Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


27/11/12

Indo direto ao ponto… você que é estudante de direito, anota: até começar o estágio você pode ir pra Faculdade como um estudante universitário qualquer no seu combo jeans, tee e tênis sem problema. Acima no board coloquei alguns exemplos, com um leve dress up pra começar a entrar no espírito da coisa…

Quando o estágio começa, aí o terno com gravata se faz necessário. Porque sim, pro seu estágio você terá que usar terno e gravata. Se você for direto da faculdade pro estágio ou vice-versa, pode ir pra Faculdade no combo típico de um advogado, sem problema. E pra ir à alguma audiência, mesmo sendo estudante de direito, tem que usar terno com gravata.

Pra quem advoga já, terno com gravata é o uniforme default. Pro dia a dia vale um terno claro (fique com um cáqui ou cinza e esqueça as outras possibilidades… safer!), já para uma ocasião mais formal ou onde queira dar um ar mais imponente fique com ternos mais escuros, marinho ou cinza. Sim, vale um preto também, fazer o quê… estou falando isso porque usar terno preto, de manhã nos trópicos é a pior de todas as opções. Calor na real e visual wise.

Em ambos os casos (claro ou escuro) podem até ter padronagem como um xadrez ou um risca de giz. Aposte nos mais discretos que não tem erro.

O paletó pode ser de abotoamento simples (2 ou 3 botões) ou duplo (jaquetão), slim fit ou tradicional. Pode ter lapela notch ou pontuda, abertura única ou dupla na traseira do paletó. Não acho uma boa um cropped, mas se quiser usar um, escolha uma versão ligeiramente cropped no paletó. A calça pode ter barra normal ou italiana. Mas que não faça volume em cima do pé. Pra saber como um terno deve cair to a T, clica aqui. E/ou dá uma boa olhada nas fotos.

Camisa branca ou azul clara para os escritórios mais tradicionais. As camisas podem ser listradas ou xadrez mas do tipo discretas. Valeria ainda uma clara gelo, rosa, lilás etc e tal para escritórios mais flexíveis. O colarinho it is up to you e o seu rosto/pescoço, o nó idem. O nó simples continua curinga. E o semi-windsor uma alternativa na medida. Pode usar colarinho com botões, mas deixe este pro dia a dia e não para ocasiões mais importantes. E sim, pode vez ou outra se valer daquela camisa com colarinho/punho contrastante. Mas nessa fique com camisa azul e colarinho e/ou punho brancos e vice-versa que dá mais certo. O corpo da camisa pode ser aquele listrado também.

Pode usar uma camisa de punho duplo com abotoadura to kill it. E hankie também. Um prendedor de gravata está nessa. Um colete pra variar idem.

A gravata que pode ser skinny desde que não superskinny, listrada, de bolinhas (ou com outros desenhos geométricos, tipo quadrados pequenos por exemplo), xadrez ou lisa. Uma paisley também valeria. E a gravata pode ser o elemento que vai dar uma quebrada na sisudez do look, via cor ou cores.

Sapatos de couro de amarrar, escuros (preto ou marrom), mas valeria um mocassim mais durinho ou um monkstrap ou slip on as well. Falei neste post sobre os sapatos e o terno. Dá uma olhada neste post aqui e neste outro aqui.

Meias na cor da calça ou do sapato. Sapato marrom escuro ou preto (se o terno for preto, preto é a única opção). Cinto to match a escolha. E aqui eu falei sobre os cintos formais/sociais que são os indicados pra usar com terno.

E pasta executiva e afins. Que pode ser uma mais moderna até.

Pode usar também um terno na base do mismatched. Tipo calça de uma cor e paletó de outra pra trabalho do dia a dia, mas não pra coisas importantes como audiências por exemplo.

Se por algum acaso você for trabalhar num escritório mais informal daqueles que aboliu o terno, escolha uma calça social com camisa e blazer com ou sem gravata e um mocassim, sapato de couro ou de camurça como seu uniforme. Ah, Di mas no meu até rola jeans… então fique com um jeans escuro, sem detonações, com a barra no lugar e camisa e sapato ou mocassim no mínimo. É sempre bom ter um blazer (marinho é um ótimo curinga, e o cinza idem) à mão pra atender alguém importante do nada. Camisa sempre pra dentro da calça. Na cor que desejar. Mas em tons clarinhos ou medianos top é uma escolha melhor pro dia. Vale ainda suéter e cardigan. Com ou sem gravata.

Mas ó, mesmo trabalhando num ambiente mais informal, ir ao tribunal, assistir a audiências, falar com o juiz são situações que pedem um terno com gravata.

