Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


13/02/09
Na(s) categoria(s): O Que e Como Usar, Um Papo Sobre... | Postado por Diandra Fernandes às 14:28

Rapidinho mesmo, só nos meus sonhos, mas enfim eis o papo sobre trajes para noivos…

yummygroom

A meu favor tenho a declarar que a minha intenção quando eu abri este post era bater um papinho bem rápido sobre o assunto, mas sabe como é, eu sento na frente do meu computador, abro uma ocorrência que deveria ser brevezinha e parece que os meus dedinhos ficam encantados e começam a  trabalhar por si só e aí… não paro mais.

Pois então, chega de explicações e vamos logo ao longo papo.

Simples num terno com gravata e flor na lapela. Mais pra quê?

Simples num terno com gravata e flor na lapela. Mais pra quê?

Opções para noivos… oh, my! Vamos a elas:

Primeiro, é importante se decidir que tipo de casamento vai ser. Se for um tradicional, que as “tradicionalidades” sejam respeitadas, se for um com toda a pompa e majestade, que ele seja um casamento noturno lá pelas 20h ou 21h com toda pompa e majestade a que tiver direito. Se não for nada disso, então escolha lá o tom do seu antes de escolher o seu traje pra linkar ambos os moods.

Particularmente eu adoro gravata branca para o noivo.

Particularmente eu adoro gravata branca para o noivo.

Outra coisa importante a se levar em conta na hora de escolher o que vai vestir, além de saber que tipo de cerimônia será, é saber que tipo de vestido a sua noiva vai usar. Sabe aquela história de ser uma cachorrada não acompanhar o tom da formalidade do outfit da sua acompanhante? Pois então, aqui vale mais ainda essa. Porque se ela for usar um supervestido de noiva, não pega bem você usar qualquer coisa do seu armário ou um traje informal só porque o casamento não era tradicional, formal ou qualquer destas coisas. Acompanhe o tom do vestido dela que você nunca vai pisar na bola nessa. E sim, mesmo sendo um casamento simples ou informal, a sua noiva tem todo direito de ter um vestido de noiva bem vestido de noiva mesmo. Ou algo do tipo.

Agora, dito tudo isso, saiba que casamento por mais simples e informal que seja é uma ocasião formal, porque está formalizando a união de vocês. Então não tem como fugir de uma certa formalidade. A única maneira de dar uma desviada nessa é fazer uma festa de casamento temática ou unusual. Se não for, mesmo que seja só no cartório com um bolinho e champanhe depois, num restaurante, no campo, no bar da esquina ou até na praia, saiba que usar pelo menos um belo de um terno é algo que eu sempre recomendo. Se for algo superinformal, eu até deixo rifar a gravata, mas mesmo assim ainda dou preferência a ela.

E não adianta ficar choramingando ou evocando a segunda emenda das leis dos ternos que é a famosa “terno não é meu estilo” e encare essa na boa. Porque usar aquele famoso “não quero porque não quero” não é coisa de homem que está casando, é coisa de homem que talvez não precise de uma esposa e sim de uma nanny. Portanto, rapazes put an effort. Garanto que vai valer a pena. E você terá fotos pelo resto da vida pra te provar isso.

Está vendo como a flor na lapela foi pregada? Pois então, é bem assim que manda a tradição. Já a mesma manda o último botão do terno, indo de cima pra baixo, ficar aberto, e não como está na foto.

Está vendo como a flor na lapela foi pregada? Pois então, é bem assim que manda a tradição. Já a mesma manda o último botão do terno, indo de cima pra baixo, ficar aberto, e não como está na foto.

Mas voltando ao terno… pra mim  ele é o mínimo que um noivo deveria usar. Aliás pra mim, é a melhor opção sempre, porque é uma boa compra que você vai fazer, sendo ele pronto ou feito sob-medida, já que depois do casamento você vai poder usá-lo pra outros casamentos, outras enternadas noturnas e diurnas mil. Ou seja, é um bom investimento, ao contrário dos outros outfits que vão ficar relegados ao fundo do seu armário, ou usados muito raramente. Se for esta a sua intenção, aposte num escuro, preto, marinho ou cinza.

Bom, mas isso é só um dos pontos e os meus dois cents sobre o assunto, porque na hora de você decidir qual o traje vai usar, praticidade é bom considerar, mas se a vida toda você ou a sua noiva sonhou em casar de fraque, então amigo, go for it. Sem second thoughts. Porque o que importa the most é que ele seja o casamento do sonho de vocês e não dos seus pais, de um amigo, do padrinho bancante ou de quem vai organizar o seu casamento. E pra não cair nestas armadilhas, nunca perca de vista a imagem do seu casamento perfeito para não desvirtuar demais dele. Afinal, quem vai casar é você e não essa gente toda, né?

E uma tip sobre isso: se por algum acaso em algum momento along the way, a idéia de fugir pra Vegas e ser casado por um Elvis de macacão lantejoulado e fora de forma está lhe parecendo mais e mais romântica, dê um stop em tudo e reavalie os caminhos que estão sendo tomados. Só não deixe pra fazer isso no último minuto do segundo tempo, né? Assim que notar, do something! Ou então, run, baby, run! Mas de preferência bem antes e não a ponto de deixar a sua noiva solita plantada no altar, né?

Mas enfim, as opções de trajes são:

Terno:

Um terno cinza claro pro dia é a minha escolha favorita.

Um terno cinza claro pro dia é a minha escolha favorita.

Com ou sem gravata. Com ou sem colete. Pode ainda usar um hankie no bolso (branco ou na cor que quiser desde que não faça par de igualdade com a gravata) ou flor na lapela (os dois não) e sapatos de couro de solado de couro preto e de amarrar. Eu sempre indico camisa branca e branca é a que eu indico. A gravata pode ser longa e acetinada na cor que você quiser. Pra algo informal ou de dia, uma gravata opaca pode ser uma. Ela pode ser lisa da silva ou trabalhada ou ainda com uma estampada party-like com duas cores tops, tipo listrada com listras branca e preta ou preta e prata por exemplo ou ainda ser na base da self-pattern. Saiba ainda que um terno escuro vai do dia à noite superbem.

Eu adoro terno branco pra casamento diurno e na praia. Com ou sem gravata.

Eu adoro terno branco pra casamento diurno e na praia. Com ou sem gravata.

De dia até às 16h pode usar um terno claro, se quiser. Minha indicação é sempre um cinza e confesso que gosto da idéia de um branco, mas aqui no Brasil ele não é lá muito bem-quisto. Bege pode ser uma opção, mas não a minha favorita. E se quiser e o tipo de casamento permitir, como eu já disse, pode até ir sem gravata.

Apesar de não ser um noivo, o tal do ascot pra vocês! E claro, na hora de casar paletó sempre fechado!!!!

Apesar de não ser um noivo, o tal do ascot pra vocês! E claro, na hora de casar paletó sempre fechado!!!!

Se quiser, ao invés da gravata aposte numa (ou seria num?) Ascot, do tipo scarf. Lembrando que o terno deve ser padrão único, com o mesmo tecido e cor em todas as peças inclusive no colete se tiver. Em algumas ocasiões até daria para dar uma brecha pro colete, aparecendo em cor ou tecido diferentes, mas na dúvida, fique com tudo num mesmo padrão que sempre dá mais certo. O de risca-de-giz é a única outra opção que eu recomendaria sendo que a gravata com ele deve ser de uma cor só, always. E em termos de cores em geral, anote: cores escuras como o cinza, o preto, o marinho ou o azul noite são boas apostas para o dia ou para a noite para quem escolher casar de terno.

Smoking ou Summer:

Se bater um James Bond em você e quiser apostar num smoking... go for it. But in high black-tie style!

Se bater um James Bond em você e quiser apostar num smoking… go for it. But in high black-tie style!

Que no caso é o típico e tradicional smoking (preto ou azul noite com lapelas acetinadas e gravata borboleta preta, com colete ou faixa preta, se bem que pode rifar ambos se quiser) ou a sua versão summer que conta com paletó branco ou off-white, mas o resto é bem como o smoking. Se quiser apostar num e não ter dores de cabeça, faça da sua festa um black-tie event.

E dá ainda pra aposta num summer, principalmente se for no verão e/ou à beira-mar.

E dá ainda pra apostar num summer, principalmente se for no verão e/ou à beira-mar.

Se quiser saber, eu particularmente não gosto de smoking ou summer pra casamento, mas o casamento é seu e não meu, portanto… há sim estas como opção.

