Como transformar 15 peças em mais de 200 looks!


09/04/13
Na(s) categoria(s): How To | Postado por Diandra Fernandes às 16:04

Eu já dei estas dicas por aqui, pingadinhas ali e acolá. Daí que resolvi juntá-las neste post e aproveitei e montei uma cronologia pra vocês melhor usá-las.

armário-masculino

Mas antes deixa eu esclarecer uma coisa deveras importante: No Brasil eu considero que a gente tem duas estações: calor e frio-ish. O calor começa junto com a Primavera e o frio-ish começa com o Outono. Verdade que às vezes eles entram um pouco mais tarde ou mais cedo, mas isso é só pra vocês saberem que é sobre o começo real (com temperaturas to match) destas estações a que eu me refiro. E é no começo destas estações que eu determinei neste parágrafo que você deve proceder da seguinte maneira:

  • Quando uma das estações acima se efetivar, é bom dar uma arrumada no armário para: colocar as peças mais de acordo com a estação mais à vista, mais à mão. Pra facilitar a sua vida e as suas escolhas estação adentro. Inclusive pra você saber o que tem e o que pode usar mais facilmente. Algumas talvez estejam guardadas lá em cima do armário precisando de um banho até. Veja se todas as peças resgatadas estão em condição e com o cheirinho em dia pra serem usadas na nova estação. Se não estiverem, providencie o update.
  • Outra coisa que você deve fazer quando for preparar o seu guarda-roupa para a nova estação é antes de mais nada, shopear o seu armário. Ver o que você tem e que vai poder usar estação adentro. ON trends ou não. Dito isso, dar uma olhadinha nas listinhas de tendências é sempre uma boa pra se situar (ver o que vai estar possivelmente disponível nas lojas) e ver se não tem ali no seu armário já alguma coisa que de repente você colocaria na sua listinha de compras pra próxima estação sem necessidade de.
  • E só depois de arrumar o seu armário, ver o que você já tem, saber sobre as tendências é que você deve fazer uma listinha de peças (roupas e acessórios) que você quer incorporar (aka comprar), porque precisa (trabalho, algumas estão pedindo substituição etc e tal) ou curte mesmo. E quando for comprar ajuda muito ter em mente o que você quer de fato. Inclusive a controlar o seu orçamento. Porque aí você vai às compras com foco. Vale ainda se valer dos seus gadgets eletrônicos (fotinho no celular) inclusive pra mostrar o que você quer pro vendedor de loja e saber se por lá tem. Vale também ter o seu armário no celular pra ver se a peça que quer adicionar vai ter uma boa rotatividade, caso precise de uma refrescada de memória. Aliás, é sempre bom comprar peças que se versatilizam, peças que podem ser usadas com outras muitas peças no seu armário pra que aquela refrescada no armário seja maximizada. E isso é o que faz a compra de uma peça valer a pena: a possibilidade de uso dela com N outras peças que já estão no seu guarda-roupas.
  • E claro que durante a estação você pode adicionar alguns itens pra sua listinha bem pessoal de must-haves do momento. Aquela listinha personalizada onde você filtra as tendências com o seu gosto, necessidades reais, estilo, estilo de vida (e nessa o orçamento pra gastar neste quesito faz parte as well) e silhueta, sabe qual? Aliás, este filtro vale pra todas as compras… Recomendo inclusive a leitura dos posts na categoria Regra Boa do Bem Vestir pra ficar ainda mais safo nessa.
  • Ou não, porque se nada tiver do seu gosto, não te favorecer ou se não precisar de nada e nem estiver precisando daquela refrescada no armário que uma ou duas peças novas que podem ser usadas com um monte de outras que você já tem podem dar (e sim, mais não precisa pra isso), não compre nada. You don’t have to. Deixa para uma próxima estação que tenha mais a ver com você ou onde a necessidade real pinte. Lembrando que a melhor maneira da gente ter um armário apetitoso, do tipo que adora e quer usar tudo o que tem é sempre comprar o que a gente amadora de paixão e não algo que gostamos meramente. Porque aí você vai querer usar frequentemente e vai usar com o maior prazer tudo o que tem…
  • Na hora que começa a liquida da estação que está começando a terminar (neste caso será na estação seguinte tipo verão e inverno, tá?), é bom você dar uma olhada nas peças que estão em liquida pra ver se não tem algo com preço bom que você queria ou precisava muito (para o trabalho ou pra substituir uma peça que estava implorando por uma substituta) mas estava carinha e não estava entrando no seu orçamento. Nessa é uma boa também ver as peças que vão permanecer bem cotadas para a estação que vai entrar, pra ver se vale ou não comprar uma pra experimentar (se quiser) ou pra ter mesmo no seu armário e dar uma refrescada nos usual suspects dele. E aqui eu me refiro às trendinites e não às peças clássicas/atemporais, tá? Aliás, sobre estas peças atemporais… liquida é sempre uma boa pra comprá-las… Aqui tem umas dicas de como bem aproveitar uma liquida.

Ah, Di, mas eu moro fora do Brasil, como lidar? Você também pode proceder desta maneira, neste timing. Ou se tiver um armário bem pequeno pode fazer a troca de prioridades no que vai ficar mais à mão no começo de cada uma das 4 estações, se aonde estiver elas de fato tiverem temperaturas diferentes.

E eu que moro onde é calor o ano todo, como lidar? Pode fazer esta organização duas vezes ao ano e aproveitar o MO das estações na moda pra fazer os updates também, mas lembrando que pra você calor sempre será… ;-)

E é esta a melhor maneira de encarar as estações style and money-wise. Pra navegar por elas no comando.





2 dudes comentaram nesse post:

  1. Jan disse:
    9 de April de 2013 às 18:05

    Boa, Di!!! ;)

    Reply


Deixe seu comentário