Uma dica: se trabalhar num escritório, você até pode ficar no escritório trabalhando na sua mesa sem o paletó, mas se for atender a algum cliente ou ao chefe, coloque o paletó. E feche accordingly. E isso vale pra estudante e profissional formado.

Detalhe: Andou aparecendo por aí um projeto de lei ou uma lei que abolia o uso de terno no Rio de Janeiro e acho que em outros estados. Mas por aqui não vingou. Quer dizer, com esta “lei” fica a critério da empresa ou escritório decidir qual o seu dress code, (como aliás acontece em todas as áreas) e a maioria esmagadora ainda aposta no terno com gravata pra advogar. Ou seja…

Help do Felipe Rigueira, futuro advogado e leitor do blog.





45 dudes comentaram nesse post:

  1. Bruninho disse:
    27 de November de 2012 às 20:10

    Excelente post, Mestra Diandra. Excelente post!
    Não pude deixar de notar as diferenças marcantes nos 3 primeiros ternos. O primeiro (da esquerda pra direita) está bem justo, o do meio está mais quadradão e o último está beeeem justo. É o que se chama de slim fit? E o primeiro, também é slim fit? Não fica com uma pegada meio secretária não? Pergunto porque um estagiário ficou alcunhado de secretária pelos demais pq o terno dele estava muito acinturado (obs: não cheguei a ver o tal terno), tanto é que o coitado nunca mais apareceu com ele…eheh…e aí?
    Não é mais dificil comprar um acinturado desse tipo, tendo em vista que é mais uma variável na difícil equação que é comprar um bom terno? Quais lojas vc recomenda?

    Parabéns pelo blog.

    Forte Abraço.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de November de 2012 às 22:59

      Bruninho,

      Todos são. O do meio é o que mais flerta com o tradicional. Nope, não fica, não. E não, não é mais difícil, isso faz parte. Terno não é pra ser quadradão. Tem a Brooksfield e a Vila Romana.

      XO

      Reply

  2. Bruninho disse:
    27 de November de 2012 às 20:11

    Excelente post, Mestra Diandra. Excelente post!
    Não pude deixar de notar as diferenças marcantes nos 3 primeiros ternos. O primeiro (da esquerda pra direita) está bem justo, o do meio está mais quadradão e o último está beeeem justo. É o que se chama de slim fit? E o primeiro, também é slim fit? Não fica com uma pegada meio secretária não? Pergunto porque um estagiário ficou alcunhado de secretária pelos demais pq o terno dele estava muito acinturado (obs: não cheguei a ver o tal terno), tanto é que o coitado nunca mais apareceu com ele…eheh…e aí?
    Não é mais dificil comprar um acinturado desse tipo, tendo em vista que é mais uma variável na difícil equação que é comprar um bom terno? Quais lojas vc recomenda?
    Parabéns pelo blog.
    Forte abraço

    Reply

  3. Mr. Jones disse:
    27 de November de 2012 às 21:43

    O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu repassar aos tribunais a decisão sobre os trajes que os advogados devem usar.

    Trocando em miúdos, cada Tribunal tem o seu regimento interno e decide como advogados devem se apresentar.

    Confiram no site do CNJ:

    http://www.cnj.jus.br/busca-geral?areas%5B0%5D=geral&searchword=terno+gravata&datainicial=&datafinal=&searchphrase=all&ordering=newest

    Como profissional do ramo, posso dizer que não é raro juízes se recusarem a receber advogados sem terno e gravata, principalmente em audiências. Logo, pra que arriscar?

    O caso do advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa mostra como a falta do terno pode vir a se tornar um transtorno, mesmo para quem tem renome na área.

    Confiram:

    http://oglobo.globo.com/pais/roupa-do-advogado-de-roberto-jefferson-causa-polemica-no-stf-5747079

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      27 de November de 2012 às 21:52

      Mr. Jones,

      😉

      XO

      Reply

  4. Mr. Jones disse:
    27 de November de 2012 às 22:21

    Diandra, não custa lembrar que a obrigatoriedade do terno e gravata no Judiciário é para os profissionais do direito nas salas de audiência, gabinetes e nos Tribunais, sendo que tal “sacrifício” não se exige no acesso aos cartórios e secretarias para acompanhamento dos processos, bem como das partes e testemunhas quando convocadas.

    Além do mais, a Ordem dos Advogados do Brasil tem plena prerrogativa para estabelecer os trajes dos advogados que circulam nas respectivas seccionais, mas, até onde sei, nas suas sessões exige-se traje passeio completo.

    Nos Tribunais Superiores e até no CNJ, departamento do STF, há obrigatoriedade do terno e gravata e as mulheres devem trajar blazer.