Fraque e cia:

De fraque à italiana

De fraque à italiana

Bom, temos nessa o tradicional Fraque, que é mais ou menos o seguinte: paletó que flerta com uma casaca, mas não é uma e que tem a parte da frente mais curta que se arredonda até a parte de trás que é mais comprida, mas sem corte (bem como na foto acima), sendo ele na cor cinza escuro com colete tradicional cinza (de cinco botões e sem deixar a camisa aparecendo) e a calça cinza claro com listras num cinza-escuro (podendo haver variações nessa), a camisa é branca e a gravata típica seria o plastron. Dito isso, hoje em dia a pedida é usar com ele uma gravata longa acetinada cinza ou prata com sapato de amarar de couro com solado de couro bem lustrado. Como eu gosto de gravata branca, incluiria ela aqui também. Mas honestamente? Se quiser desvirtuar do tradicional um pouco, aposte numa gravata de outra cor, se assim desejar.

Meio fraque:

Que segue o fraque em quase tudo menos no paletó que é mais curto do que o fraquiano, ou seja, não tem cauda e é bem como um paletó normal, sendo que às vezes ele tem a parte da frente arredondada ou é simplesmente como um paletó de terno. O colete acompanha o paletó na sua cor, cinza escuro.

Infelizmente não achei nenhuma foto que me agradasse do meio-fraque, portanto, ficou de fora, that is why.

E tem ainda o… Fraquete:

Versão fraquete com cravo vermelho. Para os puristas o sacrilégio. Mas se tem tudo a ver com você, why not?

Versão fraquete com cravo vermelho. Para os puristas o sacrilégio. Mas se tem tudo a ver com você, why not?

Que segue a linha do fraque só que a calça e o paletó (com cauda e tudo) são pretos e não cinza.

Lembrando que todos eles são indicados para cerimônias mais formais, tradicionais e à noite, sendo que o meio-fraque até dá pra usar de dia. Lembrando também que pode haver ainda variações aqui e ali deles.

Sobretó:

Sobretudo fazendo as honras de paletó. E não a gravata não tem que ser essa. Pode ser uma normal longa e acetinada com colarinho tradicional.

Uma opção ao terno que conta com casaco longo tipo sobretudo ao invés do paletó. Não muito pop por aqui, e só mesmo para aqueles que querem algo diferente, pero not so much.

Terno com paletó Mao:

Não precisaria ser ornamentada assim, mas enfim...

Não precisaria ser ornamentada assim, mas enfim…

Que conta com uma versão Mao/Nehru/do paletó. E quando o paletó é usado com camisa, tradicionalmente é a com gola Mao e que tem o botão decorativo na gola. Dito isso, cuidado com esta opção, pois ela não fica bem em todos de maneira democrática como um terno, por exemplo.

Casaca:

Tipica casaca com a parte da frente mais curta e recortada e a cauda atrás.

Típica casaca com a parte da frente mais curta e recortada e a cauda atrás.

Que é o traje casaca mesmo, com direito a própria (com frente recortada e cauda) e colete de piquê branco e gravata borboleta branca. Este traje só mesmo para casamentos com toda a pompa e majestade. Really!

Highland Wear:

Tipico highland wear, meu fave outfit ever!

Típico highland wear, meu fave outfit ever!

Pra quem tiver descendência escocesa e quiser encarar uma kilt… be my guest. Lembrando que esta é sim uma opção pra estes lucky citizens. E antes de dar chilique porque o inclui, saiba que pra mim, that is the hottest groom outfit ever, porque além de deixar os homens superhot in a diferent way ele ainda dá a possibilidade de ir commando à cerimônia (o que torna os usuários deste traje os mais livres, leves e soltos do pedaço quando o assunto é casamento, afinal, quer mais liberdade do que essa?). Isso sem falar que IMHO, casamentos escoceses são os mais animados do planeta. Agora, só aposte neste traje se sangue Braveheart correr nas suas veias, tá? Se não, há outras opções pra você.

Uniforme de gala militar:

Um casamento militar com roupa de gala militar.

Um casamento militar com roupa de gala militar.

Se claro, você for militar e quiser usar a sua farda.

Outfit típico ou étnico:

Um tunica étnica que é usada com calça por baixo e vai até o joelho ou tornozelo.

Uma túnica étnica que é usada com calça por baixo e vai até o joelho ou tornozelo.

Que seja de algum lugar que faça parte da sua descendência ou da sua noiva ou da história de vocêsdois. Aqui só não vale escolher um traje destes porque você viu na novela das 21h e adorou o look. Tem que ter a ver com você, com a sua noiva ou com a história de vocês dois.

Outfits Informais:

Uma opção bem informal para um casamento assim free spirit on the beach.

Se for fazer um daqueles casamentos superinformais, onde nem você nem a sua noiva querem usar roupas de noivos convencionais, como por exemplo um bem informalzão na praia, na areia e de dia, saiba que daria até pra dar uma informalizada no traje, se, e somente se, a sua noiva seguir a mesma linha.

Agora, se for informal pode apostar numa camisa ou bata e calça comfy com sandálias ou pés descalços desde que o vestido da noiva permita.

Agora, se for informal pode apostar numa camisa ou bata e calça comfy com sandálias ou pés descalços desde que o vestido da noiva permita.

Lembrando que mesmo estes comportam na boa um belo de um terno.

O fato de ser um casamento na praia não quer dizer que ele será informal. Tudo vai depender de você.

O fato de ser um casamento na praia não quer dizer que ele será informal. Tudo vai depender de você.

Saiba ainda que para ternos, smokings, summers, sobretós, highlands, fraques e afins, usar uma camisa branca com punho duplo e belas abotoaduras é a única opção que vocês terão de mim. Nos pés, sapatos pretos de amarrar de couro com o solado de couro, ou então a sua versão lisa. E meias de seda ou super finas, na cor da calça ou do sapato. Com o smoking pode ser o de verniz ou um super bem lustrado; para os ternos e os fraques um super bem lustrado é a pedida.

Se o terno for claro para um casamento durante o dia, um marrom bem escuro (café) pode ser uma opção moderninha. E acho até que cai melhor com ternos beges e brancos, sendo que o cinza claro comporta bem os dois.

Se optar por um terno ou smoking, aposte num de abotoamento simples com 2 botões (ou de um botão pro smoking  e até 3 para o terno, se quiser e a sua silhueta comportar), com o fit em dia e não em um de abotoamento duplo (o jaquetão). Apesar de no momento ele (o jaquetão) estar superIN é o tipo do paletó tricky in many ways. Só aposte nele se ele tiver tudo a ver com você, mas tudo mesmo, tá?

Apesar de um DB estar na crista da onda e ficar elegante slim way, prefira o de abotoamento simples.

Apesar de um DB estar na crista da onda e ficar elegante slim way, prefira o de abotoamento simples.

Se optar por uma flor na lapela, não aposte num hankie. Se apostar num hankie, não aposte numa flor de lapela. Aqui ou é um ou o outro, tá? Senão fica TMI num mesmo lugar e acaba por não valorizar a sua escolha.

E saiba também que a tradição de se usar uma flor na lapela manda que ela seja colocada bem assim na sua e não no local do buttoniere. Qual escolher? Olha, o cravo branco é o tradicional, mas, se quiser usar uma outra flor, do buquê  da sua noiva, a favorita dela, a primeira flor que deu de presente pra ela ou mesmo um botão de rosa (apesar de eu não ser fã de rosas, no momento a minha flor de lapela pra noivo favorita é justamente um belo botão de rosa, na cor que você quiser) é claro que pode. E se alguém vetar a sua escolha, take a deep breath, conte até três, dê um sorriso, agradeça o input and stick to your choice. Ela com certeza tem muito mais a ver com o seu coração do que as ditas flores do coração.

Sim, gravatinha skinny pode ser uma também. Aliás, ela pode ser o seu toque moderninho ao casamento.

Sim, gravatinha skinny pode ser uma também. Aliás, ela pode ser o seu toque moderninho ao casamento.

FYI: Me deu um trabalho federal encontrar fotos de noivos trajados linda e garbosamente por aí. E a melhor maneira de vocês me retribuirem o favor é capricharem nos seus trajes no seu dia D. Portanto, quero ver todos tão ou mais belos do que os modelos-noivos das fotos acima, tá? E pra atingir isso, não preciso nem dizer o quê que é preciso, não é? Mas direi anyways: é escolher o traje certo pra você, aquele que vai te deixar o mais belo dos noivos (porque essa é sempre a meta, duh!) e de quebra, vai de encontro com a sua idéia e da sua noiva de um noivo perfeito. E nessa, se quiser um conselho meu… passe longe de trendinites e aposte em algo atemporal, clássico e clean porque esta é uma das melhores maneiras de ficar bem na foto, literalmente, anos e anos depois do casamento. Do tipo que você vai poder mostrar para os seus filhos com um sorriso estampado no rosto.

