Nessa, o suspensório é mais do que bem-vindo para substituí-lo, se precisar desta help. O mesmo se aplica para quem, sei lá por quê, preferir usar calças com pregas. Cai melhor. 

E nem preciso dizer que o suspensório é pra ser usado por dentro do colete e não por fora, né? E é o de botões, não os clip-ons.

Sempre que você for mandar fazer um terno, mande fazer um colete para acompanhá-lo, no tecido, padrão e cor do terno em questão. Pra tê-lo como opção, just in case. E usá-lo assim, tudo no mesmo padrão, tecido e cor é sempre mais formal do que usar um dissidente.

Ao usar o colete com o terno, mesmo com o paletó aberto, o ar de composto fica garantido, sempre. Usando o colete com paletó fechado, tradicionalmente, só o botão de cima tops fica aparente, o resto fica coberto pelo paletó. Isso, tradicionalmente falando… Com os de hoje em dia, é muito comum ver dois botões aparecendo.

Há versões de coletes DB (abotoamento duplo) por aí no momento, mas se quiser a minha opinião nessa… aposte sempre num de abotoamento simples que é menos complicado. E só pra constar: tradi way, o terno de abotoamento duplo (jaquetão) não é usado com colete de abotoamento duplo. Um de abotoamento simples seria a opção neste caso. Já um terno de abotoamento simples permite um colete dos dois jeitos.

Outra: colete é uma opção do smoking também, que pode ser usado com ele ou então, com uma faixa chamada cummerbund. Escolhe-se ou um ou outro pra usar e não os dois juntos. A versão tradicional dele para o smoking é low-cut e com ou sem costas, bem como a foto acima. E sim, ele teria lapelas.

Apesar do colete fazer parte de algo superformal como um terno, dá muito bem para pegá-lo emprestado e usar com algo mais casual como jeans e camiseta, na base do hi-low. Se claro, você quiser. Ou simplesmente comprar um avulso e usar na montada que melhor lhe apetecer.

E fora do esquema de um terno (dia ou noite), você pode sem drama usar um não necessariamente na sua forma tradi, sendo ele mais curto por exemplo, ou simplesmente usando-o de forma que mostre um pouco o cinto ou a sua fivela, ou enfim, dar lá o twist que você bem quiser nele.

Ou seja, numa montada descolada/despojada/casual não precisa ficar se atendo às suas “tradicionalidades”.

Agora, mesmo dentro de uma enternada, num momento IN, as suas variações também podem ser consideradas opções viáveis. Porque, na medida que algo se torna IN, ou seja, uma trend vinga, as possibilidades acabam também se ampliando e maneiras diferentes de usar uma peça também se tornam bem-vindas.

Nem que seja somente por aquela estação…

Leia ainda: Tudo o que eu já falei sobre coletes. E olha, se você está interessado em esportá-lo e está procurando maneiras de usá-lo… eu recomendo uma boa browseada pela sugestão de posts que vai aparecer no link dado, tá?





111 dudes comentaram nesse post:

  1. André Carvalho disse:
    19 de September de 2008 às 21:28

    Olá Diandra,

    Nossa, parece que você adivinhou meus pensamentos, escrevendo um guia tão bom assim sobre coletes.

    Estou louco atrás de um colete, desses de alfaiataria, avulso e só encontrei, até agora, na Aramis e só uma opção. Você sabe onde posso encontrar?

    Outra coisa pergunta: eu tenho apenas 2 ternos que uso mais costumeiramente: um cinza com um xadrez leve e um azul marinho riscado. Que cor seria mais recomendada para aumentar o número de looks, mesmo para os ternos que ainda comprarei? :)

    Beijo,
    André.

    Reply

  2. BigBoss disse:
    20 de September de 2008 às 01:16

    Obrigadão pelas dicas.

    O que, ainda, está dificil é encontrá-los……. Acho que vou ter que mandar fazer….

    Grande abraço!!!