    No Congresso Nacional e Assembléias Legislativas, idem.

    Tirei estas afirmações do link do AMAPAR (Associação dos magistrados do Paraná) cujo texto traz informações que correspondem ao que vivencio e me foi ensinado.

    http://www.amapar.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=444:advogado-militante-da-valor-ao-terno-e-a-gravata&catid=25:the-project

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de November de 2012 às 23:00

      Mr. Jones,

      😉 Anotado.

      XO

      Reply

  5. João disse:
    28 de November de 2012 às 00:06

    Mt legal!
    Podia fazer um para médicos, Diandra.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      28 de November de 2012 às 00:17

      João,

      Anotado. É a ideia mesmo, viu? Ia (e vou) até fazer uma pesquisa pra ver quais profissóes vcs gostariam de ter um post a respeito. 😉

      XO

      Reply

  6. Ricardo disse:
    28 de November de 2012 às 11:58

    Ótimo post !

    Reply

  7. Julio disse:
    28 de November de 2012 às 15:58

    Eu queria um então de professor de Ensino Médio também, ahuahuahua

    Eu sempre faço montadas casuais, até com jeans e gravata skinny. E muitos dos meus colegas inclusive perguntam onde penso que eu vou tão arrumado.

    Aí eu simplesmente respondo: “Ué.. Dar aula! Eles não podem ter um professor alinhado porque é escola pública, por acaso?”

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de November de 2012 às 23:01

      Julio,

      Anotado.

      XO

      Reply

  8. Filipe disse:
    29 de November de 2012 às 19:36

    Agora vai ter que fazer um pra jornalistas tb.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de November de 2012 às 20:28

      Filipe,

      E a lista segue aumentando… 😉

      XO

      Reply

  9. Edu Vilar disse:
    2 de December de 2012 às 01:11

    Já que todo mundo está pedindo… poderia fazer um pra jovens publicitários também? Estou saindo da faculdade e começando a entrar no mercado e tenho muitas dúvidas.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      2 de December de 2012 às 14:28

      Edu,

      OK. Anotado.

      XO

      Reply

  10. Guilherme disse:
    2 de April de 2013 às 09:55

    Achei muito muito bom o post, mas gostaria de uma opinião: você acha que se eu, como defensor público, isto é, atendendo pessoas MUITO simples, usar uns ternos mais modernos ou, em geral, “mais bem vestidos”, pode passar uma ideia de superioridade que possa atrapalhar a relação com a pessoa que eu estou atendendo?

    Pergunto isso porque eu realmente gosto de vestir bons ternos, bem cortados e tal, mas fico com medo de passar essa impressão.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      5 de April de 2013 às 18:16

      Guilherme,

      Não. Um juiz não se veste diferente pra julgar um caso de alguém mais simples, assim como um médico não tem um jaleco pra cada classe social que atende. Não é por aí.

      XO

      Reply

  11. Raiza disse:
    10 de August de 2013 às 22:54

    Excelente matéria,Diandra. Você planeja falar sobre as estudantes de direito também?

    Valeu 🙂

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      11 de August de 2013 às 18:34

      Raiza,

      Não. Aqui eu só falo para os dudes. Mesmo. Nada sobre o feminino. Sorry. 😉

      XO

      Reply

  12. João Nascimento Jr disse:
    9 de October de 2013 às 17:27

    Gostei muito das dicas; sou estudante de Direito e acho super importante como devo me vestir, pois penso que mesmo que ainda não esteja estagiando, o visual conta muita para alguma vaga em um bom escritório.

    Reply

  13. João Felipe disse:
    1 de February de 2014 às 20:28

    Pessoal qual é o modelo do Jeans que devo usar? estou em dúvida pq tem um milhão de modelos e marcas… fiquei indeciso quanto ao tecido do jeans se é liso ou não, se é reto ou não…. enfim, existe um milhão de variáveis… seria possível deixar o link de algum site com o jeans mais indicado para alunos do curso de direito?

    Sem mais,

    Respeitosamente, João Felipe.

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      23 de February de 2014 às 16:53

      João,

      Escuro, sem detonações ou descolorações, reto slim fit -ish.

      XO

      Reply

  14. GERFESON MAGALHÃES disse:
    29 de May de 2014 às 11:12

    Olá Diandria, excelente post, parabéns!

    Me tira uma dúvida por favor, sou acadêmico de Direito e trabalho em um escritório de advocacia, no meu Estado o calor predomina maior parte do ano, andar de manga longa social e gravata aqui é suporta calor horrível. Qual ideia você me daria ?

