Como transformar 15 peças em mais de 200 looks!


19/01/11
Na(s) categoria(s): Um Papo Sobre... | Postado por Diandra Fernandes às 14:52

Oh, my! Lá vai.

Vou começar com os tecidos que geralmente são os preferidos das lojas ternais por aqui: fria/tropical e  microfibra/poliéster.

Os de lã fria pura são geralmente aqueles tecidos super alguma coisa (de 80 a 200, se não me engano) feitos 100% de lã fina e fresca. Quanto mais alto for o super, mais fina e fresca é a lã.

Na verdade estes tecidos podem vir ainda com um mix de seda ou cashmere, por exemplo, mas não perdem na sotifisticação já que é um mix com outros tecidos naturais e bem sofisticados.

Terno de lã super alguma coisa é sempre a minha top recomendação. Ou então lã tropical ou lã mix.

Terno de lã super alguma coisa é sempre a minha top recomendação. Ou então lã tropical ou lã mix.

Lã tropical é um tecido de lã fria mais leve “pra ser usado nos trópicos” que pode ser um bem leve super alto (como o 180, por exemplo), ou seja, um tecido 100% natural como também ele pode ser um tecido de lã bem leve mas misturado com um tecido artificial/sintético que geralmente é viscose ou poliéster. Via de regra, quer seja natural ou com blends, a lã tropical é (ou deveria ser) uma lã mais levinha/fininha/fresquinha ainda.

Há ainda os tecidos de wool-blend ou lã mix que é lã com um outro tecido não natural como poliéster e viscose onde a lã não é necessariamente levinha/fininha/fresquinha, o que lhe conferiria o título de lã tropical. E sim, o tecido de lã tropical com mix de poliéster ou viscose se enquadraria aqui também.

Quanto menos tecido sintético/artificial tiver (ver a percentagem) melhor. Mas não se comparam aos 100% de tecidos naturais (solos ou blends de tecidos naturais).

Fechando, há os de poliéster per se (e os de poliéster (maioria de) mix com outro tecido como viscose por exemplo) e os de microfibra que podem ser de poliéster (e vira um tecido de poliéster metido à besta), de poliamida ou de viscose, por exemplo. Em todos os casos, o tecido não é natural (é sintético ou artificial) e que de uma maneira geral, na qualidade e no visual deixam a desejar quando comparados com os outros.

Na hora de aconselhar nesse quesito eu sou da seguinte filosofia: um terno de lã fria super alguma coisa é o terno mais versátil porque vai do dia pra noite na boa e com o status adequado. E o care dele é no frigir dos ovos o mais amigo do seu bolso (pra saber desta história, pulinho aqui). E ele é também aclimatado, ou seja, não esquenta tanto no calor e nem é tão leve no frio o que permite que ele seja usado em qualquer estação do ano na terra brasilis. E tem ainda o fator da durabilidade, já que um terno de tecido de qualidade tende a durar mais e em boa forma do que os outros.

Portanto, um Super (100-200) alguma coisa que caiba no seu bolso, é o que costumo recomendar.

Dito isso, um super alguma coisa perto do 200 (na verdade acima de 150) ou de lã tropical é um terno com tecido mais leve, mais fino e portanto, ele é menos resistente. Se você for do tipo que não preza pelo cuidado no uso e manutenção de um terno, talvez a melhor opção pra você seja um na escala mais encorpada, ou seja, um super 100 ou 120. O mesmo vale se quiser um terno que dure mais tempo. Se por um outro lado, você sua pacas e quer um terno mais fresquinho e cuida bem das suas coisas e pode bancar um destes que não vai durar assim tanto quanto o outro (mas dura bem, tá?), então, talvez investir num super mais alto seja a melhor pra você.

Nessa, pese quem você é, suas necessidades e disponibilidades e veja a melhor opção.

Se não der pra bancar um destes de lã super whatever, recomendo um de lã fria/tropical do tipo wool-blend ou lã mix (lã com algum tecido man-made). Só aconselho a optar por um com pelo menos uns 70% de lã, pelo menos pra garantir a qualidade visual.

Se só vai dar pra bancar um de poliéster ou de microfibra, fique com um de microfibra que é uma melhor opção. Agora, em qualquer dos casos, que pelo menos o terno tenha o fit mais do que perfeito, porque um fit mais do que perfeito ajuda a subir o valor visual do terno.

