Como transformar 15 peças em mais de 200 looks!


11/08/12
Na(s) categoria(s): Comportamento, How To | Postado por Diandra Fernandes às 18:19

Antes de mais nada é bom deixar claro que antes de decidir se vai lavar assim ou assado, é bom olhar a etiqueta da roupa pra ver as recomendações de lavagem. Se tiver uma mãozinha é pra ser lavado à mão. Dá ainda pra lavar à mão peças que peçam pra serem lavadas “no molhado” na máquina, caso queira dar uma lavada mais friendly na peça.

Dito isso… Eu costumo lavar sempre com água na temperatura ambiente, digamos assim, com um sabão neutro ou não (versão em pó ou líquida, sendo esta última uma melhor opção, mais a barra de sabão de coco, que é outra). Como? Coloco num balde d’água limpa e dissolvo um pouco (mas é um pouco mesmo porque pode manchar) de sabão em pó nela ou um pouco de sabão em líquido. Mexo bem pra dissolver o pó ou mixar o líquido pra não ter surpresas desagradáveis depois porque pode manchar ou ficar na roupa. Aí coloco a roupa em questão. Lavo gentilmente. Se achar que algum lugar precisa, passo um pouco de sabão de coco em barra e dou uma leve esfregadinha. Lógico que uma peça tipo jeans pode ser esfregada com mais entusiasmo, mas peças delicadas ou molinhas, menos é mais.

Se a peça tiver alguma mancha ou sujeira, uso um produto de prelavagem pra remover as manchas, deixando de molho antes de começar a lavagem. Depois tiro e lavo normalmente.

Geralmente eu lavo peça por peça, uma por vez, mas se tiver peças brancas, coloco todas as peças brancas juntas. Faço o mesmo com peças claras e pretas. As de cor eu acho sempre bom tomar cuidado pra ver se elas não vão soltar cor. Por isso é melhor lavá-las separadamente.

Depois tiro a água com sabão do balde e coloco água limpa e novinha e enxaguo. Se quiser usar amaciante, dissolva bem nesta última água um tiquinho só pra dar um cheirinho. E cuidado com o exagero que pode também manchar.

Se uma peça branca precisar (as minhas sempre precisam já que eu sou a emporcalhadora oficial de branco… impressionante), deixo de molho num produto clareador de branco pra voltar ao seu estado imaculado. Se tiver alguma mancha, uso antes algum produto ou fórmula pra mancha e depois lavo as usual. Ou deixo de molho conforme algum produto pra remover manchas me indica deixar. Se ainda sim precisar, eu esfrego um pouco de sabão de coco em barra na mancha e retorno ao estado de molho.

Nem sempre eu gosto dos resultados destes produtos. E pra isso tenho ainda uma mistura de vinagre com água que uso, se precisar.

Ah, e cuidado ao deixar roupas de cor ou com duas cores ou estampadas de molho porque pode muito facilmente desbotar e manchar respectivamente. Melhor nem correr o risco.

Quando terminar de lavar, aperte a peça sem torcer pra tirar o máximo de água dela. Algumas peças até podem ser torcidas, mas pelo sim e pelo não prefiro não torcer nada e sim tirar o excesso desta maneira.

Algumas peças pedem uma secagem na horizontal porque podem deformar como tricôs (pode tentar colocar a peça pendurada ao meio no varal sem prendedores), outras podem ser penduradas na corda, mas cuidado com os prendedores porque eles podem marcar a peça. Na dúvida pode pendurar a roupa do avesso e com o prendedor prendendo no avesso da peça. E tem ainda a opção de pendurar no cabide na corda, camisas por exemplo.

O sol pode desbotar as peças. Melhor secar na sombra com o vento. Se quiser, deixe uns 5 minutinhos tops depois de secas pegando um leve sol pra desbacterizar geral.

Na máquina de secar só peças casca grossa como calças jeans, toalhas, roupas de cama deve rodar.

Uma coisinha a respeito de lavagens: toda vez que a gente lava uma peça, diminui o tempo de vida dela. Portanto, só lave as roupas quando for necessário, ou seja, quando estiverem sujas. E eu disse sujas, não encardidas, bolorentas ou coisas do tipo, tá? E sim, lavar à mão é uma maneira de manter a integridade das peças por mais tempo porque é uma lavagem menos agressiva do que a performada pela máquina. O mesmo vale pra secadora. Pendurar as roupas na corda (longe do sol pra não desbotá-las) é uma outra maneira gentil de tratar as roupas.





5 dudes comentaram nesse post:

  1. M. disse:
    12 de August de 2012 às 14:27

    Você disse pra lavar só quando estiver suja; eu costumo cheirar as roupas, se estiverem evidenciando suor eu as lavo.
    Não tem muito tempo, eu precisa usar um sueter no dia seguinte mas ele estava com um leve cheiro de suor, deixei ele no quintal para tomar um ar,e por incrível que pareça no outro dia não tinha cheiro nenhum; eu fiz certo ou fui porco?
    Camisa se usa uma vez e já lava?
    Obrigada pelas ajudas, você é a salvação de homens solteiros que não contam com uma mãe em casa para dar esse tipo de ajuda.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de August de 2012 às 16:08

      M.,

      Se o cheiro do suor se foi, fez certo.

      XO

      Reply

  2. André Corrêa disse:
    13 de August de 2012 às 17:32

    Esqueceu de dizer para secar do lado avesso, pois mesmo em pouco tempo de exposição ao sol ele ira desbotar as cores. Belo post!

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      20 de August de 2012 às 16:10

      André,

      Depois de seca ficar uns meros minutinhos não vai descolorá-la. Se fosse assim vc não poderia sair ao sol com ela jamé. Mas é de fato uma boa deixar do lado do avesso porque é o lado que fica mais bacterizado, digamos assim. ;-) Vou até acrescentar.

      XO

      Reply

  3. Pingback: Lavando As Roupas Da Melhor Maneira Para Preservá-las « Dudes Modernos


Deixe seu comentário