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      30 de May de 2014 às 20:15

      Gerfeson,

      Aí vai depender do que o seu escritório permite. Mas se vc trabalha num escritório com ar condicionado, vc pode usar o “uniforme” de advogado nele e quando tiver que andar na rua pode dobrar a manga da camisa e tirar o paletó. Não sei se respondi a sua dúvida, no entanto.

      XO

      Reply

  15. GERFESON MAGALHÃES disse:
    5 de June de 2014 às 16:23

    Obrigado pela dica, ajudou bastante Srt. Diandria.

    Agradecido.

    Reply

  16. Jorge Ribeiro disse:
    7 de October de 2014 às 16:51

    olá Diandra,
    Excelente post, me situei bem, sou estudante de direito turno da noite e frequento a universidade vestindo jeans e camisa de manga longa por fora da calça, estou bem?

    Reply

  17. Jorge Ribeiro disse:
    30 de October de 2014 às 23:44

    MISS DI;

    SERIA INCONVENIENTE, SE EXPLORASSE SEUS CONHECIMENTOS PERIODICAMENTE?
    -ACHEI VOCÊ O SUPRA SUMO DA MODA.

    GRATO PELOS ENSINAMENTOS, VOCÊ É UM DENGO

    Reply

  18. leandro disse:
    16 de November de 2014 às 21:58

    Boa noite!Diandra estou com uma grande duvida sou estudante de direito,tenho uma estatura baixa 1,69,qual seria o terno ideal para assentar no corpo.Grato

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      18 de November de 2014 às 18:33

      Leandro,

      Procure a tag Pra Alongar que tem 😉

      XO

      Reply

  19. leandro disse:
    17 de November de 2014 às 19:19

    Boa noite! Diandra estou com uma grande duvida sobre qual tipo de terno devo comprar,tenho 1,69 altura qual seria o tipo de terno seria adequado para essa estatura.Grato

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      17 de November de 2014 às 19:23

      Leandro,

      Procure a tag Pra Alongar que tem dicas a respeito.

      XO

      Reply

  20. Bruno disse:
    25 de November de 2014 às 03:58

    Diandra, parabéns pelo trabalho que você vem fazendo no site. Estou sempre acompanhando.

    Esse tema em especial me chamou atenção, pois sou estudante de Direito e faço estágio na área.

    Eis minha dúvida: Gostaria muito de usar um terno com colete em dias mais frios, pois acho muito elegante e é útil para aquecer, mas pela experiência que tenho isso não é muito comum por aqui entre os advogados. Acha que talvez possa passar uma impressão ruim para os colegas de trabalho como o cara que quer aparecer ou algo assim?

    Reply

  21. Anderson disse:
    30 de January de 2015 às 19:04

    Muito bom o trabalho e parabens pela iniciativa.
    Sou estudante de direito e vou comecar a estagiar. Procurei me informar do que usar, nao há necessidade de terno e gravata, pode-se usar jeans. Minha duvida é o que usar para acompanhar o jeans… Camisa social para dentro da calça com cimto ou posso usar para fora, sapato social fechado ou sapatenis? Obrigado

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      6 de February de 2015 às 18:44

      Anderson,

      Camisa social com cinto por dentro da calça com sapato social.

      XO

      Reply

  22. elias belo alves disse:
    13 de August de 2015 às 18:08

    gostei das roupas dessa loja

    Reply

  23. Lucas disse:
    13 de October de 2015 às 23:30

    Terno não é tão necessário para estagiário, dependendo pode até ser exagero. Conheço alguns que vão de jeans e camisa polo tranquilamente, depende muito de onde se vai estagiar.

    Reply

  24. Adriano disse:
    5 de July de 2016 às 20:10

    Bom dia. Pra uma entrevista de vaga de Assistente Jurídico em um escritório, o que cabe, social ou terno e gravata? Grato

    Reply

  25. Marcelly disse:
    31 de January de 2017 às 14:33

    Oi! Estou aqui no google procurando dicas exatamente como essas, mas para o público feminino. Vc tem outra publicação como essa? Ou alguma q pode me indicar?
    URGENTEEEEE, POR FAVORKKK bjs

    Reply

  26. Márcia Regina Alves disse:
    30 de April de 2017 às 09:10

    E para as mulheres neste caso usaria o que ? Alguém sabe informar ?

    Reply

  27. Márcia disse:
    30 de April de 2017 às 09:24

    Andei pesquisando sobre estilos femininos e achei este blog muito bom , não e tão completo como este dos homens mas tmb e muito bom e fala sobre vestimenta femininas para futuras advogadas
    Segue o link . limasilvaadvogados.blogspot.com.br/2015/03/especial-blazer-terninhos-e-tailleur.html?m=1

    Reply


Deixe seu comentário