E claro, que pra isso acontecer, tem que estar com o fit mais do que perfeito, sendo o seu traje comprado ou alugado, porque senão, nem o Brad Pitt, nem o Totti e nem o John John teriam ficado this hot!

John John Suit que fica ainda mais belo ao dar um beijo na mão da amada para o clic do fotógrafo. Tip? Claro que é, guys!

John junior que fica ainda mais belo ao dar um beijo na mão da amada na hora do click do fotógrafo. Tip? Claro que é, guys!

Ah, e uma última: não adianta me perguntar mais nada a respeito porque tudo o que eu tinha pra falar já foi dito aqui. Daqui pra frente é com você.

And the best of luck!

Leia ainda: Tudo que você deveria saber sobre ternos (e as tips podem ser usadas para ternos, smokings, summers, meio-fraque e ainda com sobretó, Mao, fraquete, casaca, se levando em consideração as suas características próprias e diferenças, como a cauda, por exemplo. Mas a idéia geral do fit em si, é bem parecido. Vale ainda dar uma olhada em todos os links no final da página do próprio), Papo rápido sobre o terno slim fit, Um papo sobre o colete.

E sobre os trajes dos padrinhos, um papo quickie a respeito aqui e um outro aqui.

Se for somente um convidado… clique aqui e saiba o que usar de acordo com o traje pedido. Ah, não tem traje especificado? Então saiba que terno é também sempre bem-vindo pra casamento. Ponto. Na dúvida, ligue pros noivos e pergunte sobre o traje esperado pra eles e não pra mim.





141 dudes comentaram nesse post:

  1. Ferrari disse:
    23 de April de 2009 às 16:39

    Diandra,

    Preciso do seu help urgente!!!! Caso as 11hs da manhã. Estou na montada terno cinza clarinho, camisa branca de algodão com punho duplo e gravata lilás tb clarinha. Acho que até ai tudo ok, né?
    A minha dúvida, posso usar abotoadura de seda (nozinho) na cor cinza???? Ou será que fica muito informal?

    Muito obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de April de 2009 às 16:57

      Neste caso Ferrari, a abotoadura deve ser abotoadura mesmo e não nozinho. Fica mais de acordo, IMHO.

      XO

      Felicidades!

      Reply

      • Ferrari disse:
        23 de April de 2009 às 18:38

        Diandra,

        Muito obrigado pela pronta resposta.
        Em tempo, o seu blog é muito bom… indico sempre aos meus amigos.

        Abs.

        Reply

  2. Felipe Gomes disse:
    23 de April de 2009 às 19:59

    Parabéns pelo excelente blog!

    Minha noiva escolheu um vestido champagne e decoração lilás. Ficou legal essa combinação? Nesse caso, qual deve ser a cor do meu costume? Pretendo usar um preto, com camisa branca e gravata prata. Está combinando com o vestido da minha noiva e a decoração? Pode ser um preto risca de giz bem discreto, já que pretendo usar gravata de uma única cor?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de April de 2009 às 20:16

      Felipe,

      Não tem que combinar com nada o seu traje, só com vc.

      E pode.

      XO

      Reply

      • Felipe Gomes disse:
        23 de April de 2009 às 20:19

        Diandra,

        Muito obrigado pela sua atenção.
        Agora estou tranqüilo, pois sua opinião, para mim, e creio que para muitos, conhecendo a sua formação e bom gosto, é uma autoridade no assunto.

        Abraços!

        Reply

  3. Felipe Gomes disse:
    25 de April de 2009 às 13:09

    Olá Diandra.

    Além do terno qual a opção mais simples e elegante para um noivo no casamento civil? O mesmo será realizado em um forum, logicamente durante o dia.

    Grato!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de April de 2009 às 13:14

      Felipe,

      Como eu falei acima, é terno que pode ser claro. Outra roupa pra noivo não há, a não ser pelas razões que já falei acima. Se quer casar e oficiliazar a cerimônia, mesmo que seja só no cartório, que use um terno. That simple, dude.

      XO

      Reply

      • Felipe Gomes disse:
        25 de April de 2009 às 13:31

        Diandra

        Casarei no civil e no religioso.

        Para a cerimônia no religioso usarei um terno preto, camisa branca e gravata prata, sapatos pretos de cadarço com meias pretas, cinto preto.

        Como para mim a oficialização da união será na igreja, pois sou evangélico, gostaria de saber se mesmo nesse caso devo casar-me de terno perante o juiz?

        Mais uma vez grato!

        Reply

  4. Felipe Gomes disse:
    25 de April de 2009 às 14:29

    Obrigado Diandra!

    Vou comprar um cinza… Rs

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de April de 2009 às 15:33

      Felipe,

      Se vc quiser, pode usar o terno preto do casamento com uma camisa clara com ou sem gravata, sendo os últimos diferentes das que vc vai usar no casamento religioso. O terno pro dia pode ser claro, mas não é uma necessidade, não.

      XO

      Reply

  5. jucielle silva disse:
    8 de September de 2009 às 17:14

    Todos são maravilhosos!Mas poderia ter mais ternos!Apenas noivos!

    Reply

  6. Caio disse:
    30 de November de 2009 às 16:19

    Cara Diandra,
    Boa tarde! Pensei que já havia entendido “tudo” a respeito de trejes para casamento, mas aí vem um detalhe que pode mudar muita coisa. O fato do casamento se realizar em uma chácara as 20 horas, sugere uma formalidade menor? Acho que sim e então pergunto se as montadas clássicas com terno preto risca de giz poderiam ficar excessivas? Em outra cisrcust?ancia (quase todsas optaria por camisa branca e terno escuro para noite e terno cinza claro ou beje claro para tardes e manhãs) O que vc sugere nessa situação? Um terno beje médio (mais para castor) (risca de giz) com camisa lilás e gravatas listrada de liláz e beje com sapato marrom poderia ser pensado como uma roupa adequada para este evento. O casamento será no local da recepção e não terá igreja já que os noivos são espíritas. Que “embróglio” ! Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de November de 2009 às 16:25

      Caio,

      Isso vai depender do traje pedido. Mas via de regra, para um casamento noturno, terno escuro sempre vai cair bem, onde quer que seja. Eu não apostaria em terno marrom, não. Se não quiser usar preto, aposte num marinho ou cinza.

      XO

      Reply

  7. Caio disse:
    30 de November de 2009 às 16:32

    Obrigado Diandra,
    Já li e reli o convite e não ha nenhuma referência a “traje pedido”. Vou montar com terno cinza chumbo e camisa branca e gravata cinza e azul marinho estampada, ou terno preto camisa branca e gravata lilás,a ou ainda com terno preto sem risca camisa azul clara e gravata estampada preta e azul estampada . Aompanhados do devido sapatinho preto é claro. Valeu!

    Reply

  8. Caio disse:
    30 de November de 2009 às 16:40

    Em tempo, vale a montada com terno preto liso, camisa azul de colarinho branco (há quem não goste a não ser em eventos profissionais) e gravata preta e azul estampada? Acho que vou reler a sua opinião sobre camisa de colarinho branco antes de levar uma bronca… Já li e vou mudar a montada para terno preto camisa branca e azul de listras finas (0,4 cm) e gravata preta estampada de azul no tom das listras da camisa. Ai tá ok? Ta, ta, ta vc não pode ver o efeito final. Da vontade de montar, fotografar e te enviar. Obrigado.

    Reply

  9. Caio disse:
    30 de November de 2009 às 16:56

    Depois de reler “http://homensmodernos.wordpress.com/2007/09/12/separates-camisa-azul-com-colarinho-e-punho-branco/” melhor desistir da maontada com a dita camisa azul de colarinho branco que vai ficando cada dia mais guardada no armário enquanto o Jô Soares usa a dle no dia a dia no mister de entrevistador. Por sinal o Jô está usando montadas cada vez mais estranhas e se em outra épocas eu era fâ das montadas dele hoje em dia eu raramente gosto de alguma coisa. Sou só eu?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de November de 2009 às 18:56

      Caio,

      Também acho, viu. Quando ele era meio que o embaixador no Brasil das borboletinhas eu bem que gostava, hj em dia, nossa senhora, não dá nem pra olhar mais.

      XO
      Todos os looks que vc sugeriu no primeiro comentário desta última leva são possibilidades.

      Reply

  10. Cleber disse:
    12 de February de 2010 às 16:58

    Ola,

    vou casar no campo, no período da manhã. O que você acha de eu usar uma bata branca?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      12 de February de 2010 às 19:19

      Cleber,

      Se for algo superinformal e se o vestido da noiva permitir essa, pode.

