Como Usar e Onde Encontrar Pulseiras Masculinas!


29/05/14
Na(s) categoria(s): Anote Essa!, Pergunta do Leitor, Miss Di Responde | Postado por Diandra Fernandes às 9:09

Recentemente, um leitor me perguntou sobre um tecido super 150 onde a composição era 85 % lã e 15 % poliéster. Ele queria saber se ele era de fato um Super mesmo, de fato e de direito ou não. Bom, tecnicamente um tecido Super 100 whatever deveria indicar a fineza de um tecido de lã e que por tabela deveria ser 100% feito de lã. No entanto, o que a gente pode encontrar por aí são tecidos que vêm com o tal nome de Super mas na sua composição não têm somente lã envolvida, já que ela vem acompanhada de outro tecido, natural ou não natural. Neste caso eles usam a nomeclatura Super pra indicar a fineza da lã usada, na percentagem que for. Ou seja, ser um Super whatever não significa automaticamente que seja um tecido 100% lã. Fique atento nessa, pois.

tecido super

Geralmente estas mesclas nos Supers ou em outro tecido são feitas pra baratear o produto. Pra isso geralmente recorrem a tecidos não naturais como viscose e poliéster. E isso dá uma caída na qualidade do tecido. O problema é que ao colocarem este Super aí, muita gente nem checa na etiqueta a composição do tecido porque assume que é 100% lã e que por si só garante certa qualidade. Então anotaí: Pra qualquer tecido que você vá comprar tem que ver a composição do mesmo na etiqueta. Porque mesmo um algodão que é vendido como algodão nem sempre é feito 100% de algodão. E raramente vão vender como um mesclado. Por isso é que pra isso tem que ver a etiqueta. Não existe saber sobre tecido sem olhar a composição dele na etiqueta, tá? E também não se “conhece” tecido sem senti-lo na sua pele e como ele interage com ela e com as lavagens. Só assim a gente vai ter uma noção do tecido naquela composição que é o que conta.

E só depois de ver na etiqueta a composição é que você pode tentar mesurar se vale o quanto pesa no seu orçamento. Por exemplo, como eu disse, tecidos não naturais como viscose e poliéster são usados para baratear o custo e por consequência barateiam o produto em si. Se este repasse não é feito pra você, tipo, se ele fica na faixa de preço de um Super 100% lã, então, não vale. Melhor comprar um 100%. Já se esta mescla vai dar uma barateada pra você também, aí pode ser uma a se considerar. Dito isso, uma mescla onde tenha uma boa quantidade de lã (ou tecido natural) na percentagem e aí quanto mais tiver, melhor, menos vai perder na qualidade. Quanto mais tecido não natural tiver, menos “qualidade” terá. Aí é bom não deixar que a percentagem do não natural seja maior do que uns 30%-ish. Isso tecnica e friamente falando. Se por outro lado for um tecido natural como seda por exemplo nesta mescla aí não envolve necessariamente barateamento.

E só pra registrar: eu costumo gostar mais quando tem viscose envolvida do que quando tem poliéster.

Então, não esqueça de antes de decidir se vale ou não vale, se leva ou não leva, ver a composição do tecido. Isso é que é relevante saber e não se é um Super ou não. E isso vale pra qualquer tecido. E vale ver inclusive as instruções de lavagem pra medir se vale ou não também. Pra qualquer tecido.

E se quiser mais info sobre tecidos para ternos e o que significa na teoria e na prática os Super 100, 120, 150, 180 etc dá uma olhadinha aqui.





1 dudes comentaram nesse post:

  1. MisterKey disse:
    29 de May de 2014 às 14:57

    A lã é uma fibra fraca, muito fraca e cara, ao contrário do poliéster que vem do petróleo e é forte e barato.

    Se você mistura lã com poliéster o resultado é um tecido mais barato, mas muito mais durável e resistente, só que menos bonito. Se pegar um retalho de tecido lã e tentar rasgar verá que não precisa muita força, agora tente rasgar um tecido de 100% poliéster e verá que é bem difícil.

    Não se lava tecido Super’s 1## com água, pois encolhe e vira camurça, isso é, perda total.

    Conclusão:
    Se quer um terno para “bater” escolha um que tenha um pouco de poliéster, dura mais.
    Se quer um que seja bonito para usar em uma ocasião especial e pode gastar mais, escolha um de 100% lã.

    Reply


Deixe seu comentário