Terno de linho pro verãozão.

Terno de linho pro verãozão.

Agora, a dica do fit mais do que perfeito serve pra todo terno no tecido que for, pois mesmo um terno num tecido carésimo e da maior qualidade cai e muito na sua cotação se pecar no fit. E esta é uma dica que eu já dei faz séculos e só estou rememorando aqui, tá?

Em algumas lojas que fazem ternos sob-medida, você terá mais opções de tecidos do que estas. Pra saber quais são, só dando uma passadinha por lá e conferindo, ora. Mas via de regra, são essas as opções que você terá por aqui.

Anarruga é uma opção veranesca e bem casual.

Anarruga é uma opção veranesca.

Num bate-bola rapidinho, alguns outros tecidos ternais pra você ficar por dentro das possibilidades: veranescamente falando há opções de anarruga (seersucker), linho (puro e mix), panamá, algodão (chino, por exemplo), gabardine de algodão. Todas opções que se pode usar no verão e diurnamente.  À noite, só para algo mais casual. Não recomendaria o uso deles para algo mais formal, não.

Terno de veludo cotelê? Só se estiver IN, okidoki?

Terno de veludo cotelê? Só se estiver IN, okidoki?

Invernalemente falando, tem o tweed (que é mais informal e diurno do que noturno IMHO, a não ser quando está com Flag IN, aí cruza um pouco estes limites), tem o de veludo cotelê (que precisa de uma super flag IN pra ser percebido como uma cool option, eu diria), tem o de flanela (lã/cashmere, lã/algodão ou lã pura), a gabardine de lã e a lã pesada (heavyweight) como opções.

Sharkskin

Sharkskin

E pra quem quiser saber, há ainda as possibilidades de ternos lustrosinhos. Tem o sharkskin (que parece pele de tubarão e tem o efeito brilhosinho por meio de um entrelace de fio claro ou branco com fio escuro num efeito escadinha e é geralmente de lã e lightweight), tem ainda os que sofrem um blend de seda que dá um brilhinho discreto, o panamá e vez ou outra aparecem os superlustrosos como opção como os de shantung. Tem ainda os lustrosinhos graças ao efeito bad polyester! Eca!

Nessa eu sou da seguinte filosofia: um brilhinho discreto não vai comprometer o seu look ternal, já um brilho mais intenso… aí é danger, danger Will Robinson, tá bom? Se mesmo assim quiser usar um lustroso-lustroso, deixe-o como opção noturna porque diurnamente só mesmo se for algo beeeem discreto, IMHO. Agora, isso não vale pro lustroso como efeito colateral de um tecido de poliéster, não. Este é sempre a huge no-no.

Vamos combinar? Algo lustroso assim faz a cotação de qualquer terno cair, né não?

Lustrosão e marrom? You gotta be kidding me!

Se quiser conferir estas opções em alguma arara, na sua próxima viagem dê uma procurada em lojas que vendam ternos (vale até nas mais em conta como a Banana Republic, por exemplo) que você vai encontrar. No verão, os ternos nos tecidos veranescos, e no inverno, os com tecidos mais invernais.

E sobre padronagens… risca-de-giz é a mais atemporal. Se escolher uma outra, aposte nas dicretas espinha de peixe ou Príncipe de Gales, do tipo quase nem notei a padronagem que trafegará melhor futuramente com você. Deixe as mais divas ou carregadas para quando tiver grana pra bancar a fashionite da estação e quiser dar este toque contemporâneo à sua coleção ternal.

Agora, se você quiser mais detalhes sobre alguns destes tecidos e otras “cositchas” más, dê uma passadinha no glossário do Ravis Tailor e confira as infos in English. Aliás, neste site vale dar uma browseada nos samples de tecidos pra vocês verem as variedades no quesito lã, por exemplo. É de fundir a cuca. A fabric trip. Basta clicar nos modelos e ver em quais tecidos estão disponíveis, bem como este aqui.

Tem um glossário de tecidos em português aqui pra quem não saca nada de inglês. Aliás, no site da Casa Pinto (eu disse casa e não shopping! hehehe) tem outros papos sobre tecidos e afins.

