Como transformar 15 peças em mais de 200 looks!


29/01/13
Na(s) categoria(s): Etiqueta e Boas Maneiras | Postado por Diandra Fernandes às 6:42

Semana passada saiu uma notícia no NYTimes sobre o fato de que alguns restaurantes estão proibindo fotografar os pratos e outros vetando o uso do flash nos seus estabelecimentos. Isso porque esta prática de fotografar o que vai se comer e que virou febre graças ao Instagram desde o seu ínicio como rede social parece que anda incomodando quem não pegou este bug. E a prática que por si só já é bizarra, vem tomando proporções mais bizarras ainda já que tem gente subindo nas cadeiras pra fotografar os seus pratos na tentativa de diversificar os ângulos das fotos. Oh, my!

Portanto, de agora em diante, é bom antes de sacar o seu celular perguntar se pode ou não fazer isso. Porque sempre quando a gente vai a algum lugar, as regras do local é que devem ser seguidas e não o que eu ou você achamos que deve ser o certo. Se não gosta deste veto, vete você a ida ao restaurante. Problema resolvido. E isso vale pra qualquer lugar. Por exemplo, antes de pensar que está OK entrar numa loja bebendo um café, se estiver com um na mão, pergunte antes de entrar se pode. Se puder, go ahead, senão, acabe o café e entre ou não entre. That simple.

cafe-ella

Meus dois cents nessa porque mais não vale: Se tem uma prática que eu sempre achei meio “what-the-hell-are-you-thinking-?” era essa mania de fotografar o que vai se comer num restaurante. Porque presta só atenção na cena: você, sentado num restaurante, seja ele o restaurante que for. Aí chega o prato que você pediu, quer seja um com uma comidinha francesa metida à besta ou um belo de um PF com arroz, feijão, bife e batata-frita, whatever. E ao invés de você pegar os talheres pra começar a degustá-lo, você tira o celular do bolso (porque sobre a mesa não deve ficar, lembra?) e fotografa a sua comida. Pois é.

Uma vez eu resolvi fotografar a minha xícara de cappuccino só pra ver qual era o barato disso já que não conseguia entender de jeito maneira essa e confesso que só fiquei com vergonha. Mesmo. Porque o problema não é fotografar a comida ou bebida per se e sim o ato de sacar o celular pra fotografar a comida/bebida que você pediu num restaurante. Ou café, for the matter. Definitivamente uma coisa não combina com a outra. Eu lembro bem que na época que o Android entrou na dança do Instagram alguns Applemaníacos ficaram achando que pronto, o clube privé deles de quem sabe melhor seria “Orkutizado” porque os Androideanos não saberiam fazer um bom uso do Insta. Pois eu não consigo imaginar algo mais “Orkutizado” do que esta prática. Modinha criada pelos próprios Applemaníacos. Talvez somente os tais egoshots, outro elemento favorito pelas bandas do Instagram desde sempre.

E se quiser saber sobre fotos em geral em restaurantes… acho que fotografar uma ocasião especial no restaurante, tipo, uma comemoração em família, um pedido de casamento ou uma festinha e registrar com algumas fotos é aceitável. Desde que feita com moderação e respeito pelos outros frequentadores do restaurante. Mas com esta nova regra de veto a fotos, é bom se certificar também se este tipo de foto pode. Se não puder, tire na saída do restaurante, com o grupo em questão reunido.





6 dudes comentaram nesse post:

  1. Christian Gump disse:
    29 de January de 2013 às 14:04

    Eu acho que essa de fotografar a comida é uma das coisas que hoje são estranhas mas em alguns anos serão vistas com naturalidade, igual andar falando ao celular. Eu lembro como até o começo dos anos 2000 se falava que era “feio” fazer isso, mas hoje todo mundo faz, ainda que em muitos casos seja realmente feio, com gente falando alto demais ou esquecendo que está em lugares públicos. Já vi gente aliás passar o almoço inteiro num restaurante falando com aqueles fones com microfone (mas isso é outra história).

    Eu realmente tenho vergonha de sacar o celular para tirar uma foto num restaurante, mas cada vez que vou pra um lugar diferente e peço uma comida típica, gosto de ter a foto de lembrança. Bizarro, mas eu gosto.

    Também é uma boa para fazer resenhas. Tem lugares que eu já cogitei ir mas, ao ver as fotos reais dos pratos no Foursquare eu desisto. Inclusive acho que esse pode ser um dos medos dos restaurantes com relação às fotos. Mas o contrário também acontece: você vê uma foto tirada por um amigo e fica com vontade de comer no lugar. Aliás, comigo isso acontece com frequência. :)

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      29 de January de 2013 às 17:02

      Christian,

      Vc tava sumido. ;-)

      XO

      Reply

  2. Lukas disse:
    30 de January de 2013 às 23:35

    Oi Di…eu tb andei sumido viu….

    Ah…gostei da foto do pedido de casamento….me lembrou uma época boa da minha história…em que havia todo um ritual elegante para quem desejava se casar….

    Reply

    • Diandra Fernandes disse:
      31 de January de 2013 às 15:26

      Lukas,

      É que o Christian sumiu por um longo tempo… acho que faz anos até. ;-)

      XO

      Reply

      • lukas disse:
        2 de February de 2013 às 10:15

        Ah…entendi…então pelo jeito estamos todos no seu coração. Mulher é bicho incrível viu…

        Reply

  3. Leandro disse:
    31 de January de 2013 às 13:05

    Não custa nada sacar o celular como quem vai responder uma SMS e tira a bendita foto…. Ninguém do lado vai perceber, ué…

    Mas, claro… Como citado: gente subindo na cadeira pra pegar um melhor “ângulo”, já vira patetice, né!

    Não faço isso, mas se for fazer, imagino que dê pra manter a discrição numa boa, oras…

    Reply


Deixe seu comentário