Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


20/04/11
Na(s) categoria(s): Acessórios Masculinos, Coordenando Cores | Postado por Diandra Fernandes às 9:27

Veja bem, eu já escrevi, reescrevi este post umas 500 vezes na tentativa de passar as diretrizes da forma mais descomplicada possível pra simplificar a sua vida, sem firulas ou whatever. Acho que consegui desta vez. Feedback expected.

Com uma camisa branca e terno neutro, the sky is the limit, seja a gravata lisa ou estampada.

Vamos então ao 101?

As duas estampas foram linkadas pelo azul em comum.

Mas antes é bom deixar claro uma coisinha deveras importante: que de uma maneira geral terno branco, bege, marrom, oliva, marinho, azul noite (midnight blue), cinza e o preto (dá uma lidinha neste post aqui pra ver o que penso sobre terno preto, tá?) são neutros e que por isso, genérica e tecnicamente falando comportam uma camisa na cor que seja. Dito isso e pensando sempre num terno neutro…

  • A camisa pode ser na cor que desejar. Daí pra acompanhar esta camisa na cor que escolheu, saiba que a gravata pode ser num tom mais escuro na cor da camisa ou na cor do terno, se ela for lisa/sólida. Se a gravata for estampada que ela contenha a cor da camisa (no tom que for) e/ou a cor do terno (no tom que for), podendo ter outras cores envolvidas (ou não) e pronto: equação resolvida pra dummie nenhum se complicar.
  • Uma camisa branca (ou off-white) comporta uma gravata na cor que bem quiser. Ponto. Na estampa que desejar. Ponto. Pra não deixar o look colorido demais, se a gravata tiver só cores não presentes na enternada, mantenha a própria em 3 cores tops. Se for pra uma ocasião mais formal e noturna, que tenha somente duas e que uma delas esteja presente na montada e seja neutra, just in case, pra evitar de dar uma vibe business-like pra uma party. Sim, acredite, neste caso é por aí que a vibe funciona.
  • Uma camisa azul clara (ou levemente mediana) idem, se pra você azul com cor não ficar colorido demais. Se for uma gravata lisa/sólida, vale a cor que quiser, se for uma gravata estampada, escolha uma com algum tom de azul e pronto, linka e controla o multicolorido e não rola drama.
  • Se a camisa for estampada, escolha uma gravata lisa/sólida num tom de uma cor presente na camisa, ou então uma gravata estampada as well, que tenha pelo menos uma cor (ou tom da cor) em comum com a camisa. Aí eu recomendo que você leia este post aqui de estampa com estampa pra equacionar melhor essa coisa de coordenar estampas.
  • Geralmente a camisa deve ser mais clara do que a gravata, e se a camisa for escura… então dá uma olhada neste post aqui que eu simplifiquei a equação pra você. Agora, se quiser subverter a regrinha e bancar bem a proposta… experimente uma gravata um tom ou dois mais clara do que a cor da camisa escura ou mediana, mas cuidado nessa porque nem sempre funciona assim tão bem.
  • E já que estamos falando de camisa escura… acho que o único terno claro que banca bem mesmo uma camisa escura é o cinza claro. Meus dois cents e meio a respeito.
  • Pro dia uma camisa clara ou mediana é a pedida. Pra noite elas também continuam como as mais versáteis, mas uma escura até pode figurar, desde que siga os parâmetros mencionados na dica anterior.Enfim,

Enfim, esta é a maneira mais fácil de lidar com a situação sem ter olho pra cor ou sacar nada do assunto. Nessa, não complique, simplifique. Uma vez com este conhecimento assimilado… vai ficar fácil a coordenação até pra você color dummie pro.

Quando for uma cor e o branco, é sempre mais seguro apostar na cor do que no branco para uma gravata lisa.