      XO

      Reply

  11. Pingback: Look du Jour: Noivo pra lá de Charmoso « Homens Modernos

  12. bruno harrop disse:
    26 de February de 2010 às 01:29

    gostaria de uma dica sobre calçado, meu casamento vai ser em porto de galinhas(na beira da praia as 16:30) o traje é tropical chique, minha noiva vai com um belo vestido de noiva, vou usar um blazer beje com calça branca e camisa branca, qual calçado que uso ?
    detalhe sem gravata algum problema

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de February de 2010 às 12:59

      Bruno,

      Se for na areia pode ser uma bela sandália de couro marrom. Se for no concreto à beira mar, um mocassim marrom.

      XO

      Reply

  13. claudia disse:
    4 de April de 2010 às 01:21

    por favor, vou m casar em uma cerimonia informal, bem descontraida, gostaria de saber se o meu noivo pode trajar uma roupa sem gravata( pois foi uma coisa que combinamos) gostaria de saber se é possivel e qual o traje indicado, o casamento sera bem casual as 20:00.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de April de 2010 às 17:34

      Claudia,

      Se é o que vcs querem e é informal, então pode. O traje indicado pra noivo sempre vai ser terno e afins. Não tem como eu indicar outra coisa ainda mais virtualmente. Veja o post que fiz sobre Noivos que talvez vc encontre algo.

      XO

      Reply

  14. Cátia disse:
    5 de April de 2010 às 21:25

    Diandra, Ficou apenas uma questãozinha no ar…
    Para o noivo que usar colete, o ultimo botão do colete não fica apertado também?? É que eu li isso algures e agora fiquei na dúvida!
    Please, ajuda!!!!!!!
    bjs

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de April de 2010 às 21:32

      Cátia,

      O último botão do colete, de cima pra baixo fica aberto.

      XO

      Reply

  15. Cátia disse:
    6 de April de 2010 às 11:29

    Obrigada!!! Bem, me parecia… AS coisas que já aprendei neste blog! Eu pensei que sabia tudo e não sabia nada… rsss
    beijos**

    Reply

  16. Monica disse:
    12 de April de 2010 às 13:49

    Oi, casarei em dezembro em cerimônia no fim da tarde ao ar livre.
    Gostaríamos de fazer algo bem informal, meu vestido será até o joelho e sem bordados e rendas, apenas bege claro. Todavia estamos com bastante dificuldade de definir o traje do noivo, ele gostaria de algo diferente do comum, tens alguma sugestão?

    Me ajude.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de April de 2010 às 13:57

      Monica,

      Não dá pra sugerir algo fora do normal sem conhecer o noivo. Mas um terno claro, tipo cinza claro, sem gravata (com ou sem colete) poderia ser uma opção. Ou uma calça e camisa, ou calça e bata/túnica. Mas essas coisas so podem ser definidas conhecendo a pessoa pra saber o que vai funcionar pra ela.

      XO

      Reply

  17. Gustavo disse:
    8 de May de 2010 às 04:11

    Só não vi sentir o excesso de expressões em inglês! Pobreza de espírito é uma m… Ficou muito chato de ler.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de May de 2010 às 18:10

      Gustavo,

      Indeed, pobreza de espírito é uma BB mesmo. E se ficou chato, para o texto no ato e vai ler algo que não seja. A vida é curta demais pra perder com coisas chatas.

      XO

      Reply

  18. Caio disse:
    10 de May de 2010 às 14:17

    Cara Diandra , bom dia!,
    As vezes eu me pergunto o que motiva alguém a acordar pensando : – “hoje eu vou ser desagradável com alguém. Hoje eu vou “aproveitar” o meu dia para dar lugar a inveja, para julgar e para críticas que não levarão a nada e não ajudarão ninguém. Hoje eu vou chamar a atenção , mas não de maneira inteligente, mas sendo grosseiro e denotando o meu mau humor com a vida e a minha predisposição a ser intolerante e mesquinho!” Aí o dito cujo que parece nem dominar a língua pátria, entra no seu blog sensacional e se “cansa” de ler anglicanismos e divertidíssimas expressões em inglês e ao invés de aprender com vc com eu aprendo todos os dias, desperdiça a chance e apenas critica sem construir nada e sem indicar o link do próprio blog, certamente delicioso de ler, (espero eu). O que faz uma “anta” feliz apenas por ter recebido resposta e ter sido deselegante? Eita ser humano complicado, sô!
    Continue firme Diandra, há uma legião de leitores de todas as idades, credos e raças, que “adoram” a sua maneira peculiar, divertida e inteligente de escrever. Mau humor e baixarias o mundo está cheio. Gente com o seu estilo é coisa rara. Abraço, Caio

    Reply

  19. Fabbio disse:
    30 de May de 2010 às 11:43

    Olá Diandra,

    Vou me casar em julho deste ano em Natal-RN, numa cerimônia à noite e não muito formal. Optei por usar um terno devivo ao calor aqui da região. Inicialmente, pensei num terno slim 2 botões com colete e gravata branca, mas, como não achei nenhum do meu agrado por aqui, o colete ficou de fora. Já comprei um Super 120 da Vila Romana (2 botões, contemporâneo), o sapato quadrado afilado (dica aqui do site) e a camisa fio 80/2 da VR com punho simples, falta apenas a gravata. Como não usarie mais o colete, minha noiva achou que a gravata branca ficará meio “perdida”. Assim, optamos por usar uma gravata amarela (dourada) combinando com a decoração da festa. Encontrei na internet uma gravata dourada (9,5 cm) que gostei bastante, porém, só é vedida junto com as abotoaduras da mesma cor. Minha pergunta é (finalmente…rsrsrs):

    Dá pra usar abotoadura numa enternada slim, mesmo sendo um casamento?

    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de May de 2010 às 19:51

      Fabbio,

      Se a camisa for de punho duplo ou punho conversível que permita usar as abotoaduras, claro que pode.

      XO

      Reply

  20. Bruno disse:
    6 de June de 2010 às 05:41

    Olá Diandra,

    Antes de mais nada, seu blog é …………, sem palavras. Acompanho a muuuuuuuito tempo, e sempre que o assunto é roupa masculino trato de indicá-lo para todo mundo. Parabéns pelo trabalho.
    Sobre meu mundo de dúvidas, me caso em out/10, de noite, formal.
    Pensei em colocar meus padrinhos de meio fraque, como na foto do fraque desta página com calça risca de giz e colete em outras cores, ressaltando que será meio-fraque. No entanto, eu pretendo ir de terno slim preto, colete preto, camisa branca e gravata skinny preta. As dúvidas são: Noivo com slim e skinny para casamento formal fica bom? Se sim, terno slim e colete fica legal? A tentativa de diferenciar os padrinhos foi muito frustrada, o meio-fraque pode imprimir muita pompa aos padrinhos, podendo apagar o noivo? Meu medo é colocar os padrinhos de terno preto normal e ficar muito tudo igual a mim, diferenciado só no caimento e pelo cravo… Ó sábia Diandra, ajude esse pobre mortal hehehehe

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de June de 2010 às 15:32

      Bruno,

      Sim, eles vão ficar mais do que vc porque aqui no Brasil o fraque e seus afins são mais upzinhos do que um terno. Vc pode colocar todos de terno e usar vc colete ou diferenciar com hankie e/ou flor na lapela, ou ainda escolher uma cor de gravata pra todos os padrinhos usarem sendo a sua de cor bem diferente… enfim, vc e sua noiva é quem tem que decidir isso.

      XOXO

      Reply

  21. Bruno disse:
    9 de June de 2010 às 02:52

    Muito obrigado pelos esclarecimentos………..
    Depois passo para falar sore o que me decidi…..

    Bjos…

    Reply

  22. Pedro disse:
    23 de June de 2010 às 19:25

    Ola Diandra, gostei muito das dicas, mas por enquanto nao penso em mi casar, mas devo frequentar um casamento nesses dias. Moro na Italia e aqui agora esta um calor alucinante.
    O problema é que eu sempre fui meio ousado, sou designer e sempre gostei de inventar um pouco. Bom vamos aos fatos: O casamento serà as 10:30 da manha em uma igreja pequena e antiga muito perto do mar, de preciso em uma montanha na costa. Depois a festa continua ali mesmo, nao na praia, mas ali no outdoor da igreja para um almoço e comemoraçoes.
    Como nao sou padrinho, estava pensando em apostar em uma coisa mais simples, mas ainda elegante.
    Vi ali o comentario seu sobre o ascot sempre com o terno da mesma cor, mas eu pensava em usar uma calça social quase branca, um blazer azul marinho padrao com camisa branca levemente listrada de azul e o ascot azul com pequenos bolinhas, alias muito parecido com o do Jeremy Piven ali na foto. Sapato, pensei em um mocassim azul da cor do blazer.
    Voce acha q eu estou inventando muito ou pode ficar interessante a proposta?