    Reply

  3. Pedro disse:
    20 de September de 2008 às 01:24

    Oi, gosto muito desses coletes mas gostaria de saber em que lojas do Brasil posso comprar um?
    Fui atrás de coletes e minha madrinha me disse que encontraria baratos na loja do Ricardo Almeida e na Daslu mas quando olhei os preços, imaginei que com o da daslu, daria para comprar 3 calças jeans na Elus. havia vários modelos, todos custando de 800 a 1900 reais!
    Impossível comprar um colete por esse preço e na loja do Ricardo Almeida, achei o mais barato por 570 reais.
    Mandaram eu ir em brechós mas não gosto muito de comprar roupas nessas lojas.
    Poderia me dar uma sugestão de onde comprar prontos esses coletes sem ser em lojas de Alfaiataria ou essas caras?
    Vlww
    Pedro

    Reply

  4. Murilo disse:
    20 de September de 2008 às 14:17

    Diandr amei esse post, eu sou hiper adepto dos coletes, tenho 4, um preto, um caqui, um azul marinho e um branco. Axo eles super elegantes, e dao um up em qquer montada casual. Tenho uma duvida esses casuais podem ser frente e atras do mesmo tecido sem o cintinho atras neh?

    Reply

  5. Diandra disse:
    20 de September de 2008 às 15:50

    Murilo,

    Pode e costuma ter inclusive outras variações, como ser mais curto do que o tradicional, pode usar e deixar o cinto à mostra, enfim pode variar inclusive em como usá-lo.

    XO

    Reply

  6. Diandra disse:
    20 de September de 2008 às 15:52

    E pra quem está procurando coletes…

    Não é fácil achá-los no momento, mas já me disseram que na Zara tem e na Ellus tb. E tem uma nova página no blog Onde posso encontrar isso? onde vocês podem trocar este tipo de figurinhas…

    XO

    Reply

  7. santocasto disse:
    21 de September de 2008 às 15:30

    Esse POST é pra mim…

    Não tema nada melhor no mundo do que um terno completo, isto é, com o colete… Claro, gravata, meias, sapatos e suspensórios de couro, tudo proporcional, correto …

    Parece meio, complicado, antiquado, mas experimenta usar e se olhar no espelho!

    Reply

  8. santocasto disse:
    21 de September de 2008 às 16:40

    É o diferencial, do diferencial, do diferencial… e quando vc tira o paletó por algum motivo idiota, por que não deveria tê-lo feito, o fetiche da indumentária permanece!

    Reply

  9. Luis disse:
    6 de October de 2008 às 12:43

    Não saquei….com colete, evita-se usar o cinto??? É isso???

    Reply

  10. Diandra disse:
    6 de October de 2008 às 18:25

    Olá Luis,

    Sim se vc não quiser que o cinto por baixo faça volume visível no colete. Aí é melhor usar o suspensório ou não usar nada pra evitar o volume.

    Agora, isso não quer dizer que em algumas montadas ele não seja bem-vindo. Eu mesma já postei algumas em que ele aparece. Mas tradicionalmente num terno, para não estragar o alinho é melhor não usá-lo.

    XO

    Reply

  11. Fabiano Rodrigues disse:
    8 de October de 2008 às 18:41

    Ola!
    Pessoal acho este “lugar” otimo, tem sempre dicas bacanas.
    Cara eu sou do tipo Rock in Roll, saber so uso preto e tal tenho piercing, sou negro uso cabelo com nago, tenho alargador cara quando eu tive que usar roupa formal foi um “Ô”, tinha uma viagem pela impresa e eu não tinha nenhuma roupa assim, comprei as preças, mas no dia me lembrei que não comprei um sinto social so tinha um de caveira, o que fiz usei assim mesmo…rs…sabe que deu um visual legal?…rs
    Serio quero comprar colete mas é dificil pacas de achar…
    Sou do Rio de Janeiro, onde posso achar em?
    Se alguem souber me diga agradeço desde já.
    Obrigado!

    Reply

  12. Gustavo disse:
    9 de October de 2008 às 12:29

    Prezado Santocasto, concordo plenamente contigo. Terno usado com colete alfaiataria fica elegantérrimo, é o diferencial.

    Reply

  13. Diandra disse:
    9 de October de 2008 às 16:18

    Na Zara, Fabiano.

