Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


23/08/11
Na(s) categoria(s): Regra Boa Do Bem-Vestir | Postado por Diandra Fernandes às 9:35

Primeiro deixa eu explicar uma coisa beeeem importante: toda e qualquer vez que eu falo fit por aqui, eu me refiro ao fit das peças (roupas/acessórios) e não da forma física/silhueta de ninguém. Prefiro usar a palavra fit ao invés de caimento porque ao dizer caimento perfeito eu dou pano pra manga de N interpretações. Por exemplo, por muito tempo por aqui o achismo de um caimento perfeito teve a ver (e ainda tem pra muitos) com roupas, digamos assim, confortáveis demais. E  cá com os meus botões e linhas mentais, ao falar fit, a ideia que pipoca na cabeça quando se entende que eu estou falando das peças é de algo que siga mais a linha, a silhueta do corpo, algo mais ajustado (eu disse ajustado e não justo/apertado) à ela. E é bem por aí mesmo a ideia. That is why.

Esclarecido este detalhe deveras fundamental, anota: fit é fator sine qua non pra se vestir bem. Porque é ele que vai dar um bom acabamento à montada, é ele que pode deixar um terno por exemplo, tecnicamente barato, visualmente caro. Ou algo do tipo. E se ele não estiver em dia, empobrece no ato até o mais caro. E é também o fit afiado que pode dar aquele nip tuck visual na sua silhueta. Tá, pra isso tem lá uns truquezinhos que em setembro eu vou cobrir in full, so stay tuned. Mas até lá, entenda que ter o fit em dia quer dizer que a peça não está nem larga e nem apertada demais, que ela é do seu exato tamanho, sem faltas ou excessos. O ombro está no lugar do ombro, a calça na cintura ou nos quadris não samba e nem aperta e não depende do cinto ou suspensório pra se segurar no lugar, quando abotoado o colarinho da camisa permite colocar um dedo (ou dois) por dentro, a barra da camisa ou seta não passa do gancho/cavalo de jeito maneira, as mangas não apertam e nem ficam largas demais nos braços e nem engolem a mão de ninguém, a barra da calça cai sem deixar volumes na frente… enfim, estas coisinhas, ou melhor, estes detalhes que fazem toda a diferença.

FYI: Pra você ter a ideia de um fit mais do que perfeito dá uma lidinha neste meu post sobre Tudo o que você deveria saber sobre ternos que tem as diretrizes para o fit perfetio de um terno (versão mais compacta aqui), mas que uma vez no seu bolso vai te dar base pra sacar o que um ter o fit em dia de toda e qualquer peça is all about. E mantre: mesmo que você não use terno, pra sacar sobre fit, é bom gabaritar o assunto. Então, por favor, leia o testamento. Supervale.

E tem ainda algumas diretrizes para: Sobretudos (vale pra ter uma ideia sobre casacos e afins), camisa polo e um plus sobre blazers.

Ah, e lá no tumblr do HM tem a ilustração.





9 dudes comentaram nesse post:

  1. Bruno M disse:
    24 de August de 2011 às 04:36

    Sempre entendi que ‘fit perfeito’ é igual a ‘corte perfeito’, aliás, me divirto muito com seus textos, muito bem escritos à sua maneira. E não deixe de escrever mais sobre ternos, aguardo em setembro, pois mesmo que eu já tenha lido e re-lido os posts é bom dar uma atualizada.

    Reply

  2. Fabrício disse:
    24 de August de 2011 às 19:45

    Fundamental esse conceito!! Vestir-se bem é uma ciência e uma arte, a gente aprende!! Obrigado!

    Reply

  3. Felipe Rigueira disse:
    4 de September de 2011 às 21:54

    “E é também o fit afiado que pode dar aquele nip tuck visual na sua silhueta. Tá, pra isso tem lá uns truquezinhos que em setembro eu vou cobrir in full, so stay tuned.”

    Eba!

    Sempre que leio você falando em fit, lembro que tenho que apertar uma peça ou outra. rs

    Reply

  4. Tiago disse:
    15 de May de 2012 às 15:26

    Encontrei esse link:

    http://www.primermagazine.com/2012/learn/how-pants-should-fit-the-principles-of-fit

    acredito que possa ajudar. Aproveito para pedir qual barra usar para quem tem baixa estatura? Costumo usar o tipo Half Break mas por ter menor estatura preciso usar a Quarter Break ou No Break?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      15 de May de 2012 às 16:15

      Tiago,

      No break.

      XO

      Reply

      • Tiago disse:
        18 de May de 2012 às 10:51

        Mesmo se for uma calça bem justa?

        Reply

        • Diandra Fernandes disse:
          18 de May de 2012 às 16:47

          Tiago,

          Como assim? Não entendi a sua dúvida.

          XO

          Reply

          • Tiago disse:
            19 de May de 2012 às 14:22

            :S Gostaria de saber se a barra muda de acordo com o tecido, modelo ou se deve terminar sempre no mesmo local :p


          • Diandra Fernandes disse:
            19 de May de 2012 às 21:18

            Tiago,

            Da calça jeans pode ser mais comprida um pouco. se quiser. E tem modelos que são cropped, ou seja, a barra é mais curta, mas via de regra, toda calça pode sim ter a barra amiga.

            XO



Deixe seu comentário