    Muito bom o blog. Parabens!

    Pedro

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de June de 2010 às 21:39

      Pedro,

      Pode ser. Agora tem que ver se não há traje pedido. Porque mesmo de manhã pode haver a necessidade de usar um terno. Na dúvida, pergunte se tem traje.

      XO

      Reply

  23. Pedro disse:
    24 de June de 2010 às 19:38

    Obrigado Diandra, no convite nao pedem um traje, entao vou dar uma arriscada. Das varias q ja dei hehehe.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      24 de June de 2010 às 19:42

      Pedro,

      Mas vc pode perguntar pros noivos. Qdo não vem, pode perguntar. E em alguns casos até se deve.

      XO

      Reply

  24. EDUARDO disse:
    26 de June de 2010 às 17:06

    Diandra,
    Obrigado pelas dicas.
    Vou casar no religioso no fim da tarde seguido de recepção já à noite. Escolhi um costume azul escuro, e gostaria muito de usar uma gravata branca, mas não sei que cor de camisa usar. Vai ficar muito apagado camisa e gravata brancas? Devo mudar a cor da gravata ou da camisa?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de June de 2010 às 17:55

      Eduardo,

      Não, pode usar a branca. Só escolha uma gravata acetinada. Fica lindo. Agora se achar melhor, a gravata pode ser marinho, preta ou prata por exemplo.

      XO

      Reply

  25. WILLIAN disse:
    3 de August de 2010 às 01:09

    Diandra, boa noite!
    vou casar em setembro usarei camisa branca terno e colete preto, mas estou em duvida sobre o sapato e gravata.. sapato com ou sem cadarço? e qto a gravata vi uma em uma loja e gostei.. a cor predominante é branca com um leve tom prateado mas possui listras na propria costura fica legal? ou a gravata tem que ser lisa?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      3 de August de 2010 às 21:09

      Willian,

      Com cadarço e preto. Pode ser a gravata mencionada sim.

      XO

      Reply

  26. Fabiano S. disse:
    11 de August de 2010 às 03:57

    Boa noite Diandra!

    Parabéns pelas dicas que tem dado a nós desesperados. rsss

    Eu preciso que me de algumas dicas no traje q irei usar no dia do meu casamento.

    Bem, meu casamento será realizado as 19:30 em uma cerimonia tradicional e formal, sendo assim, tenho muitas duvidas no traje.

    Provei um smoking de dois botões q achei q ficou bom em mim, porem, algumas pessoas disseram q smoking de dois botões, não são muito indicados para casamento e sim para formaturas.

    Outro problema q estou tendo é com a camisa q geralmente se usa com esse traje, que é aquela de gola pequena (a rigor) e com aquelas gravatas diferentes tbm. Eu particularmente não gosto nem da gola e nem da gravata.

    Portanto, pensei em usar um smoking com tres botoes, com camisa branca de gola social normal, porem com manga com aboutoadura, com colete e gravata grafite social normal, não muito escuro, tendo alguns svairovisk na gravata e sapato com vernis e com cardaço.

    Então gostaria de sua opinião sobre essa minha ideia, se é pertinente eu usar esse tipo de camisa e gravata com um smoking de tres botões

    Gostaria q me auxiliasse nessa minha duvida, se é pertinente essa minha ideia ou se devo mudar alguma coisa.

    Preciso q me respomda o mais breve possivel, pois estarei fechando minha roupa nos proximos dias.

    Grato pela atenção.

    Fabiano.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de August de 2010 às 23:19

      Fabiano,

      Smoking é pra ser de 1 ou 2 botões não de 3. Dá pra ser.

      XO

      Reply

  27. Pingback: FlashBack do Dia Vai Para: Casamento « Homens Modernos

  28. Uender disse:
    14 de October de 2010 às 17:37

    Olá Diandra,

    Parabéns pelo seu blog, o melhor do melhor, mas vamos as vias de fato: vou me casar no dia 11/12/2010 as 19:30 horas, como estaremos no horário de verão, neste horário provavelmente o sol estará se pondo e com muito calor, e minha grande dúvida é quanto ao que eu vou vestir. Tenho 1,79 e peso 77 Kgs, fui em lojas de aluguel de roupa e sinceramente não gostei de nada do que vi, fiquei parecendo um pinguim, ficou muito feio mesmo, principalmente o modelo Meio-Fraque Império. Então decidi comprar um costume para o casamento, o modelo que gostei é preto com uma discreta marca d’agua (parecendo risca de giz) 3 botões, a camisa 180 fios egípcio branca e gravata prata. Este conjunto está adequado? Se sim deixo o último botão de cima para baixo aberto? Como neste dia vai estar calor e o blazer nao deixa o colete a mostra, preciso necessariamente usar o colete (o colete precisa ser do mesmo tecido do costume)? Desde já agradeço.

    Reply

  29. Alexandro disse:
    3 de November de 2010 às 22:48

    Diandra, antes de tudo, parabenizo-a pelo brilhante papel que esse “blog” vem desempenhando para os noivos de primeira viagem como eu, e para os HM em geral.
    Minha dúvida é: Cairia bem Sapatos pretos bico fino, de amarrar, em couro tipo texturizado nas laterais e liso nos bicos com um Smoking Estilizado preto, camisa branca, colete e gravata prata brilhante, “on a light tone under tone”?

    Reply

  30. jutuliont disse:
    21 de March de 2011 às 23:38

    Meu Deus, quanta arrogancia!

    Decida-se em escrever em Portugues ou Ingles!!! Que coisa mais “non sense” como voce gosta, de adicionar termos em ingles! Texto pretensioso, arrogante e chato!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de March de 2011 às 14:01

      Jutuliont,

      Arrogância não seria dizer pra dona do blog no blog dela como ela deveria escrever os seus textos pra melhor lhe agradar? Não? Arrogância, pretensão de achar que sabe o que seria melhor pra ela qdo na verdade não sabe squat e chatice non sense pura, não acha? There we go… only if people checked their own tales before saying anything… only if…

      XO

      Reply

  31. Pingback: Sobre o Royal Wedding… « Homens Modernos

  32. Marcela disse:
    30 de April de 2011 às 20:26

    Olá, gostei mt de suas dicas e gostaria de aproveitar e pedir sua opiniao.
    Meu casamento sera na primavera, em um gramado, decoraçao simples com mts flores, ao por-do-sol, meu vestido tbem sera simples, mas q nao deixa de ser um vestido de noiva bonito, pensei em meu noivo usar uma bata com calça clara mas ja vi pelo que eu li que nao da, rs. Ele poderia usar somenre um terno branco com a calça clara e sandalias de couro (ou sapato) ou seria melhor um terno? E se for o terno qual seria a melhor cor?
    Lembrando que minha intençao é um casamento diferente e informal.
    Obrigada!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de May de 2011 às 14:48

      Marcela,

      Se o seu casamento será diferente e informal, até poderia usar sim. Tudo vai depender da vibe do seu vestido. Ele pode usar calça com camisa na cor (calça marinho e camisa branca por exemplo) que vc quiser, pode ser um terno claro, cinza ou bege até.

      XO

      Reply

  33. Marcela disse:
    4 de May de 2011 às 01:13

    Olá Diandra!
    Retificando, ele pode usar um blazer branco, com calça clara e tal ou o terno devera ser completo?
    Grata!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de May de 2011 às 13:22

      Marcela,

      Poder, pode, tudo vai depender da intenção e da vibe da ocasião.

      XO

      Reply

  34. Rafael Ramos Araújo disse:
    8 de June de 2011 às 12:46

    Miss Di …….

    Em primeiro lugar parabéns … li e reli o site para não dar nenhuma furada !! 😀

    Eu li todas as suas dicas e mesmo assim ainda surgiram uma dúvida … procurando muito na internet alguns modelos … achei realmente um modelo que me agrada , porém ele tá definido no site como meio fraque …. mas em todas as lojas que envio o link , o pessoal fala que não é meio fraque e não tem nada parecido ……

    Antes de ir para opção de mandar fazer sobre medida ( onde acredito que esta será a alternativa) gostaria de duas opiniões.