    XO

    Reply

  14. Maria Cristina disse:
    7 de November de 2008 às 17:53

    ola Diandra, meo filho vai formar agora dia 29, e não é obrigatorio ir formal, ele gostaria de ir com uma social e o colete acompnhado de uma gravata skinny, calsa jeas e tenis… bom sugeri ele outra roupa mas ele não quer.
    que dica voce me da pra mim dizer a ele como melhorar? e se assim mesmo que ele quer ir ta legal?
    obrigada

    Reply

  15. Diandra disse:
    8 de November de 2008 às 15:05

    Maria Cristina,

    Se não é obrigatório cada um pode ir como quiser, então não vejo problema na montada dele, não.

    XO

    Reply

  16. Pedro Paulo disse:
    11 de November de 2008 às 12:20

    Prezada Diandra,
    Muito interessante e instrutivo seu blog. Parabéns!
    Por gentileza, quando se usa o terno completo (com colete) o paletó deve ficar aberto ou fechado?
    Participarei de um evento (casamento) daqui a poucos dias e preciso da sua ajuda. Sou padrinho.
    Obrigado.
    Pedro Paulo

    Reply

  17. Diandra disse:
    11 de November de 2008 às 12:30

    Pedro Paulo,

    Ele é usado fechado, agora em pé casualmente do tipo estou andando na rua pra almoçar, ele até pode ficar aberto, mas não para situações ou ocasiões formais.

    XO

    Reply

  18. Pedro Paulo disse:
    11 de November de 2008 às 13:39

    Diandra,
    Perfeito… Obrigado pela informação e pela presteza com que me respondeu.
    Deus te abençoe!
    PP

    Reply

  19. Kim disse:
    27 de January de 2009 às 21:01

    Diandra,
    eu estou com uma grande duvida….eu posso usar o colete com a camisa aparecendo entre o colete e a calça?
    assim: http://img.terra.com.br/i/2008/08/12/834808-7325-ga.jpg
    eu posso fazer isso? para um evento informal, como ir ao cinema com os amigos ou namorada…….

    obrigado ^^”

    Reply

    • Diandra disse:
      28 de January de 2009 às 09:37

      Kim,

      Pode. Este post é sobre a maneira tradicional de usar a peça. Como está IN há variações que são perfeitamente possíveis. Ainda mais informalmente.

      XO

      Reply

  20. Pingback: Um papo rapidinho sobre trajes para noivos « Homens Modernos

  21. Ader disse:
    16 de March de 2009 às 02:52

    Diandra, se for usar uma calça e colete igual a da primeira foto, que cor de sapato posso usar?

    Reply

  22. Vitor disse:
    15 de September de 2009 às 04:06

    Cara Diandra,

    Me caso em breve e decidi usar terno, mas estou numa dúvida… O colete tem obrigatoriamente que ser no tecido do terno ou existe espaço para variações? Colete (e gravata) branco(s) com paletó escuro pode?

    Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de September de 2009 às 13:27

      Vitor,

      Poder, pode, agora cada caso é um caso e não tem como eu dizer se vai funcionar bem ou não pra vc.

      XO

      Reply

  23. Renan disse:
    27 de May de 2010 às 03:23

    Nossaa, encontrei o que precisava.
    A primeira foto é o que eu quero usar! =D

    Reply

  24. Natal disse:
    29 de May de 2010 às 00:13

    Gostei muito deste conteúdo obrigado!!! Vou deixar uma dica para quem quer comprar um colete bom,barato e é claro de qualidade. Comprei um esse mês no Brás só não recordo o nome da loja, paguei R$40,00 gostei e vou comprar outro, tinha até um com elastano, quando me lembrar o nome da loja deixarei aqui.

    Reply

  25. Rubem_Aragão disse:
    8 de September de 2010 às 14:39

    Diandra, vc aconselharia assim como no paletó, usar um com menos botões para os mais baixos? Vou mandar fzr e tou pensando em deixar a abertura (ñ sei nome espevífico =D) maior.

    Obrigado!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de September de 2010 às 21:42

      Rubem,

      Nesse caso pode ser tanto com muitos botões quanto com um V proeminente.