Ah, Diandra, na hora de escolher camisa e gravata, escolho qual primeiro? Para os puristas a camisa deveria ser escolhida antes; já pra moi, tanto faz dude, já que se for se basear nas dicas que eu dei acima, não vai errar either way. Por exemplo: digamos que você ganhou uma bela gravata rosa com listras roxas, quais camisas seriam as suas sure bets? Branca, óbvio, rosa, lilás, roxa e azul clarinha (se bancasse o look colorido já que a azul clarinha é uma aposta clássica que dá com tudo).

Camisa laranja num tom bem fechado com gravata num tom laranja mais escuro do que a camisa. E antes que me perguntem: ele está usando uma camisa acetinada sim. Pra noite até poderia, mas não pense que vai ficar lindona em todo mundo porque não fica. Tecido brilhoso é perigoso! Caution aí.

Notou como funciona a coisa? Então…

Ah, logo, logo (eu juro que é logo, logo) eu vou colocar umas coordenações de camisas com gravatas que mais me apetecem pra dar uma luz visual melhor procês, tipo com a camisa amarela eu apostaria em gravata assim, assado e carne seca com ensopado.

Quando a camisa for escura, é sempre melhor ter uma gravata tão ou mais escura do que ela. E uma outra: uma maneira de dar uma twistada num look dark on dark é apostar em texturas diferentes das peças envolvidas.

E nunca esqueça de algo superimportante: pra que os combos funcionem, o tom da cor da gravata deve ser amigo assim como o da camisa. Portanto, escolha sempre os tons das cores certos pra você. E depois adicione o seu gosto. Se um combo de cores juntas não lhe apetece, procure um outro que o faça. Você não é obrigado a esportar (com s e não com x, mesmo) um combo de cores só porque ele é possível.

E sim, tem aulinha desta matéria módulo 201, mas só depois de gabaritar this one.

Então vão treinando aí.





7 dudes comentaram nesse post:

  1. Daniel disse:
    20 de April de 2011 às 16:04

    to tentando achar um combo camisa/gravata parecida (laranja) desde que vi essa foto…

    Reply

  2. Pedro disse:
    29 de April de 2011 às 00:58

    http://www.ralphlauren.com/product/index.jsp?productId=11023691&cp=1760781.2004212&ab=ln_men_cs1_dressshirts&parentPage=family

    A camisa é exatamente essa. Uma gravata rosa não ficaria monótona?

    O que você sugere? Penso em usar um sweater vest preto…

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de May de 2011 às 14:45

      Pedro,

      Eu não sou fã de preto com cor. Acho que fica pesado. mas pode. E não uma gravata rosa não fica monótono não.

      XO

      Reply

  3. Pingback: Trend Watch: Terno Cinza É O Terno Da Vez « Homens Modernos

  4. julianotx disse:
    31 de August de 2011 às 18:46

    Oi Diandra,

    Me dá uma ajudinha, please? Geralmente me considero um nível acima do “basic” no quesito “fashion”, mas estou meio inseguro desta vez.

    Tenho um casamento neste fds às 17hs. Vestirei um terno cinza mais pra claro que escuro, sapatos e cintos marrons bem escuros e uma camisa branca. Tudo com o fit super em dia.

    Tenho duas gravatas slim: uma preta e uma listrada de vermelho e branco (listas bem finas e de igual largura entre as duas cores, e * verticais *). Será que a listrada rola ou fica cafona?

    Tenho outro terno (preto) slim fit também, mas o paletó dele é cropped e acho que seria fashion demais para esse casamento (que não será chique). Sem falar que o tecido do terno é um pouquinho moderno demais para esse tipo de casamento, na minha opinião. Então prefiro apostar no terno cinza mesmo. Fica a dúvida sobre qual gravata usar.

    Muito obrigado. Boa tarde para vc.

    Bjos

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de August de 2011 às 23:33

      Julianotx,

      Ambas podem ser usadas. Acho que a preta alinha mais, mas a outra is doable.

      XOXO

      Reply

  5. Pingback: O Que Vestir Para Uma Entrevista de Emprego, Versão Look Formal « Dudes Modernos


Deixe seu comentário