    O modelo em questão é adequado para um casamento em fevereiro de 2012 ? Ou seja não é nenhuma furada ?rsrs

    E a outra opinião na verdade é tirar uma dúvida, você definiria isso como meio fraque ? Ou qual é a definição correta?

    O site onde se encontra o modelo é:

    http://casamento.culturamix.com/trajes/masculinos/meio-fraque

    A foto em questão é a terceira foto, da primeira fila , onde vc vai encontrar duas fotos . A do meu gosto foi a da esquerda.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de June de 2011 às 14:11

      Rafael,

      Ele não é meio fraque, é um terno com paletó tipo nehru jacket (googla com este nome que vc vai ver se não é o caso). Enfim, é uma possibilidade mas tem vários poréns porque não é necessariamente um modelo atemporal e nem do tipo que fica bem pra todo mundo. Daí não tem garantias…

      XO

      Reply

  35. Marcos Danilo Perreira Machado disse:
    15 de June de 2011 às 18:28

    Olá Diandra,

    Tem sido muito útil para mim esse espaço aqui… pretendo me casar e gostaria de saber se posso ir todo de preto (terno, colete, camisa e gravata). Informo que seria terno de fino corte.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de June de 2011 às 19:15

      Marcos,

      Pra se casar eu não aconselho. coloca uma camisa branca que fica way better.

      XO

      Reply

  36. Mauricio disse:
    20 de June de 2011 às 17:43

    Olá Diandra,

    Me caso em setembro, a noite, numa catedral linda em Petrópolis/RJ. Não gosto de fraque e meio fraque e tenho procurado algumas opções modernas, mas não fugindo mto do tradicional. Gostei de costumes escuros e vi uma foto hj q gpostei mto mas não direito o que é. Te mandando o link vc me dá uma força??
    http://www.mundodastribos.com/fotos-de-smoking-para-noivo-casamento.html
    É a opção q parece ter riscas e gravata simples prata. Seria um costume ou espécie de smoking?

    Mto obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de June de 2011 às 12:57

      Maurício,

      Vc fala do que tem lapelas prateadas? É um smoking usado com gravata longa e colete. Um tux-suit. Honestamente, não acho uma boa algo assim. Fica caricato. Algo como a foto acima desta é bem melhor… porque casamento é algo que vai ficar eternizado nas fotos e na memória do casal e merece um outfit à altura. Algo clean e clássico nunca vai ficar datado. Pensa nisso.

      XOXO

      Reply

  37. Mauricio disse:
    24 de June de 2011 às 17:56

    Oi Diandra,

    Estava falando exatamente da foto de cima mesmo, à esquerda, é que a matéria diz que ela também é um smoking, certo? A com detralhes prateados debaixo é horrível msm.
    Acha então q essa de cima é boa opção?

    Reply

  38. Wellington disse:
    6 de July de 2011 às 21:29

    Olá Diandra,

    Primeiramente quero parabenizá-la pelo blog e suas dicas são práticas, claras e objetivas, assim que gostamos…rs
    Preciso de um help, vou me casar as 18 horas, ou seja, a noite.
    Não quero alugar o traje, ja descartei essa possibilidade. Minha idéia é um terno slim fit, preto ou cinza chumbo/grafite (bem escuro), gravata slim pérola ou prata, na lapela mini copo de leite e abotoaduras com pedra preta.
    Minha dúvida é quanto ao colete, tenho a opção de usar o colete na mesma cor do terno, ou seja, preto ou cinza chumbo/grafite (bem escuro), ou um colete cinza mais claro para dar uma leveza ao visual.

    Baseado na composição do look descrito, qual das opções de colete ficaria melhor????

    Desde já agradeço a resposta e parabéns pelo blog novamente!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de July de 2011 às 14:02

      Wellington,

      Todas são opções… só vendo pra ver a melhor pra vc, mas acho que manter num tom de cinza, seja ele qual for é melhor do que o preto… mas isso a priori.

      XO

      Reply

  39. Wellington disse:
    7 de July de 2011 às 14:54

    Ok, obrigado pela resposta.
    Esqueci de mencionar a camisa branca, mas imagino que vc tenha concluido que seria branca mesmo.
    Bom, vou tentar as duas combinações e ver qual fica melhor…
    Uma outra dúvida que me ocorreu agora é quanto as abotoaduras, normalmente elas são usadas com camisas de punho duplo e o terno slim é mais ajustado inclusive no comprimento das mangas, tenho receio de que o punho fique muito exposto com a abotoadura, acha que ficaria bacana mesmo assim?

    Agradeço novamente.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de July de 2011 às 15:45

      Wellington,

      As medidas de onde o punho de uma e de outra deve parar estão no post sobre terno. E vale pros slim fit tb.

      XO

      Reply

  40. Nany disse:
    11 de August de 2011 às 01:30

    Olá Diandra
    Gostei das suas dicas. Preciso de suas orientações…

    Vou me casar em outubro numa pousada estilo hyppie, tropical, no Rio, bem informal, com roda de samba, às 17:30. Meu vestido é chifon plissado longo, com faixa de cetim, tudo off white, simples. o chão do local não permite salto alto, é de pedrinhas. Colocarei orquídeas no cabelo.

    O que meu noivo usa? precisa de gravata? sapato social?

    muito obrigada
    Nany

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de August de 2011 às 13:50

      Nany,

      Qual é o seu sonho? E o dele? Porque como o casamento é informal há várias possibilidades… desde algo hippieish (se for a vibe do casamento e de vcs tb e não somente a da pousada) como calça, bata e sandálias de couro até algo mais formalzinho-ish como um terno com ou sem gravata, claro até, com sandálias de couro, tênis, mocassins ou sapato de couro/bota nos pés.
      It is up to you, guys.

      XO 😉

      Reply

  41. Nany disse:
    12 de August de 2011 às 22:40

    obrigada, Diandra, fico mais aliviada. Levando em conta que a festa é de 17 às 22h, mesmo assim um terno claro fica legal? Pensei num cinza-claro, gelo. Que cor de camisa fica legal, tirando o branco? O primeiro botão pode ficar aberto? aí ele usaria um sapatênis.
    O que acha?

    bjos

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      13 de August de 2011 às 16:31

      Nanny,

      Pode. A camisa pode ser clara na cor que ele quiser. Sim, deve. Não recomendo um sapatênis.

      XO

      Reply

  42. Rhaniel disse:
    25 de August de 2011 às 14:36

    Gosto muito do seu blog Diandra, gosto da suas dicas bem humoradas, e seus textos bem escritos.

    Eu só tenho uma ressalva para fazer, na verdade é um dica, espero que não ache prepotência.

    Você poderia maneirar no anglicismo, é legal em alguns momentos, é sua marca na escrita, mas em excesso é chato pra caramba, com nesse texto, chega uma hora que enche o saco mesmo.

    Espero mesmo que não se ofenda, isso é só uma opinião minha, é que as vezes parece que você tem um | unhealthy addiction | por anglicismos rsrsrr.

    Encare o tom dessa dica no mais amigavel possivel, eu fico com medo de ofender pois a palavra escrita quase sempre vêm muito fria a quem está lendo.

    abraços.

    Reply

  43. Fabio disse:
    1 de October de 2011 às 00:08

    Olá Diandra, adorei seu site. O descobri porque estou buscando orientação para montar um look para meu casamento. Como voce mesma disse, a noiva merece alguém bem vestido no altar. Tenho duas dúvidas, poderias me ajudar?

    Meu casamento é às 19:00 horas, ao entardecer. A noiva decidiu por um vestido vintage (é o máximo que sei, óbvio) e eu estou pensando em usar um terno azul marinho, risca de giz, com uma camisa e gravata branca. Está combinando?

    A segunda dúvida é sobre o colete. Estou em dúvida se uso um do mesmo tom, liso, ou um de risca de giz do mesmo tecido. Tenho medo que um colete risca de giz transforme o look num pijama de presidiário. O que me recomendas?

    Agradeço muito sua atenção.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de October de 2011 às 16:14

      Fabio,

      Sim. Sobre o colete, fica difícil saber sem ver. Risca de giz pode, inclusive com o colete, mas prefira uma discreta em ambos que aí rola melhor.

      XO

      Reply

  44. Fabian Kurayami disse:
    9 de November de 2011 às 21:33

    Oi Diandra.

    Um terno cinza (médio, nem escuro nem claro) de risca, dois botões, mais camisa branca e gravata prateada compoem um visual decente para um casamento (apenas civil)?

    A cerimônia será as 19h e contará apenas com familiares em um salão de um restaurante.

    Gostei mt do terno mas estou inseguro, se é adeuqado para a noite.

    desde já agradeço!