      XO

      Reply

  26. Pingback: Look du Jour: Descolando o Colete e Blazer « Homens Modernos

  27. Tiago disse:
    3 de January de 2011 às 01:02

    estou em duvida…
    ficaria legal usar um colete grafite, com uma calça preta, camisa branca e uma gravata rosa…? tenho um evento pra ir mas vai estar muito calor pra usar paletó…

    Reply

  28. Pingback: Começando a Sua Vida Profissional e “Enternada”? « Homens Modernos

  29. Pingback: Look du Jour: Terno com Colete Moderno « Homens Modernos

  30. Ricardo Goncalves disse:
    18 de April de 2011 às 00:04

    Diandra, onde encontro esses coletes? ja fui em varias lojas de shopping, mas nao os encontro :-( vc saberia dizer onde posso encontrar? Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de April de 2011 às 14:16

      Ricardo,

      Se não está achando é porque não deve ter. Tenta loja de terno e veja se eles têm e se vendem em separado.

      XO

      Reply

  31. Jean disse:
    3 de June de 2011 às 14:29

    Olá!
    posso usar uma gravata slim, com o colete aberto sem paletó? vou usar com uma calça jeans preta, se não alguma dica?

    Obrigado, Parabéns pelo Blog

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de June de 2011 às 13:27

      Jean,

      Não é a melhor maneira de usar, mas pode.

      XO

      Reply

  32. Rafa disse:
    3 de June de 2011 às 18:41

    Gosto muito disso mas tenho 12 anos. Será que esse colete mais uma jaqueta de couro e uma calça Jeans fica bom?

    Reply

  33. Rafa disse:
    3 de June de 2011 às 18:42

    Ah e um chapéu Fedora (ou no inglês, Trilby).

    Reply

  34. Bruno disse:
    11 de July de 2011 às 16:18

    Diandra,

    está certo o colete não ficar à mostra quando o paletó está abotoado ou o colete necessáriamente sempre deve aparecer?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de July de 2011 às 20:48

      Bruno,

      Ele feito pra aparecer… pelo menos um tanto… a ão ser que seja um daqueles superbaixos que pode ser usado com smoking…

      XO

      Reply

  35. Bruno disse:
    12 de July de 2011 às 12:00

    Diandra,

    muito obrigado pela resposta.
    Eu experimentei um paletó com 3 botões e realmente o colete fica pouco à mostra. Já o paletó com 2 botões por ser mais “decotado”, o colete fica exposto até o primeiro botão. Fica aí a dica.

    Reply

  36. Pedro disse:
    12 de July de 2011 às 19:17

    O colete deve obrigatoriamente coincidir com o tecido do terno ou pode ser usado um tecido liso, preto para um colete cujo terno seja preto com riscas?

    Grato,

    Pedro

    Reply

  37. Marcelo disse:
    8 de September de 2011 às 22:44

    Prezada Diandra,

    Dá pra usar gravata skinny com colete? Sou o noivo e clássico, mas paradoxalmente, adoro gravatas skinny.

    Parabéns pelo blog.

    Reply

  38. rullyan disse:
    19 de September de 2011 às 04:27

    tenho uma duvida, eu gostaria de usar um colete vermelho, setim na frente com um terno preto
    será que fica bom?
    e se ficar, que cor de camisa e gravata eu posso usar?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de September de 2011 às 00:08

      Rullyan,

      Poder, pode. Se vai ficar bom em vc, eis a questão. Camisa branca e gravata na prata, preta, vermelha, roxa, azul, cinza…

      XO

      Reply

  39. Leandro Carvalho disse:
    13 de October de 2011 às 14:09

    Cabe colete preto, gravata branca com camisa branca e calça cinza?
    Ocasião: casamento…mas não sou padrinho nem nada…só convidado…
    Sapato quadrado?

    Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de October de 2011 às 17:54

      Leandro,

      Se for traje passeio completo tem que usar paletó. E sapato quadrado só se for de bico afilado.

      XO

      Reply

  40. luiz disse:
    25 de November de 2011 às 12:17

    Me caso no próximo dia 10 de dezembro, o casamento será as 10:30 da manhã num sítio..comprei um terno dois botões cinza claro super 100 fit e penso em usar um colete cinza na mesma cor do terno,,,gravata slim estou na dúvida cinza ou prata e tb se é melhor usar o cravo ou aquele “lenço” no bolso (não sei o nome certo..rs)…mas a dúvida maior é quanto a cerimônia…devo usar o terno aberto ou fechado, uma vez que queremos uma cerimônia menos formal? e o que vc acha dessa combinação?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de November de 2011 às 17:13

      Luiz,

      Fechado. Se quiser depois da cerimônia pode deixar aberto. Mas pra tirar foto, fecha que fica mais bonito visualmente. E pode tudo. Vc que escolha o que preferir.