Fotos: GQ (cotelê), Brooks Brothers (outros ternos) e fonte desconhecida, já que eu não faço a menor ideia de onde pesquei o dude lustrosinho. Com certeza de algum fashion don’t site.

Post mandatório: Tudo o que você deveria saber sobre ternos – pra que o seu esteja com o fit mais do que perfeito sempre.





62 dudes comentaram nesse post:

  1. Pingback: Tweets that mention Um Papo sobre Ternos e seus Tecidos « Homens Modernos -- Topsy.com

  2. Romário Jr. disse:
    20 de January de 2011 às 23:21

    Uma recomendação de amigo: verifique sempre a etiqueta de composição do tecido do terno, só os de marca de 1ª linha são 100% lã ou com alto índice de algodão.

    Os chineses têm produzido tecidos de alfaiataria 100% poliéster com muita qualidade, que passam por tropical numa boa. E isso tem deixado muitos ternos e costumes acessíveis par gente como eu.

    É só ter cuidado para não pagar o preço de lã por poliéster.

    Reply

  3. Michel disse:
    22 de January de 2011 às 23:27

    Olá!
    Preciso confessar que achei o seu Blog por acaso enquanto navegava pela internet, mas fiquei bastante impressionado. Não apenas pelas informações precisas e detalhadas que você transmite, mas também pela forma que o faz, sem falar que é sempre muito atualizado!
    Realmente impressiona!
    Tenha certeza que ganhou mais um para acompanhar seus posts.

    Reply

  4. Pingback: Começando a Sua Vida Profissional e “Enternada”? « Homens Modernos

  5. Daniel disse:
    8 de July de 2011 às 16:46

    Ontem passando por uma loja avistei em uma vitrine um terno especificado como sendo super 120 a um preço bem acessível. Entrei na loja experimentei o terno e comprei. Quando cheguei em casa fui olhar a composição do tecido e vi que era 65% poliester e 35% viscose. O terno caiu muito bem, gostei mesmo, mas fiquei na dúvida se este terno pode ser classificado como super 120, isto esta correto?
    Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      8 de July de 2011 às 17:09

      Daniel,

      Não é.

      XO

      Reply

    • PEDRO SÁ BH MG disse:
      3 de March de 2013 às 18:53

      Daniel, quanto a sua dúvida, sobre o terno que comprou, tenho uma péssima notícia para lhe dar;

      LHE ENGANARAM, PASARAM A PERNA MESMO.

      O tecido Super 120 é INTEIRAMENTE, confeccionado em LÃ, não pode ter nenhum outro tecido ou mistura.

      O que você descreveu, me parece estar bem perto da MICROFIBRA, se não for a mesma.

      Entre no site de uma das melhroes empresas na fabricação de tecidos para ternos no mundo, a brasileira PARAMOUNT e veja a composição do SUPER 120 deles que é igual no mundo inteiro

      www. paramount.com.br

      Reply

  6. Pingback: Peças Essenciais: O Terno « Dudes Modernos

  7. Pingback: Celeb Spotted: Rodrigo Santoro In Hollywood « Dudes Modernos

  8. Raphael disse:
    13 de May de 2012 às 11:52

    Vc esqueceu os Tonic Suit, q poderiam se encaixar no que vc chamou de lustrosinhos. Eles são feitos de Mohair, q é um tecido semelhante à seda, produzido a partir do pelo da cabra angorá. Foram muito populares na Inglaterra nas décadas de 60/70/80, pois eram usados pelos Mods.
    Hj são caros (até para padrões ingleses), sendo impossíveis de achar aqui no Brasil.
    No link abaixo tem um exemplo de tonic suit:
    http://www.acefaceclothingcompany.com/tonic-suits.php

    Reply

    • Cristiano disse:
      3 de July de 2012 às 15:40

      Olá Raphael!
      Felizmente, ao contrário do quê você imagina, não é impossível encontrar os Tonic Suits no Brasil. Eu mesmo trabalho em uma loja onde vendemos os “lustrosinhos”; inclusive em duas versões: prontos ou sob-medida; a partir de R$999,90.
      Espero que fiques feliz com a notícia!
      Abraço.
      Cristiano da Silva

      Reply

  9. Ricardo disse:
    14 de June de 2012 às 12:54

    Olá

    Você pode me explicar algo sobre tecido Casimira?
    É uma boa comprar um costume feito com este tipo de tecido?