    Reply

  45. livia disse:
    12 de November de 2011 às 03:49

    olá, meu noivo vai casar de calça branca e camisa amarela, fica feio?
    o casorio vai ser em uma casa de praia de dia

    Reply

  46. Fabiano disse:
    28 de November de 2011 às 22:50

    Meu casamento será num domingo às 15h. A festa terá tema de boteco. Não sei que traje usar. Minha noiva estará super tradicional, com vestidão branco. Pensei num terno mais claro, mas não tenho a menor idéia sobre a gravata. Fica feio se eu usar sandália?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de November de 2011 às 18:25

      Fabiano,

      A gravata pode ser lisa na cor que quiser com uma camisa branca. E não acho uma boa usar sandália.

      XO

      Reply

  47. Marco disse:
    30 de November de 2011 às 01:48

    Diandra,

    terno slim, colete preto, camisa branca com uma espécie de babado e os primeiros quatro botões pequenos e escuros, e gravata borboleta branca.

    O casamento será formal (sábado, 21 horas).

    Gostaria de inovar, contudo, de forma clássica. Clássico e diferente.

    Dentre os inúmeros trajes que experimentei, gostei muito desse que lhe descrevi. Ficou clássico, e a gravata borboleta branca em conjunto com a camisa com pequenos botões escuros deixou uma ar diferente.

    O que vc pensa.

    Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de December de 2011 às 23:38

      Marco,

      Pode ser. Mas só vendo pra ver se rola mesmo ou não.

      XO

      Reply

  48. Bruno disse:
    3 de February de 2012 às 12:20

    Bom dia Diandra,

    vou casar, mas não sera uma festa de casamento tradicional, vai ser um casamento no civil em casa e depois a recepção (tipo coquetel) em um sitio as 17:00 horas. Estava pensando em usar um terno preto com risca de giz e uma camisa preta, a minha noiva noa vai estar de vestido tradicional.

    Nao sei se é correto casar com camisa preta, e qual gravata devo usar?

    Muito obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      3 de February de 2012 às 17:30

      Bruno,

      Não é uma boa ideia não. Use camisa branca e gravata lisa da cor que quiser.

      XO

      Reply

  49. Vinícius disse:
    14 de April de 2012 às 22:50

    Diandra, vou me casar com um terno preto com um maquinetado bem sútil. Posso usar um colete preto liso?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      14 de April de 2012 às 22:52

      Vinícius,

      Pode sim.

      XO

      Reply

  50. Vinícius disse:
    14 de April de 2012 às 23:09

    Obrigado pela dica e desculpe as repetições. Não tava entendendo como funcionava o blog. Parabéns,

    Reply

  51. Ray disse:
    20 de April de 2012 às 13:53

    Oi! Vou casar em uma fazenda estilo vintage – vestido de noiva simples sem brilho. Poderia o noivo usar gravata e suspensório – sem terno?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de April de 2012 às 12:40

      Ray,

      Poder até pode mas acho que vai ficar caricato.

      XO

      Reply

  52. Gustavo disse:
    21 de June de 2012 às 16:49

    Diandra,
    Vc acha que para um casamento q vai se realizar às 16h, um terno cinza claro (ou marron) príncipe de Gales cairia bem? Valeu pela ajuda!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de June de 2012 às 22:06

      Gustavo,

      Eu acho que marrom não é uma boa cor pra casamento. Um cinza pode ser.

      XO

      Reply

      • Gustavo disse:
        8 de July de 2012 às 00:09

        Diandra,
        Valeu pela dica. Achei um cinza escuro, princípe de gales, feito por Loro Piana (montado em Portugal), e me pareceu bacana. o casório é às 16h e sou o noivo… Vc acha que dá?

        Reply

        • Diandra Fernandes disse:
          8 de July de 2012 às 18:52

          Gustavo,

          Yep.

          XO

          Reply

      • Laffayete disse:
        17 de April de 2015 às 13:39

        Olá Diandra! Por favor, pode me esclarecer qual é o problema com o terno marrom para um casamento? No meu caso será um casamento de dois noivos às 17h, apenas no civil e está sendo chamado de rústico chique pelo clima vintage do mobiliário, o mais tradicional dos doces de casamento, estamos tentando e provavelmente serviremos naked cake. A bebida base será o espumante. As cores predominantes serão verdes e marfins, detalhes em tons de vinho. Não somos convencionais e vamos brincar com as gravatas em mesma estamparia em modelos diferentes, eu com a gravata tradicional média e ele com o mesmo tecido em borboleta. Estamos avaliando coletes iguais tb. Talvez testurados, em tom diferente do terno, que seria originalmente em dois tons de verde escuro (mas é impossível achar algo no gênero de modo fácil) Daí pensamos no tom de marrom. Não quero fazer preto, cinza ou beige e muito menos azulmarinho com todo a base em marrom, verde e marfim. Enfim, agradeço a luz! Abraços

        Reply

        • Diandra Fernandes disse:
          30 de April de 2015 às 18:57

          Laffayete,

          É que tem gente tem superstição em relação a cor. Mas se os noivos não tiverem problema com a cor… aí pode ser. Mas escolha um tom bonito de marrom. 😉

          XO

          Reply

  53. laura dutra disse:
    24 de June de 2012 às 12:32

    gostaria de uma indicação de loja que venda bata e calça comfy para noivo, adorei as dicas

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de June de 2012 às 13:28

      Laura,

      Tem a Richards.

      XO

      Reply

  54. Paula disse:
    10 de August de 2012 às 15:16

    Tem alguma sugestão para noivo que não quer usar terno?????
    Obrigada

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de August de 2012 às 15:46

      Paula,

      Tudo vai depender da vibe da festa de casamento.

      XO

      Reply

  55. Cadu disse:
    23 de January de 2013 às 15:53

    Me casarei no começo de Julho e estou em dúvida qual seria o traje mais adequado para esta época, haja visto que a cerimônia ocorrerá as 18:30hs e a minha noiva usará um vestido off-white.
    Eu me identifico com o estilo James Bond de ser e por conseguinte estava pensando se um smoking ou summer se ajustaria a ocasião.

    Por favor me dê uma luz, pois só encontro opiniões desencontradas e extremamente taxativas.

    Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      25 de January de 2013 às 18:58

      Cadu,

      Vc pode usar um smoking tradi tipo James Bond sim. Melhor do que um summer.

      XO

      Reply

  56. Daniel Almeida disse:
    16 de June de 2013 às 23:15

    Boa noite, Diandra.

    Vou casar às 19h e vai ser uma cerimônia religiosa tradicional. Particularmente, simpatizo muito mais com um bom terno com fit em dia do que meio fraque e semelhantes. Estou pensando em terno preto (slim), camisa branca com abotoaduras e gravata prata. Tenho duas dúvidas: 1) O colete precisa ser preto? Minha noiva acha que vou ficar muito igual às testemunhas. A ideia é que eles não usem colete e que a gravata prata seja exclusividade minha, mas ainda assim ela acha que um colete prata (o que acaba lembrando um pouco um meio fraque) ficaria bom. O que vc acha? Colete prata ou cinza é recomendado? 2) Em relação ao sapato, estou procurando conforme as indicações: preto, de cadarço, de couro… Gosto muito dos Oxford (especialmente Cap Toe), mas praticamente todos que encontro são mais afilados e não tão arredondados. É isso mesmo? O “novo Oxford” é mais afilado? Precisa ser daqueles envernizados ou pode ser um convencional bem engraxado?

    []’s

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de June de 2013 às 20:46

      Daniel,

      Pode ser preto, cinza ou prata o colete. E se só vc usar colete pode usar o preto, sem perigo de parecer com os outros sem colete. Pode ser afilado. Não precisa ser envernizado. Aliás, nem deve.

      XO

      Reply

      • Daniel Almeida disse:
        27 de June de 2013 às 22:36

        Ok, Diandra. Obrigado! Já adquiri um costume preto e agora vou decidir sobre o colete. O sapato também já escolhi e comprei, foi um da VR liso e não muito afilado.. bem formal, eu achei. 🙂

        []’s

        Reply

  57. Paulo Lima disse:
    21 de June de 2013 às 11:12

    Diandra,

    Socorro. Decidi me casar, somos muito religiosos e gostaríamos de fazer algo bem tradicional. Eu pensei de ir de casaca mas acho que seria um pouco over.

    Olhando aqui seus exemplos e estudando um pouco. Adorei aquele look do fraque a italiana. Pensei de colocar gravata branca acetinada. E minha dúvida é se a calça pode ser mais escura. E se o hankie cola nesse look.

    Me ajuda, Di.

    Obrigadoo.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de June de 2013 às 18:07

      Paulo,

      Pode e pode.