      XO

      Reply

  41. Rafael disse:
    28 de May de 2012 às 18:07

    Diandra, parabéns pelo site…

    Gostaria de saber se posso usar um colete preto com ranhuras pretas com um terno preto liso… as ranhuras são bem discretas.

    PS: Sou o noivo e me caso no dia 08/06

    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de May de 2012 às 20:35

      Rafael,

      Pode. Mas não use a camisa preta, porfa.

      XO

      Reply

  42. Rafael disse:
    29 de May de 2012 às 16:05

    Olá!

    Gostaria de saber se posso usar um colete preto com ranhuras no tecido e um terno preto liso com gravata branca.

    Obrigado.
    RAfael.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de May de 2012 às 20:32

      Rafael,

      Pode.

      XO

      Reply

  43. Rodrigo disse:
    3 de July de 2012 às 23:34

    Olá!

    Gostaria de saber se posso usar um colete preto liso, com um terno preto com risca azul muito fina (quase não aparece).

    Muito obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      4 de July de 2012 às 13:27

      Rodrigo,

      Pode.

      XO

      Reply

  44. Jorge Luis disse:
    11 de July de 2012 às 10:39

    Eu queria saber se combina usar uma camisa preta, gravata roxa, colete preto, calça preta e sapato preto…
    Só isso sem o terno….
    Qual cor do colete acha que combina mais com esse conjunto? :p

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de July de 2012 às 17:55

      Jorge,

      Pode usar estes ou um cinza escuro.

      XO

      Reply

  45. Eduardo disse:
    19 de July de 2012 às 14:50

    Tenho um casamento amanhã 20/7, geralmente uso terno preto e alteno camisas e gravatas… tenho um colete risca de giz preto, posso usar com esse terno…
    Uma camisa lilas com gravata tom sobre tom, ficaria legal, ou com camisa rosa bebe e gravata rosa… me ajudaaaaaaaaaa

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de July de 2012 às 22:47

      Eduardo,

      Sim e sim.

      XO

      Reply

  46. cris disse:
    26 de July de 2012 às 18:57

    Comprei um terno completo com colete e calça, vou em um casamento sabado agora, minha irmã falou que colete não se usa mais, isso procede? meu terno é todo preto inclusive o colete, camisa branca e gravata azul.
    Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de July de 2012 às 19:00

      Cris,

      Não. Pode usar o combo proposto.

      XO

      Reply

  47. Pedro disse:
    5 de August de 2012 às 16:19

    Boa-tarde. Sou Pastor de uma igreja de classe média. Os membros se vestem bem. Não são aqueles bregas que vemos muitas vezes na rua. Pergunto: posso usar o colete para a apresentação do sermão?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de August de 2012 às 16:30

      Pedro,

      Claro.

      XO

      Reply

  48. Pedro disse:
    5 de August de 2012 às 17:26

    Obrigado, é que é a primeira vez que vou usar no culto. Sua resposta com emotion me ajuda ;-)

    Reply

  49. shirlei disse:
    20 de August de 2012 às 22:09

    Meu marido vai ser padrinho, pode usar terno preto ,blusa branca com colete prata e gravata azul

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de August de 2012 às 23:10

      Shirlei,

      Sim.

      XO

      Reply

  50. Bruo disse:
    6 de September de 2012 às 10:54

    Vou casar de terno preto com colete. Devo usar o terno de 3 botões ou o de 2? aberto ou fechado?

    Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de September de 2012 às 19:54

      Bruo,

      Pode ser de 2 ou 3. Fechado.

      XO

      Reply

  51. Marcelo disse:
    8 de September de 2012 às 03:18

    Olá Diandra,

    Tenho 30 anos mas vou ser pajem em um casamento. Entregaremos, eu e minha esposa, as alianças as noivos. Estou pensando em usar algo elegante, um “plus” na vestimenta, e pensei em usar um terno preto ou chumbo, acrescido de uma colete. A camisa e a gravata ainda não pensei na cor, mas minha esposa irá com um vestido lilás. Preciso combinar pelo menos a gravata com a cor do vestido? Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de September de 2012 às 19:59

      Marcelo,

      Não.