    Desde já agradeço

    Reply

    • Di Fernandes disse:
      14 de June de 2012 às 20:24

      Ricardo,

      Lã encorpada com mix de poliéster ou sem. Pode ser.

      XO

      Reply

      • Artur disse:
        26 de August de 2014 às 13:30

        Olá,

        Vou me casar e vou mandar fazer o terno com um alfaiate de confiança da família. Estou pesquisando cores e o tecido. Gostaria de um terno chumbo de la fria super 120. Vi algumas lojas que revendem Paramount.
        que você a cha? Como faria a composição para a cerimonia?

        Desde já Obrigado,

        Artur

        Reply

        • Diandra Fernandes disse:
          28 de August de 2014 às 16:23

          Artur,

          Isso é algo pessoal que não pode ser prescrito do nada. Um super 120 é uma boa e chumbo tb é uma boa cor.

          XO

          Reply

  10. Cristiano disse:
    18 de June de 2012 às 19:17

    Olá!
    Só dando uma ajudinha em alguns pontos…
    A classificação da lã para trajes de boa qualidade começam em Super 100 e vão até Super 220, que é o tecido top de mercado na alfaiataria.
    Com relação ao comentário do Raphael, existem lojas no Brasil que trabalham com tecido mohair, como por exemplo a TEVAH, que trabalha inclusive com o sob-medida.
    Obrigado pelo espaço.

    Reply

  11. Pingback: Um Papo Sobre Um Terno “Jovem” « Dudes Modernos

  12. RICARDO ALEXANDRE PIRES disse:
    19 de April de 2013 às 00:07

    OLA,SOU GERENTE DE UMA LOJA ,E GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS,DE TECIDOS DE TERNO COMBINAÇÕES DE CAMISAS ETERNOS.OK

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      19 de April de 2013 às 16:58

      Ricardo,

      Está no post. As outras respostas basta dar um search no blog que vc encontra.

      XO

      XO

      Reply

  13. luiz disse:
    29 de June de 2013 às 16:25

    Terno de 100 poliéster é melhor que 65% poliester e 35% viscose?

    Reply

  14. Diego disse:
    29 de July de 2013 às 21:37

    Que tecido é esse usado em terno tropical com composição 65% poliester e 35% viscose?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de July de 2013 às 18:18

      Diego,

      É tecido tropical mas com esta composição no tecido, de fibras usadas.

      XO

      Reply

  15. Diego disse:
    1 de August de 2013 às 15:53

    É elegante compor o terno lã super 120 preto com colete risca de giz?
    Grato.

    Reply

  16. Diego disse:
    17 de August de 2013 às 18:01

    São bons esses Ternos Stretch(95% Poliéster e 5% Elastano)?

    Reply

  17. Diego disse:
    20 de August de 2013 às 18:03

    Querida Diandra,
    Uma Vendedora ofereceu um Terno Karachi ao meu pai com o custo médio 350 a 400 reais. Esse Terno Karachi vale a pena?

    Reply

  18. james frank disse:
    2 de September de 2013 às 17:08

    eu posso usar um terno com tecido brilhoso num casamento p durante o dia

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      3 de September de 2013 às 12:28

      James,

      Melhor não. A não ser que se ele seja levemente brilhoso.

      XO

      Reply

  19. Fernando disse:
    11 de December de 2013 às 09:54

    Qual um bom tecido para terno para quem pesa 50 kilos?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de December de 2013 às 17:31

      Fernando,

      Todas as dicas que se aplicam pra escolher um tecido de terno estão aí acima.

      XO

      Reply

  20. Gustavo disse:
    20 de December de 2013 às 16:35

    Ola

    Comprei um terno no Tevah como sendo de la fria e qndo cheguei em casa olhei a etiqueta de composicao e vi que e 86% poliester e 14% viscose. Paguei 999. Nao usei o terno e fui devolver, mas nao aceitaram pq. ja fizeramos ajustes.
    eles tem esse direito?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de December de 2013 às 19:25

      Gustavo,

      Vc deveria ter visto a etiqueta antes de comprar. E como ele foi ajustado, eles têm o direito de recusar a troca. Agora se eles disseram que o terno era de lã fria ou estavam vendendo o terno como lã fria não sendo isso está errado. Aí cabe vc se informar no Procon a respeito.