      XO

      Reply

      • Paulo Lima disse:
        21 de March de 2014 às 13:32

        Bom Di,

        Mudei tudo e acabei voltando ao primeiro look que havia pensado. Vou me casar de casaca preta, com colete preto, camisa branca e gravata borboleta preta (ou branca, ainda tenho minhas dúvidas).

        Mas agora fiquei com a dúvida no pé. O que usar? Sapato de couro preto com cadarço, é uma boa?

        Muito agradecido pela sua opinião.
        Adoro seu trabalho!

        Reply

        • Diandra Fernandes disse:
          21 de March de 2014 às 17:59

          Paulo,

          Vc vai usar um traje casaca tradicional?

          XO

          Reply

  58. Debora Lika disse:
    25 de June de 2013 às 09:26

    Bom dia!
    Tenho uma dúvida sobre a cor da camisa. Como meu vestido é off white, a camisa dele precisa ser nessa cor também? Ou ele pode usar o branco tradicional? A roupa dele é meio fraque na cor cinza chumbo.
    Obrigada,

    Reply

  59. Glauco Pereto disse:
    21 de October de 2013 às 20:42

    Boa Noite Diandra, parabéns pelo Blog !!

    Vou me casar num sítio, as 12H…aluguei um termo champgne bem clarinho, quase branco…vou usar gravata borboleta, gostaria de usar uma camisa azul para quebrar um pouco a cor e mocassim azul marinho (camurça)….será possível esta combinação?
    se for possivel,melhor camisa azul clara ou escura? qual cor da gravata borboleta?
    caso nao seja possivel, poderia me dar uma sugestão?
    Muito obrigado
    Abç
    Glauco

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      26 de October de 2013 às 17:23

      Glauco,

      Pode usar sim. Uma camisa azul clara é melhor. Uma gravata azul escura. Ou roxa.

      XO

      Reply

  60. Raphael disse:
    19 de March de 2014 às 23:24

    Oi.
    Me caso em novembro deste ano (2014).
    Gosto de coisas mais diferentes, mas não quero um terno de um dia só. Pretendo poder usá-lo em outras ocasiões.
    Tenho 2 ternos no meu guarda-roupa:
    – 1 slim, cor de chumbo, mt bonito! Que costumo combinar com um sapato sem cadarço marrom, de bico fino.
    – 1 que não é slim nem tradicional, preto, com risca de giz.

    Para o casamento, queria algo diferente. A única coisa que me vem à cabeça é um príncipe de Gales, preto mesmo ou chumbo (outro!?). A combinação seria um colete cinza ou prata com a gravata mais ou menos na mesma cor (slim – minha preferida – ; tradicional ou dessas grossonas que vi no Google?).
    Você tem alguma dica para ousar de uma forma que dê pra aproveitar o terno depois? Gravata, colete e camisa “não ligo” de usar só uma vez, mas também não sei se é boa ideia fugir desse tradicional.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      21 de March de 2014 às 17:57

      Raphael,

      Vc pode optar por um com estampa Príncipe de Gales. Escolha uma estampa mais discreta que aí ele fica mais atemporal. Todas as opções que vc mencionou podem ser, ou seja, vc pode escolher o que estiver mais em sintonia com vc.

      XO

      Reply

  61. Andréa disse:
    15 de June de 2014 às 10:28

    Meio fraque, usa-se com botão aberto ou fechado? E o smoking?

    Grata

    Reply

  62. Sheldon disse:
    1 de July de 2014 às 14:05

    Olá Diandra, vou me casar em outubro e estou utilizando seu post para me guiar, como vou casar em uma chácara às 17h30 com decoração em Creme/Champanhe e Azul Marinho, e a festa se estenderá pela noite, estou em dúvida entre escolher um terno risca de giz preto e um todo marinho, qual ficaria melhor? E a gravata?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de July de 2014 às 11:36

      Sheldon,

      Vc pode usar tanto o preto quanto o marinho. Com camisa branca, a gravata pode ser na cor que desejar: branca, preta, marinho, cinza, prata, roxa, vermelha, azul, verde…

      XO

      Reply

  63. Otávio disse:
    10 de July de 2014 às 16:44

    Oi, Di.

    Vou casar em Búzios no gramado de uma casa com vista para o mar. Qual seria o traje mais aconselhável? Queria um look mais moderninho, se possível.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      10 de July de 2014 às 20:50

      Otávio,

      Vc pode usar tantos looks… impossível eu sugerir o look. Depende de tantas coisas… 😉

      XO

      Reply

  64. Ana Paula disse:
    31 de July de 2014 às 11:41

    Oi gostaria de saber se meu noivo poderia usar gravata amarela o terno dele é chumbo e a festa é de cor amarelo com rosa e os padrinhos com gravatas rosa me ajuda fica bom os tons da festa meu sapato e o buque pretendo amarelo! Obg

    Reply

  65. Thales disse:
    4 de August de 2014 às 23:09

    Ricardo, boa noite!

    Estou com muita duvida, sou o noivo e me caso em novembro, o horario é 20:30

    estou muito propenso a fechar um terno da brooksfied estilo principe de gales com o quadriculado quase invisivel, ma cor cinza medio, pensei em gravata tradicional branca, e colete branco ou prata… o que voce acha pelo o horario e por eu ser noivo…vou fazer feio?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de August de 2014 às 09:25

      Thales,

      Nope. Pode ser sim. Se o casamento for muuuuuito formal, aí seria melhor um terno num tom escuro, mas se não for, não tem problema.

      XO

      Reply

  66. Thales disse:
    4 de August de 2014 às 23:09

    boa noite!

    Estou com muita duvida, sou o noivo e me caso em novembro, o horario é 20:30

    estou muito propenso a fechar um terno da brooksfied estilo principe de gales com o quadriculado quase invisivel, ma cor cinza medio, pensei em gravata tradicional branca, e colete branco ou prata… o que voce acha pelo o horario e por eu ser noivo…vou fazer feio?

    Reply

  67. Marco disse:
    8 de March de 2015 às 16:44

    Blazer risca-de-giz com colete preto liso?

    Reply

  68. Natália Araújo disse:
    15 de March de 2015 às 21:53

    Olá Diandra!
    Nosso casamento será em dezembro, as 11h em uma capela (no campo) com recepção em um espaço que era usado para beneficiamento de café (no campo). Meu noivo gostaria de usar apenas colete e gravata. Penso em também compor os padrinhos dessa forma e manter cores claras, entre marfim e cinza claro, e com certeza flores na lapela. Entretanto estou com dificuldade em montar a roupa dos pais (que são mais formais e não estão no peso ideal..rs). O que devo fazer para não sair muito do estilo? E você acha que o noivo (que tem muita personalidade) estará bem vestido nesses moldes de cerimônia?
    Obrigada!!!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de April de 2015 às 13:20

      Natália,

      Pode ser sim. Os pais do noivo podem usar um terno com ou sem gravata.

      XO

      Reply

  69. Waldir Soares disse:
    20 de March de 2015 às 20:04

    Diandra, vou me casar a noite e vou usar um terno preto brilhoso, preciso usar um colete?, tem que ser brilhoso tambem?, tem que ser preto ou eu posso usar um cinza escuro?. Eu queria usar uma gravata branca, qual a camisa que eu devo usar?. Ficaria legal eu usar uma camisa preta com gravata prateada?.
    Help
    Abs,
    Waldir

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de April de 2015 às 18:00

      Waldir,

      Não. Não. Pode ser cinza. Branca. Não recomendo.

      XO

      Reply

  70. Francisco disse:
    9 de May de 2016 às 21:51

    Ola Diandra. Vou me casar a noite em festa formal traje passeio completo. Preferi o terno completo grafite e camisa branca com gravata offwhite ao invés do terno preto, pois da um ar mais festivo e menos reunião de negócios. Estou correto? Outra coisa, sou avesso a modismos. Gosto mesmo eh de uma roupa estilo italiano, justo mas não slim fit. Pensei portanto no clássico lapela media ao invés de slim, e gravata tambem media. Ao meu ver é mais atemporal.Pode ser ou acha que está muito fora de moda? Última pergunta vou calcar um Oxford. Acha melhor um captor ou um liso? Desde já muitíssimo obrigado. Seu ótimo blog me ensinou a me vestir como homem. Grande abraço.

    Reply

  71. José Pereira disse:
    12 de September de 2016 às 19:19

    Olá boa noite vou casar o mês que vem a noite e por opção decidir usar um terno prata e sapato marrom café. Gostaria de saber se esta combinação vai ficar legal?

    Reply


Deixe seu comentário