      XO

      Reply

  52. Marcelo disse:
    8 de September de 2012 às 03:22

    Esqueci de perguntar: o que você me diz da ideia do terno preto ou chumbo, com o colete, considerando que irei entregar as alianças (em razão disso serei um pouco mais reparado pelos convidados, e não quero ser criticado pela roupa…). Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de September de 2012 às 20:00

      Marcelo,

      Pode ser usado.

      XO

      Reply

  53. Marcelo disse:
    8 de September de 2012 às 03:24

    Esqueci de perguntar: o que você acha da ideia de usar um terno (preto ou chumbo) com colete, considerando que entregarei as alianças (em razão disso serei mais notado pelas pessoas, que poderão criticar meu traje ou bom/mau gosto). Obrigado.

    Reply

  54. Ranieri disse:
    19 de November de 2012 às 20:16

    Olá…
    Pretendo usar no meu casamento um Smoking preto com camisa branca, Gravata tradicional branca mas com listas médias lilás (da cor do colete). Acredita que serei criticado?
    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de November de 2012 às 14:11

      Ranieri,

      Se vai ser criticado não sei, mas poder usar, pode.

      XO

      Reply

  55. Thiago disse:
    18 de March de 2013 às 11:32

    Ola Diandra,
    Estou a procura de colete e gostei muito da sua coluna. Me diga uma coisa por favor.
    Colete sem (ou com) gravata e camisa preta ou branca, calça jeans mais escura e sapatênis combinam?
    Abs

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de March de 2013 às 17:12

      Thiago,

      Depende do sapatênis… o resto sim, pode.

      XO

      Reply

  56. Gabriel disse:
    30 de March de 2013 às 07:01

    Vou em uma formatura e estava pensando em ir de terno preto,camisa preta, colete cinza puxado para o prata com um “efeito de risco” e uma gravata slim cinza.
    você acha que fica bom ou devo mudar alguma coisa?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      1 de April de 2013 às 15:15

      Gabriel,

      Pode ser. Agora se vai ficar bom em vc, aí eu não posso te afirmar.

      XO

      Reply

  57. Douglas disse:
    20 de April de 2013 às 16:52

    Olá ótimas dicas curti! Mas preciso de umas dicas…
    Será que poderia me ajudar, vou casar e comprei um terno slim cinza chumbo uma gravata slim tmb quase do mesmo tom do terno um a cima, camisa branca de colarinho italiano.
    Comprei tmb um colete preto mas estou na dúvida posso usar-lo ou tem que ser da mesma cor do terno com o mesmo tecido.
    obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de April de 2013 às 19:00

      Douglas,

      Pode usá-lo.

      XO

      Reply

      • douglas disse:
        22 de April de 2013 às 23:42

        Obrigado!

        Reply

  58. Andre disse:
    3 de May de 2013 às 14:42

    Ola Diandra Fernandes, tenho um casamento para comparecer e sou padrinho, comprei um terno corte italiano preto risca de giz suave no tecido tropical, quero mandar fazer um colete para mim, so nao vou conseguir no mesmo tom do tecido do terno. Posso fazer o colete de azul marinho ou grafite? E na sua opiniao qual cor fai ficar melhor? A a camisa que usarei é branca com gravata lilas.
    Obrigado, abraços

    Reply

  59. Thiago disse:
    25 de June de 2013 às 10:27

    Olá, Diandra!
    Vou a um casamento. Vou participar como músico. Acontecerá a noite. Não sou padrinho. Você recomendaria usar o colete (sem ou com terno)?

    Obrigado desde já!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de June de 2013 às 15:08

      Thiago,

      Mesmo tocando é bom seguir o traje pedido. Se for esporte fino ou passeio somente pode usar só o colete mas se for social ou passeio completo então com terno completo seria mais indicado.

      XO

      Reply

  60. Marcelo disse:
    16 de September de 2013 às 03:53

    Oi Diandra!

    Seguinte… Há um certo tempo comprei um terno Dior (preto com riscas de giz bem discretas), mas cai na bobeira de não comprar o colete junto. Além disso, naquela época nunca ia imaginar que não teria usado até agora esse terno e muito menos que pretenderia casar vestido com ele! Creio ser quase impossível conseguir o colete idêntico. E não pretendo (a não ser que não haja outra alternativa) fazer um para a cerimônia. O que vc me sugere em relação ao colete?? Buscar um tom aproximado?? Obrigado :)

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de October de 2013 às 12:18

      Marcelo,

      Vc pode usar um similar ou um numa outra cor. Se o terno for preto, pode usar um colete cinza escuro, por exemplo.