      XO

      Reply

  21. Gustavo disse:
    20 de January de 2014 às 00:44

    Ganhei um terno 100% seda chumbo para meu casamento que será realizado à noite. Após alguns dias provei e achei muito brilhoso para a ocasião. Qual a sua opinião a respeito do tecido e do brilho? Está adequado? Ficarei muito grato com a sua ajuda.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      22 de January de 2014 às 17:10

      Gustavo,

      Se é de noite pode ser sim. Mas se vc não gostou do brilho em excesso, aí é vc quem deve repensar se está ou não legal pra vc. Sem eu ver o brilho eu nem tenho como dizer pra vc se está demais ou não.

      XO

      Reply

  22. Emmanuel disse:
    6 de February de 2014 às 12:57

    Boa tarde, Miss Di, comprei um costume cinza médio para o escuro (obrigado pela prescrição, pois sozinho iria comprar um preto, aliás, antes eu havia comprado um cinza claro risca, em poliéster… portanto, muito obrigado!), na Cia do Terno, Super 120. Levei no alfaiate para os ajustes (mais uma vez, obrigado, é provável que eu o usasse como saiu da loja), e perguntei se o tecido era realmente 100% lã, como diz na etiqueta. Ele disse que não aparenta… me mostrou um rolo de tecido que seria o super 120, e achei bem mais fino e acetinado no toque. Disse que tem cara de ser um mix, mas é o melhor que o meu dinheiro pode comprar, até porque o serviço de ajuste é R$ 120,00. Você sabe alguma informação sobres esse ternos super 120 da Cia do terno? Obrigado.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de February de 2014 às 17:03

      Emmanuel,

      Super 120 não é necessariamente mais acetinado. Depende do tipo de mix ou de tecer. Sem ver o terno fica difícil saber mas se ele disse que não parece, então talvez não seja mesmo. Mas mesmo que não seja, capriche no ajuste que vale a pena. ;-)

      XO

      Reply

  23. Fernando Lacerda. disse:
    9 de February de 2014 às 22:54

    Agradeço. Muito interessante e, elucidativo. Em sendo endereçado para homens elegantes e, em especial, educados, a foto “do Justin” com o pé na poltrona destoa um pouco do conteúdo.Mas, é “moderno”.

    Reply

  24. Leonardo disse:
    28 de April de 2014 às 10:04

    Olha estou pensando comprar um traje para meu casamento o tecido é PARAMOUNT super 120 120`5 é uma boa escolha em relação ao tecido? Esta marc de tecido é de boa qualidade?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de April de 2014 às 12:17

      Leonardo,

      Super costuma ser uma boa. E a Paramount tem boa reputação.

      XO

      Reply

  25. Philipe disse:
    14 de May de 2014 às 20:13

    Estou pensando comprar um terno cinza claro (não clarinho) para usar à noite em uma formatura! Existe algum problema no uso dessa cor para esse tipo de festa ou horário? obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de May de 2014 às 13:22

      Philipe,

      Se for uma formatura muito formal, um terno mais escuro é mais recomendado mas se não for, não tem problema.

      XO

      Reply

  26. Philipe disse:
    14 de May de 2014 às 20:48

    O terno super 150 com a composição de 85% de lã e 15% de poliester é bom? Ele é super 150 mesmo? obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de May de 2014 às 13:21

      Philipe,

      Se tem poliéster não é super, é um mix. Mas a quantidade nem é tão grande, mas mesmo assim não é. Daí vc tem que ver o preço. Se estiverem cobrando o preço de um super mesmo, aí não vale, mas se estes porcentos de poliéster diminuirem um pouco o custo pra vc, aí pode valer a pena.

      XO

      Reply

  27. Ane Viegas disse:
    31 de May de 2014 às 10:18

    Meu filho vai se casar usando um terno super 120 preto, eu queria saber qual seria o tecido para fazer um colete branco para ser usado com este terno.
    Mt obrigada pela atenção.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de June de 2014 às 17:22

      Ane,

      Um super qualquer gramatura ou um acetinado. Mas o primeiro é uma melhor opção.

