Vem saber tudo sobre ternos, vem?


01/10/12
Na(s) categoria(s): Anote Essa!, How To | Postado por Diandra Fernandes às 19:36

Porque se você não sabe o maior vilão no quesito durabilidade de uma roupa é justamente a quantidade de lavagens que ela sofre. Por isso é que roupa a gente só lava quando suja. E eu disse suja e não encarde, tá bom? Suja do tipo que está com um cheirinho nada agradável ou ficou com marcas de suor ou manchou com sei lá o quê e não deu pra tirar  e aí só lavando mesmo e tratando o local ou está com marquinhas de sujeira aqui, ali ou everywhere. Aí sim ela deve ser lavada. A seco ou no molhado de acordo com a determinação da etiqueta.

A seco vai pra lavanderia e no molhado você pode lavar na máquina algumas peças preferencialmente do avesso ou pras mais delicadas dentro de um saquinho para peças delicadas. Com água fria. E a secagem deve ser feita ao natural, no varal ou similares porque assim a vida útil da sua peça aumenta. Aumentará mais um pouquinho se lavar a peça à mão (mesmo que a etiqueta permita lavar na máquina), em água fria. A secagem segue o mesmo caminho.

Então, já sabe: se quiser que a sua peça tenha uma vida útil, não lave a peça toda vez que usar. Lave quando ela ficar suja. Porque quanto mais espaçar as lavagens mais vai preservá-la. Uma coisa que você pode e deve fazer é depois que usar uma peça deixá-la ventilando em algum lugar da casa por algumas horas ou overnight depois que usou pra dar um refresh nela antes dela voltar pra gaveta ou pro armário. Pode fazer isso toda vez que usar uma peça e não for lavá-la ou para ver se alguma peça com um leve cheirinho perde o cheiro overnight antes da lavagem pra ver se esta refrescada deixa a peça boa pra ser usada de novo sem molhá-la. Às vezes é o caso. E isso vale pra todas as peças, desde shorts e camisetas até blazers e ternos.

A única exceção seriam as cuecas, que né, usou lavou. E pra dar uma vida mais longa às suas undies você pode lavá-las à mão ou na máquina naquele saquinho pra peças delicadas. E ter pelo menos umas 7 ou 10 e ir usando de 1 a 10 e depois voltando a usá-las de 1 a 10 pra dar um bom distanciamento entre as lavagens.

Em todos os casos, escolha um sabão líquido ou em pó mais suave ou um próprio para peças delicadas pra judiar menos da sua roupa. E sempre respeite as instruções de lavagem que vem na etiqueta.

Pra saber como lavar à mão, jump over here.

Se quiser saber com que frequência deve lavar o seu terno, passa aqui.





2 dudes comentaram nesse post:

  1. Marcos disse:
    2 de October de 2012 às 06:14

    Eu moro numa cidade que não é extremamente quente, transpiro muito pouco e quando ocorre não tem odor forte, portanto não vejo motivo para lavar uma camisa toda vez que a uso. Muito menos calça. Isso de fato aumenta muito a durabilidade das peças.

    Reply

  2. Eric disse:
    2 de October de 2012 às 11:20

    Muito esclarecedor ! Obrigado !

    Reply


Deixe seu comentário