      XO

      Reply

  61. Marcelo disse:
    16 de September de 2013 às 11:35

    Olá, Diandra!

    Comprei há uns anos um terno preto risca de giz de ótima marca, mas caí na bobeira de não comprar o colete. Nunca imaginaria que pretenderia usá-lo para casar! A propósito, nunca usei o terno, esta zerado! Não pretendo, pois, comprar outro terno só por causa do colete. O que vc me sugere? É aconselhável mandar fazer um colete avulso? Se sim, quais as cores indicadas?

    Muito obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      9 de October de 2013 às 17:09

      Marcelo,

      Vc pode fazer um na cor e tecido do terno se encontrar ou um preto liso ou cinza escuro liso.

      XO

      Reply

  62. Gerônimo disse:
    17 de October de 2013 às 16:11

    Diandra, posso usar uma camisa social verde clara, praticamente branca com uma gravata verde escura com listras diagonais roxo e prata, juntando com colete e casaco do terno preto?

    Quais cores de camisa são mais aconselhadas usar com colete?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de October de 2013 às 20:51

      Gerônimo,

      Pode. E não tem esta relação não. A cor que vc quiser se o colete for neutro.

      XO

      Reply

  63. Maurício disse:
    17 de October de 2013 às 17:30

    Tenho um casamento pra ir neste sábado de noite e gostaria de dar um up no visual, vou com terno azul marinho ou cinza, traje completo e gostaria de adicionar um colete, minha dúvida é se tem uma cor Coringa para os 2 ternos ? E se mesmo não sendo padrinho do casamento tem algum problema is de colete, pois geralmente o noivo e os padrinhos usam , mas não sei se tem uma etiqueta para isso !? Desde já agradeço

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de October de 2013 às 20:54

      Maurício,

      Pode usar sim. Pode ser um colete preto.

      XO

      Reply

  64. Jeferson Alves disse:
    28 de October de 2013 às 10:03

    Diandra, mandei fazer um colete e segundo o alfaiate, o colete fica mais elegante se for feito (frente e costas) em um único tecido, como sempre vejo coletes com a parte de trás com o tecido de cetim, fiquei na dúvida se ele está certo.
    Desde já agradeço a atenção

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de October de 2013 às 10:21

      Jeferson,

      Tanto faz. Ele pode ser feito dos dois jeitos.

      XO

      Reply

  65. Cauã Vitoriano disse:
    12 de November de 2013 às 02:01

    Olá, tenho um colete cinza grafite, e gostaria de saber se posso usar com uma calça preta cintura baixa e um sapato? só que n sei que cor de camisa e gravata usar… tem alguma dica?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de November de 2013 às 18:09

      Cauã,

      A cor que quiser. Uma camisa branca a gravata pode ser na cor que desejar.

      XO

      Reply

  66. matheus disse:
    12 de November de 2013 às 02:08

    posso usar calça preta social tipo sarja, ou aquelas com bolso tradicional preta tbm rsrs’ ~ com coleta cinza grafite, camisa xadrez verde e azul, são tons bens claros, nada de escandalosa apesar dons tons hehe, com gravata preta???

    Reply

  67. Daniel disse:
    21 de March de 2014 às 14:54

    Boa Tarde

    Sou o noivo gostaria de saber qual cor ideal do colete para usar com gravata slin branca e terno preto?
    Obrigado…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de March de 2014 às 18:00

      Daniel,

      Pode ser preto, branco ou mesmo cinza/prata.

      XO

      Reply

  68. Pedro disse:
    29 de April de 2014 às 07:01

    Sou o noivo. Comprei um terno cinza escuro riscado e um colete preto liso. Posso usar sem problemas? A camisa será branca e a gravata prata.

    Reply

  69. Leandro disse:
    21 de June de 2014 às 17:52

    Ótima dicas.
    Tenho uma dúvida, posso utilizar colete com terno de três botoes ?

    Reply


Deixe seu comentário