      XO

      Reply

  28. Mateus disse:
    21 de July de 2014 às 10:17

    Di, Ternos APA (Poliester + viscose) você conhece? Encontrei com um bom preço em minha cidade. Outra coisa… se tiver a nomenclatura “SUPER”, indica que é todo em lã fria, independente se é Super 100, 120, 150 etc.?

    Em uma loja que revende Ternos Aramis, tinha a indicação de Ternos Super 120, mas a composição tinha Poliester. Pode isso?

    Obrigado!!!

    Reply

  29. Alfred Stevens disse:
    7 de August de 2014 às 01:09

    Pq é dificil achar ternos e camisas em seda 100% (pura)?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      7 de August de 2014 às 17:04

      Alfred,

      Porque não é o tecido que as lojas preferem e porque outros tecidos são mais populares no momento pra isso. E seda é super delicado tb.

      XO

      Reply

      • Alfred Stevens disse:
        7 de August de 2014 às 19:53

        Entendi! O tecido de seda é realmente brilhoso como as pessoas dizem? Pq, existe seda que é transparente – é seda pura?

        Reply

        • Diandra Fernandes disse:
          7 de August de 2014 às 20:33

          Alfred,

          Depende da seda. A seda acetinada ou cetim de seda sim. Mas há seda que não é brilhosona não. Pra vc ver se é seda pura tem que ver a composição na etiqueta. Só assim dá pra saber.

          XO

          Reply

          • Alfred Stevens disse:
            7 de August de 2014 às 21:27

            Eu pensava que a cetim de seda, era com 50% de cetim e 50% de seda. hahaha

            O q vc acha. Devo comprar os tecidos e mandar fazer: terno, paletó, camisa, colete, suéter, meia, luva e até a boina? Os tecidos são: Seda, Lã de Pelo de Camelo, Cashimir, Lã Fria Super 110/120, Linho e Algodão.

            Sempre gostei de tecidos naturais, mas só agora que tenho condições financeiras de fazer isso. Comprar roupas de qualidades no Brasil, só encontra em grifes (muito caro) e principalmente o meu estilo, que é Preppy (não sou mauricinho). hahaha


          • Diandra Fernandes disse:
            15 de August de 2014 às 17:47

            Alfred,

            Vc pode mandar fazer sim.

            XO


  30. Julia disse:
    9 de August de 2014 às 08:55

    Ola, meu sogro sempre fala de um tecido chamado SS120, não sei se é linho, mas tenho a impressão que é.
    Pesquisei sobre ele e n achei nada. Sabe se ainda existe e onde posso encontrar?

    Reply

  31. Alexandre disse:
    14 de August de 2014 às 18:24

    Tenho um terno no tecido 60% acetato e 40% viscose, muito bom terno, bom corte, bonito mesmo (me custou em torno de R$700,00 uns 4 anos atrás). Como a grana anda curta, resolvi entrar na Cia do Terno e me ofereceram um super 120 (não conferi a composição do tecido, pois aprendi aqui o que é o tecido super cento e alguma coisa), sabe me dizer se realmente é super 120 ou só vendo a especificação do tecido nele? Obrigado!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de August de 2014 às 17:53

      Alexandre,

      Só vendo. Mas desconfio que não seja. Pelo menos não 100% de lã.

      XO

      Reply

  32. Bruno disse:
    26 de August de 2014 às 23:26

    Depois de ler sobre tecido, fiquei pasmo. Pensei, nossa meu terno é não natural, e será que ficou caro ou barato. Vamos rever sobre este custo/qualidade. É um new slim maquinetado, marca TNG alfaiataria, 65% poliéster/35% viscose. Valor de um traje 599,90 somando camisa e gravata, deu 739,70.
    Então, Diandra, eu paguei um preço médio por um deste, pq se um na promoção de 300 reais, logo penso que é alguma coisa ruim de tecido, o caro seria 900 ou mais por um combo que não seja de poliéster…
    Achou um preço elevado o meu ou é assim mesmo? Abraço.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de August de 2014 às 16:20

      Bruno,

      Pelo tecido deveria ser mais barato. Mas este está dentro “da realidade fora da realidade” OK aqui no Brasil no quesito preços.

      XO

      Reply


Deixe seu comentário